“Por que não?” Foi o que eu pensei antes de iniciar a leitura de Academia de Vampiros. Achei que a minha “cota” de vampiros já estivesse saturada, mas claramente, eu percebi que estava errada. Logo no início da leitura já me surpreendi, a tradicional história de humanos-apaixonados-por-vampiros e vice-versa não se aplica a este livro. Fora isso, a personagem principal não é uma vampira, e nem uma humana, ela é um dampira. Não, eu não digitei errado, é dampira mesmo! São os meio-humanos e meio-vampiro. Resultado da união de um humano com um vampiro ou de um vampiro com um dampiro.
Os dampiros, são treinados para se tornarem guardiões dos Moroi. Os Moroi, são a elite dos vampiros, ao todo, doze famílias constituem a realeza. Dentre essas doze famílias, está a família Dragomir. Lissa Dragomir era última do Clã Dragomir, já que sua família (pai, mãe e irmão) morreram em um acidente de carro. Acidente este, em que ela estava presente e também sua melhor amiga, Rose Hathaway. Todos lhes diziam que, Rose, não deveria ter sobrevivido ao acidente, devido ao seu posicionamento no carro, mas o fato é que, elas ficaram muito mais “próximas” após a este estranho acidente.
Rose Hathaway é uma dampira (muito louca e impulsiva diga-se de passagem) e a ligação que ela tem com Lissa se estende a muito mais que mera amizade. Elas têm o elo mais poderoso entre guardião e Moroi. Rose pode sentir o que Lissa está sentindo e além disso, quando as emoções de Lissa estão muito fortes, Rose pode “entrar” na cabeça de Lissa, e ver com seus próprios olhos. Desde o início desta ligação, Rose se sente completamente responsável por Lissa, mesmo que ela ainda não seja uma guardiã formada.

Por falar em formada, ambas estudam na escola St. Vladimir e o início do livro um da série, “O Beijo das Sombras”, ocorre dois anos após a fuga de Lissa e Rose da escola. Elas passam dois anos vivendo entre os humanos, estudando em escolas normais, vivendo “normalmente”. Elas passam se escondendo… mas de quê exatamente? Elas se escondem dos Strigoi. Strigoi são dampiros ou vampiros que escolhem a imortalidade, e para isso eles precisam matar alguém. E para manter-se saudável, um Strigoi precisa acima de tudo, de sangue real, de sangue Moroi. Aí que entram os guardiões, sem eles, não existiriam mais Morois.

Após 2 anos vivendo escondidas, a margem da sociedade vampira e dampira, as duas se saíram muito bem, porém, um dia, tudo deu errado. Os guardiões da St. Vladimir finalmente as encontraram, e as levaram de volta para a escola. O guardião que lidera as buscas das duas é Dimitri Belikov. Belikov é um guardião de cerca de 1,90 de altura, olhos negros, cabelos pelos ombros e musculoso, como todos os guardiões. Rose, com seu instinto de proteção tentou, em vão, lutar pela defesa de Lissa.
Na escola, Rose foi posta em supervisão constante e Belikov, se dispõe a treiná-la afim de que ela possa recuperar o tempo perdido. Rose constantemente age impulsivamente, além disso, ela faz muito sucesso com os homens, tanto vampiros como dampiros. Ela tem fama de sair com vários garotos, além de não levar desaforo para casa!
O fato é, que a convivência com Dimitri, a fez mudar a forma de agir, e um sentimento muito forte foi se instalando entre os dois. A tensão era palpável em todos os momentos que estavam treinando… mas será que Rose estava imaginando as coisas? E qual o real motivo das garotas terem fugido há dois anos antes? Será que Lissa estava completamente a salvo de tudo dentro da escola? Além de todas essas dúvidas, Rose ainda tem que lidar com Mia Rinaldi a maior vaca chata da escola, que parece estar disposta a estar sempre contra Rose e Lissa.
Rose é a personagem principal da história, mais uma coisa que me prendeu e o fato dela não ser a da realeza, dela ser piradona, ganharam muitos pontos comigo. E claro, seus romances também! Posso garantir que esta não é uma simples (e já conhecida) história de vampiros. Não é mais do mesmo. Se você gosta deste segmento, com certeza vai gostar desta série, que é composta por seis livros, todos já lançados no Brasil.

  • Vampire Academy
  • Autor: Richelle Mead
  • Tradução: Inês Cardoso
  • Ano: 2011
  • Editora: Agir
  • Páginas: 354
  • Amazon

rela
ciona
dos