Fazia muito tempo que a Disney não me prendia em uma animação musical. Para ser sincera, já nem me lembro a última vez que me desloquei até o cinema para ver um filme desse gênero e tenho que falar a verdade, aos plenos 25 anos de idade eu sai no cinema com borboletinhas na barriga!
Além de ter uma mensagem bem diferenciada – ele deixa de lado o famoso clichê dos contos de fadas que se baseia no amor a primeira vista entre o príncipe e a princesa e o viveram felizes para sempre. O filme foca em outro tipo de amor, o fraterno.
Baseado originalmente (não muito) no conto de fadas de Hans Andersen, A Rainha da Neve, Frozen levou para casa duas premiações do Oscar, a de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original. Canção esta executada com louvor pela interprete de Elza no filme Idina Menzel e mais tarde integrando a trilha sonora do filme por Demi Lovato com a música Let it Go (Livre Estou, por Ana Encarnação, em Português).
No reino de Arendel, Elsa e sua irmã mais nova Anna, são melhores amigas e se adoram. Elsa é dotada de poderes mágicos e pode criar gelo e neve. Sem muito controle sobre eles, em uma de suas brincadeiras, Elsa acaba acertando Anna acidentalmente que acaba se machucando gravemente. O Rei e a Rainha do reino resolvem isolar as duas irmãs para o bem e integridade de Anna. Criadas há anos no mesmo castelo e separadas, ambas crescem solitárias e tristes.

Com a morte dos seus pais e Elsa atingindo a idade necessária para a sua coroação como rainha, Anna se enche de entusiasmo em ver o castelo cheio de gente novamente. Enfim poderá ter uma vida normal ao lado de sua irmã. Empolgação esta que não atinge Elsa que ainda tem muito medo de machucar alguém.
Em sua coroação algo acontece e Elsa acaba congelando todo o reino e se isola no alto da montanha. Mesmo sozinha, lá Elsa pode usar sua mágica livremente. E é ai que encontramos a outra mensagem do filme, aquela que todo o ser humano busca não é mesmo? A liberdade de poder ser e agir como realmente somos.
Com fé na mudança da sua irmã, Anna decide ir buscar Elsa no alto da montanha, pois acredita que ela pode sim controlar seus poderes e trazer de volta o verão para o seu reino. No meio desta aventura ela consegue a ajuda de Kristoff um homem das montanhas, seu alce Sven e o queridinho boneco de neve Olaf, este que irá te tirar muitas risadas ao decorrer do filme. O personagem é dublado no Brasil pelo ator e humorista Fábio Porchat.
Como qualquer sucesso de bilheteria mundial, Frozen nos garante muitas diversão e entretenimento para todas as idades, além da uma mensagem super positiva. A única coisa que me deixou chateada foi saber enquanto preparava esta resenha que nos créditos finais no cinema (bem no final) apareceram cenas adicionais do filme.

  • Frozen
  • Lançamento: 2014
  • Com: Kristen Bell, Idina Menzel e Jonathan Groff
  • Gênero: Animação
  • Direção: Chris Buck, Jennifer Lee

rela
ciona
dos