Resenha: Princesa Adormecida

Título Original: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Ano: 2014
Editora: Galera Record
Páginas: 192
Compre aqui

"Era uma vez uma princesa..." quantas histórias de princesas escutamos em nossa infância que começam exatamente assim? Em Princesa Adormecida, da autora nacional Paula Pimenta a história é um pouco diferente. O livro é narrado em primeira pessoa por Anna e ela contará sua vida ou a vida que ela achava que tinha. Anna é a nossa princesa em questão (mesmo que ela não saiba ainda). Ela vem de uma linhagem real e seu verdadeiro nome é Áurea Roseanna Bellora e não Anna Rosa Lopes como era conhecida nos últimos 11 anos de sua vida.

O pai de Áurea é Stefan Bellora, primo do príncipe de Liechtenstein, um país pequeno do norte da Europa. Mesmo que distante, Stefan tinha sangue real em suas veias. Ele foi apresentado a Doroteia Lopes, uma brasileira estudante de culinária. Os dois se apaixonaram e queriam se casar. A cupido do casal e melhor amiga de Stefan, Marie Malleville não contava que o romance duraria uma simples uma noite e acabou se arrependendo de apresenta-los. Da mesma forma que resolveu unir o casal, ela quis também acabar com o romance pois sempre fora apaixonada por Stefan, sem sucesso, virou uma mulher vingativa. 

Antes do casamento, Doroteia ficou gravida da nossa princesa Áurea, e no dia do seu batizado, Marie fez uma tentativa mal sucedida de sequestrar a pequena, mas foi dedurada graças a um menino de 5 anos filho de um casal amigo da família, que mais tarde acabou virando melhor amigo de Áurea.

"Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim..."

As ameaças de Marie não acabaram por ai, ela jurou acabar com a vida da criança (já que jamais teria o amor de Stefan, vamos desgraçar a família né?!), estas ameaças não acabariam até a criança fazer 18 anos de idade. Diante do medo de perder sua filha os pais de Áurea resolvem tomar uma decisão drástica. Forjaram a morte da menina com direito a até a velório, tudo para despistar a vilã da história. 

Com 5 anos de idade Áurea foi morar com seus três tios no Brasil. Os tios Florindo, Fausto e Petrônio ficaram encarregados de criar Áurea até ela completar a maioridade. Ahh... esqueci de mencionar que os pais de Áurea acabaram sofrendo um acidente de carro juntamente com seus avós tornando a realidade de Áurea ainda mais dramática e parecida com os contos de fadas que ela conhecia. Diversas vezes ela fica dividida em o que seria real em sua vida, seria realmente verdade toda aquela história de sequestro, reino distante e bruxa vingativa? ou seria mais um conto de fadas contada pelos seus tios desde criança? já nem ela sabia mais.

Os tios de Áurea eram três solteirões que superprotegiam a menina, ela não tinha nenhuma liberdade comparada com as outras meninas da sua idade tinham, por um lado até que isso não atrapalhava Áurea, mas por outro, sonhava em ter uma vida normal como suas amigas.

Em seu aniversário de 16 anos, a melhor amiga de Áurea, Clara resolve juntamente com outras amigas levar Áurea a uma festinha para ela se divertir pelo menos uma noite, já que nunca ela tinha autorização para isso. Áurea aceita e juntas elas vão para uma festa, tudo era muito diferente para ela, pessoas dançando, se divertindo e sorrindo, o que tinha de mal nisso? Por que seus tios não permitiam que ela se divertisse?

Ela acaba conhecendo Cíntia, uma DJ conhecida como DJ Cinderela, da qual compartilhava uma história digna de um conto de fadas, que explicava a aquisição do seu nome artístico (acho que isso ficara para um próximo livro). Após esta noite Áurea começa a receber mensagens de texto de um menino desconhecido, mas quais seriam as intensões dele? Seria enfim, o seu príncipe encantado?


A partir daqui não vou contar, mas eu gostei bastante da leitura, não é uma leitura que exige muito da gente mas é igualmente encantadora. Lógico que Princesa Adormecida é um remake de a Bela Adormecida, adaptado nos tempos de hoje, com inclusões realistas e tecnologia! Conseguem assimilar? Áurea e Aurora, fadas madrinhas como Flora, Fauna e Primavera transformados nos tios protetores Florindo, Fausto e Petrônio. Ahá! sacaram a jogada? Eu amei! Achei demais o "tato" da autora com a inclusão dos fatos clássicos da obra de 1959 e ao mesmo tempo não deixando que o livro saísse da realidade atual.

Eu nunca tinha lido nada da Paula Pimenta, pois achava que tinha descoberto o estilo da autora tarde demais, tenho certeza que em meus 15 para 20 anos eu curtiria muito mais cada série dela como Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série. Mas para um primeiro contato com seus livros posso dizer que com Princesa Adormecida, Paula Pimenta me ganhou e acaba de ganhar uma nova fã. Paula Pimenta é hoje em dia umas das melhores e de mais sucesso autora nacional do gênero romance juvenil pois ela tem o dom de transformar histórias simples em algo grandioso e prestigiado.

Não tenho dúvidas que ela sabe contar uma boa história e agradar seus leitores. Tenho certeza que vou correndo ler seus outros livros, livre de rótulos, idade e afins. Cometi o erro de prejulgar seu estilo idealizando um público foco, mas adorei saber que estava enganada. De hoje em diante, quero ler todas suas releituras, pois fiquei com a impressão que teremos uma série a partir desse livro.

Sem dar spoiler nenhum posso adiantar que como todo bom conto de fadas terminamos com um final feliz e igualmente charmoso. Como não se encantar com a troca de mensagens de Áurea com seu misterioso príncipe? Aliás, foi o que mais gostei no livro que acompanha com uma capa linda de morrer e com a diagramação igualmente bela da editora Galera Record. As páginas são grossinhas o que dá a impressão que o livro é mais grosso, mas não é e terminei o livro em apenas uma tarde. 

O livro correspondeu minhas expectativas, já que eu procurava algo fluido e rápido, algo ideal para eu colocar após uma leitura tão intensa que havia termina um dia antes (Um Caso Perdido). Eu gostei muito, confesso que não morri de amores mas achei fofo e encantador e indico a todos que curtem um bom conto de fadas adaptado ou não.

64 comentários

  1. Nossa muito anciosa pra ler :3
    http://nuvemdepensamentoos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda tudo bem? é super fofo! Leia sim. Beijos Joi

      Excluir
  2. Vontade enorme de ler esse livro, mas preciso de coragem. Não sou muito chegado a livros romancinhos fofinhos e tals

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que realmente não é o livro mais indicado para você. Mas para conhecimento de assunto acho válido ^^

      Joi

      Excluir
  3. Eu acho bem legal esses remakes de contos de fadas, como Enrolados. Nunca pensei em ler os livros da Paula Pimenta e nunca procurei saber mais sobre eles, mas esse parece ser bem interessante. Adorei a resenha!

    Beijões,
    http://ressacas-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, não consigo acessar mais seu blog, diz que não tenho acesso =/

      Adoro releituras também e este não deixou a desejar. Beijos Joi

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Poxa, você me deixou com muita vontade de ler esse livro, sério :p preciso comprar logo. E a propósito, adorei a resenha.
    Beijos! :*

    http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, a Paula Pimenta tem uma escrita muito boa. Joi

      Excluir
  5. eu acho a capa desse livro linda, mas acho que estou com o pé atrás nessa leitura. vou ver esses dias, se der quem sabe eu compro.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem fofa viu Alice mas não espere nada muito elaborado. É apenas uma releitura sobre o conto A Bela Adormecida ^^

      Joi

      Excluir
  6. A capa do livro é muito bonita, mas essa história de garota que descobre que é princesa (etc. etc.) já é um pouco batida. Porém, sempre acho a ideia de recriar contos de fadas bem interessante.

    Abraços,
    http://www.acrobatadasletras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é linda mesmo. Acho que não é batida não. É quando se trata de uma historia nova, como se trata de um remake sabemos que se trata da mesma historia mas a outros olhos certo? ^^

      Obrigada pela visita! Joi

      Excluir
  7. Oi, Joi, tudo bem?

    Eu já não curti tanto assim o livro. Sabe aquela sensação de que to velha demais pra aquilo? E olha que eu AMO infanto juvenil. Achei a história bem superficial e fiquei com a impressão de que a Paula tentou modernizar muito e acabou criando cenários meio WHAT? Tipo, como assim vc começa a trocar mensagens no celular com um estranho? Enfim... mas realmente a leitura é rápida e boa para passar o tempo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Kel, por isso saliente a historia é fofa, mas é um remake então não esperemos nenhum milagre né hehehhe.
      Beijos Joi

      Excluir
  8. Oii,

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, cada resenha me encanto mais. Eu tbm não li nada da autora e sempre vejo elogios. Mas estou descobrindo meio tarde, enfim nunca é muito tarde né?

    Seu blog é uma fofura.
    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    Blog EC&M |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula tudo bem? Nunca é tarde, claro que sua percepção sera diferente, mas por se tratar de uma autora nacional acho que merece um voto de confiança. ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  9. Se eu continuar lendo essas resenhas tão boas sobre este livro vou ter que fica pobre e comprar logo kkk

    Adorei a resenha :D

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana hehehe é verdade algumas resenhas tem o poder sobre nós!
      Que bom que gostou!
      Joi

      Excluir
  10. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Paula e gostei bastante, uma história simples, despretensiosa, mas uma narrativa bem fluida.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Paty! Não achei as 7 maravilhas do céu, mas me agradou muito e adorei conhecer a autora. Ela é uma fofa assim como a historia.

      Beijos Joi

      Excluir
  11. Joi!
    Gosto muito dos remakes das obras clássicas e esse da Bela Adormecida está uma badalação.
    Que análise detalhada e bem feita, parabéns!

    Bom Domingo!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.”(Friedrich Nietzsche)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rudy como sempre você muito querida!

      Beijos Joi

      Excluir
  12. Sempre fui apaixonada pela Disney e suas princesas. Amei a resenha e tenho a certeza que vou amar esse livro!
    Não conhecia a autora, mas também, aqui em Portugal é difícil conhecer certos autores brasileiros, pois é raro encontrar os livros deles aqui :(
    Vou começar a busca por esse livro ahahah

    Beijo <3

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam! Acredito que você encontre viu! é uma historia super doce e fofa.

      Joi

      Excluir
  13. Também virei fã da Paula Pimenta lendo esse livro, é maravilhoso! Achei genial a adaptação que ela fez, ficou super atual e ao mesmo tempo foi bem fiel aos pontos principais da história original. *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, concordo com tudo que falou, estou agora, ansiosa pelos próximos remakes! Beijos Joi

      Excluir
  14. Oie, tudo bom?
    Estou esperando meu livro chegar para começar a leitura. Sei que será uma leitura leve e despretensiosa. Gosto bastante da escrita da Paula Pimenta, mas tenho uma ressalva com esse livro. Não dá pra acreditar em uma garota que troca mensagens com um estranho nos dias de hoje. Enfim, quero ler de qualquer forma porque a Paula é diva!
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Eu não achei tao absurdo assim viu, hoje em dia as meninas se beijam com meninos desconhecidos em festas o que seria mensagens? Alem do mais não passa disso, e quando eles vão se encontrar é em lugar publico. Achei anda demais...

      Beijos Joi

      Excluir
  15. Ainda não li o livro e não tenho tanto interesse em ler, para falar a verdade. Apesar dos elogios que vejo para a autora, acho que o estilo que ela escreve não combina comigo e eu já passei da idade.
    Bem, o enredo também não me cativou muito, apesar de eu gostar de releituras.
    Dessa vez, passo o livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente, mas eu tenho 26 anos e decidi ler para ter uma opniao. E me surpreendi achei uma leitura leve e fofa. Bem proveitosa.

      Beijos Joi

      Excluir
  16. Oi Joi, tudo bem?
    Eu estou bem curiosa com esse livro. Primeiro porque é da Paula Pimenta que é uma autora que eu amo, 2° porque a capa desse livro é linda de morrer e 3° porque todo mundo tá adorando o livro.
    Eu achei a sinopse do livro bem interessante apesar de trazer essa coisa de contos de fadas e tal.
    Também acredito que essa parte em que fala da DJ é uma deixa para o próximo livro.
    Adorei sua resenha.

    Beijo :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara! Se você tem estes três pontos bem claros em sua cabeça tenho CERTEZA que vai amar! Bem...é um remake né? Então vai trazer sempre coisas do original ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  17. Oi Joooi, nossa este livro esta realmente fazendo um tremendo sucesso.
    Vários blogs estão resenhando ele e com críticas bem positivas.
    Eu até gosto dessas adaptações das histórias clássicas, até assito um seriado (Once Upon a Time) que é mais ou menos assim.
    Ainda quero ler este livro.

    Bjss
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, estou bem tentada em começar esta série viu. Acho que em breve devo estar me rendendo a mais uma série! OMG

      Que bom que gostou da resenha. Beijos Joi

      Excluir
  18. Esse livro está sendo muito bem falado pelo blogs. Eu já entrevistei a Paula Pimenta...ela é muito simpática,mas ainda não li nenhum livro dela. Quero ler esse e assim como você achava que já estava um pouquinho velha para os gêneros que ela escreve. kkkk vou dar um chance. Passa lá no blog.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Paloma tudo bem?

      Vou passar sim, eu também achei este lance de idade, mas quer saber? Whatever, eu gostei ^^ e pretendo continuar com a série.

      Joi

      Excluir
  19. Também gostei bastante do livro..
    Um bom enredo com um desfecho igualmente satisfatório ao meu ver.. Foi o primeiro livro da autora que li e que me deixou com muita vontade de ler os demais publicados pela mesma.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara, concordo com tudo que falou ^^ Beijos Joi

      Excluir
  20. Olá! To louca para ler esse livro! A Paula Pimenta é uma das minhas autoras preferidas, minhas expectativas estão bem altas, tomara que eu goste!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai gostar! Eu sem conhece-la amei, você que já tem mais contato então..

      Joi

      Excluir
  21. Fui lendo a sua resenha com aquela sensação de "eu já conheço essa história" hahaha adoro releituras e a Paula é extremamente elogiada! Fiquei curiosa agora para conhecer mais essa história! <3
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheça Tici eu também amo releituras e esta não deixou nada a desejar, pelo contrario, pretendo continuar com a série.

      E que capa mais linda né?
      Beijos Joi

      Excluir
  22. Gente está capa me encantou e sua resenha já me deixou apaixonada pelo livro *-* Nunca li também nada de Paula porque as duas séries que eu encontrei dela não me chamaram atenção, mas esse Princesa Adormecida foi totalmente o contrario *o* Já colocando na lista de desejados.

    http://www.masquelivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Allana tudo bem? Que bom que gostou fico mega feliz em saber que te influenciei positivamente com a resenha, é esta a intensão!

      Obrigada pela visita. Beijos Joi

      Excluir
  23. Eu sempre quis conhecer o trabalho da Paula, mas para falar a verdade queria que ela publicasse um livro diferente. Esse ainda não é o livro esperado, porém pela temática eu acho que posso apreciar a leitura, já que estou gostando dessa febre de lançar novas histórias adaptadas dos contos de fada. Se tiver a oportunidade, espero gostar apesar de tudo apontar o contrário.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo tudo bem? Mas dê uma chance quem sabe ela não te surpreende heim? Obrigada pela visita. Volte sempre que desejar. Joi

      Excluir
  24. Oláa Joi, e se eu te falar que nunca li nada da Paula Pimenta também ;x , desde quando vi que saiu esse livro me interessei logo de cara, pois adoro histórias de princesas recontadas, e estou doida pra conhecer as obras da autora. Adorei sua resenha, e aposto que logo q eu tiver oportunidade, irei conhecer o livro.
    beeeeijos
    http://keetring.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Kétrin é muito fofa a historia, tenho certeza que vai dar alguns suspiros ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  25. Eu li e amei esse livro!Gostei muito da sua resenha.
    Fiz uma resenha.Se quiser ver,ficarei muito feliz!
    beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-princesa-adormecid.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver sim linda <3 Beijos e Obrigada pela visita!
      Joi

      Excluir
  26. Oi, Joi! Eu to louca para ler alguma coisa da Paula Pimenta, mas ainda não encontrei uma oportunidade (nem consegui colocar algum dos livros dela na frente de outros que estou querendo dar prioridade). Mas com certeza quero ler!

    Só não sei se leria esse, depois do livro do Draccon não consigo encarar livros com remakes de contos de fadas. Sempre fico pensando que não chegarão aos pés da escrita e da criatividade do Draccon (ainda nem terminei de ler o livro, mas já sou mega fã!).

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o livro do Draccon tem algum link ou resenha? fiquei curiosa ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  27. Tava super curiosa por uma resenha desse livro! Ahhh e sem palavras pra Paula Pimenta, ela e a Carina Rissi são minhas favoritas!!!!! kkkkkk BEIJO e parabéns pela resenha !
    Keila Gon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keila que coisa boa receber você por aqui <3

      Conheci Paula Pimenta agora, pretendo conhecer Carina ^^ Espero gostar tanto quanto você!

      Volte sempre Beijos Joi

      Excluir
  28. Oi Joi! Eu já encomendei meu livro, porém ainda não chegou :\
    Adorei sua resenha, e antes de você falar já tinha sacado que era um remake de A bela Adormecida hahah
    Fiquei bem curiosa sobre o menino e estou louca para saber mais sobre a história de Ana! Não vejo a hora de ter meu livro em mãos e poder saboreá-lo haha.
    Tenho muita vontade de ler também as outras séries da autora, mas primeiro quero ler este livro e ter mais ou menos uma noção do jeito como ela escreve. Se eu gostar, com certeza irei ler :)
    Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, tenho certeza que vai gostar muito e vai sair que nem doida atras dos outros títulos da autora ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  29. Assim como o livro, encantadora sua resenha! Ainda não tive a oportunidade de ler os livros da autora, mas fiquei muito interessa em Princesa adormecida, acho que vou gostar. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oin obrigada Sammy fico muito feliz com o elogio! Tenho certeza que vai amar!
      Beijos Joi

      Excluir
  30. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas ver mais uma resenha positiva dele me deixou ainda mais animada para lê-lo. Sou super fã da Paula desde que li o primeiro livro de Fazendo meu filme, então já imagino como é Princesa Adormecida ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Se você já teve um contato com a autora, tenho certeza que Princesa Adormecida vai te encantar mais ainda. Joi

      Excluir
  31. Heey!

    Ah, como amo releituras de contos de fadas! E sendo de autoria da Paula Pimenta então, estou ansiosíssima pela leitura. Mentira que a DJ CInderela está no livro? Ela é a personagem da autora em "O livro das princesas", você já leu? Enfim... A capa realmente é linda, e sua resenha me deixou ainda mais empolgada. Agora que estou de férias e tenho tempo vou solicitar esse título!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda tudo bem? Ainda não li mas pretendo ler em breve, estou super curiosa para descobrir mais sobre ela, a proposito aprece que foi por causa desse historia que surgiu o convite da editora para a Paula criar a suas versões dos contos de fadas ^^

      Amei! Beijos Joi

      Excluir
  32. Oi Joi,
    Ainda não li nada da Paula P. e acho que essa série seria um bom começo, pela sua resenha parece ser um livro bem fofo e repleto de cenas divertidas né, sem falar que a capa ficou mt bonita. Espero ler :)
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia! bem... para mim foi um grande começo, eu adorei!
      Também amei a capa, linda demais! Beijos Joi

      Excluir