Resenha: Se Eu Ficar

Título Original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224

Logo que vi o trailer de Se Eu Ficar fiquei louca por esta história, acompanhada pela belíssima trilha sonora então, já era uma leitura certa para mim. Quando a Novo Conceito enfim liberou a data de lançamento eu fiquei de olho, a intenção era ler o livro antes de ver o filme. Resultado? Acabei terminando a leitura do livro exatamente um mês depois do lançamento do filme e agora terei que esperar para vê-lo.

Se Eu Ficar conta a história de Mia, uma jovem de 17 anos que se dedica à música clássica. O livro já inicia quando Mia e sua família resolvem sair para visitar um casal de amigos, porém a viagem não se completa e tem um final trágico. O carro que eles estão é atingido violentamente por um caminhão e Mia lembra apenas de estar escutando a sonata número 3 de Beethoven em seu MP3 player. Após isso Mia se manifesta, numa espécie de projeção de consciência, ela passa a presenciar tudo fora do seu corpo. Mia começa a se dar conta da gravidade do acidente, encontra em meio a neve e aos destroços seu pai e sua mãe, já falecidos e não muito longe dali avista seu próprio corpo, gravemente ferido.

A partir daí, vamos acompanhando junto com Mia os esforços dos médicos para salvar a sua vida, seu resgate, os primeiros socorros, ela sendo levada para o hospital, os processos de cirurgias e sua estadia na UTI. Em coma, Mia não entende por que se encontra neste estado e nem sabe como sair dele, seja para o rumo que tiver que tomar.

"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."

Entendendo mais um pouco sobre o ocorrido e a situação que se encontra, acompanhamos Mia em uma espécie de conflito interno, começa a medir o que foi sua vida até agora, desde sua infância, sua adolescência, sua opção por música clássica em uma família de rockeiros, sua relação com ela, sua melhor amiga Kim e até sua relação com seu namorado, astro de uma banda de rock, Adam. Mesmo com estilos tão diferentes, foi exatamente a música que une mais Mia a sua família e especialmente com Adam. É pesando todos estes fatores que Mia percebe que depende apenas dela tomar a decisão, se deve lutar por sua vida ou simplesmente ir. Ela aguentaria voltar sabendo que sua família estaria devastada? Ela conseguiria superar? 

Os capítulos são intercalados entre o presente, com Mia lidando com a presença dos seus outros familiares que ali zelam por ela e entre o passado, com os flashbacks de alguns momentos da sua vida. Momentos como conheceu sua melhor amiga, seu namorado, seu sonho de entrar em Juilliard e todas as escolhas que envolvem seu futuro. O que seria dele agora? A morte parece ser o caminho "fácil" para ela, difícil mesmo seria viver e seria ainda mais árduo para aqueles que ficariam.

A narrativa, principalmente nestes flashblacks, apesar de serem bem importantes para o entendimento da história, tornaram ela arrastada para mim. Mesmo o livro sendo pequeno demorei uns 4 dias para finaliza-lo. O climax realmente é perto do final, quando ela compreende como chegou até ali e como irá ficar depois dali. Esta parte sim, foi a que mais me proporcionou momentos de reflexão, onde consegui analisar todos os assuntos propostos. 

Acho que acabei criando expectativas demais quanto ao livro, ele emociona mas pouco, passa sim uma mensagem importantíssima, mas faltou algo para mim sabe? Li alguma coisa crítica sobre o filme e por ele acompanhar uma trilha sonora linda, juntamente com a boa atuação dos atores, ele consegue emocionar bem mais e eu sinceramente, espero que sim. Talvez o livro não tenha me arrebatado tanto por ter visto apenas a narração e o drama da Mia, talvez, se eu tivesse a perspectiva de Adam tudo seria diferente. Por causa disso anseio pela continuação, Para Onde Ela Foi contará o pós dos acontecimentos do primeiro livro.

Se Eu Ficar fala sobre o amor, perdas, superação e a importância da família e da amizade. É uma história que não será esquecida, mas por enquanto, para mim, se restringe em ser apenas boa. É tocante, o final arrepia, emociona de certa forma mas eu esperava bem mais. Pretendo ver o filme em breve e qualquer coisa eu volto dizendo que mordi a língua.

Confira a duologia Se Eu Ficar:
1. Se Eu Ficar
2. Para Onde Ela Foi

42 comentários

  1. Eu sinceramente nunca tive vontade de ler esse livro justamente por isso. Imaginava que puxava muito pro lado do drama, na tentativa de emocionar o leitor, só que esse exagero acaba deixando tudo meio superficial. Gostei da sua resenha, foi bem sincera. Só assisti ao filme, e acabei gostando mais do que esperava. Até mesmo chorei no final haha e aquela trilha sonora, então, é liiiiiiinda! A voz dele, as músicas, tudo mesmo. Isso que dá um clima mais emocionante ainda pra história!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "A Promessa do Tigre" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Carol é como disse na resenha, apenas o trailer já me emocionou mais que o livro =/
      Ansiosa para ver, mas agora tenho que aguardar chegar nas locadoras! Beijos

      Excluir
  2. esses livros precisam de uma narrativa bem interessante pra me segurar >< gostei da sua resenha deu pra entender o drama do livro, ainda nao li esse!

    :)

    tem resenha nova no meu blog se puder me fazer uma visita ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bela resenha Joi! Uma das únicas que e vi com um outro ponto de vista!
    Beeijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Li algumas resenhas contado que o livro não prende tanto o leitor, mas ainda tenho vontade de ler e assistir ao filme, que parece ser muito emocionante... O tema que a autora escolheu é bem diferente, mas me lembrou do filme E se fosse verdade, só que a personagem já sabia que queria viver.
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o filme é melhor Evelise, mas pretendo ler o segundo sim!

      Excluir
  5. Oi!
    Vejo muitas críticas negativas sobre esse livro. Mas, o segundo que é narrado pelo Adam, ja vi elogios.
    Estou curiosa para conhecer a história, mas o fato do segundo ser melhor é que me incentivou mais a querer lê-lo.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ler o segundo justamente por isso! Beijos Joi

      Excluir
  6. Oi Joi tudo bem, estava torcendo para que esse resenha definisse esse livro diferente das outras que li, mas a opinião é unanime e bate com todas as descrições que li sobre ele! Eu assisti ao filme e amei de verdade, ele é lindo acho que depois de ACDE ele me emocionou muito! Ainda pretendo ler o livro com certeza, para tirar essa cisma!
    Bjkas

    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver o filme Dani e tirar esta imagem que fiquei, e ai sim ler Para Onde Ela Foi, adoro livros narrados pelos meninos!
      Joi

      Excluir
  7. tipo eu acho q parece ser um livro até fofo, mas t na dúvida a algum tempo se ia curtir sabe.
    por algum motivo to começando a duvidar se vou gostar da leitura!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice tem gente que ama, outros que compartilham da minha opinião, meu conselho é que leia e veja por ti mesma ^^ Beijos Joi

      Excluir
  8. bah guria, agora que eu to esperando o livro chegar, tu me larga uma bomba de que não é tão bom assim? :'( uahauhau
    Também só vou ver o filme depois que ler!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom Lê, mas não é tudo isso ^^ Beijos Joi

      Excluir
  9. Olaaaaaaaaaaaá, Joi! Super desculpa pela minha ausência aqui, essa última semana foi barra pesada na faculdade, mas já estou começando a me organizar melhor para voltar com as tarefas do blog!
    Bem, sobre "Se eu ficar", minha amiga me contou brevemente a história desse primeiro e toda a história do segundo, aí desanimei.. sem contar que o filme n conseguiu me comover, então acabei tirando os dois livros da minha wishlist :/
    Beijos! <3

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo Tici, ando passando por uma fase assim também =/
      Mas te dou uma dica, não pegue resumos e nem spoilers de amigas hahaha não vale a pena!
      Beijos Joi

      Excluir
  10. Já estou com esse livro aqui em casa, mas ainda não tive tempo para ler, são tantos...
    Pelas resenhas que li me parece muito bom
    Gostei da dica

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Estava curioso por esse livro, mas talvez por não ter grande expectativa gostei do resultado final - mesmo sabendo que algumas coisas poderiam ser diferentes. A única coisa que esperava era uma carga dramática maior. Pensando por esse lado que você citou, se fosse a visão do Adam poderia ser diferente.
    Espero assistir ao filme o quanto antes e ler a continuação.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo! Quero ver o filme também, depois leio Para onde Ela foi! Obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Ooi Joi, eu ouvi falar tanto desse livro, dizem que o livro é muito emocionante, mas assim como você vi muitas pessoas que esperavam mais dele. Ele realmente tem uma premissa muito boa, espero poder lê-lo em breve e ver minha opinião também.
    Beeijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Kétrin e vou ficar curiosa quanto sua opinião! Joi

      Excluir
  13. Senti a mesma coisa, quando vi o Trailer, eu pensei : tenho que ler.

    Mas quando li não senti todo o drama que o filme tende a passar. Então uma amiga falou uma que quando ela leu, 5 anos atrás ela gostou, mas se fosse ler agora não mais, por que o mercado está tão saturado de NAs que o livro realmente tem q ser bom para chamar nossa atenção.

    Mas todo mundo que leu o 2º achou bemmm melhor... então tenho esperanças.

    http://www.everylittlebook.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud preciso ver o filme por este motivo, tirar esta imagem que o livro me deixou para poder le enfim, o segundo! Sei que vou gostar! Beijos Joi

      Excluir
  14. Amiga eu sinceramente tenho que confessar que gostei bastante do livro SE EU FICAR, mas eu esperava mais das partes em que Mia está no hospital. Mas acontecimentos e principalmente mais emoção. Não sei, acho que a autora poderia ter trabalhado mais essa parte na história. Agora estou no momento lendo o segundo livro e estou adorando, até porque é no ponto de vista do ADAM e você irá ficar bastante surpreendida, até porque tem mais coisas sendo faladas nele. Acho que até que tá sendo melhor que o primeiro. Mas enfim...Espero que vc goste, porque eu percebi que essa leitura te agradou mais omenos e não da maneira que vc queria.

    Agora outra coisa, vc viu o filme?
    Todos tem comentado que o filme é melhor que o livro e até hoje eu ainda não.
    Estou doida para assistir e espero gostar bastante também e torço para que façam o segundo filme, porque se fizerem vai ser absolutamente perfeito.

    Enfim...

    Se cuida amiga e parabens viu?
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, ainda não vi mas pretendo fazer em breve por que sei que vou me emocionar muito mais! Depois sim quero ler o segundo! Tenho certeza que vou me emocionar ainda mais. Apenas o trailer já me emocionou mais que o livro, então já viu né?!

      Excluir
  15. oi Joi, tudo bem?
    Eu não li o livro ainda, mas vi o filme. Mas, pelo filme e por tudo que ouvi do livro, acho que também não iria curtir muito o livro. Acho que essa quebra de passado/presente o tempo todo, prejudicou, porque cortava cenas emocionantes. Acredito que o ponto mais forte da história seja realmente a parte musical, porque não simpatizei com a Mia. Eu sai do cinema pensando o seguinte: Se ela é chata no filme, imagina narrando o livro. E por isso, assim como você, tenho curiosidade com a continuação, por ser narrada pelo Adam. Acho que você vai curtir a trila sonora do filme, está incrível!

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru! Assino em baixo em tudo que disse hehehe mas ainda não vi o filme, mas pretendo fazer em breve, realmente a Mia é chataaaaa. Adam é muito amor!

      Excluir
  16. Oi Joi, tudo bom?
    Nossa, essa foi a primeira resenha que falou tudo o que senti. Tive exatamente a mesma opnião, mas no fim acabei gostando mais do filme do que do livro kkk

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vou acabar gostando tbm muito mais do filme ^^ Por que o livro é borringgggg

      Excluir
  17. Oi Joi!
    Terminei Se Eu Ficar essa semana e gostei bastante do livro. Antes de ler vi muitas resenhas não muito positivas, mas acabou que ele foi melhor do que eu esperava.
    Não rolou muito envolvimento com os personagens, nem achei tãaaao emocionante (embora tenha ficado tocada em umas partes, não cheguei a chorar). Não é um livro excepcional, mas a história é boa.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi como disse na minha resenha, emociona sim, mas esperava mais, não chorei =/

      Excluir
  18. Oi, tudo bem?
    Gostei da sinopse e em como desenrolou a história do livro.
    Se eu ficar é um livro que leria normalmente, porem, parece-me que a trama é um pouco confusa e complicada, que nos abala emocionalmente. Não sei se estou errada, pretendo descobrir em breve. Assim que ler essa trama!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Não é confusa nem amarada, mas o livro todo é narrada em no máximo 48 horas e são 200+ páginas, poderia ter umas 50 páginas apenas e emociono bem mais =/

      Excluir
  19. Oi Joi

    Também não achei o livro tudo isso que dizem por ai e não me emocionei como pensei que iria mas o filme foi bem diferente amei o filme e o Adam de lá é bem mais tudo de bom rsrs vamos ver como está o segundo volume agora narrado pelo Adam.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa, quero ver o filme pelo que todos dizem acredito que vá me emocionar muito mais com o filme tbm! Quero ler Para onde Ela foi!

      Excluir
  20. Oi Joi tudo bem??

    Adorei sua resenha! Também não fui fisgada por esse livro, achei bem chatinho pra ser sincera e não me emocionou quase nada. Talvez eu tenha esperado demais ou realmente não consegui me envolver com a história, a narrativa de Mia é mesmo bem monotona, apesar de todo o drama se ela fica ou não, quis sacudi-la pra decidir logo sabe? hahahaha
    Acredito que o outro livro, no ponto de vista do Adam e uns anos depois dos acontecimentos seja mais interessante, li resenhas positivas e tudo, mas ainda não decidi se vou ler ou não! Depois de Se Eu Ficar, que foi uma decepção, melhor repensar bem =P

    Beijos, ótima resenha!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caah! A narração da Mia é chatinha não sei ainda realmente se ELA é, acho que saberei mais no segundo livro! Estou ansiosa apesar da ressalva!

      Excluir
  21. Olá Joi !
    Concordo com você que Se Eu Ficar é um livro bom mas que falta algum ingrediente para ser completamente perfeito. Talvez pelas expectativas que muitos criaram em torno dele e toda a propaganda feita pela NC por conta do filme, acabou gerando o clima de uma super história,daquelas que te deixam sem fôlego e pra mim não foi isso tudo. Mas já comprei Para Onde Ela Foi e estou com esperanças de que esse seja melhor, até porque o Adam me conquistou mais do que a Mia como personagem. Adorei a resenha <3

    Beijos,

    - Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia! Acho que o livro é um roteiro perfeito pra um filme que apenas com trilha sonoro e ótimas atuações da certo. Espero me emocionar muito mais ao vê-lo! Beijos Joi

      Excluir