Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Título Original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Autor: Douglas Adams
Ano: 1979/2004
Editora: Arqueiro
Páginas: 160
Compre aqui

O Guia do Mochileiro das Galáxias do autor Douglas Adams é um clássico do mundo geek e já conta com mais de 15 milhões de exemplares vendidos por todo o mundo. Confesso que meu primeiro contato com a obra vou tardia. Eu conhecia sim, alguma tiras e passagens do enredo mas nunca o li por completo, mas é aquela velha história né? antes tarde do que nunca. 

De uma coisa eu sei, consegui conhecer um lado da galáxia que nunca havia sido vista e nem contada da maneira inteligente e bem humorada do autor, você consegue se divertir e ao mesmo tempo construir opiniões sobre a sociedade. Massss... como foi o meu primeiro contato com um livro desse cunho eu tive bastante dificuldades de início. Sinceramente, até o meio do livro a narrativa foi amarrada e o livro ficou um bom tempo rolando na minha bolsa, passando a metade do livro, a história começou a tomar um rumo empolgante e foi ai que o autor conseguiu me convencer e até dei boas risadas.

Já estava ficando preocupada pois como uma boa nerd de plantão eu deveria venerar a obra ou não! mas aos poucos fui entrando dentro deste mundo e entendendo as sátiras e piadas tão bem colocadas dentro da obra em diversas situações. Vamos começar a conhecer sobre o primeiro volume desta "trilogia" de cinco?

Arthur Dent é um pacato morador da terra, leva sua vida na monotonia de sua rotina e está a beira de perder sua casa que seria destruída para a construção de um desvio. Todos os dias Arthur se deitava na frente de sua casa para impedir o avanço dos tratores. Até que em um dia atípico, o seu melhor amigo Ford Prefect se apresenta como um extraterrestre que vivia na terra disfarçado como ator. Seus reais objetivos na Terra eram na verdade fazer pesquisas de campo afim de alimentar a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetárias.

Ford avisa a Arthur que seus esforços para manter sua casa em pé são inúteis, pois a Terra seria destruída em poucos minutos! Sim, eu escrevi minutos. Assim como Arthur eu fiquei espantada com a velocidade dos fatos mas Arthur assim como você, nem tem tempo de absorver toda as informações e os dois já estavam pegando carona em uma nave alienígena pilotada por extraterrestres chamados Vogons

Assim como a sua casa a Terra a princípio estava localizada em uma rota que atrapalhava a construção de uma via intergaláctica. Mais tarde eles acabam descobrindo que a nave "caroneira" era na verdade os responsáveis pela destruição da Terra e está via era apenas uma desculpa. Os dois escondidos, não duram muito na nave dos Vogons e logo são despachados no espaço para morrer, mas são resgatados pela nave Coração de Ouro que está sobre poder do presidente da Galáxia Zaphod Beeblebrox. Junto de Zaphod, também tripulando a nave estava Trillian, uma humana que também conseguiu fugir da Terra e que era uma velha conhecida de Arthur. Também somos apresentados ao robô depressivo Marvin, mas mega inteligente e ao computador da nave Pensador Profundo projetado para resolver a "questão fundamental da vida, o universo e tudo o mais".

E é isso que mantem toda a trama, qual seria a resposta para a compreensão essencial da vida? A resposta o Pensador Profundo já sabe e é 42. Porém, esta resposta só poderia ser entendida quando todos soubessem realmente qual era a verdadeira pergunta. O Pensador Profundo da informações importantes aos nossos mochileiros e uma delas é que o único computador (que seria seu sucessor) capaz de calcular esta pergunta seria tão grande e fenomenal, que seria confundido facilmente com um planeta e se chamaria Terra. A própria vida faria parte do seu programa e levaria 10 milhões de anos para completar seu objetivo, mas como sabemos a Terra foi destruída a apenas 5 minutos antes de completar sua missão!

A destruição da Terra na verdade foi encomendada por um conselho de psicólogos e filósofos dispostos a proteger o universo da descoberta da "pergunta fundamental" e é claro para manterem também seu emprego. Acho que já contei demais da história, mas posso afirmar que a leitura é realmente válida e aos poucos vamos nos rendendo ao humor e as sátiras de Douglas Adams, aos personagens carismáticos e a todas as situações bombásticas relatas com muitos detalhes. Durante todo este tempo, nossos personagens vão sempre sendo orientados pelo Guia do Mochileiros da Galáxias, mesmos nas cenas mais mirabolantes e inusitadas!

Curiosidades: 

1- Ao colocar na calculadora do Google a seguinte pergunta: questão fundamental da vida, o universo e tudo o mais, a resposta será 42. 
2- Mesmo não tendo ideia da versão cinematográfica do livro, eu já tinha idealizado Arthur Dent com a imagem do ator Martin Freeman na minha cabeça. 
3- Dia 25 de maio é o Dia Internacional da Toalha, como homenagem dos fãs da série, pois o autor que acentua bem a importância da toalha para os "viajantes da galáxia". A toalha seria sempre útil para as mais variadas e inimagináveis situações. Nesta data também é comemorada o Dia do Orgulho Nerd.
4 - Douglas Adams infelizmente faleceu em 2001 enquanto escrevia o sexto livro da "trilogia" O Salmão da Dúvida. Mesmo inacabado o livro acabou de ser lançado e chegou no Brasil no mês de maio. Ele contara com 10 capítulos escritos por ele, um conto, resenhas, textos, artigos e ensaios que revelará muito mais sobre sua vida e obra.

Com sua morte precoce, Douglas Adams conseguiu com sua escrita expor uma genialidade impar e mesmo com apenas 49 anos de idade, conseguiu, sem dúvida alguma, deixar um legado que passaraá ainda por muitas gerações. Recomendo a leitura a todos que procuram uma válvula de escape, um humor inteligente e ao mesmo tempo reflexivo. Mas o principal, para onde quer que você vá e o que quer que você faça não esqueça de pegar seu guia, levar sua toalha e siga o maior dos conselhos: não entre em pânico!

78 comentários

  1. Esta série sempre aparece em promoção no Submarino mas nunca quis comprar, minha prima leu e me disse que os livros passam por altos e baixos e no fim se torna uma série de média para ruim, então nunca me atrai. A adaptação para as telonas também não me agradou muito. Mas na sua resenha da para perceber todas as nuances da história, parabéns.

    Abraço,
    Diego de França
    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, então estou iniciando a série, espero curtir bastante ;)
      Joi

      Excluir
  2. AMEI!!
    Já li e adoro o livro. Aliás preciso terminar essa série, pois acho incrível!!

    Resenha perfeita, e com essas curiosidades ficou ainda melhor!!! Parabéns!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lele! Quero continuar lendo a série e ter as mesmas impressões sobre a obra.

      Beijos Joi

      Excluir
  3. Oi Joi!

    Ainda (também) não li a série, mas estou suuper curiosa. Os cinco volumes sempre estão super baratos na Submarino, vou tentar ficar de olho nas promoções.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol tudo bem? Foi em umas dessas promoções que ela parou aqui em casa, e por que não né?! Beijos Joi ^^

      Excluir
  4. É realmente uma série que não tenho muito interesse, sinceramente. Mas quem sabe né hehe

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca diga nunca para um livro David hahaha eu melhor do que ninguém sei disso ;)
      Joi

      Excluir
  5. Esse livro é FANTÁSTICO. Sou apaixonada pela série toda, Douglas Adams é um gênio!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara tudo bem? No primeiro livro ele me conquistou e senti a genialidade dele, espero que isso prossiga pela série toda =D

      Beijos Joi

      Excluir
  6. Confesso que assim como você, conheço "O Guia do Mochileiro das Galáxias" mais pelo geral (e pelo filme), do que pelos livros (que infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-los :/). Adoro a premissa e, mesmo não entendo as vezes todas as piadas e analogias aos livros, sinto que elas são inteligentes (não sei como explicar isso haha), de qualquer forma eu entendo a importância do legado que o autor deixou e é realmente uma pena que ela já tenha falecido. Esse é um daqueles livros que, mesmo antes de ler, você sabe que irá curtir e espero fazer isso logo! Adorei a resenha e as curiosidades! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica pensando nisso que resolvi colocar um fim a isso, resolvi ler e conhecê-lo, te garanto que ele é digno de todos os elogios, é o CARA mesmo!

      Joi

      Excluir
  7. Gênio, mestre. Leia tudo dele, você vai se apaixonar. A série só tende a melhorar e melhorar

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já tive várias oportunidades de comprar a saga toda, mas nunca fiquei com muita vontade de ler a série. Mas parece ser bom, vou tentar dar uma chance!

    Beijinhos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    http://www.escrevendomundos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todas as chances possíveis Bia. Vale a pena! Beijos Joi

      Excluir
  9. Oi Joi, tudo bem?
    Nossa, adorei sua resenha!!!!!!!! Fiquei toda emocionada com o final. Eu nunca quis ler esse livro e acabo de ficar impressionada com a história dele. E olha que a coleção inteira já esteve super barata no submarino e eu nunca liguei. Da próxima vez eu compro.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que bom Cila, fico feliz que a resenha tenha te influenciada positivamente =D

      Compre sim! Beijos Joi

      Excluir
  10. Oi Joi! Eu nunca li nenhum livro desta série, até dei a coleção para meu sobrinho, mas nem perguntei sobre os livros, eu não pensei que fosse uma trama tão bem construída, achei que fosse algo mais simples, mas pela sua resenha é um livro muito inteligente.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida tudo bem? é mega inteligente viu, por muitas vezes tive que reler algumas tiradas, mas o humor britânico é o melhor IMO! Joi

      Excluir
  11. Oi Joi, tudo bem?
    Ainda não li essa série, mas como os livros estão sempre por um preço muito bom no submarino é provável que eu compre qualquer dia.
    Acho a sinopse bem interessante apesar de envolver algo tão viajoso como extraterrestres, mas acredito mesmo assim que deve ser uma boa leitura.

    Bjo :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mai tudo bem? É exatamente disso que o livro trata, esta viagem cômica!

      Beijos Joi

      Excluir
  12. Se o seu contato com a obra foi tardio, imagina então o meu que ainda nem aconteceu!! Hehe.
    Ainda não li a série, nem o primeiro livro, mas bem que gostaria....tenho certeza de que iria adorar.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van é muito bom, vale a pena conhecer! Joi

      Excluir
  13. Sempre vejo essa série por ai, mas nunca desei lê-la...
    Mesmo sempre vendo em promoções e em vários blogs e estantes,
    mas depois da sua resenha, estou realmente tentada a dar uma chance para
    a série.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha pelo menos um pouquinho te influenciado a comprar a série Delmara! Beijos Joi

      Excluir
  14. Eu deixei passar várias e várias promoções do Submarino desses livros porque já vi várias opiniões de que o primeiro é bom, mas os outros vão caindo de qualidade. Mas ainda vou ler o 1 nem que seja pra entender o porquê do 42 e da bendita toalha. kkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia, hehehe a resposta é 42, o que não sabemos é a pergunta! =D Beijos Joi

      Excluir
  15. Oi Joi!
    Que bom que você conseguiu ler o livro mesmo enrolando um pouco no começo! Esse livro é um clássico, leitura obrigatória para entender piadas por aí :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora! Realmente viu, agora concordo com tudo! Sinto me aliviada, acredita?! Beijos Joi

      Excluir
  16. Oii Joi!!

    Vou confessar que não é meu estilo de leitura favorita, já tinha visto outras resenhas, mas nenhuma que tivesse mexido comigo a ponto de querer ler. Mas a sua fez isso, não vou comprar agora porque estou cheia de livros para ler, mas eu já vou adicionar na listinha :)
    Obrigada pela dica

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, pois é este gênero nunca foi meu preferido, mas depois que fui "obrigada" a ler to adorando! Beijos Joi

      Excluir
  17. Oi Joooi!
    aaahh, já li tanto a respeito desse livro que parece que já li sabe?!
    de tanto conversar sobre, saber spoilers, ler a respeitoe tudo mais... já é um queridinho meu! Só tenho que tomar vergonha na cara e lê-lo de fato! hahaha
    mas isso com toda certeza farei em breve! :)
    um toque... acho que tem alguma coisa estranha nessa frase "Confesso que meu primeiro contato com a obra vou tardia". ou eu que não entendi mesmo.

    Um beijo Lara
    meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara tudo bem? Poxa ele é tão curtinho sabe apenas 160 páginas em um dia você termina fácil! Beijos Joi

      Excluir
  18. oi Joi
    adorei a resenha. Sempre tive curiosidade de ler essa série, mas também fico adiando, rs.
    Adoro histórias envolvendo universo e astronomia, rs. E não sabia que o Dia da Toalha era por causa da série! Eu sabia que tinha a ver com uma obra geek, mas não sabia que era essa, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Muita coisa que ouvimos falar por ai Bru esta tudo escrito neste livro! hahaha <3

      Beijos Joi

      Excluir
  19. Oi Joi,
    adorei a tua resenha mas, o livro realmente não faz o meu estilo.
    Já vi muitos comentários positivos e outros tantos negativos mas aquela curiosidade de poder tirar as minhas próprias conclusões nunca apareceu.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Entendo perfeitamente isso, mas quem sabe um dia né?! ^^ Beijos Joi

      Excluir
  20. Essa série do Douglas Adams é simplesmente genial. Nada no mundo consegue chegar aos pés da maneira como ele escreveu esse livro e dos personagens que ele criou. É simplesmente fora de sério!

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Realmente, eu fico viajando sabe nesta sacada que os escritores têm! São coisas signas de gênios MESMO!

      Beijos Joi

      Excluir
  21. Esse livro foi uma indicação de um professor de física pra mim.
    Gostei bastante, mas já faz muito tempo que o li e gostaria de passar por essa experiência novamente!
    Estou seguindo o blog, gostei bastante daqui!
    Beijos.

    O Outro Lado da Raposa/Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa! Vou passar lá também! Beijos Joi e obrigada pela visita viu?!

      Excluir
  22. Oie!
    Certa vez eu comprei a 'trilogia de cinco' no submarino, mas como a compra foi feita em conjunto com meu colega de trabalho, eu nem vi a cor das obras (#bolada). Já cansei de pedir pro moço me dar, mas ele never me devolve T_T *eles seriam tão bem cuidados em casa, mimimi*. Vamos orar para que eu recupere os livros e possa realizar essas leituras maravilhosas ♥
    Eu não conhecia detalhes da história e adorei conhecer um pouco mais sobre esse universo (juro que não usei a palavra 'universo' propositalmente). Vou aguardar as resenhas dos outros livros ;)

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha adorei o comentário! Você precisa urgente dar um jeito de pagar o resgate da sua série! pois valerá cada esforço!

      Beijos Joi

      Excluir
  23. Apesar de ter os 5 livros da coleção ainda não consegui ler, mas estão na minha lista e espero que em breve me anime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que se anime Luísa pois vale muito a pena conhecer esta obra de um cara tão genial! Joi

      Excluir
  24. Hey Joii !!

    Amei a postagem, pelo que li parece ser boa a história,
    vou colocar em minha lista dos que irei ler esse ano.
    Beijos~

    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um clássico Jooy espero que leia mesmo! Beijos Joi

      Excluir
  25. Oi Joi, tudo bem?

    Eu também conheço esse livro por ver algumas tiradas irônicas e nerds dele espalhadas por aí, mas diferente de você, não senti vontade de lê-lo. Contudo, confesso que parte de mim fica curiosa, mesmo com todo esse mistério a trama parece ser inteligente e poética - Não ser porque ele me parece conter vários segredos da vida, rsrs

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah! Ai que esta a genialidade da obra, o livro é mais do que uma história de humor, e uma critica inteligente!

      Você vai amar Pah! Beijos Joi

      Excluir
  26. Oi, Joi, tudo bem?

    Tenho essa série lá em casa, mas ainda não li. Parece ser uma leitura interessante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel tudo ótimo! é super inteligente e interessante, super indico!
      Beijos Joi

      Excluir
  27. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH, AMO ESSE LIVRO ♥ Estou louca para comprar logo o terceiro e ler. Me apaixonei. Amei isso de "42", sei lá, achei bem bacana e esse livro em alguns momentos me fez parar e pensar sobre a vida e alguns pontos que eles destacam e tudo mais. E a resenha está demais.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. AMEI a resenha !!! Me deixou com vontade de ler !!!
    Sempre tive vontade de ler este livro mas nunca tinha certeza se comprava pra ler ou não ... Agora tenho vários motivos pra ler !!! ^^
    Também amei as curiosidades !!! Fui testar na calculadora do Google pra ver se dava certo, rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel tudo bem?
      A série é ótima! E pior que da certo MESMO haha Beijos Joi

      Excluir
  29. Oie, tudo bom?
    Eu não sou uma leitora desse gênero, mas sei que essa série agrada muita gente. Eu quero ler o primeiro livro para matar minha curiosidade e aí decido se vou investir na série.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline querida! Leia sim, te garanto que vai curtir e quem sabe até finaliza-la! Beijos Joi

      Excluir
  30. Adorei a resenha! Eu li todos os livros já e amei! Tem umas tiradas muito legais mesmo, bem louca a história toda... Só o filme achei que deixou um pouco a desejar... Imagina só que quando fomos assistir a moça da bilheteria disse que eles não devolvem o dinheiro do ingresso, pois muitos já haviam pedido... Entramos no cinema e tinha mais dois casais, um desistiu nos primeiros 15 minutos... Hehehehe, devo concordar que o filme, assim como o livro, quem vê/lê tem que ter um senso de humor diferenciado, mas vale a pena! Rende umas boas risadas =)

    CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina tudo bem? Em geral as adaptações (exceção de uma minoria) deixam a desejar, mas o livro é assim mesmo tu tem que pensar lá na frente, e em um filme acredito que tenha ficado difícil de explicar, humor britânico humor britânico...

      Joi

      Excluir
  31. "Mas o principal, para onde quer que você vá e o que quer que você faça não esqueça de pegar seu guia, levar sua toalha e siga o maior dos conselhos NÃO ENTRE EM PÂNICO!" Lacrou a resenha, sensacional! *-* Adorei! Gosto muito dos primeiros volumes dessa série, mas ainda estou na dúvida se leio o sexto livro rs
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aahahaha Tici como sempre fazendo eu abrir aquele sorriso aqui do outro lado da tela! O sexto esta incompleta né...acho que eu leria apenas por curiosidade mesmo, e poder imaginar para onde o Douglas estava viajando antes de falecer =/

      Beijos Joi

      Excluir
  32. Olá Joi!
    Tenho uma amiga que é apaixonada por essa série, ainda não tive a oportunidade de ler e viajar por esse mundo, mas pretendo fazer isso futuramente (e tardiamente também).

    Bjim!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ Tammy cedo ou tarde não deixe de conhece-la!

      Beijos Joi

      Excluir
  33. Oie,
    comecei a ler esta série, mas confesso que achei a história meio sem pé nem cabeça, acho que não era a hora para a leitura rsrsrs
    Vou ler novamente, quem sabe...

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, começa assim mesmo, mas aos poucos as peças se encaixam ^^ nada verdade...nada é explicado no primeiro volume!

      Beijos Joi

      Excluir
  34. Oiii, sinto que preciso ler essa série, mas sabe quando a gente não tem aquela empolgação pra começar? Por isso que sempre vou deixando ela pra tras, mas quero ver se leio hahah
    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia né? assim como este dia chegou para mim, chegara para você também!
      Beijos Joi

      Excluir
  35. Nossa, pode ser coincidência, mas o meu namorado insistiu tanto para vermos o filme, mas acabamos vemos outro... Ele é fã do livro e pelo jeito vou acabar lendo hehehe

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Adoro Guia do Mochileiro das Galáxias. Aliás, toda a série é incrível. Vale a pena ler, reler, ler mais uma vez e por aí em diante. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  37. Oiee ^^
    Nunca li nada desse livro (série), mas não tenho nem um pingo de curiosidade. Essa coisa GEEK é demais pra mim, pelo menos por enquanto *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz Dryh! hahaha nossa o mundo geek faz parte da minha vida desde os meus 16 anos =D

      Joi

      Excluir
  38. Oiee

    Esse livro não muito o gênero que gosto de ler então fiquei receosa ainda mais com o começo lento, mas que bom que você conseguiu gostar da leitura mesmo demorando um pouco mais para ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Andressa, a historia foi evoluindo, para falar a verdade ela sempre esteve ali, eu que demorei para entrar no clima do livro. Mas que bom que consegui entrar no clima, foi sensacional!

      Joi

      Excluir
  39. Oi!
    Gostei muito da sua resenha. Ainda não li nenhum livro da série, mas ainda pretendo ler. Não é um tipo de livro que costumo comprar, porém a sua resenha incentivou-me bastante. Então, vamos ver o que dá... :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, vale super a pena, é bem diferente de tudo que li! Bjs

      Excluir