Folheando sobre Edições Econômicas e Normais


Oi pessoal tudo bem? Resolvi criar uma coluna nova aqui no blog e ela vai se chamar Folheando, eu ainda não sei de quanto em quanto tempo ela vai aparecer por aqui mas o objetivo é falar sobre os temas literários, trocar ideias e saber a opinião de vocês.

Então, vamos lá! O assunto de estreia é para aqueles leitores que estão iniciando e começando a se aventurar com livros. Quem aqui nunca comprou um livro pela internet ou até em revistas de revenda e acabou recebendo um livro de qualidade inferior? O que é isso? Nós sabemos que no Brasil o valor do livro é exorbitante comparado ao EUA, e na maioria das vezes numa qualidade muito inferior mesmo nas edições normais, mas isso já é assunto para outro post! Mas, afim de diminuir os custos da produção dos livros e posteriormente diminuir o valor de venda do mesmo, as editoras revolveram apostar nas ditas edições econômicas

Mas calma lá, obviamente, que dentro do livro contém a mesma história, não se preocupem que a história não é reduzida, o livro apenas é confeccionado de forma mais enxuta, o espaçamento acaba sendo bem menor assim como sua diagramação. Os livros não têm orelha e aqueles que possuem algum detalhe na capa, como soft, verniz, textura e até uma coloração metálica existente, nas versões econômicas saibam que não existirá, será uma impressão normal revestido de uma camada brilhosa, apenas.

♥ Versão econômica a esquerda sem orelha, e versão normal a direita com orelha. ♥


♥ A versão econômica pode ser menor, como esta das fotos, impactando na diagramação e número de páginas. ♥


Eu, particularmente não gosto, mas tenho muitos livros aqui em versões econômicas, alguns que comprei sabendo que eram assim e outros que acabei tendo uma surpresa quando abri. Um exemplo disso foi minha compra da coleção Sussurro, eu já possuía os livros na versão simples, mas em uma segunda compra do qual comprei o primeiro e o segundo livro de novo e separadamente, vejam só minha surpresa! Eles não tinham a informação devida sobre qual edição eram. Resultado? Recebi Crescendo na versão normal - que aliás é linda, e a textura do livro é demais - já em Sussurro recebi novamente a versão econômica.

♥ A de cima é a versão normal, capa com textura e fosca, a edição econômica brilhosa. ♥
OBS: tenho este livro para troca, quem quiser =D

Para mim, não é apenas uma versão estética, por serem de uma qualidade inferior, por muitas vezes meus livros acabam ficando surrados mais rapidamente, surgem orelhas nas páginas e na capa facilmente pois como eu disse, eles não têm orelha para dar uma sustentação melhor nas pontas e o pior, o livro acaba ficando bem torto, olhem uma foto do livro no meu Instagram! Sinceramente isso me incomoda, pois eu tenho um apego grande aos meus livros.


E vamos combinar né?! Hoje em dia cada vez mais existem promoções de livros a 9,90 com edições normais e boas, claro que o cuidado com as informações sobre a edição nos sites é importante de se olhar, mas o que eu quero dizer é que hoje em dia, as versões normais são encontradas a um preço mais acessível, basta procurar, então a questão de comprar edições econômica exclusivamente pelo valor final é bom até certo ponto. 

Então pessoal o que vocês acham, gostaram da coluna? ela deve continuar? O que vocês acham sobre versões econômicas? Valem ou não valem a pena? Isso é bem pessoal e vai de cada um, por isso quero saber a opinião de vocês! Beijos

35 comentários

  1. Eu tenho O Diário de Anne Frank em versão de bolso, e simplesmente odiei a edição, ele ficou dois dias na mochila e quando tirei parece que tinha sido atacado por um furação, a capa toda torta e cheio de orelhas :(
    Para mim edição econômica não é mais uma opção!

    Beijão
    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gio edições de bolso são até assunto para outro assunto, não adianta eu prefiro as versões clássicas e se puder capa dura melhor ainda! hahaha Beijos Joi

      Excluir
  2. Olá gostei bastante da ideia!
    Eu também estava pensando em criar algo parecido no meu blog, é sempre bom discutir esses temas literárias né.
    Em relação ao tema abordado a minha relação é de amor e ódio com as edições econômicas. Tenho muito, mais muitos livros em edições econômicas, inclusive livros favoritos. E realmente não tenho problema grave com essas edições, ela acabam sendo uma forma de eu ter acesso a livros que normalmente eu não possuo condições de comprar, como é o caso também de Morte Súbita que você falou acima, Tenho livros mais antigos, digamos assim, como os Livros de Harry Potter e Nicholas Sparks, que realmente são edições econômicas boas, claro temos um problema de material dos livros que acabam sendo deteriorados mas rápida se não tiver um cuidado, mas ainda assim eu gosto muito delas. (Descobrir uma forma de lidar com esse material as vezes ruim kkk)
    Tenho colegas que tem completa aversão, pois gostam da orelha, gostam da textura, querem uma folha assim assado, isso é bom, é bonito, é, mas para mim não é o essencial, vivo sem isso. Porém, a minha critica as editoras em relação as econômicas é falta de cuidado de algumas. Fazem de qualquer jeito e prejudicam a leitura, isso sim é muito chato.
    Não acho que hoje temos um barateamento dos livros em edição normal, não no que diz respeito ao bolso da classe média baixa por exemplo, que não pode se dar o luxo de comprar uma edição de 40,00 a 50,00 assim sem doer no bolso. As edições econômicas acabam sendo um estimulo a leitura, e dou os parabéns as editoras novo conceito, seguinte, Thomas Nelson e Rocco, que realmente fazem edições, de qualquer tipo, de uma forma magistral.
    Enfim, é um comentário só do que penso sobre o assunto, ainda tenho muito que refletir sobre isso, quem sabe não faço um post, se quiser ler, posso enviar o link depois.
    Gostei muito do seu post, espero os próximos.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ler sim Jonatas, esta é a intensão do post! Bjs

      Excluir
  3. Olá. Tenho sérios problemas com edições econômicas também. Tenho alguns livros em edição econômica, mas quero trocá-los no sebo para depois comprar a edição normal. Eu ganho muitos livros, e alguns que ganhei são aqueles distribuídos pelo governo nas escolas públicas, e algumas dessas edições são econômicas, mas nada que interfira na leitura.
    Gostei bastante da coluna e já quero ver os próximos tópicos.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lary gosto é gosto, pelas minhas experiencias, prefiro as versões normais! Bjs

      Excluir
  4. Oi!
    Infelizmente, nem sempre os sites informam quando o livro é edição econômica o que me deixa bastante irritada! A que mais me chateou foi uma coleção do Nicholas Sparks que eu adquiri pensando ser uma edição normal. Tive uma surpresa bem negativa ao confirmar a péssima qualidade deles além da fonte ser super pequena. Tenho uma coleção de Hush Hush, e apenas Finale é edição econômica, mas comparado com a de outras editoras gostei dele pelo fato da Intrínseca ter mantido as folhas amareladas e a fonte original. O que perde o brilho mesmo é o fato de a capa não ser impermeável como as outras e nem ter orelhas. Mas o que importa é a leitura e o cuidado dobrado que devemos ter com as edições econômicas.
    Adorei essa nova coluna!
    Beijos.
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cuidado deve se ter mas para mim um simples manuseio já danifica o livro! =/ uma pena!

      Excluir
  5. Olá!
    Continue sim! Mas, eu não gosto de edições econômicas, tenho até alguns livros nessas edições. O espaçamento é ruim, a folha é ruim, a capa é ruim, na verdade o pior de tudo é a leitura, pois as páginas são mais finas e letras pequenas, o que incomodando bastante.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Tbm temos algumas (ainda) mas se puder escolher, escolho as normais! Bjs

      Excluir
  6. Oi Joi!!
    Eu so tive uma coleção em edição Econômica que foi O Diário do Vampiro e mesmo assim depois que (e odiei muito a leitura) me livro dos livros, vendi para um amigo por um preço camarada, de lá para cá venho tomando cuidado na hora de comprar livros para não dar o azar de comprar um sem orelha, porque eles realmente são inferiores e se danificam bem mais fácil!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  7. cara eu tenho alguns livros de edição econômica e nem me importo. o lance é ler mesmo, porém claro que elas necessitam de um cuidado maior pq são mais delicadas e bom, estragam mais rápido.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Alice uma pena, quanto a leitura, eu concordo a historia é a mesma! Bjs

      Excluir
  8. Ei Joi, tudo bem?
    Eu tenho alguns livros em versão econômica, até naqueles das edições Vira-vira, mas eu sabia que eram assim e comprei porque quis. Não ligo muito, dependendo do livro. Mas receber livros assim de compras na internet é foda mesmo!
    Antigamente comprava muitos livros de versão econômica, porque a diferença de preço era gritante, mas hoje em dia tem muita promoção, como você disse, e vale a pena esperar e pegar a versão normal
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bru, hoje em dia da até para encontrar versão econômica mais cara que normal hahaha só basta procurar!

      Excluir
  9. Foi uma boa coluna, espero que você continue com ela!

    Acho que edição econômica é boa para quem não lê com tanta frequência e não costuma reler o que já leu. Se for para ler uma vez e guardar até vai, mas se você ler duas vezes uma versão econômica, vai terminar a segunda leitura com o livro já todo arregaçado.

    Me mata que alguns sites não especifiquem a versão do livro em estoque, acabei de passar por esse mesmo problema com uma série da Meg Cabot; um deles veio em versão econômica e custou o mesmo preço da normal.

    http://thefatunicorn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa! Obrigada Elisa, vou continuar sim! Putz um caso assim é ainda mais tenso, pois colocaram um versão econômica no meio das normais =/

      Excluir
  10. Oi Joi!
    Acho um absurdo quando não avisam que é edição econômica. Esses dias vi no Submarino um livro do Stephen King que é imenso e super caro saindo a 25, mas eis que era a edição pocket. A sacanagem era que na imagem a edição que aparecia era a tradicional. Imagine a decepção de quem comprou?
    Nunca aconteceu comigo de comprar enganada, ainda bem!
    Assim como você, eu também sou muito apegada aos meus livros e cuido ao máximo para que eles fiquem intactos após a leitura. Dependendo do livro, fujo mesmo de pockets e edições econômicas, principalmente se forem livros importados. As brochuras americanas são muito ruinzinhas (parecem revistas). Para esses, sempre fico atenta para que sejam capa dura.
    Lógico que a coluna deve continuar :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! tudo bem? Obrigada por sua visita! Vou continuar sim! Bjs

      Excluir
  11. Oi Joi!
    Eu concordo contigo que a qualidade da versão econômica é inferior, mas eu não tenho problema nenhum com isso. Quando compro um livro é porque me interessei pela história (e pelo preço), então pra mim não importa qual edição é. Óbvio que se chegar na minha casa uma edição "normal" eu vou ficar bem mais feliz!

    Eu adooro aquelas edições de banca, bem pobrinhas, que parecem impressas em folha de jornal, sabe? Tenho alguns livros do Nicholas Sparks nessa versão e é tão gostoso de ler, porque é muito levinho.

    Enfim, gosto é gosto e não se discute!

    Abraços!
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petra! Entendo eu ainda tenho a minha edição de Um Amor Para Recordar com as folhas assim! Bjs

      Excluir
  12. Gostei da matéria. E estou engrossando as fileiras dos que compram edições normais. Tenho todo um ritual para ler um livro, e a orelha faz parte dele...rs Parece doideira, mas todo leitor tem suas manias. Uma coisa que me incomoda muiiiiiito é o fato de que nem sempre as lojas anunciam que o livro em promoção é uma edição econômica, fica como uma surpresa de brinde na entrega, já passei por isso e criei um baita caso..rs

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Andreza, comigo da até uma raivinha hahaha

      Excluir
  13. Oi! Por mais que a edição econômica seja mais em conta, vale a pena esperar uma promoção e comprar o livro na edição normal, a qualidade é melhor e é bem mais bonito na estante.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu leio versão economia, mais nem sou muito fã. Esses dias comprei uns livros e veio 4 deles em verão econômica e nem tinha especificado no site que era assim, o Box com três até veio com as letras em um tamanho bom, mais o livro Uma Longa Jornada veio com as letras muito pequenas vou sofrer para ler ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também leio Denise! Mas realmente as vezes na leitura atrapalha, pelo menos é assim comigo! Bjs

      Excluir
  15. Oiee ^^
    Odeio edições econômicas...kkkk' não é preconceito nem nada do tipo, mas os livros ficam horríveis depois de lidos, e olha que eu quase grudo o pescoço no ombro pra conseguir ler sem amassar *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Joi, adorei as informações. Também comprei sussurro e só quando recebi descobri que era a edição econômica, alguns sites não informam certinho o produto que estão vendendo. Para ficar igual (coisa de quem tem toc rsrsrs) comprei crescendo em edição econômica também!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  17. Oi Joi!!

    Amei o post, muito explicativo, porque muita gente vive perguntando nos grupos etc sobre as edições normais x economicas, qual é a diferença, se vale a pena, e esse post agrega muito valor uahsuhhus /
    Não gosto de edições economicas, pouca gente gosta, e é decepcionante recebe-los de surpresa, como acontece algumas vezes nas lojas online. Agora tem melhorado, e acho que tenho so uns 5 ou 6 livros nesse formato. Nao vale a pena pela durabilidade mesmo!

    Supeeeeeeer curti o post, otima dica!!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Joy!
    Eu me incomodo bastante com as edições econômicas que não tem orelhas, mas geralmente box é assim, então desde que venha com as folhas amarelas estou contente. O tamanho e diagramação também me incomodam um pouco, mas na hora do aperto, vai, haha!
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Adorei seu post!
    Eu não gosto de edições econômicas pelos mesmos motivos que você.
    Acho que de vez em quando os livros em versão econômica são mais caros que os em versão normal!

    Beijos
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir
  20. Pra mim não faz diferença se o livro é versão normal ou econômica. É fato que com a versão econômica precisa tomar mais cuidado porque os livros são um pouco mais frágeis, mas eu levo em consideração muito mais a leitura do que o aspecto do livro. Entendo que há pessoas que realmente não gostem, mas acho interessante que exista essa opção, até porque na nossa cultura muitas pessoas veem a compra de livros como algo supérfluo, em que não podem ou não querem investir muito dinheiro, a ter uma versão com preço menor ajuda a ter acesso à literatura.
    Muito legal a coluna, continue com ela sim! ;-)
    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi Joi, tudo bom?
    Adorei a nova coluna do blog. Eu não me importo em ler livros na edição econômica, mas o problema é que essas versões no Brasil são frágeis demais e o manuseio simples já danifica o livro. Uma vez devolvi 3 livros pro Submarino por causa disso, pois não fui informada de que eram versões econômicas. O que é bacana dessas versões é que ela populariza os livros, pois nem todos tem condições de pagar uma versão normal.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir