Projeções de pequenas situações ilusórias são colocadas em nossas mentes durante o sono, às vezes como forma de expressar os nossos desejos, nossa personalidade e até nossas atitudes, isso são os sonhos.
Já imaginou abrir a porta de sua casa e se deparar literalmente, com o homem ou a mulher dos seus sonhos? E se além disso descobrisse que ele/ela tinha vindo por um conduto de outro plano de existência chamado Crepúsculo. Lugar que se situa entre o sono e o real onde toda pessoa vai, após adormecer e onde tudo é possível.
É neste mundo que somos inseridos ao lado de Lyssa Bates, uma veterinária, com sérios problemas para dormir. Desde pequena Lyssa não sonha, já acorda cansada, como se uma noite de sono nunca fosse o suficiente. A segurança do Crepúsculo é mantida pela presença dos Guardiões dos Sonhos, responsáveis por manter longe os pesadelos e a salvo os sonhos dos Sonhadores.
Os Sonhadores recebem a cada noite um guardião, para sua proteção e satisfação. Por ser seu sonho, o guardião pode assumir o corpo e aparência que a pessoa desejar, pois ali os Sonhadores podem sonhar propriamente falando, viver o que sempre desejaram e cabe aos guardiões realizar isso. Aidan Cross é um respeitado capitão dos Guardiões da Elite, e foi designado para Lyssa, a Sonhadora que a tempos não permite que nenhum guardião se aproximasse, ela estava cansada das mentiras de seus visitantes, e se negava a sonhar. Ao encontrá-la, Aidan nota algo diferente.

– E todos os mitos e lendas não são baseadas em um mínimo de verdade?

Lyssa pode controlar seus sonhos, ou seja, é uma sonhadora consciente e ainda podia ver Aidan como ele realmente era, sua verdadeira aparência. O problema que os “sintomas” disso era visto como um risco para o seu povo. Lyssa poderia ser a “Chave”, a sonhadora capaz de ver no Crepúsculo, e de colocar um fim na sua existência. Sua missão era encontrá-la e destruí-la. Mas o modo como Lyssa confia em Aidan, faz com que ele fique incapaz de realizar a “simples” tarefa. Aidan ficou completamente apaixonada por Lyssa, ela é a mulher que ele procurou por toda sua vida, em séculos de existência. Pela primeira vez em vida, poderia ser ele mesmo, assim como Lyssa também encontrará ao seu lado, toda a paz que ela precisava em anos de exaustão.
Num dilema sufocante Aidan, começa a questionar todos os ensinamentos que teve, e passou a duvidar da veracidade de alguns fatos. A Chave revelaria muito mais, algo que os Anciões do seu povo não queriam que fosse revelado. Mas por qual motivo? Ele não mediria esforços para salvá-la, se fosse necessário, ele abandonaria seu plano e partiria em busca de sua amada e ambos lutariam por um propósito, o amor devastador que cresceu em sonhos e se materializaria em algo real.

– Você a esqueceria, se pudesse? – Não – Aidan sorriu pesarosamente – É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado.

Prazeres da Noite, primeiro volume da duologia Guardiões dos Sonhos é da renomada autora do gênero erótico, Sylvia Day. Ela me apresentou uma outra visão sobre os livros que seguem esta linha. Com um “Q” sobrenatural, ela criou um universo original bem interessante. Preciso dizer que o erotismo da autora não me surpreendeu e também não me agradou totalmente, mas gostei da mitologia que a história carrega, consegui ver que tem algo acontecendo sabe?! Ao mesmo tempo me deparei com um sentimento contraditório, senti que as cenas importantes eram curtas e objetivas demais, para que voltássemos para as cenas de sexo entre os personagens (que são muitas).
Mas não tiro os méritos da narrativa, ela vai direto ao ponto se tratando de um livro deste gênero, o que torna a leitura mais rápida. O livro termina com muitas respostas vagas e incertezas sobre o casal, mas acredito que no segundo livro Heat of the Night, tenhamos um desfecho e mais respostas sobre este universo. A edição brasileira publicada pela editora LeYa está lindíssima, aliás vocês sabiam que sonhar com fumaça significa também que logo você irá satisfazer um antigo e profundo desejo seu? Capa mais condizente com a história impossível! Mesmo com algumas pequenas ressalvas, fiquei super curiosa pelo próximo volume.

  • Pleasure of the Night #1
  • Autor: Sylvia Day
  • Tradução: Marcia Maria Men
  • Ano: 2014
  • Editora: Leya
  • Páginas: 213
  • Amazon

rela
ciona
dos