Resenha: Devoção

Título Original: Devoted
Autoras: Hilary Duff e Elise Allen
Ano: 2013
Editora: iD
Páginas: 317
Compre aqui

Atenção! A resenha poderá conter spoilers do primeiro volume.

Já faz um tempinho que a resenha de Elixir foi ao ar (resenha aqui), e desde então eu consegui terminar de ler alguns livros, finalizei e apresentei meu TCC e ainda por cima fiz algumas promessas sobre livros que eu iria resenhar para vocês! Mas um dos livros que eu terminei, e que tinha prometido resenhar, foi a continuação de Elixir, Devoção

Eu vou fazer de tudo para não soltar nenhum spoiler sobre a história dele, mas infelizmente, ou felizmente, rsrsrs, eu vou ter que contar alguns pequenos detalhes sobre a história para que vocês possam entender o contexto de tudo e compreender, não só o que acontece em Devoção, mas também para que vocês possam entender as minhas opiniões sobre o livro!
O final de Elixir foi... Bem, podemos dizer que o final foi uma surpresinha! Devido a acontecimentos que eu prefiro não revelar, para não estragar a surpresa de quem pretende ler o livro, Sage foi capturado por um grupo conhecido por Redentores da Vida Eterna (nome estranho, eu sei!), esse grupo e outro, que eu irei falar mais para frente, foram mais abordados em Devoção, e a gente vai conhecer alguns de seus membros. 

Agora Clea se vê perdida mais uma vez. Seu pai está desaparecido e dado por morto, sua mãe continua atolada no trabalho e sua alma gêmea, o amor da sua vida foi capturado e ninguém faz a menor ideia de onde esteja. Clea decide que precisa encontra-lo, vai fazer de tudo para salva-lo daquele grupo que deveria estar repleto de pessoas com a intenção de protege-lo, e vai fazer tudo isso sem a ajuda de Ben, seu melhor amigo e... Bom o resto vocês vão descobrir sozinhos!

Como a alma de Clea é ligada a de Sage, ela pode vê-lo em suas fotografias da mesma forma que via quando ainda não o conhecia, como aconteceu no livro anterior. Todos os dias ela tira diversas fotos para ter certeza de que ele ainda está lá, ainda está vivo. Caso ele não apareça nas fotos significa que foi morto, e sua conexão foi perdida para sempre. 

Se o corpo de Sage for destruído, e se o elixir que corre em suas veias for, de alguma forma, retirado, ele morrerá e sua alma será destruída, o que significa que ele nunca mais voltará para encontrar Clea. Mas devo ressaltar aqui um pequeno detalhe, um elemento que eu não dei a menor atenção durante a história, mas que no final me surpreendeu. Existe uma certa moça que nos contou alguns segredinhos no livro anterior, e um destes segredos pode, digamos assim, acontecer e mudar o destino das coisas!

Por sorte neste livro nós somos apresentados a novos personagens, personagens irritantes como uma tal de Petra, personagens interessantes e reveladores como uma tal de Sloane e ainda conhecemos um fofo e surpreendente moço chamado Nico, além de outros personagens que eu não vou citar para não esticar demais a resenha. 

Desta vez a história se divide e é narrada por Clea e por Amélia, outra personagem nova. Amélia é uma das poucas novas personagens que está verdadeiramente do lado de Clea. É Amélia que auxiliará Clea na busca por Sage, e é ela que, indiretamente, fará com que Clea busque a ajuda de Ben, e assim faça com que eles retomem, de forma bem singela, a amizade que tinham.


É essa menininha fofa de 7 anos que liga o caminho de Clea ao do grupo Vingança Maldita (sim, sim, outro grupo estranho!). Esse grupo também está atrás de Sage, mas sua intenção é destruí-lo para sempre por causa de uma maldição que assombra seus membros desde o momento em que Sage tomou o Elixir. E é Amélia que une Clea a esse grupo e que descobre todo o potencial de Ben e permite que ele ajude a salvar Sage.

Em Devoção podemos compreender com mais detalhes a história do Elixir da Vida, e todas as, não riam, vidas que ele afetou. Entendemos os efeitos que esse mesmo Elixir causou, muitos anos antes, quando Sage tomou o elixir, nas pessoas que hoje formam os grupos Vingança Maldita e Redentores da Vida Eterna, também entendemos o que Amélia e sua família sem vergonha tem a ver com tudo o que está acontecendo. É com Devoção que entendemos que as vezes os vilões não são tão cruéis quanto parece, algumas vezes a maldade que eles pretendem realizar é a sua salvação.

Esse livro é muito mais emocionante do que Elixir, ele nos apresenta à diversos pontos de vista e nos insere em ambientes diversificados, histórias escondidas e razões boas e ruins. Ele brinca muito mais com os motivos e sentimentos de cada personagem e liga os pontos que ficaram esquecidos no primeiro livro. O texto, porém, segue o mesmo estilo do primeiro livro, apresentando poucos detalhes e cenas rápidas, descrevendo rapidamente os novos personagens e, mesmo nas cenas e situações mais longas, tudo acontece de forma rápida. Não existe enrolação aqui, não temos tempo a perder, afinal, temos um homem para salvar, rsrsrs. 

Acho que os pontos mais fortes desse livro foram a presença da menina Amélia, que é... especial. E o final. Gente, eu não esperava por esse final! Foi tipo:


A história de Devoção compensa muito mais que a do primeiro livro, apesar de ser uma leitura rápida ela te deixa preso no universo criado pelas autoras e te enche de perguntas sobre o que irá acontecer na continuação, e final, desta história! Sinto cheiro de confusão no ar!

Confira a série Elixir:
1. Elixir
2. Devoção
3. True - A Verdade

33 comentários

  1. Finais que nos deixam boquiaberto: AMO! Nunca li nenhum livro da Hillary, mas tenho curiosidade. Não sei o que esperar da escrita da autora.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel, tudo bem ???
      Os finais que nos deixam de queixo caído são os melhores né, rsrsrs, dão mais vontade de ler a continuação !!!
      Flor sobre a escrita da Hilary, ela é bem simples, é bem como eu comentei na resenha, não é excelente, rsrsrs, mas também não é ruim !!! A história é boa, e os elementos são interessantes, então no final vale a pena dar um chance !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu comprei a trilogia na Black Friday e não vejo a hora de começar a leitura, que bom que tenho os três aqui afinal se este tem um final de deixar a gente de boca aberta é preciso ler a sequencia imediatamente.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida !!!
      Que legal que você comprou os livros, espero que goste da leitura !!!
      Não esquece de voltar aqui para me contar o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    em primeiro lugar, parabéns pela finalização do TCC. Sei como isso suga nossas vidas, rs
    Eu não conheço bem essa série, já li uma resenha do primeiro a algum tempo, mas já nem lembro bem, rs.
    Que bom que você achou ele melhor que o primeiro. Continuações ruins são de matar, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna !!!
      Muito obrigada flor, TCC não é mole mesmo, mas finalmente me livrei dele, hehehe.
      Definitivamente essa continuação é melhor que o primeiro livro, você disse tudo: Continuações ruins são de matar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá Joi!!
    Sempre que eu passo na Saraiva esses livros da Hilary Duff estão expostos e eles sempre chamam atenção, mas nunca lembro de comprar ou pesquisar o preço para então comprar, mas com essa resenha vejo que as coisa estão prestes a mudar e olha que essa é a resenha do segundo livro vou dar uma olhadinha na do primeiro!! Adorei a resenha!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, tudo bem ??? Aqui é a Ryoko !!!
      Fico feliz por saber que gostou da resenha, e mais ainda em saber que se interessou pelos livros !!! Espero que goste da leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
    2. Oi Ryoko desculpe a minha falta de atenção hahahaha mas sim gostei das suas resenhas para os dois primeiros livros e decidi que vou ler, mas vai ficar para o segundo semestre! !

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser bem interessante e gosto muito de narrativas simples e leves
    Gostei bastante da dica e a capa é linda
    Feliz 2015 *~

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela !!!
      A capa do livro é uma graça mesmo né ?! A única coisa que eu não curti muito é que ela fugiu do estilo do primeiro livro, que é a minha capa preferida da trilogia !!! :D
      Fico feliz de saber que você curtiu a dica, espero que tenha a oportunidade de ler os livros !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Já faz tanto tempo que li Elixir, então não lembro quase nada do acontece...haha' sei que gostei do livro, mas não muuito e não cheguei a ler os outros. Fiquei curiosa para ler Devoção, espero que ele seja mesmo melhor que o primeiro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh !!!
      Flor eu recomendo a leitura, ainda mais se você já leu o primeiro !!! Vale a pena, e o final ... Minha nossa eu juro que não esperava por aquele final, hehehe.
      Não sei o que vai acontecer no último livro, mas mal posso esperar para começar a ler !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oi! Acompanhei parcialmente a polêmica em torno desse livro: muita gente não curte essa coisa de celebridades escrevendo e coisas afins. Apesar de não me interessar pelo livro em si, não tenho nada contra - como posso ter? Para mim, quanto mais leitores por aí melhor, e é inegável que uma famosa escrevendo traz seus fãs para a literatura.
    Um beijo e feliz ano novo!
    http://www.distopicamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel, menina você é minha chará, rsrsrs, também me chamo Izabel, só que com o z no lugar do s, rsrsrs.
      Concordo totalmente contigo, não dá pra ter alguma coisa contra celebridades escrevendo livros, até porque se o livro for bem feito, com uma história legal e uma boa escrita, não existe problema nenhum não é ???

      Beijinhos e feliz ano novo pra ti também !!!

      Excluir
  8. Oi, Ryokobel!
    Gosto quando os finais nos surpreendem. Me decepciono demais com livros cujos finais me fazem querer jogar o exemplar na parede de frustração hahaha </3
    Não sei se leria, mas gostei da resenha!
    Feliz Ano Novo!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla !!!
      Fiquei feliz de saber que curtiu a resenha !!!
      Feliz ano novo pra ti também flor !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Oii
    Não costumo ler resenhas positivas sobre essa série, tenho o primeiro livro mas ainda não tive tempo pra ler.
    Espero gostar pois a resenha do segundo me deixou curiosa com todo esse suspense das fotografias e os grupos, e a garotinha.
    Pior coisa é um suspense frustado hahahahaha

    beijos e que seu 2014 se encerre lindamente
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nana, tudo bem ???
      Fico feliz de saber que você já tem o primeiro livro, é uma história bem gostosinha de ler, é claro que não é perfeita, tem aqueles probleminhas que eu comentei na resenha, rsrsrs, mas vale a pena e é uma boa pedida pra quando a gente não quer ler nada muito longo !!!
      Espero que goste do livro e não esquece de voltar para me contar o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oie Ryoko
    eu li o primeiro faz tanto tempo, mas tanto tempo, que já até me esqueci como terminou rs
    sua resenha serviu para me lembrar os principais pontos, e estou mais do que curiosa para conferir essa sequência.
    Bjos e Feliz 2015
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, tudo bem ???
      Tomara que você consiga conferir a sequencia de Elixir, espero que goste da leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Tenho muita vontade de ler os livros da Hillary, eu era fã dela na minha adolescência, amava os filmes em que ela sempre cantava, e quando ela entrou em Gossip Girl foi melhor ainda *-* preciso ler esse livro!!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie !!!
      Eu não vou negar, também era fã da Hilary, rsrsrs, mas não sabia que ela tinha participado de Gossip Girl ...
      Espero que goste da leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  12. Eu ainda não tive a oportunidade de ler os livros da Hilary. Eu também era super fã dela na adolescência UHSAHSSHUSAHSA

    Na verdade, fiquei bem surpresa de saber sobre oq os livros tratavam. Eu acho que vou ler sim!

    Beijinhos.
    www.minineko.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luany, tudo bem ???
      Espero que consiga ler os livros da Hilary, e se você conseguir ler não esquece de me contar o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  13. achei interessante mas boiei pra caramba lendo a resenha
    vou dar uma olhada na resenha de elixir pra ver se compreendo um pouco mais :)
    mas pela sua empolgação esperava uma nota maior pro livro psoksposkpos

    >> seguinte tu disse lá no meu blog que eu estava participando de uma promoção junto com vc... que promoção é essa?

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle !!!
      Então a nota eu dei considerando o geral do livro, tipo a história é interessante, mas não é perfeita, rsrsrs, e além disso tem aqueles problemas que eu comentei na resenha, como pouca descrição, e a história passar meio corrida, por isso minha nota final foi três, ou "Gostei" !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  14. Eu não acredito que você vai me fazer ficar curioso pra ler Hillary Duff
    Affe hein, agora eu quero kkk

    Boa resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você ver ein, rsrsrs, consegui deixar todo mundo curioso !!! :D
      Se conseguir ler os livros não esquece de me contar o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  15. Oi Ryoko, eu li sua resenha de Elixir e agora a de Devoção e devo admitir que estou super ansiosa para ler esses livros. Amo a Hilary como atriz e cantora, mas como autora não tive oportunidade ainda de conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, tudo bem ???
      Fico muito feliz de saber que você se interessou pelos livros, espero que consiga ler a trilogia. Acho que você vai gostar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. Eu estou louca para ler esse livro da diva Hilary, faz um bom tempo que li o primeiro livro e nunca encontro ele em uma promoção, espero ler ano que vêm.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem ???
      Acho que você vai curtir a continuação, eu gostei mais do que o primeiro livro, só espero que o terceiro e último livro não desaponte, rsrsrs
      A você falou uma coisa que eu também já tinha percebido, eu nunca vi nenhum dos livros da Hilary em promoção, e olha que quando eu comprei os meus eu procurei feito uma louca, mas tava tudo mais ou menos o mesmo preço ... :/

      Beijinhos

      Excluir