Eu adoro indicações de livros! Principalmente daquelas pessoas que eu sei que tem o gosto compatível com o meu. Este livro foi assim, nunca tinha escutado falar sobre e então ganho de aniversário de uma querida amiga. Ela já tinha lido este primeiro livro da série e estava ansiosa para conversar sobre a história com alguém. Então, iniciei a leitura, logo percebi se tratar de uma leitura de compreensão fácil, o que torna a progressão do livro rápida. Quando me dei conta, estava na metade do livro, cada vez mais absorta na história e amando!

A história se passa no futuro, após a 4ª Guerra Mundial, em que os EUA, passaram a ser o Estado Americano da China, a mais recentemente o país Illéa. O país vive em uma monarquia, em que a população é dividida em castas – de 01 á 08 – sendo que 01 é a casta da realeza e 08 a casta dos mendigos, fugitivos, alguém que infringiu alguma regra e teve seus títulos cassados, viciados ou pessoas com deficiências. As castas 5, 6, 7 e 8, são as mais pobres, as pessoas passam fome, tem pouco trabalho, e quando tem, recebem muito pouco pelo serviço que executaram.
No meio desta injustiça, está América Singer, filha do meio da família Singer, tendo dois irmãos mais velhos e dois mais novos. Pertencente da casta cinco (composta por artistas músicos e dançarinos), América é a filha mais velha da casa (os dois mais velhos já forma embora), e ajuda os pais a receber algum dinheiro, com apresentações nos mais diversos eventos. América é ótima cantora, além de tocar os mais diversos instrumentos musicais.
Aspen Leger é um bonito rapaz da casta seis e sua família é muito próxima da família de América, um romance entre os dois é mais do que esperado, exceto por um detalhe, casar-se com alguém de casta inferior a sua não é visto com bons olhos, pelo contrário, é uma prática quase inexistente. A mãe de América é enfática ao dizer, que ela é bonita o suficiente para conseguir alguém de uma casta maior que a dela… porém, América só tem olhos para o jovem Aspen.

Confira a série A Seleção

O casal não consegue se manter longe um do outro, e combinam encontros noturnos algumas vezes por semana. América leva comida para Aspen e Aspen lhe dá algumas moedas quando pede que América lhe cante alguma canção. Aspen trabalha duro, filho de mãe solteira, ele é o homem da casa, e aceita todo tipo de trabalho para ajudar a mãe a alimentar os irmãos. Contudo, dificilmente eles têm algo sobrando e esta realidade é algo que deixa Aspen transtornado. Não apenas com sua mãe e irmãos, mas com América também.
Como ele lhe dará um futuro? É ela quem lhe traz comida, não o contrário. Como podem se casar se não conseguem juntar nada, nem que quisessem? Diante desta realidade, Aspen termina o relacionamento com América, que obviamente fica desolada. Como ele pôde jogar tudo fora? Dois anos de um relacionamento, todos os planos para o futuro, todas as juras de amor? No meio de todo este turbilhão de emoções, estão ocorrendo as inscrições para A Seleção. Trata-se de uma seleção de 35 garotas de toda Illéa, para participar de um “reality show” em que ficam confinadas no palácio real, junto com o rei, a rainha e o príncipe.
O príncipe Maxon Schreave precisa encontrar uma jovem esposa, e irá escolher uma das 35 garotas. América não tinha a menor intenção de fazer a sua inscrição, tinha toda sua vida planejada. Mas depois do fora de Aspen (ele mesmo disse que ela deveria fazer a inscrição…), e sua mãe constantemente incomodando para que ela “ao menos tentasse”, América realiza sua inscrição. Sua irmã mais nova May, explode de felicidade quando, para a surpresa de todos, América é uma das 35 garotas selecionadas.
A Seleção é um livro muito bem escrito e com uma narrativa leve, que deixa sempre um gostinho de quero mais, que torna impossível fechá-lo antes de terminar a leitura. Aqui acompanharemos a jornada de uma bela jovem e talentosa, que está prestes a entrar numa vida de deslumbres e sonhos que diante sua realidade, parecem inalcançáveis. Este livro é apenas o começo, não perca a oportunidade de conhecer esta história cheia de reviravoltas e completamente encantadora.

  • The Selection
  • Autor: Kiera Cass
  • Tradução: Cristian Clemente
  • Ano: 2012
  • Editora: Seguinte
  • Páginas: 368
  • Amazon

rela
ciona
dos