Eu sou uma grande fã do gênero, suspense – terror – horror, sempre fui. Desde filmes, livros, seriados…tudo! E nessa semana de Halloween, fiquei bem indecisa sobre quais filmes/livros eu iria resenhar, é que são tantas paixões! Por fim, decidi que este clássico dos filmes de terror merecia aparecer por aqui. Me espanto com a quantidade de pessoas que nunca assistiram ao “O Iluminado”. Claro que muitas pessoas não curtem o gênero, OK, mas muitas pessoas que curtem, também não o assistiram.  Pois bem, vou iniciar dando pinceladas sobre a história, e depois conto algumas curiosidades.

O filme começa, com os donos do Hotel Overlook convidando Jack Torrence (Jack Nicholson) para passar a temporada de inverno como caseiro. Ele deveria mudar-se com toda a sua família para lá, porém, ciente de que “coisas estranhas” já foram relatadas por lá. E uma vez que o inverno chegar, o contato com o mundo exterior ficaria extremamente complicado, já que  o fictício hotel, fica no isolado rochedo do Colorado.Jack é um aspirante a escritor, e alcoólatra em recuperação (no passado acidentalmente quebrou o braço do seu filho de 5 anos Danny (Danny Lloyd) e perdeu o emprego de professor), e aceita a proposta… O que poderia dar errado? Tudo que ele deveria fazer era cuidar do lugar, teria muita paz e silêncio na vastidão do local, e assim escrever muito. Desta forma, Jack, Wendy Torrance (Shelley Duvall) e Danny, partem para sua nova residência.

Danny é um menino quieto e tranquilo que esconde um terrível segredo dos pais. Ele tem a habilidade ler mentes e ter premonições. No hotel, ele conhece o chefe de cozinha Dick Hallorann (Scatman Crothers), que também tem habilidades psíquicas, e surpreende Danny convidado-o para tomar um sorvete.. telepaticamente! Dick avisa Danny que coisas ruins podem acontecer no hotel, e que ele deve ser cuidadoso. Após isso, a família Torrance inicia, sozinha, sua longa e solitária, jornada pelo rigoroso inverno nas montanhas.
No início, tudo corre bem para a família, Jack está evoluindo na escrita, Wendy está feliz com a quantidade de comida disponível na dispensa… mas aos poucos o pequeno Danny, começa aperceber os horrores que aconteceram no hotel no passado, e não consegue mais ter paz. O espírito de do antigo zelador (Delbert Grady) ainda ronda pelos corredores do hotel, após todas as atrocidades que ele cometeu. Não se contentando em atormentar apenas Danny, o espírito passa para Jack. Contudo, Jack já tem um passado em que ele próprio fez coisas ruins, e a maneira com que o espírito consegue atingi-lo é muito diferente do que com Danny. Jack simplesmente perde todo o controle e passa a atormentar a sua família.

Não vou contar mais nada da história, pois não teria graça, sei que muitos ainda não viram! Mas tem alguns pontos que eu quero destacar. A atuação de Jack é simplesmente… não sei nem que palavras escrever, mas usem as que considerarem de maior poder de elogio! O cara é demais gente! A evolução do personagem é algo incrível de se ver.A atuação do Danny também é notável. Ele faz caras de pavor bem convincentes! Igualmente as gêmeas macabras. A história é baseada no best-seller de Stephen King e foi lançado em 1977. Stanley Kubrick, diretor do filme, ligava no meio da noite para o Stephen, para fazer perguntas filosóficas do tipo “Você acredita em Deus?”. Os donos do hotel onde o filme foi gravado, pediu para que o número do quarto fosse mudado no filme, de 217 para 237, pois nenhum cliente iria querer esse quarto após o filme (coisas bem tensas acontecem nesse quarto). E por fim, quando Jack estava falando com o “espírito” eles colocavam um espelho para ajudar nas gravações.

Pois bem! Quem ainda não curtiu esse filme/livro, espero que aproveitem essa época macabra do ano para assistirem. É um clássico tanto do cinema, como da literatura, que merece ser repassada! Ah…assistam acompanhados, só por precaução!
XO,
Scary Halloween!

  • The Shining
  • Lançamento: 1980
  • Com: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
  • Gênero: Suspense, Terror
  • Direção: Stanley Kubrick

rela
ciona
dos