Resenha: Destino

Título Original: Matched
Autora: Ally Condie
Ano: 2010
Editora: Suma de Letras
Páginas: 240
Compre aqui

Hoje vim falar sobre um livro que me surpreendeu e que foi super prazeroso de ler. Eu amo distopias e primeiramente, fui atraída por isso. Eu sabia que continha um triângulo amoroso na história, mas logo fui sugada por algo bem construído e principalmente muito, mas muito bem narrado pela a autora Ally Condie.

Este é o primeiro volume da trilogia Destino e eu já virei fã absoluta. Não é para menos que os direitos já foram comprados pela Disney. O enredo se mostrou muito mais do que um clichê distópico, me mostrou uma história de luta com nuances poéticas sem igual, fiquei amarrada ao livro do início ao fim e agora vou contar um pouquinho para vocês. Em Destino, conheceremos a vida de Cassia Reyes, narradora da história. Cassia vive com sua família em Oria, uma província controlada pela Sociedade. Esta Sociedade tem uma ordem estabelecida, é quase ditadora e mantem regras duras. Já imaginou ter toda sua vida controlada pelo governo? Ter sua vida traçada da maneira que eles preferem, sem poder ter escolhas? Aqui, o governo escolhe seu futuro esposo baseado em seus genes, escolhe a alimentação que você come, como você deve praticar exercícios, a hora que deve dormir, a carreira que deve seguir, a maneira que deve se divertir em seu tempo "livre" e até a hora exata que se deve morrer.

Você acha que não tem nada aqui porque nós não tentamos resistir. Mas tem palavras em nossas cabeças que ninguém mais conhece. [...] Nós temos coisas de valor, mas vocês nunca vão conseguir encontrar por que nem sabem como procurar.

Apesar de tudo isso, Cassia confia no sistema, pois cresceu tendo como referências sua família, sabendo que estas são as melhores chances para sobreviver e ter um futuro. Pelo menos até completar seus 17 anos de idade, agora que já tem a idade necessária, ela foi incluída no sistema de pares. Este sistema é responsável de unir você a outra pessoa, ou seja, seu futuro esposo, uma pessoa que você nunca viu que pode morar em até outra província. Porém, parece que nossa amiga ganhou na loteria, na noite do seu grande banquete de pares é um rosto familiar que Cassia vê na tela de seleção.

Cassia descobre que seu par será Xander Carrow, seu melhor amigo e confidente. Tudo parece inesperado, mas ela não poderia estar mais feliz com a escolha que a sociedade fez para ela. Cassia tinha um futuro garantido ao lado de uma pessoa que ela aprendeu a amar desde pequena, isso raramente acontecia. Nesta mesma noite, ela ganhou um cartão com dados do seu par (como se isso fosse necessário para eles) e no dia seguinte resolveu conferir os dados no terminal em sua casa, mas o inesperado acontece.

Na tela em vez do rosto de Xander, aparece outro rosto, de outro rapaz. Este rosto é tão familiar quanto. Ky Markham também é um amigo de infância de Cassia. Ky carrega um fardo extra nos ombros, ele tem uma condição desfavorecida em relação aos outros jovens e parece que só ele e Cassia sabem disso. Por este motivo, seu nome nunca poderia ter sido incluído na seleção de pares. Mas por que apareceu na tela de Cassia? Ela teria como escolher?

Penso em como a melhor maneira de voar talvez seja com as mãos cheias de terra, para que a gente nunca se esqueça de onde veio, e de como pode ser difícil caminhar, às vezes.

Eu simplesmente amei esta distopia, a forma que a autora se preocupou em detalhar a maneira que a sociedade funciona e o quão funcional é ela, é incrível. Não temos muito ideia de localidade e tempo, mas pelo que temos até o ponto final de Destino, dá para sentir que muitas informações da parte distópica ainda está por vir, mas eu me senti totalmente ambientada a história, como se eu participasse de tudo.

E o que falar do relacionamento desses personagens? Normalmente, em triângulos amorosos o leitor sempre tende a seguir um #teamfulano ou # teamciclano certo? Mas o que fazer quando os dois personagens em questão são perfeitos? Foi difícil viu e será difícil para Cassia também. Durante o livro, por motivos nada aleatórios, de alguma maneira, Cassia começa a conhecer mais Ky e conhecer mais de seus segredos, o porquê dele tentar não ser visto pela sociedade e preferir sempre viver as sombras dos amigos.

O inevitável acontece e Cassia e Ky indo contra todas as regras de apaixonam, mesmo sem nunca se tocarem, o amor deles vai crescendo pouco a pouco, as certezas que Cassia tinha sobre sua vida e seu futuro se foram e ela já não tem mais segurança de nada. Cassia começa a acordar para outra vida, e percebe como a vida dela e de todos a sua volta são manipuladas pelo governo e para conseguir este amor, ela vai lutar contra esta imposição.

Não me importo de roubar da Sociedade, mas não vou roubar mais nada de Xander. Mesmo se doer, preciso contar. Pois de um jeito ou de outro, não importa a vida que eu construir, ela precisa ser erguida sobre a verdade.

Agora ela quer tudo que é dela por direito (ou deveria ser), não só o poder de escolher seu par, mas também de escolher como deve ou não levar sua vida, e isso é o que a Sociedade mais teme. Agora ela é uma rebelde calada. O crescimento de Cassia durante do livro foi notável e gratificante. Acompanhar ela deixar o conformismo de lado e querer lutar pelas suas escolhas, sua liberdade e seu livre-arbítrio nos promete um envolvimento total com a trama e com os outros personagens.

Será ela capaz de aguentar toda esta pressão, deixar para trás uma vida perfeita e ir em busca dos seus desejos, indo contra tudo que ela sempre acreditou? Será assim tão verdadeiro este amor? Mesmo sabendo que, indiretamente, foi a sociedade que mostrou o rosto de Ky para ela? E Xander onde fica no meio de tudo isso? É isso que vamos descobrir na trilogia que eu amei com todas as letras. Destino é um livro regado de luta, poesia e romance sem ser nada meloso, é incrível como você consegue sentir na pele toda a opressão que esta população sente e como todos estão impotentes e submissos a ele. Esta população clama por um grito de liberdade pois sem escolhas estão todos presos por esta ilusão. A mensagem? Sempre questionem!
Confiram aqui, o booktrailer do livro.

66 comentários

  1. Oi Joi!
    Eu já vi essa trilogia em muitos lugares apenas pela capa mas nunca cheguei a ler a resenha nem mesmo a sinopse. Mas agora que li achei bem interessante.
    Observando as capas ela tem um jeito de distopia, mas não imaginava que seria dessa amplitude, tão forte.
    Fiquei animada para lê-la, de verdade. E não muito distante, me lembrei no momento de outra distopia que amei muito e que eu recomendo bastante: Feios, de Scott Westerfield.
    Abraços! LivreMente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o primeiro livro aqui Diva! Só não consegui aquele estimulo para ler hehehe

      Beijos Joi

      Excluir
  2. Oi Joi, tudo bem?

    Confesso que eu não dava nada por esse livro, mas até que lendo a sua resenha eu fiquei surpreendida. Não imaginei que fosse uma distopia. ADORO distopias. E preciso admitir que a capa do livro me chamou a atenção!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel eu também não dava nada, mas olha me surpreendi com a autora! Louca para ler os próximos! Beijos Joi

      Excluir
  3. Oi Joi. Muito boa a resenha.
    Desvenda a sociedade. Torna-a visível aos olhos.
    Livro para lista dos que preciso ler.

    Obrigado pela dica.
    Beijos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel tudo bem? Leia sim tenho certeza que vai curtir, em termos de distopias ela não deixa nada a desejar! Joi

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas gosto de distopia então fiquei bem curiosa, bjs ♥

    http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii, Joi! Eu já li "Destino", mas já tem muito tempo, então n lembro bem mais da história. Sei que não curti a protagonista e que eu torcia para o Ky e que teve algo no final que me desagradou a ponto de eu n procurar as continuações. Mas fico feliz que vc tenha gostado, depois me conta se os próximos volumes são legais! Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh vou contar sim Tici, mas vou ficar torcendo que tu volte a leitura vale a pena, quem sabe você não leu em um momento errado? Beijos Joi

      Excluir
  6. Li Destino séculos atrás *exagerada*, mas lembro que gostei, apenas. Não achei tudoo aquilo, mas não me chamou atenção a ponto de continuar, tanto que até hoje não terminei a série. hahaha
    Claro que pretendo terminar, só não sei quando. :/
    bjs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que pena Dessa mas quem sabe não volta heim? eu adorei! Joi

      Excluir
  7. Hey Joi, eu estava quase comprando a trilogia que direto vejo por preços ótimos, porém acabei desistindo por falta de conhecimento, mas agora com sua resenha me animei de novo;
    Resenha maravilhosa


    Beijos~
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o/ que bom xará espero que leia! eu adorei e muitooooo Joi

      Excluir
  8. Oi Joi!
    Tenho esse livro aqui faz muito tempo e ainda não li, acredita? Adoro distopia e não imaginava que ele é tão bom!

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh então quando puder leia Bia, é muito bom! Joi

      Excluir
  9. Eu já ouvi falar dessa trilogia, mas não muito bem. Tenho alguns amigos que leram mas acabaram não gostando. Não sei se o enredo me agradaria, mas é uma série que eu quero dar uma chance.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê esta chance Débora! eu adorei, em termos de distopia ela é incrível! Uma ótima critica! Beijos Joi

      Excluir
  10. Olááá!
    já tinha visto esse livro por ai... mas não tinha parado para ler muito a respeito!
    sua resenha, super empolgada e mostrando o quaaanto curtiu me fez anotar o nome aqui! E quem sabe conferir em um futuro róximo! AINDA MAIS sabendo que a disney já comprou os direitos! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é acho que esta adaptação promete heim? o que posso adiantar é que estes dois meninos são PERFEITOS. Beijos Joi

      Excluir
  11. Oi Joi, tudo bem???
    Nossa!!!!!! Você me pegou de jeito com sua resenha!!!!!!! Texto super bem inscrito, suas palavras cheias de emoção me conquistaram. Eu adorei esse enredo, e de cara, não sei porque, escolhi Ky, quando você falou que o nome dele apareceu ali, ao invés do amigo, eu pensei: é esse!!!!!!! O amigo seria a escolha mais fácil, mais segura, isso não tem nada a ver com amor!!!!
    Dica super anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahah concordo com você plenamente Cila! é estes topos de questionamento que Cassia faz ao decorrer da história! Beijos Joi

      Excluir
  12. Oi Joy ! Também li esse livro este ano, e até que gostei. Concordo com você quando diz que o universo distópico foi muito bem descrito e de fato, foi. A autora não deixou nem um pontinho solto sequer, e isso foi uma coisa que eu adorei. Porém esse não foi um livro 100% pra mim porque eu senti falta de uma coisa: ação. Pro meu gosto pessoal, achei a narrativa um pouco monótona e eu li meio que me arrastando porque sentia falta de uma movimentação. Ainda to esperando um pouco mais do próximo volume da série que eu pretendo ler em breve. Espero logo ver sua resenha de Travessia *-* Beijos,

    - bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia eu até entendi viu esta falta de ação! A sociedade é tão manipulado que nem isso as pessoas podem fazer, não existe liberdade.
      Joi

      Excluir
  13. Oi Joy, não tinha ouvido falar ainda. Mas gostei do enredo e principalmente dos trechos que você citou!
    Beijinhos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  14. Oi Joice, tudo bem??
    Olha, ganhei três livros da série recentemente (não sei se é um trilogia ou se tem mais algum livro) e estou louca para ler. Ouvi gente falando muito bem do livro, assim como você, e algumas pessoas achando mais ou menos.. Então estou curiosa para ler e tirar minhas próprias conclusões, rs.
    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma trilogia Thati! Bem... eu amei! Estou louca pelos próximos!
      Beijos Joi

      Excluir
  15. Oi Joi!
    Fico com preguiça de ler essa serie!
    Adorei a dica, mesmo assim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiinn Rizia deixa de preguiça mulher! hahaha se der uma chance vai valer a pena! Joi

      Excluir
  16. Oi Joi =)

    Nossa, é tão bom quando um livro nos surpreende, não é mesmo!?
    "Destino" é um livro que está parado na estante há muito tempo e pretendia ler... um dia. Amo distopias e esta série não era muito bem falada na época então eu meio que desanimei. Mas como você, sendo fã do gênero, pq ainda não li? Vendo sua empolgação me animei em ler. Quem sabe eu acabe amando igual você. Obrigada pela dica =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livy querida! Realmente é o melhor desse vício viu! Espero que leia em breve! Beijos Joi

      Excluir
  17. Pra começar, essa capa linda, né? Parece realmente muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei simples mas tudo a ver com o enredo! Eu amei!
      Beijos Joi

      Excluir
  18. Ok Joi, eu sou de outro planeta.
    Fui o único que não gosto? Poxa, não suportei a narrativa não andante e muitas vezes cheia de mimis, bom, é a vida né?
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa mimimi? to desconfiando que tu é do contra mesmo, mas gostos são gostos não adianta! eu achei a Cassia bem resolvida!
      Joi

      Excluir
  19. Oi Joi te bem??
    Adoro distopias e essa ta na minha wishlist.. Mas tenho um pe atras poiis vi varias resenhas negativas..
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, gosto é gosto não adianta, mas como uma grande fã de distopias eu amei! Beijos Joi

      Excluir
  20. Olá Joi, por onde eu andei que não li esses livros ainda???
    Já havia visto eles por ai, até quase comprei uma vez, mas acabei desistindo por
    não ter lido nada muito significativo a respeito deles, agora no entanto estou sem entender porque esses livros não são mais falados, vou tentar adquirir a trilogia assim que sair do vermelho hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei sem saber nada Delmara e me surpreendi! Espero que goste também! Joi

      Excluir
  21. Faz um tempo que estou querendo ler esse livro mais ainda não tive a oportunidade.. Adorei a resenha, o que me deu uma vontade de ler, porque já li algumas resenhas negativas sobre ele ):
    Mas dar vou uma chance hahha
    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns bons livros mesclam opinioes negativas e positivas, bem eu estou ao lado do time +
      hahahah Beijos Joi

      Excluir
  22. Oi Joi!
    Ainda hoje vi essa trilogia em promoção na submarino, quase comprei, mas lembrei que tenho muitos livro intocados para ler... rsrsr
    Amei sua resenha!!

    Bjooo
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei por lá Juh e não me arrependo em nada! Beijos Joi

      Excluir
  23. Oi, Flor! Tudo bom?
    Já faz um tempo que a saga está na minha lista e quase comprei o primeiro livro, mas não sabia qual era, não sei nem dizer se é esse, e o pessoal que trabalha em livraria, já viu né? As vezes e uma má vontade..
    Meu Deus, como as pessoas puderam se submeter a isso? Deixa um governo até mesmo dizer o que você deve comer! Casar "tudo bem" as mulheres passam por isso a muito tempo, mas acho que ficaria mais do revoltada em viver num lugar assim..
    Mas que rolou ela entrou, não é mesmo? E ela não fez nada! Já estou confusa aqui, tentando entender o que vai acontecer, se ela pode escolher e se sim, quem vai ser? E se eles souberem e a pressionarem para escolher? Minha cabeça já está fervilhando com possibilidades e opiniões! Preciso desse livro pra ontem, ai ai!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fe são muitas possibilidades rolando e o segundo livro da série promete! Leia!
      Beijos Joi

      Excluir
  24. Ai, o que eu farei com tantos livros desejados? Sério :O
    Tenho interesse nesse livro desde seu lançamento, mas como acabo nunca achando em livrarias, acabo deixando de lado. Mas quero muito lê-lo.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia no Submarino esta sempre em promoção é uma boa chance de conhecer um livro incrível! Joi

      Excluir
  25. Oi, Joi!
    Adoro distopias, então já fiquei interessada! Fiquei feliz também ao constatar que, apesar do triângulo amoroso, você não achou a leitura melosa. A capa também conversa bastante com a temática, bem legal!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri é por que não tem nada de meloso, é até angustiante pois os personagens não podem se tocar! Leia você vai amar! Beijos Joi

      Excluir
  26. Oie! Nossa já ouvi muitos falarem muito bem desse livro! Espero ler ele em breve!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/seis-anos-depois.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/a-vivencia-de-clarisse.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  27. Oiee ^^
    Já faz um bom tempo desde que eu li esse livro, e gostei muito, mas o segundo me decepcionou um pouco. Estou enrolando para ler o terceiro, pois ODEIO finalizar séries e trilogias *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha te entendo Dryh faço isso direto, espero gostar do segundo!
      Joi

      Excluir
  28. Oláa Joi!
    Eu sempre ouvi falar muito bem dessa trilogia, ainda mais que eu AMO distopias. Realmente fiquei muito curiosa e espero ter uma oportunidade de lê-la em breve!
    Beeijos

    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que consiga Kétrin! é ótimo! Beijos Joi

      Excluir
  29. Parabéns pelas resenhas Joi, vc escreve muito bem!

    Você me convidou e eu vim conhecer seu cantinho e ocupar uma vaga nos amigos que te acompanham por aqui...beijos e seja sempre bem vinda ao De tudo um pouco.

    De Tudo Um Pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain que bom fico muito feliz em ler isso! Volte sempre! Beijos Joi

      Excluir
  30. Eu curti muito as capas dessa trilogia, mas nunca nem soube sobre o que era. Parece interessante, mas a autora explica o por que da sociedade ter ficado desse jeito? Bateu a curiosidade.
    No mais, parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, explica sim e é bem crítico isso viu?! Espero que leia. Joi

      Excluir
  31. Ai, Joi! Sou apaixonada por esse livro! Foi um dos primeiros que resenhei no blog. É o tipo de distopia que conseguiu se aprofundar nos sentimentos dos personagens muito mais do que a mudança social que é tão difícil provocar, ou até mesmo impossível se formos pensar em uma proporção maior. Quero dizer, há muito que está além da nossa capacidade, mas chega um momento que isso não importa... O que importa é vivermos a verdade, conhecermos o terreno onde pisamos e sabermos que não estamos mentindo para nós mesmos. Acho que é sobre isso que Destino fala, sabe? (rs)
    Ameeeei sua resenha, como sempre! Espero que você goste de Travessia também.
    Beijos!!!!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnn Fran fico feliz que tenha gostado assim como eu! tenho certeza que vou amar o próximo!
      <3
      Joi

      Excluir
  32. Oi Joi!

    Eu já coloquei os livros dessa série no carrinho online tantas vezes que perdi a conta, mas nunca cheguei a comprar! Uma pena, porque agora estou interessada hahahaha

    Parece que é uma distopia diferente, e eu estou um pouco enjoada do genero, confesso, mas a premissa é interessante, e o fato de ter sido citado como distopia poética, hmmm, gostei =P
    Vou deixar pra ler quando descansar um pouco das distopias, aí compro logo os 3 lançados!

    Adorei a resenha!!

    Beijooo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caah ahhh a proximo vez que coloca-lo no carrinho não tire é muito bom, e é bem poético sim, poisnesta sociedade nem a expressão em palavras é permitida, apenas são liberados 100 escritos APENAS isso há anos!

      Joi

      Excluir
  33. Oi, Joi, tudo bem?
    Eu vi esse livro no Submarino, mas confesso que subestimei-o, pois parece ser muito bom. Além disso, AMO distopias *-*
    Vou tentar dar uma chance pra este livro no próximo mês. (Se possível - $$ hehe, pois já tem muitos na lista).
    Beijos <3

    ResponderExcluir