O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos - Crítica

The Hobbit: The Battle of the Five Armies 

Lançamento: 11 de dezembro de 2014
Com: Martin Freeman, Richard Armitage, Ian McKellen
Gênero: Ação, Fantasia, Aventura.

Esse filme era um dos que eu mais aguardava deste ano, e ele ficou bem para a finaleira! Sabia que seria uma história de tirar o fôlego, não por ter lido o livro, pois ainda não li, mas pela própria trama apresentada nos dois filmes anteriores. Adorei “Uma Jornada Inesperada” e “A Desolação de Smaug”, mas sabia que toda a ação seria apresentada neste último filme da saga. Além da história maravilhosa, estava ansiosa para ver novamente um filme com a tecnologia HFR 3D, que eu só tinha visto nos filmes anteriores da série.

O filme já inicia com muita ação, como era de se esperar, e logo no inicio já descobrimos o desenrolar da história do Smaug (Benedict Cumberbatch). Isso foi uma coisa que me deixou um pouco chateada no início, pois eu adoro aquele dragão! Nesta parte inicial, contamos com ótimas cenas de ação, e uma atuação brilhante do nosso humano lindo, Bard (Luke Evans). Após a finalização desta parte do Smaug , que ficou apenas um pedacinho a ser contado neste filme, já acompanhamos o desenrolar da história de Thorin (Richard Armitage) e dos anões.


Logo percebemos que a trama vai ter como foco principal os anões, e principalmente o próprio Thorin, que sempre demonstrou muita coragem, bravura e bondade. Porém, nesta trama, Thorin foi tomado pela “doença do dragão”, que causa uma certa "loucura", devido ao poder que todo o ouro escondido na montanha proporciona a seu dono. Como se não bastasse todo o ouro que recuperou, Thorin necessita incontrolavelmente da Pedra Arken (Coração da Montanha), para assim se considerar o Rei sob a montanha.

Cego pelo poder, Thorin nega-se a dividir o ouro com os humanos remanescentes da aldeia devastada por Smaug, muito menos devolver as Esmeraldas de Girion. Sabemos do atrito que as duas raças, elfos e anões têm, e obviamente a resistência de Thorin não é bem vista por Thranduil (Lee Pace), e isto é o suficiente para o inicio de um ataque a montanha. O nosso carismático hobbit Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), mesmo não aparecendo muito (tendo sido um pouco ofuscado pelas cenas de ação), tem um papel importantíssimo e suas ações despertam a fúria de Thorin.

O filme é tomado de cenas de ação, que tiram o fôlego do publico, porém, contamos com ótimas cenas que emocionaram a todos. Não poderíamos deixar de lado o nosso amado Legolas (Orlando Bloom), que quando entra na batalha não brinca em serviço! Feitos absurdos ocorrem, mas OK, ele pode! É o Legolas! Obviamente, não vou contar mais nada, pois quero deixar tudo para vocês descobrirem by yourselves!


Com relação a tão falada tecnologia HFR 3D, só posso dizer que é incrível. Como ela dobra o número de quadros por segundo, a movimentação fica muito diferente, e parece que estamos dentro do filme! As partes com Smaug é de tirar o fôlego, muito incrível! As atuações são de tirar o fôlego igualmente, Benedict como o Smaug é... sei lá, sem palavras! O que é aquela voz? Armitage com seu olhar penetrante, Pace com sua cara de poucos amigos, enfim.. atuações impecáveis.

Deixei por ultimo, o que vem sido questionado em muitas resenhas que eu li. O fato de apenas um livro render três filmes. Muito veem isso como um ponto negativo, eu, particularmente, adorei. Não por ser uma amante desse universo, mas por achar que assim a história ficou mais bem explorada. Mesmo assim, fiquei um pouco insatisfeita no final deste filme por algumas questões que ficaram em aberto. São elas: Não sabemos o paradeiro da Pedra Arken; Quem ficou como Rei sob a Montanha?; O que aconteceu com todos os humanos que ficaram sem lar?; E o vale em que eles moravam?.

Enfim, são alguns detalhes, que quem leu o livro sabe, mas poderia ter sido explicado no filme. Apesar dos pesares... adorei o filme, e o considero “o” filme de 2014. Tive outras paixões este ano, mas esse filme tem um lugar especial no meu coração! Espero que vocês gostem, tanto quanto eu gostei, e me contem tudo aqui, nos comentários!

XO,
Enjoy!



Opinião da Joi: Oi pessoal! Estou invadindo aqui, mas por que eu precisava falar pelo menos um pouco também deste filme. Infelizmente, não conseguimos resenhar os filmes anteriores, e assim como a Lili também não li o livro. Eu sei que muitos elementos faltaram, pequenas explicações pós filmes ficaram de fora, assim como o diretor, Peter Jackson também acrescentou outros elementos, personagens e até partes dos Contos Inacabados para dar mais liga ao filme.

Como sabemos, o livro é pequeno, cerca de 300 páginas e pelo que conversei com fãs da saga, o autor e mestre Tolkien realmente deixa algumas pontas soltas na trama, ele simplesmente vira a página, como por exemplo a morte de Smaug. Mas o que eu quero dizer mesmo, é o quão perfeito foi este filme para mim e para os fãs e nerds deste mundo mágico de Tolkien. O filme tem um gosto mais amargo, por que aqui se encerra a sextologia (pode-se dizer assim?) e por um bom tempo sabemos que não teremos mais destas figuras icônicas que marcaram tanto minha adolescência e vida adulta.

Aliás, isso foi o que Peter Jackson fez de melhor, - até por que nem vou comentar sobre os efeitos, maquiagem, figurinos, cenário, atuações, técnicas de produção e etc, por que né?! Simplesmente tudo foi perfeito e trabalhado por uma equipe igualmente sensacional - a ligação que ele conseguiu fazer com ambas trilogias, começando desde o primeiro filme de O Hobbit, com a pequena participação do Frodo e depois com Bilbo começando a escrever suas histórias no diário, que mais tarde pertenceria ao Frodo é incrível! O final emociona e me arrepia só de lembrar, fez eu querer correr e pegar meus DVDS de Senhor dos Anéis para rever tudo de novo.

Enfim, simplesmente sem igual, está para nascer adaptações melhores do que estas que Peter Jackson tornou real, agora resta sonhar com o dia que eu for para a Nova Zelândia e visitar parte desta Terra Média que ficou marcada e eternizada em nossos corações. Ahh...e é claro sonhar com o dia que receberei a notícia que O Silmarillion ganhará também uma adaptação. Agradeço por ter vivenciado a conclusão de mais esta obra nos cinemas, foi épico, vou sentir saudades.

47 comentários

  1. Oiii, tudo bem???? Não assisti ao filme, mas depois dessa resenha, é impossível não querer assistir né?
    Acreditem que eu nunca nem mesmo consegui olhar a saga senhos dos anéis? Durmo sempre. E já tentei olhar pelo menos 3 vezes cada filme. Mas agora ganhei os livros e fiquei empolgada para assistir. E esse trailer é menos verde do que os filmes do SDA, ashuahsuahsu
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa não me diga uma coisa dessas Gih! Bem eu nasci nerd acho, por isso venero tudo que é de Tolkien. Joi

      Excluir
  2. Oie,
    pode me matar, mas não curto muito o hobit, assisti o primeiro filme e não li o livro rsrsrsrr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa. Te indico a leitura de qualquer coisa de Tolkien!
      Bjs

      Excluir
  3. As imagens muito bem feitas sempre. Adorei a resenha, Joi. Estou mega ansiosa para assistir, ainda não deu para mim, mas fiquei desejando aqui após ler seus comentários a respeito.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que já tenha conseguido ver casal! Eu sou mega fã!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, meninas! Tudo bem com vocês?
    Bom, eu não li o livro, nem assisti aos filmes. Uma amiga leu o livro e viu os filmes, mas não gostou muito da adaptação. Disse que não ficou bem fiel ao filme e que o livro é infinitamente melhor. Como eu não vi, não posso opinar. Sem falar que não é uma temática de livro/filme que me atraia. No entanto, reconheço o valor dele como um clássico da literatura fantástica e sei que agrada a maioria dos que conhecem essa obra de Tolkien.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de livro filme em relação ao Hobbit é complicado, eles tinha que deixar a trama mais rentável, por isso tiveram que mexer em algumas coisas, mas de jeito nenhum ficou ruim!
      Beijos

      Excluir
  5. adorei esse post! conta tudo sobre o filme, mas da forma certa, o que a gente precisa saber! haha
    quero muito assistir, mas aqui na minha cidade não tem cinema, e por isso, acabo nem vendo os filmes no cinema haha

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena Laysa, tomara que consiga ver! Bjs

      Excluir
  6. Eu estou louca para assistir esse filme, espero que consiga ir no cinema! *-*
    Eu li o livro, mas confesso que não lembro de muita coisa. :\
    A fotografia do filme e os efeitos estão ótimos!
    beijos

    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olá; esse era um dos filmes que mais vi o pessoal esperando ansiosamente. Eu ainda não assisti, mas fico contente em saber que a adaptação agradou na maioria dos aspectos.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradou e muito, Peter Jackson é mestre da terra média ^^
      Joi

      Excluir
  8. Lili, eu só fiquei acordada na primeira meia hora do filme, pois estava comendo pipoca. Depois, virei pro lado e dormir. É sério, não entendo esses filmes, acredita? Só fui com o meu namorado pra fazer companhia mesmo, então não posso comentar muuuito sobre ele. Mas, uma coisa eu posso dizer: a imagem é sensacional!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Caroline você está perdendo muito conteúdo! Tolkien é o senhor da fantasia!

      Excluir
  9. Olá, eu te indiquei pra responder uma tag. Da uma olhadinha lá.

    http://livroscafeesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lili!!!

    Confesso que abri o link da resenha com certo medo. Medo de você falar mal do filme e dar uma nota ruim! husauhsahushuahusauh

    Sou super fã do Tolkien, autor favorito forever, e de suas histórias, inclusive da adaptação. Até mesmo do um pouco criticado terceiro filme de O Hobbit.
    Mas eu amei o filme, vi 3x no cinema, fiquei extasiada, surtei, chorei e foi tudo o que eu esperava. Isso pra mim basta!
    Para quem espera uma copia do livro, sinto muito, mas o Peter Jackson pode, e faz, coisas diferentes dentro da Terra Média. Depois de 6 filmes, ele pode mesmo! =P

    Ameeeeeeei sua resenha, disse tudo e mais um pouco!! Fico super feliz de encontrar colegas blogueiras que amaram o filme também!
    E realmente a conexão feita entre a trilogia de O Hobbit e SdA foi muito legal!! Agora é esperar pela versão estendida, lotada de cenas legais!

    Beijo!! Feliz 2015 pra vocês meninas!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Caah, você é das nossas! hahaha Tolkien é vida!
      Beijos Joi

      Excluir
  11. Olá, Lili! Concordo muito com a sua resenha, especialmente quando você citou a sua insatisfação com as pontas que ficaram soltas no filme. Também senti falta das coisas mais explicadinhas e nunca vou engolir o Smaug ter morrido tão rápido no filme :'( Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tici mas no livro ele morre assim mesmo, e no próximo capitulo ele nem é mencionado mais =/

      Beijos Joi

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Tenho vontade de ver os filmes, mas ainda não tive oportunidade.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com
    http://cartasparaoarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ai ai sou louca para ver este filme. Mas infelizmente ainda não assisti o segundo. Preciso me apressar.
    Adorei dua postagem, com certeza me empolguei mais para ler. Com certeza esse último a ação é bem maior.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hey!
    Eu li O Hobbit faz uns 2 anos, e ainda nõa vi nenhum dos filmes (preciso me inteirar mais do universo Tolkien, isso é verdade), mas os filmes parecem estar ótimos, apesar deles estarem acrescentando coisas que não faziam parte ,mas faz parte né?
    Oba!!!!! Espero assistir ano que vem ;)
    Todo mundo falando de extraordinário, vou ter que fazer ele furar a fila ;)
    Feliz ano novo!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Pam! Fique em dia com Tolkien, vale super a pena!
      Bjs

      Excluir
  15. Tá ai um filme que me faz dormir seriamente huahuahuahuahua Dormi no primeiro e, felizmente meu namorado não quer ver esse segundo! Não curto a série Senhor dos Anéis e nem O Hobbit.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Kel, assim você quebra meu coraçãozinho =/

      Excluir
  16. eu nem acompanhei os outros mas corri para o cinema com minha melhor amiga e de fato eu amei!

    J. Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Jeice, da uma olhad nos primeiros vai fazer todo o sentido ^^

      Excluir
  17. Eu assisti os filmes anteriores e até que gostei (embora não tenha prestado muita atenção nos filmes).. meu namorado me levou para ver esse ultimo e eu tenho que confessar que dormi no filme :p

    Beijinhos <3

    Visite: Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu ano entendo como você conseguem dormir no melhor filme do ano hahah
      Mas faz parte, gostos e gostos né?!
      Bjs

      Excluir
  18. Oi Lili,
    estou louca pra ver essa série de filmes, não vi nenhum mas parecem ser ótimos
    espero gostar.

    Beijos!
    Marília Lopes
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lili! Oi Joi! :)
    Eu ameeeeei esse filme! <3 Li O Hobbit antes de assistir os filmes e, apesar de ter achado demais dividi-lo em três partes, adorei o resultado! Poderia passar semanas assistindo somente os filmes que ficaria feliz da vida. rs
    Muita gente reclamou de coisas que foram inseridas no filme e que não tinha no livro, mas achei que só veio a somar. Esse último filme é muito amor e, quando terminei, queria voltar para a sala e ver novamente. rs
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Neyla apesar dos pesares eu amei do jeito que está! Fico feliz que tenha curtido também! Bjs

      Excluir
  20. Oi Lili e Joy,

    Sinceramente não curto este tipo de filme, não sei se é por causa do personagem mas é tipo senhor dos anéis? Já tentei ver mil vezes e nunca consigo terminar, não curto mesmo rsrsr!

    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Meninas! Nossa, amei a resenha de vocês! Ainda não consegui ver o filme, mas estou doido para assisti-lo! Adorei os dois primeiros filmes e tenho certeza de que também vou adorar esse! Ótima resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu tentei assistir o primeiro filme mais não gostei mesmo, por isso nem vi os outros :/

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  23. Amiga para ser sincera é que desde do Senhor dos Aneis eu fiquei bastante encantada por toda história, principalmente após ver o HOBBIT. Tanto que até comprei o livro para ler, porque fiquei bastante curiosa assim que terminou o primeiro livro, mas é aquele negócio né? A gente compra e acaba deixando de lado. Mas eu estou doida para ver o filme, porque pelo que vc falou me pareceu bastante interessante, mas olha, eu tenho visto que o pessoal não tem gostado tanto do filme como o esperado não. Estão falando até que o primeiro é melhor. Mas seila, quero tirar minhas conclusões e espero gostar bastante. Amei a sua postagem e as fotos estão lindas =]

    Amiga preciso te falar uma coisa.
    Gosto muito de vc e admiro muito seu trabalho aqui
    Adoro seu Blog viu? Conte comigo para tudo
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil obrigada pelo seu carinho, este retorno é super importante para nós e para o crescimento do blog! Bjs

      Excluir
  24. Eu, é claro, achei o livro um zilhão de vezes melhor que os filmes, mas vale a pena assistir só pelo fato de ter o hobbit (fala sério, o Bilbo é muito perfeito, hehe). Ótima resenha ;)

    mundodainformao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir