Resenha: Quatro

Título Original: Four - A Divergent Collection
Autora: Verônica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2014
Páginas: 272
Compre aqui

Atenção! Esta resenha poderá conter spoilers de Divergente.  Mas se você já leu pode ficar tranquilo, o livro Quatro da autora Verônica Roth pode ser lido antes de Insurgente e Convergente. Se preferirem, lembrem-se das resenhas de Divergente postadas aqui no blog, clique aqui para conferir sobre o livro e aqui para o filme. 

Vamos lá! Todo mundo que me conhece sabe que Divergente foi a minha melhor leitura de 2013 e além disso, eu morria de curiosidade para conhecer mais sobre Quatro, pois pela visão de Tris algumas cenas ficaram incompletas para mim. Lógico que eu vibrei de emoção quando a autora deu a notícia que unificaria os contos que ela andava postando, em um único livro e era claro, que assim que chegasse no Brasil eu ia correr para ter o meu exemplar, e foi isso que eu fiz.

No livro encontraremos quatro contos, A Transferência, A Iniciação, O Filho e O Traidor, todos narrados por Tobias Eaton, o garoto que dois antes de Tris, saiu da Abnegação direto para Audácia. Seus motivos? fugir das agressões físicas e psicológicas do pai e do lugar que não se encaixava, era sua única chance de recomeçar.

"Na verdade, quero que minha escolha seja uma faca atravessando o coração do meu pai, apunhalando-o, causando o máximo de dor, vergonha e decepção possível. Apenas uma escolha tem esse poder." 

Logo no primeiro conto, descobriremos como Tobias tomou sua decisão, como ele chegou na sede da Audácia disposto a deixar todo seu passado para trás e como ele ponderou as consequências disso. Sua escolha o mudaria para sempre, começando com seu nome, na Audácia ele ficaria conhecido por Quatro, o número de medos que possuía, um recorde na facção.

Os contos corresponderam todas as minhas expectativas, pude matar completamente a saudade desta história. Toda a iniciação de Quatro é narrada com detalhes importantes, vemos as dificuldades que ele tem ao longo do caminho e como ele supera cada uma delas. É como se Quatro tivesse nascido para ser da Audácia, ele se destaca e é o preferido, teria um cargo de liderança garantido se preferisse, o que despertava certa inveja do também transferido, Eric.

Mas não era isso que ele queria, afinal aceitar um cargo de liderança o colocaria a frente a frente do seu motivo da fuga, seu pai Marcus Eaton líder da Abnegação. No terceiro conto, já temos Quatro como um membro da Audácia, destemido e instrutor dos novos transferidos como seu segundo emprego. Quando não estava na sala de treinamentos, Quatro estava na sala de controle monitorando a segurança da sede.

É a partir deste conto que Quatro começa a perceber certar irregularidades nos novos métodos de treinamento da Audácia e a forte influência da Erudição dentro da facção. Ainda mais agora que Eric era o mais novo líder da Audácia, cargo que Quatro havia recusado. Além disso, Quatro toma conhecimento da existência dos Divergentes, como ele encaixava neste grupo e a forma que ser assim era perigoso demais.

O último conto, se passa paralelamente aos acontecimentos de Divergente. Ao conhecer Tris, Quatro estranhamente sente como se tivesse revivendo sua própria história, ainda mais ao descobrir que possivelmente ela também seria uma Divergente. Por outro lado, as suspeitas dele quanto as intenções da Erudição dentro da facção ficam cada vez mais claras e revelações bombásticas são feitas. Fatos novos são descobertos, segredos que só Quatro sabia, ou seja não constam na visão de Tris no primeiro livro.

Além dos quatro contos temos mais três cenas exclusivas de Divergente, uma quando os dois personagens se encontram pela primeira vez, em outra quando Tris, mesmo com sua forma frágil resolve confronta-lo mesmo sem conhece-lo e por fim quando ele percebe que ela seria o rumo de mais um passo para sua liberdade.

O livro é um presente para os fãs, reler alguns diálogos mágicos e reviver alguns acontecimentos foi tão bom! Me ver novamente dentro de Divergente não teve preço, ainda mais narrado por este personagem tão forte mas ao mesmo tempo tão inseguro, que aos poucos entrega seu coração a novos sentimentos, ao lado daquela pessoa que permitiria que ele fosse de novo, simplesmente o Tobias da Abnegação, sem medos.

Confira a série Divergente:
1. Divergente
1.5 Quatro
2. Insurgente

64 comentários

  1. Oi Joi! Contos sobre a história de Quatro, acho bem legal a idéia! É muito bom ver ele por os olhos dele, ta certo que depois que lemos insurgente, e principalmente convergente, sabemos um pouco mais sobre Quatro, mas tudo muito por cima!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é e neste livro sabemos muiiitas coisas! eu adorei!

      Excluir
  2. Olha tô precisando desse livro, eu tinha ouvido falar dessas histórias no início do ano quando estava lendo a série, mas a Rocco nunca facilitou com as datas de lançamento de Divergente né? Eu gostei muito do Quatro, para mim ele foi importante na narração de Convergente, então é claro que vou gostar dessas histórias :3

    beijão
    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tô louca pra ler, a capa é linda.
    Que lindo o seu blog, principalmente o layout, tô apaixonada D: Sim, sou leza por que sou nova na bloggosfera e fico doida quando vejo um blog bonito que as cores combinam, a tipografia, tudo, invejinha branca HUEHEE Enfim, tô seguindo, te espero no meu bebê que é novinho ainda.

    Bebitchs.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Vou dar uma conferida com certeza! Beijos

      Excluir
  4. Oi!
    Já li Divergente e gostei muito!, ainda não li os dois mas pretendo ler antes do lançamento do filme, não sei quando lerei Quatro mas espero que seja em breve. Adorei sua resenha!
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme a leitura de Quatro pode ser seguida de Divergente! Bjs

      Excluir
  5. Nossa que legal, eu não sou muito fã, mas acho lindo, essas "continuações".
    Blog: Sexo, Fraldas e Rock'n Roll
    Bjs***

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Tenho bastante curiosidade em ler os livros dessa série, acho que vou curtir!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  7. Preciso ler esse livro logo :(
    http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Ana é fofo! e da para matar a saudade!

      Excluir
  8. Olá, Joi.
    Acredita que eu ainda não li nenhum livro da série da Verônica Roth? Eu tenho muita vontade de ler a série, mas ainda não tive a chance de comprar os livros. Agora fiquei mais curioso para ler a saga, pois essa capa é linda demais!

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spavio, leia assim que tiver a oportunidade é uma trilogia incrível!

      Excluir
  9. Ahhhhh me dá? *o*
    Gente, eu preciso desse livro, e de ver a Tris novamente u.u
    Super curiosa para saber mais sobre Quatro, reler alguns diálogos e o melhor de tudo, com cenas exclusivas *-*
    Vou querer o quanto antes!
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que eu só assisti o filme
    Mas fiquei muito curiosa em relação aos livros

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme não foi tudo isso, apesar de que eu amei, leia os livros sim é muito mais rico em detalhes, com um contexto melhor ainda.

      Excluir
  11. Oie
    cenas exclusivas + Four = leitura obrigatória. Divergente é uma das minhas trilogias favoritas. Achei que esse livro não traria nada de novo, mas pelo visto estou redondamente enganada. Desejando muito!!
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trouxe muita coisa nova para mim Jac, principalmente pela personalidade do Tobias!

      Excluir
  12. Oi Joi tudo bem??

    Ai socorro, preciso ler a trilogia de Divergente ainda! Tenho ela na estante mas com a chuva de spoilers eu desanimei total. Agora que a poeira abaixou um pouco apesar dos filmes eu pretendo iniciar a leitura. O livro do Quatro é muito lindo, o americano então, eu quero <3

    Adorei a resenha, acho que é um livro indispensável pra quem leu a trilogia! Bom saber :)

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Caah! Leia tenho certeza que vai adorar!

      Excluir
  13. Eu não li nenhum dos livros, mas vi o filme divergente e ache muito bom!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana se já leu Divergente pode ler Quatro tranquilamente.

      Excluir
  14. Eu estou MALUCA para ler esse livro tem muuuuuito tempo, preciso correr logo na livraria para comprá-lo.
    Beijos, Carol
    pequenaleitora.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Ainda não li a série Divergente acredita?! :(
    Mas tenho vontade de ler, pretendo fazer uma maratona na férias e ler esses 4 livros, parecem ser muito bons :)
    Bjks do MAGI'S
    http://magisbook.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Que pena que a resenha tem spoiler de Divergente! =( Não li, pois pretendo ler Divergente ainda...
    Queria avisar que tem post com vocês lá no meu blog! =) Espero que gostem. http://www.livroseflores.com/2014/11/top-5-blogs-literarios.html


    Beijos!

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ju, para ler este vc precisa no minimo ler o primeiro volume da trilogia! Bjs

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?
    Ah, eu adoro esse livro <3 eu não me aguentei e comprei em inglês mesmo e li mesmo com algumas dificuldades por não ser fluente ainda.
    Eu adorei ver as coisas pelo lado do Tobias, já que conhecemos o lado dele por um pequeno tempo em Convergente.
    Agora quero ler em português para pegar algumas partes que fiquei boiando um pouco na história :p

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tenho a versão americana mas apenas para a coleção!

      Excluir
  18. Oi Joi, tudo bem?

    Então, Joi, ainda não li Divergente. Mas quero muito... Só que eu peguei uns spoiler danados no facebook e tipo: Quase sei todo o livro hahaha O que acabou perdendo a graça, sabe? Mas ainda sim quero ler. Pensei que Quatro só pudesse ser lido no final, mas agora sei que pode ser antes. Muito bacana :)

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode sim, mas que pena heim Carol, eu sempre fujo de spoiler hehehe se precisa discuto pages e tudo!

      Excluir
  19. confesso que ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho divergente e insurgente em casa, mas ainda não tive tempo de ler. gostei da resenha, eu gostei do 4 no filme sabe...acho que ele pode ser mais do que mostrou ali.
    assim que der vou adquirir esse livro!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é bem preso, e no livro dele, conseguimos entender o por que!

      Excluir
  20. Eu me sinto mal quando ficam falando desse livro e daí eu fico boiando HSUAHSUHAUS. Preciso me atualizar né <3 <3 <3

    ehehehee


    beeijos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Joi, até agora só li a transferência e amei, quero muito ler os outros contos e saber mais sobre Quatro. Realmente é um presentão para os fãs.
    Bjim!
    Tammy
    Livreando

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    nossa estou curiosa para ler esta série.
    Dica mega anotado.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  23. confesso que nao li nenhum desses livros porque essa literatura nao me agrada muito mas preciso me aventurar, pela resenha parece interessante... :)

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o livro te surpreenda Jack! De uma chance para ele!

      Excluir
  24. Olá, tudo bem?
    Tenho vontade de ler essa trilogia, mas, ainda não tive a oportunidade, eu apenas vi o filme.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Amanda, leia sim o filme não conseguiu ser tudo que o livro é mas mesmo assim é ótimo!

      Excluir
  25. Tô louuuuuca pelos livros. Todos eles.
    Tomara que essa Black Friday não tenha os preços (tão) mascarados
    Vamos ver se consigo os 4 por uns R$60 :3
    Beijo!

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa nem me fala Kemmy estou que nem louca pela BF hahaha

      Excluir
  26. Olá!
    Já li toda a série Divergente e estou louca pra ler Quatro!
    Simplesmente amei o personagem desde a primeira vez que ele apareceu, e mesmo não gostando dele em Convergente, ele não sai do meu coração haha
    Quero muito desvendar os segredos dele!
    Sua resenha me deixou ainda mais com água na boca!
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oiee ^^
    Estou ansiosa para ler os contos do Quatro, mas não é prioridade *-* não gosto muito quando os autores escrevem contos depois que a série já acabou, acho um pouco forçado, por mais que sejam bons *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha forçadoxbons! seria pior se fosse ruim né?! te garanto que este é bom!

      Excluir
  28. Quero muito ler :D
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. aiii, preciso ler esse livro, e o pior, é que já tenho!
    Eu já li os contos Quatro medos e A transferência, tinha eles em português na amazon, rs. Agora quero ler os outros, em especial o último. Quero saber que segredos são esses que não ficamos sabendo na visão da Tris, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oiee

    Também amei essa trilogia e quero muito ler esse livro apesar de nunca gostar muito de contos paralelos , essa vou ter que ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá Joi,

    Eu quero demais ler essa série e ainda mais com mais esse lançamento, fiquei bem curioso...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oláa Joi!
    Adorei sua resenha, eu ainda não li a trilogia e nem os contos. Mas fico muito interessada em conferir essa história. Só ouço falar muuuuito bem desses livros.

    beeeijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kétrin espero que tu leia em breve! Adoro! Beijos Joi

      Excluir