O livro Três Contra Todos do autor nacional Deco Rodrigues fala unicamente sobre uma coisa: amor. A história contará a vida de três pessoas, Rafaela, Eduarda e Lucas, ela começa mais ou menos assim.

Rafaela trabalha em uma gráfica. Foi ali que ela conheceu e se interessou por uma das clientes, Eduarda que por sua vez, sente uma forte atração por Lucas, outro cliente da gráfica e que só tem olhos para Rafaela…complicado? De jeito nenhum. Mas calmem aí! O livro não é um triângulo amoroso, isso definitivamente não se encaixa aqui, o livro aborda o tema poliamor, ou seja, o ato de se relacionar/amar outra pessoa além do seu atual parceiro com o consentimento do mesmo.
A vida desses três personagens é baseada em uma história real, que aconteceu na cidade do autor, Pelotas, Rio Grande do Sul. Antes de qualquer coisa, aconselho, assim como falei na minha resenha de Proibido, que deixem pelo menos aqui, alguns dos tais “preconceitos” de lado e tentem entender um pouco e se deixam afetar pela mensagem que o livro quer passar. Leiam de mente e coração abertos.
Obviamente que não estou afirmando que compactuo com este sentimento, eu nem sei se seria capaz, posso até afirmar que não. Mas o que eu sei é que sempre acreditei no amor, seja na forma, tamanho, cor, ou gênero que ele tiver. E aqui em Três Contra Todos eu pude entender um pouco mais sobre este sentimento. O livro é narrado pelos três personagens, então entender o que se passa com eles é muito mais fácil. O que a princípio começa uma amizade colorida e pura atração, acaba tomando proporções que nem mesmo os personagens esperavam.
Temos algumas cenas de sexo, mas a mensagem que deve ser passada está lá, se engana quem acha que é apenas uma história de três pessoas na cama. Não! A história vai tomando profundidade e questionamentos como estrutura ideal familiar vem à tona.  Os julgamentos em cima deles começam a surgir, por que além dos três, temos o filho de Lucas envolvido no meio desta relação.
Apenas lamento que o livro é super curtinho, achei algumas cenas bem corridas, e com grandes intervalos de tempo. Acho que existia enredo suficiente para uma história mais prolongada. Aliás, este é um assunto que deve ser mais explorado não só na ficção. A capa é perfeita, condiz perfeitamente com a história
Não me estenderei muito, mas o que falar sobre este final? Emocionante! Indico a todos que queiram entender um pouco sobre poliamor e sobre um núcleo ideal familiar. A mensagem que eu tirei desse livro é bem clara, posso não aceitar na minha vida um tipo de relacionamento desses, mas se um dia vier a conviver com isso jamais julgarei. A sociedade não pode regular relações e onde existe amor verdadeiro existe uma família, seja do tamanho ou forma que for.

  • Três Contra Todos
  • Autor: Deco Rodrigues
  • Ano: 2013
  • Editora: Satolep Press
  • Páginas: 96
  • Amazon

rela
ciona
dos