Resenha: Nosso Segredo

Título Original: Nosso Segredo
Autora: Bruna Harmel
Ano: 2011
Editora: Clube dos Autores
Páginas: 147

♥ e-book cedido em parceria com a autora.

Gabriela sempre se achou um pouco diferente dos outros, mas levava sua vida normalmente com duas amigas e um amigo, adorava vôlei, piano e os Greave's uma banda de Rock. Então, depois de conhecer seu grande ídolo e descobrir que seus pais, são na verdade espiões, tudo acabou em uma reviravolta, que mudou drasticamente sua vida, entre mistérios ainda não solucionados e segredos muito bem guardados, ela vai ver sua vida se transformar, mas não esqueça, não conte para ninguém, afinal...é o Nosso Segredo.

Antes de qualquer coisa devo salientar um fator importantíssimo que pode justificar ou não, alguns pontos negativos que vou apontar em Nosso Segredo da autora Bruna Harmel. O livro foi escrito em 2009 quando a autora tinha apenas 14 anos de idade. 

Em Nosso Segredo vamos acompanhar a história da Gabi, uma garota de 16 anos que está no auge de sua adolescência. Ao decorrer de toda a narrativa (a história é narrada por ela) vamos nos deparar com uma linguagem jovem. Porém sim, entre está "linguagem" houveram alguns erros ortográficos e algumas frases e palavras também foram repetidas diversas vezes. Não que uma garota dessa idade não repita basicamente as mesmas falas durante seu cotidiano, mas em uma leitura isso acaba ficando maçante. 

Gabriela vive sua vida normalmente, como qualquer outra adolescente, mas um dia as coisas começam a mudar, quando ela encontra por acaso o seu maior ídolo - Fred, o vocalista da banda Greave's. Nesse encontro os dois trocam celulares e redes sociais, e a partir daí, passam a conversar e a se conhecer melhor. As coisas parecem perfeitas, até que uma série de oportunidades únicas, começam aparecer na vida de Gabi e junto com isso, a descoberta bombástica de que seus pais na verdade são espiões da agência OCE.

O que ela não contava, era que ela deveria seguir imediatamente com a carreira, sendo ela sua única filha. Gabriela agora tem que escolher entre levar uma vida normal, com seu futuro, ex, novo namorado ou abandonar tudo e virar uma espiã. Do que Gabriela seria capaz de abrir mão para seguir seu destino? É isso que vamos descobrir lendo Nosso Segredo que tem sim, um bom enredo mas... 

Preciso realmente ser sincera na resenha, e a forma que a autora conduziu a trama me deixou confusa e por vezes perdida, fui jogava de um lado para o outro com acontecimentos muitos rápidos, repentinos e mal explorados. O livro poderia ter facilmente mais alguns capítulos.

Não existiu aprofundamento em alguns fatos que eu achei importantes na história e também em alguns personagens. Outra coisa que me deixou um pouco confusa foi a capa do livro, (mas pelo que sei a Bruna está fazendo uma nova capa, da qual terei a oportunidade de opinar juntamente com outros parceiros) ela me pareceu muito "adulta" para a trama, achei que não estava de acordo com o contexto do livro. Eu o classifiquei como infanto-juvenil/infantil, então uma capa mais alegre, colorida ou até com algumas ilustrações cairiam melhor para fisgar a atenção do público alvo. 

Por sua narrativa, cheguei a imaginar que o livro se encaixaria melhor, se fosse do tipo diário. Teríamos Gabriela contanto sobre seu dia-a-dia, todas as noites. Literalmente contanto uma história. Lembrando disso, devo salientar sobre a diagramação do e-book, sabe... eu tenho um "pouquinho" de TOC, (existe isso? hahaha) e me incomoda ler algo que não seja com o texto justificado e que não tenha os parágrafos separados. 

Já estou com parte do segundo livro da autora em "mãos" e posso dizer que a diagramação está perfeita desta vez, não posso dizer nada sobre a narrativa e possíveis erros ortográficos pois ainda não o li. Mas pelo pouco contato que tive com o e-book e com as conversas que tive com a autora, percebo que ela evoluiu muito desde os seus 14 anos (hoje a autora está com 19). Seu próximo livro tem tudo para me cativar, li alguns trechinhos e achei bem interessante, quero muito que autora o finalize, pois infelizmente Nosso Segredo não me agradou. 

Admiro a iniciativa da Bruna, pois sozinha, resolveu embarcar nesse mundo, lançou seu livro de maneira independente com apenas 16 anos e isso é o máximo! Estou torcendo muito pelo crescimento dela como autora e aproveito para dizer que ela pode contar com a Estante Diagonal para qualquer ajuda que esteja a nosso alcance, permanecemos com nosso apoio e incentivo à ela e à todos e qualquer autor nacional! Sucesso sempre Bruna!

O próximo livro da autora se chamará Straguerk e o seu lançamento está previsto ainda para este ano. Vamos conhece-lo um pouquinho?

Sinopse: Lara Straguerk é sequestrada e vai parar dentro de um edifício secreto da polícia alemã, ela acaba descobrindo que seu avô na verdade era um general estrategista nazista, que deixou uma carta e cinco objetos, junto com um mistério que tirou sua vida. E agora coloca a vida de sua neta em perigo. Lara agora busca ajuda para juntar pedacinho por pedacinho desse quebra cabeça e desvendar esse mistério, cheios de segredos e códigos que vai prender sua atenção do início ao fim.

37 comentários

  1. Já to me coçando pra comprar esse ebook, AMEI a história e to curiosíssima
    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Gabriela. Beijos e volte sempre. Joi

      Excluir
  2. Oi Joi!
    Parabéns à autora, por ter lançado um livro assim tão nova!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora! realmente viu, e ela é uma fofa! Beijos Joi

      Excluir
  3. Ai obrigado por me fazer até pensar em comprar ebook.
    Adoro essas coisas jovens, parece até mais "verdadeiro" do que certos tipos de narrativa.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem jovem e cru também. Beijos Joi

      Excluir
  4. Oi Joi!

    Parabéns pela sinceridade na resenha, aposto que Bruna vai ler e vai crescer muito com isso! Eu fiquei curiosa pra ler, de qualquer jeito. Mas sou péssima em e-book, hhahahha

    Beijos,
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol querida! Obrigada, a autora já vem crescendo, e foi escolha dela permanecer com seu primogênito assim ^^
      Beijos Joi

      Excluir
  5. Oi, Joi! Eu já tinha visto esse livro numa entrevista com a autora, mas não me interessei tanto. Agora,com todos esses detalhes que você enumerou, não tenho mesmo vontade de ler. Concordo que a capa seja bem adulta, passa uma ideia bem diferente da que você contou. A autora podia aproveitar a premissa e editar o livro, de maneira a torná-lo mais consistente, e aproveitar pra ajeitar a revisão e diagramação.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Giulia, sinceramente? acho que seria muito mais rentável reeditado, mas a autora resolveu deixa-lo assim, como uma lembrança da sua primeira obra ;)

      Beijos joi

      Excluir
  6. OOOOOOOOOOOOI, Joi! Coooomo está? Haha, espero que bem! *0* ♥ 14 anos de IDADE? OOOOOOOOOOOOOOMG, hahahahaha! Meu Deus! Novinha que era! Hm, essa repetição de palavras e erros ortográficos não são "consequência" da idade? Ou é proposital? A personagem que fala dessa maneira? Porque, por exemplo, quando o autor vai narrar um bate-papo do facebook, a linguagem tem de ser diferente, como "vc" e etc., né? Mas enfim! Também achei a capa bem adulta e não se encaixou no contexto do livro, haha! Sem contar que a menina tinha somente 14 anos, né? Tinha de ser algo mais alegre, uahsuhasuhs! Teria sido óoooootimo se fosse um diário! Muuuuuuito interessante essa autora, gostei dela! ♥ Avise-a que o Nescau com Nutella também está disposto a ajudá-la no que precisar, hahaha!

    O próximo livro aparenta ser muuuito bom! *0* <3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! não é repetição na narrativa da autora, na verdade é meio confuso hahaha, só lendo!

      Vou avisar sim! Beijos Joi

      Excluir
  7. Joi!

    Antes de tudo, já viu seu inbox? Sério, me dá essa sua sorte, por favor. Nossa, lançar um livro de forma independente é um grande passo mesmo. E fico feliz da autora ter arrscado assim. Todo o sucesso do mundo para ela

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelzitaaa!

      Vi e estou mega contente!
      Beijos! Joi

      Excluir
  8. Não conhecia o livro Joi! Não leria essa primeira edição feita com 14 anos pelo que você disse. A história é até bacana, mas não! Na nova edição, quem sabe ...

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, realmente se ela desse uma repaginada seria muito mais "agradável" Joi

      Excluir
  9. Olá flor, como vai?
    Nossa, amei sua opinião sincera e claro, sem abusar... Parabéns a autora por ter embarcado neste mundo tão jovem e se arriscar.
    Bem, com o tempo sempre vamos aperfeiçoando e este outro livro dela me chamou atenção.
    Parabéns a ela e sucesso!

    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami! Obrigada mesmo ^^

      Realmente para tudo na vida é assim, aos poucos e com muita luta
      Beijos Joi

      Excluir
  10. Olá Joi,

    Não conhecia o livro nem a autora, mas achei bem interessante a sinopse só não gostei da capa, mas mesmo com os pontos negativos citados acho que leria...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco! Realmente para se ter uma opinião eu sou a favor na leitura ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  11. Olá Joi!
    Também sou parceira da Bruna e já li o livro.
    Concordo com sua resenha, principalmente quando diz que o livro poderia ter sido escrito em formato de diário, pela narrativa da autora.
    Em breve lerei o novo livro da Bruna.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que concordamos Li, pois eu imaginei o tempo todo o livro desta maneira.

      Joi

      Excluir
  12. Oi Joi.
    Também estou com o e-book da autora e ela mesmo mandou um email informando que ela escreveu o livro quando mais jovem. E fiquei muito feliz por ela mandar o e-book que está na minha meta de livros para a maratona digital (:
    Adorei sua resenha por ser sincera mas também compreensiva, fico animada para conhecer a leitura da autora e pretendo ler a segunda versão.

    Beijos
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;) que bom Carol, leia e depois volta aqui para a gente "papear"

      Beijos Joi

      Excluir
  13. Oi Joy,
    realmente, a autora começou super nova, coragem, rs. Achei a premissa interessante e pelo que você falou, também acho que se encaixa como um infanto-juvenil e seria melhor ter uma capa mais alegre. Às vezes, agora que está mais velha, ela faça uma revisão e corrija os problemas do livro, em vez de apenas trocar a capa.
    Já estou curiosa sobre o segundo livro da autora, vou aguardar sua resenha
    sucesso para ela

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto uma resenha desse livro e achei bem interessante, adorei a sua e deve ser no minimo intrigante e saber que a autora escreveu com 16 anos é algo incrível... tb estou torcendo por ela 0/

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  15. Infelizmente a história do livro Nosso Segredo não me agradou tanto, senti que o livro poderia ter sido duas histórias, foi muito "mundo da lua" para um livro só.
    Contudo levando em conta a idade que ela escreveu, meu argumento fica meio irrelevante, foi um ótimo começo.

    http://the-phantom-of-the-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Joi, tudo bem?
    Parabéns pela sinceridade na resenha! Acredito que a Bruna vai aproveitar muito bem tudo que você apontou.
    Também detesto ler algo com texto não justificado, me dá uma agonia daquelas...rsrs
    Espero que você curta mais esse próximo livro da autora, e que ela tenha melhorado com o amadurecimento.

    Beijos :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agonia é pouco Maiara hahaha e o pior é que tem muita coisa por ai assim =/

      Beijos Joi

      Excluir
  17. Oie, tudo bom?
    Acho que esse primeiro livro serviu para ela treinar sua escrita. A história parece ser interessante, instigante e até acredito que ela possa reescrevê-la um dia. Gostei dos apontamentos que você deu.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito nisso Aline, se ela o reescrever hoje em dia, terá um grande livro em mãos. Beijos Joi

      Excluir
  18. Olá, Joi! Adorei a forma como você conduziu a resenha e amei a atitude de ajudar a autora no que ela precisar! Somos blogueiros e devemos sempre apoiar a literatura nacional! Tenho absoluta certeza de que a Bruna ainda vai ser uma grata surpresa na literatura!
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tici! Concordo com tudo que disse. <3 Beijos Joi

      Excluir
  19. Joi-linda,
    Achei sua resenha de uma doce sinceridade. A autora, ao lê-la, certamente terá a possibilidade de melhorar os aspectos citados e amadurecer sua escrita. Acho admirável que o livro tenha sido escrito aos 14 anos, mas penso que para se manter ativamente disponível aos leitores é preciso que a autora invista em uma revisão e, até mesmo, em um melhor desenvolvimento do enredo. Depois que li o livro, tive as mesmas considerações que você… :)

    Beijo carinhoso, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir