E se não existisse contos de fadas? E se tudo for real? Em 28 de outubro de 2011 foi ao ar o primeiro episódio da série de TV Grimm, transmitida pela NBC nos Estados Unidos. Grimm tem como base os fundamentos dos contos de Jacob e Wilhelm Grimm. A mistura entre a ficção e as histórias dos irmãos foi a primeira coisa me chamou a atenção nesta série. Aqui, os ainda Grimm’s e descender desta família, significa carregar uma maldição até o último dia de sua vida.
Nick Burkhardt é um dos detetives de homicídios de sua cidade. Curiosamente, uma série de assassinatos “estranhos” e violentos começam a acontecer coincidindo com a repentina chegada de sua tia Marie Kessler à cidade. Além disso, outros eventos começam a atormentá-lo, como uma série de que ele acredita ser, alucinações. Pessoas começam a adquirir outras formas, em frente aos seus olhos. A chegada de sua tia Marie não é em vão, ela volta depois de anos, para uma última missão.

Marie sabe exatamente o que está acontecendo com a cidade e com seu sobrinho, ela sabe que sua morte está próxima e a desgraça da sua família está passando para Nick. Marie e Nick são de uma família descendente de uma sociedade secreta de caçadores, conhecida como Os Grimm’s. Depois da morte dela, Nick seria o último vivo e apenas ele terá a habilidade de ver o que os outros não conseguem, os Wesens, criaturas que também habitam a Terra.

A missão de sua família é a mesma e vem se repetindo desde seus antepassados. Eles devem manter o equilíbrio entre o mundo real e o mundo sobrenatural. Todas as histórias e fábulas registradas realmente aconteceram. Entre os Wesens, a existência de um Grimm é como uma lenda e também uma ameaça. Nick começa a descobrir que existe muito mais perigo nas ruas do que ele imaginava e apenas ao tomar conhecimento sobre este “novo mundo” já o coloca em perigo. A série conta com personagens secundários bem presentes e importantes na trama. Durante os episódios somos apresentados a Juliette Silverton, noiva de Nick e ao seu parceiro Hank Griffin.

Existem Wesens e Wesens, alguns são inofensivos mas também existem aqueles que perseguem/assassinam, fazem mal aos humanos, e cabe à Nick saber identifica-los. No meio de suas descobertas ele conhece Moroe, um Blutbad (Lobisomem) reabilitado, que passa a ajudá-lo juntamente com Rosalee, uma Fuchsbau que tem muito mais conhecimento do mundo Wesen do que o novato Grimm.
Como eu adoro releituras e contos de fadas não preciso nem dizer que adorei esta série né?! Grimm é o exemplo de que um bom enredo pode começar com um baixo orçamento e crescer ao decorrer dos das temporadas. A diferença da primeira temporada para a segunda já é nítida entre os efeitos especiais, mas isso para mim, foi apenas um detalhe. Hoje, Grimm já está em sua quarta temporada e cada episódio é surpreendente e de tirar o fôlego.
Um ponto positivo da série é que as criaturas malvadas que costumamos conhecer não levam os mesmos nomes que sabemos. Aqui bruxas, lobisomens e vampiros não existem, cada um leva um nome específico para sua raça, todas muito bem detalhadas pela série, com suas características, costumes e padrões. Aqui você pode conferir toda a lista de criaturas (Wesens) da série, são mais de 80, e algo me diz que as novas temporadas podem nos trazer muitas mais, já que temos mais de 190 contos dos Irmãos Grimm. No site da NBC podemos também entrar dentro do trailer de Marie, deixado como herança para Nick, lá encontramos armas, poções e principalmente o Livro Grimm onde se encontra todas as informações de cada raça já confrontada por um descendente.
Também em outubro de 2011, Once Upon a Time foi lançada, nos Estados Unidos, dizem que ambas são bem parecidas mas eu não saberia dizer pois nunca vi a outra série (Edit: a única semelhança é a releitura dos contos. Obrigada meninas ♥). Pelo enredo Grimm e OUT dão vida aos personagens de nossos contos de fadas preferidos, recontados de uma maneira mais real e perigosa, exatamente o que o público em geral procura. Grimm é uma série munida com muita história e um enredo envolvente, eu indico aqueles que procuram ação e fantasia misturada aos contos que costumávamos conhecer desde crianças.

  • Grimm
  • Criado por: David Greenwalt, Jim Kouf
  • Com: David Giuntoli, Russell Hornsby, Sasha Roiz
  • Gênero: Fantasia, Policial
  • Duração: 22 episódios - 42 minutos

rela
ciona
dos