Foi uma grata surpresa receber um e-mail da autora Rosana Prieto com o convite de resenhar sua seleção de contos Encontro & Desencontros. Imediatamente aceitei o convite e não imaginava o que logo chegaria em minhas mãos.
Primeiramente, me surpreendi com a qualidade do livro, muito bem impresso, páginas amarelas de fácil leitura, logicamente que a escrita da autora contribui e muito. Rosana selecionou nove dos seus contos ecléticos para o seu primeiro livro e posso afirmar que todos são um misto de sentimentos, fui pega de surpresa e ao final todos me arrebataram.
O livro é curtinho apenas 40 páginas mas cada conto te toca e se aprofunda de uma maneira diferente e única. Em sua seleção a autora aborda muitos sentimentos como amor, medo, sofrimento, perda, desejos, angustias e horror, por vezes retrata o autoconhecimento do ser humano em suas dificuldades.
Não vou falar de todos os contos mas dois deles foram que mais chamaram minha atenção e os que mais me fizeram refletir, entre eles A Música e a A Vida. O primeiro, conta a história de um jovem que acabou se apaixonando por uma mulher pianista, ao passar todos os dias na frente de sua casa.

Dias melhores e piores sempre chegam, mas o mais importante é não desistir de crer na humanidade, na beleza e na música, porque disso há a grande inspiração para fazer as coisas mais simples.

O segundo retrata a vida de um livro nos tempos de hoje, na era da tecnologia, e de como as pessoas tratam e destratam os livros atualmente, como eles ficam parados em suas prateleiras acumulando pó sem que nenhuma mão volte a folheá-los. Um verdadeiro tributo a literatura.

A vida é nascer e não nos lembrarmos de nada. Somos um papel em branco. Cada um escreve o seu próprio destino. Quando nascemos, temos que fazer um bom ou mal papel na sociedade. A Vida, página 21

Ao final, temos o conto Eu Queria a “Tippy” onde a autora conta um pouco da sua história quando pequena, quando queria a boneca Tippy e não podia ter. Foi impossível não lembrar de minha mãe. Minha mãe também teve uma infância pobre. Ela nunca teve a chance de ter a boneca que quis, nem a mais nova, nem a mais bonita, isso fez com que hoje, ela ame muito bonecas e não é à toa que tem uma coleção particular em sua casa.
Mas voltando ao conto, Eu Queria a “Tippy” acabou tendo seu reconhecimento merecido e acabou virando o conto premiado da seleção, ganhador do Prêmio Especial Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa, patrocinado pela Unesco, em Quito – Equador. Senti muito veracidade em todos os contos da autora e os mesmos mostram que não estamos muito longe da realidade apresentada em Encontros & Desencontros, os contos são reais e tocantes, realmente falam no coração de quem lê! É uma pena que sejam apenas nove. Dito tudo isso é prazeroso demais saber que a autora Rosana acaba de ganhar uma nova fã!

  • Encontros & Desencontros
  • Autor: R. Prieto
  • Ano: 2014
  • Editora: All Print
  • Páginas: 40

rela
ciona
dos