Gabriela sempre se achou um pouco diferente dos outros, mas levava sua vida normalmente com duas amigas e um amigo, adorava vôlei, piano e os Greave’s uma banda de Rock. Então, depois de conhecer seu grande ídolo e descobrir que seus pais, são na verdade espiões, tudo acabou em uma reviravolta, que mudou drasticamente sua vida, entre mistérios ainda não solucionados e segredos muito bem guardados, ela vai ver sua vida se transformar, mas não esqueça, não conte para ninguém, afinal…é o Nosso Segredo.

Em Nosso Segredo vamos acompanhar a história da Gabi, uma garota de 16 anos que está no auge de sua adolescência. Ao decorrer de toda a narrativa (a história é narrada por ela) vamos nos deparar com uma linguagem jovem. Porém sim, entre está “linguagem” houveram alguns erros ortográficos e algumas frases e palavras também foram repetidas diversas vezes. Não que uma garota dessa idade não repita basicamente as mesmas falas durante seu cotidiano, mas em uma leitura isso acaba ficando maçante.
Gabriela vive sua vida normalmente, como qualquer outra adolescente, mas um dia as coisas começam a mudar, quando ela encontra por acaso o seu maior ídolo – Fred, o vocalista da banda Greave’s. Nesse encontro os dois trocam celulares e redes sociais, e a partir daí, passam a conversar e a se conhecer melhor. As coisas parecem perfeitas, até que uma série de oportunidades únicas, começam aparecer na vida de Gabi e junto com isso, a descoberta bombástica de que seus pais na verdade são espiões da agência OCE.
O que ela não contava, era que ela deveria seguir imediatamente com a carreira, sendo ela sua única filha. Gabriela agora tem que escolher entre levar uma vida normal, com seu futuro, ex, novo namorado ou abandonar tudo e virar uma espiã. Do que Gabriela seria capaz de abrir mão para seguir seu destino? É isso que vamos descobrir lendo Nosso Segredo que tem sim, um bom enredo, mas preciso realmente ser sincera na resenha, e a forma que a autora conduziu a trama me deixou confusa e por vezes perdida, fui jogava de um lado para o outro com acontecimentos muitos rápidos, repentinos e mal explorados. O livro poderia ter facilmente mais alguns capítulos.
Não existiu aprofundamento em alguns fatos que eu achei importantes na história e também em alguns personagens. Outra coisa que me deixou um pouco confusa foi a capa do livro, (mas pelo que sei a Bruna está fazendo uma nova capa, da qual terei a oportunidade de opinar juntamente com outros parceiros) ela me pareceu muito “adulta” para a trama, achei que não estava de acordo com o contexto do livro. Eu o classifiquei como infanto-juvenil/infantil, então uma capa mais alegre, colorida ou até com algumas ilustrações cairiam melhor para fisgar a atenção do público alvo.
Por sua narrativa, cheguei a imaginar que o livro se encaixaria melhor, se fosse do tipo diário. Teríamos Gabriela contando sobre seu dia-a-dia, todas as noites. Literalmente contanto uma história. Lembrando disso, devo salientar sobre a diagramação do e-book, sabe… eu tenho um “pouquinho” de TOC, (existe isso? hahaha) e me incomoda ler algo que não seja com o texto justificado e que não tenha os parágrafos separados.
Já estou com parte do segundo livro da autora em “mãos” e posso dizer que a diagramação está perfeita desta vez, não posso dizer nada sobre a narrativa e possíveis erros ortográficos pois ainda não o li. Mas pelo pouco contato que tive com o e-book e com as conversas que tive com a autora, percebo que ela evoluiu muito desde os seus 14 anos (hoje a autora está com 19). Seu próximo livro tem tudo para me cativar, li alguns trechinhos e achei bem interessante, quero muito que autora o finalize, pois infelizmente Nosso Segredo não me agradou.
Admiro a iniciativa da Bruna, pois sozinha, resolveu embarcar nesse mundo, lançou seu livro de maneira independente com apenas 16 anos e isso é o máximo! Estou torcendo muito pelo crescimento dela como autora e aproveito para dizer que ela pode contar com a Estante Diagonal para qualquer ajuda que esteja a nosso alcance, permanecemos com nosso apoio e incentivo à ela e à todos e qualquer autor nacional! Sucesso sempre Bruna!

  • Nosso Segredo
  • Autor: Bruna Harmel
  • Ano: 2014
  • Editora: Independente
  • Páginas: 140

rela
ciona
dos