The Leftovers - 1º Temporada | Crítica

Criado por: Damon Lindelof, Tom Perrotta
Com: Justin Theroux, Amy Brenneman, Liv Tyler
Gênero: Drama
Duração: 10 episódios - 55 minutos
Lançamento: 2014

Não poderia ter resenha mais apropriada para este dia de hoje. Já imaginou ter familiares, amigos e conhecidos desaparecidos de uma hora para outra em um fatídico dia, sem qualquer explicação? Já imaginou presenciar eles sumirem diante dos seus olhos? Há 3 anos a população mundial tenta entender o que aconteceu no dia 14 de outubro. Dois por cento da população simplesmente desapareceu, sem deixar qualquer tipo de rastro, não existe um padrão, dentre os desaparecidos estão jovens, crianças e idosos. 

É na cidade Mapleton, Nova York que conheceremos a família Garvey, que sofre as consequências desses desaparecimentos, mesmo que sua família tenha saído "ilesa" do acontecido. Juntamente a eles, vamos acompanhar como a sociedade está, os ditos leftovers, ou seja, os deixados para trás. Vamos descobrir de que maneira a população vem se recuperando ou não e de que forma poderão se reencaixar, mesmo que a dor esteja latente por ali. Tudo mudou para esta população, nada mais será como antes, os costumes se acabaram. Até o catolicismo foi extinto. A sociedade foi quebrada, e sua fé foi à ruína naquele mesmo dia, aquilo que os mantinha em pé. Diante um fato tão devastador como reconstruir suas vidas? 

Kevin Garvey (Justin Theroux) é o chefe de polícia da cidade, e tenta manter a ordem e a esperança para esta população traumatizada. O que parece ser uma missão impossível, pois Kevin não consegue proteger sua própria família, que aos poucos parece desmoronar. Seu filho Tommy (Chris Zylka) larga a faculdade para seguir um profeta em busca de explicações. Jill (Margaret Qualley) sua filha mais nova, não é mais a mesma garotinha que no meio de todo este conflito tenta se reajustar. Tudo piora quando sua mãe Laurie (Amy Brenneman) resolve abandonar sua família para se unir a um grupo religioso chamado os Culpados Remanescente, que tem um único propósito, lembrar a população do que aconteceu naquele dia, manipulando emoções, alertando-os de que não é possível seguir em frente.



No meio da trama somos apresentados também para Nora Durst (Carrie Coon), uma lenda. Nora perdeu seus dois filhos e seu marido e a forma que ela encontrou para seguir é algo! Nora te levará a extremos emocionais sem dúvida alguma. Ela te desafia a se questionar com seus dilemas e para mim ela é umas das personagens mais fortes da série juntamente com Patti, (Ann Dowd) líder dos CR.

Leftovers não é uma série para todos os gostos e se você espera ter todas as explicações na primeira temporada pode tirar todas estas expectativas da cabeça (não poderíamos esperar menos de Damon Lindelof né?!). A série definitivamente foca nas pessoas, além ser uma leve crítica a sociedade, a série fala mais sobre a "morte" e a aceitação dela, já que a dor é sempre pior para quem fica para trás, certo? Claro que eu não poderia deixar de comentar também a trilha sonora incrível da série, que conta com duas músicas de peso, como a introdutória Retrogade de James Blake e a majestosa Nothing Else Matters instrumental do Metallica, executada pelo grupo Apocalypitca. Pode ser melhor?



Com um enredo inteligente, complexo e misterioso (Oi, Damon de novo!) a série faz seu papel com maestria, mesmo que tenha um ritmo lento no começo, de forma alguma deixa a história estafante. Nós telespectadores, somos obrigados a pensar e refletir sobre vários acontecimentos da vida, e nos mostra o quanto não estamos preparados para certas situações, mesmo tão bem evoluídos. Aliás, isso é uma abordagem notória na série, a forma que algumas pessoas resolveram lidar com esta situação é revoltante, enquanto de um lado temos aqueles que lutam para seguir e se agarram a outros propósitos, do outro temos aqueles que não permitem que isso aconteça efetivamente. No meio disso, também existem aqueles que simplesmente desistem, por serem apenas covardes demais.

A série é baseada no livro bestseller homônimo de Tom Perrota. Para aqueles que curtiram tanto quanto eu, podem comemorar, em agosto a série foi renovada para sua segunda temporada. Concluindo, eu super indico esta dramática série para quem curte uma vibe mais complexa e reflexiva, aqui solidão, perdas e aceitação se colidem com as diferenças de cada indivíduo, te levando aos poucos para uma relação de tempo-espaço impossível de sair, até que você assista o último capítulo.

Por fim deixo a pergunta, se você perdesse sem explicação alguma, a pessoa que mais ama, você aceitaria? 

Assista o primeiro episódio AQUI.

49 comentários

  1. Olá Joi!!!!
    Gostei bastante de seus comentários sobre a série. Eu não a conhecia, até agora, mas gostei muito do que li e vou procurar pra ver se consigo assistir aos primeiros episódios.

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro capitulo está ali no post Fer, veja sim! Beijos Joi

      Excluir
  2. Oi Joi,
    Adoro essa série, li o livro em Janeiro do ano passado e também se tornou um dos meus favoritos... inclusive estou sorteando ele lá no meu blog, caso esteja interessada...
    Grande abraço!!!
    Leitor Antissocial

    PS: Incrivelmente oportuno postar sobre a série hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rudi, vou a intensão mesmo hahhaa

      Vou ir no seu blog, quero muito ler o livro! Bjs Joi

      Excluir
  3. Oi Joi, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar nos livros que inspiraram a série, mas infelizmente não conseguir concluir a leitura do primeiro à época. Mas achei interessante seu comentário sobre a série, e vou baixar o piloto pra saber mais a respeito. Ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda o piloto já está na resenha, da uma olhadinha ^^ Beijos! Espero que consiga retomar sim a leitura. Joi

      Excluir
  4. Oi!
    Não conhecia essa série.
    Não posso imaginar como seria ter que lhe dar com o desaparecimento mistérioso de muitas pessoas.
    Gostei muito da premissa da série.
    Vou deixar a dica anotada aqui.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma olhada sim Eliana é bem intensa a série. Joi

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a série,
    não sei se assistiria,
    mas, é sempre bom conhecer novas séries.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda tudo ótimo! é sim se quiser conhecer o piloto está no post, acho que vale a pena! Joi

      Excluir
  6. Eu gosto dessa série, mais não posso negar que fiquei um pouco confusa em vários episódios, mais aquele final me deixou curiosa para conferir a 2 temporada e agora tem que esperar.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que está ai o grande ápice da série, te deixar confusa assim como os personagens! Joi

      Excluir
  7. Oi Joi, tudo bem?

    A premissa é bem interessante e, se não me engano, vi algo parecido no cinema quando fui assistir Garota Exemplar =P Mas ando tão sem tempo para séries... ='(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei muito curioso com essa série quando vi o trailer dela. Que bom saber que ela é mesmo legal =D
    Pena que vou ter que esperar um pouco até poder assisti-la, mas já está na lista.

    Quanto à sua pergunta, aceitar não aceitaria não. Mas o que exatamente eu faria, não faço ideia, hehe.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe pois é o bom que ao longo da série tu muda de opniao várias vezes sobre esta pergunta Thiago!
      Joi

      Excluir
  9. Oi, Joi. Tudo bem?
    Se só de ler a resenha, nós já paramos para refletir, imagina então assistindo a série.
    Faz tempo que não paro para acompanhar uma série e essa, com esse suspense, conseguiu me deixar curiosa.
    Justin Theroux é o noivo da Jennifer Aniston né? Eu nunca assisti nada com ele, vamos ver se eu gosto.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a resenha passou está impressão! Não me lembrava desta informação viu, Aniston é uma mulher de sorte pois ele é lindo! Joi

      Excluir
  10. Primeira vez que leio comentários sobre a série, eu já até havia me interessado em assistir depois de ler a sinopse, mas acabei deixando, e tal. Tantas séries para ver, né? ):
    Mas, depois de ler aqui, nossa! Porque não comecei logo?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te pergunto o mesmo Dessa! é incrível, veja sim! Joi

      Excluir
  11. Sou uma pessoa extremamente complicada para séries, mas quem sabe nas férias, quando vou estar com tempo livre? Com certeza, tentarei lembrar: Leftovers. Espero que tenha muito mistério!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem sim Clara, mas na primeira temporada pouca coisa é explicada! Bjs

      Excluir
  12. Hey Joi, tudo joia?
    Adoro ver suas postagem sobre seriados e filmes, você nos apresenta algo que me deixa totalmente curiosa para ver, e nos esclarece todas as dúvidas que aparecem de acordo com o que vai conhecendo, vou aproveitar que logo logo começo a ter um tempo livre para ver,

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Joi, é exatamente esta a intensão! Beijos Joi

      Excluir
  13. Nossa, não conhecia, mas já me deixou intrigada. Lendo a sua resenha me veio já tanta coisa pela minha cabeça... tenho que ler e assistir logo! Adorei a dica, miga!

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Joi =)

    Já vi esta série passando na tv, mas confesso que não havia me interessado.
    Agora, vendo sua crítica, talvez eu dê uma chance, pois adoro dramas e quando a história foca no lado humano, nos personagens.

    Dica anotada =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livy! Eu adoro livros, filmes e séries que abordam este comportamento humano, é bem próximo do real.

      Joi

      Excluir
  15. Oi!
    Ja ouvi falar sobre a série antes e vi opiniões bastante controvérsias, muita gente não passou do piloto :/. Ainda assim quero assistir, tem um enredo muito bom.
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O piloto está disponível na resenha, veja e tire suas conclusões! Bjs

      Excluir
  16. Oii Joi, que bom saber que essa série é boa, pois esses tempos vi passando na tv e fiquei meio receosa de assistir... De vez em quando, é bom um draminha, né? haha
    Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess, se tu pegar um episodio aleatório assim fica bem difícil de acompanhar, te aconselho começar pelo primeiro mesmo! Joi

      Excluir
  17. Oi Joi, tudo bem?
    Concordo muito com o que disse: a morte é pior para quem fica. É difícil superar uma perda, cada um reage de uma forma diferente. Imagine essas pessoas sem seus familiares, querendo culpar alguém, tendo que conviver com uma família que ficou intacta?? Acho que essa família irá sofrer muito com isso, eu se fosse eles, me mudaria.
    Parece ser muito boa, vou anotar a dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Cila é bem complicado, mas ao longo do filme tu entende mais os motivos de cada um, eu mais do que recomendo! Joi

      Excluir
  18. Esse seriado parece ser bem bacana, porém não me interessei muito por ele. A verdade é que estou sem tempo para assistir qualquer coisa!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Inês, muita gente sobre disso =/ hehehe Joi

      Excluir
  19. Uma curiosidade, seu nome pronunciado em inglês fica: Joy, que significa alegria.. Que é o sempre sinto quando venho ler seus posts! haha ;*
    Devaneios aparte, assisti ao trailer dessa série e achei ela "mamilos" hahahaha
    Muito legal cara, agora que estou mais livre das provas na faculdade vou começar a assistir. Baixei um programa que parece o netflix, mas é de grátis, chama Popcorn Time, lá tem várias séries com perfeita qualidade e legenda em português, vou procurar lá!

    Beijos Joi! ;*
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhaa fico feliz Rai, é bem isso que pretendo ao escrever cada uma! Eu vijo muita série no Netflix, mas como assinto Sky tenho os canais da HBO liberado tbm!
      Bjs

      Excluir
  20. Desconhecia por completo essa série, mas gostei bastante da premissa incomum. Acho que assistiria sim.
    Adoro séries que focam nas pessoas em si, mostrando suas reações e medos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  21. Oi Joi! Tudo bom? :)

    Eu estou bastante curioso quanto a essa história!
    Quero ler o livro primeiro, depois vou ver se assisto a série :)

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero agora ler o livro Gabriel, espero fazer em breve! Bjs Joi

      Excluir
  22. Oi Joi tudo bem?

    Adoro a série, mas ainda não terminei a temporada, surgiram novas séries e fui ver os pilotos e tudo o mais mas os eps que eu vi de leftovers eu gostei muito, é realmente bem legal como eles exploram o psicologico dos personagens pós acontecimentos! Eu só tenho vontade de dar uns tapas naquelas pessoas de branco. Argh hahahaha

    Beijos!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nenhum livro desse autor.. mas é bem comentado...

    agora q o livro virou série, eu definitivamente vou acompanhar!

    http://www.everylittlebook.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Série americana com apenas duas temporadas, conquistou a atenção do público. A <a href="http://www.hbomax.tv/the-leftovers-2/ >segunda temporada</a> seguro caracterizada por esse mistério que esconde Histria, sabendo a razão pela qual desapareceram 140 milhões de pessoas, do nada.

    ResponderExcluir
  25. A segunda temporada da série irá introduzir novos personagens, como a importante família Murphy. Lindelof sempre afirmou que gostaria que essa família fosse interpretada por atores negros e explicou a decisão.

    ResponderExcluir
  26. Para mim, eu gostei da série e espero la segunda temporada é tão bom quanto o primeiro.

    ResponderExcluir