Oi pessoal tudo bem? Resolvi criar uma coluna nova aqui no blog e ela vai se chamar Folheando, eu ainda não sei de quanto em quanto tempo ela vai aparecer por aqui mas o objetivo é falar sobre os temas literários, trocar ideias e saber a opinião de vocês.
Então, vamos lá! O assunto de estreia é para aqueles leitores que estão iniciando e começando a se aventurar com livros. Quem aqui nunca comprou um livro pela internet ou até em revistas de revenda e acabou recebendo um livro de qualidade inferior? O que é isso? Nós sabemos que no Brasil o valor do livro é exorbitante comparado ao EUA, e na maioria das vezes numa qualidade muito inferior mesmo nas edições normais, mas isso já é assunto para outro post! Mas, a fim de diminuir os custos da produção dos livros e posteriormente diminuir o valor de venda do mesmo, as editoras resolveram apostar nas ditas edições econômicas

Mas calma lá, obviamente, que dentro do livro contém a mesma história, não se preocupem que a história não é reduzida, o livro apenas é confeccionado de forma mais enxuta, o espaçamento acaba sendo bem menor assim como sua diagramação. Os livros não têm orelha e aqueles que possuem algum detalhe na capa, como soft, verniz, textura e até uma coloração metálica existente, nas versões econômicas saibam que não existirá, será uma impressão normal revestido de uma camada brilhosa, apenas.

♥ Versão econômica a esquerda sem orelha, e versão normal a direita com orelha. ♥

♥ A versão econômica pode ser menor, como esta das fotos, impactando na diagramação e número de páginas. ♥
Eu, particularmente não gosto, mas tenho muitos livros aqui em versões econômicas, alguns que comprei sabendo que eram assim e outros que acabei tendo uma surpresa quando abri. Um exemplo disso foi minha compra da coleção Sussurro, eu já possuía os livros na versão simples, mas em uma segunda compra do qual comprei o primeiro e o segundo livro de novo e separadamente, vejam só minha surpresa! Eles não tinham a informação devida sobre qual edição eram. Resultado? Recebi Crescendo na versão normal – que aliás é linda, e a textura do livro é demais – já em Sussurro recebi novamente a versão econômica.

♥ A de cima é a versão normal, capa com textura e fosca, a edição econômica brilhosa. ♥
OBS: tenho este livro para troca, quem quiser =D

Para mim, não é apenas uma versão estética, por serem de uma qualidade inferior, por muitas vezes meus livros acabam ficando surrados mais rapidamente, surgem orelhas nas páginas e na capa facilmente pois como eu disse, eles não têm orelha para dar uma sustentação melhor nas pontas e o pior, o livro acaba ficando bem torto, olhem uma foto do livro no meu Instagram! Sinceramente isso me incomoda, pois eu tenho um apego grande aos meus livros.
E vamos combinar né?! Hoje em dia cada vez mais existem promoções de livros a 9,90 com edições normais e boas, claro que o cuidado com as informações sobre a edição nos sites é importante de se olhar, mas o que eu quero dizer é que hoje em dia, as versões normais são encontradas a um preço mais acessível, basta procurar, então a questão de comprar edições econômica exclusivamente pelo valor final é bom até certo ponto. 
Então pessoal o que vocês acham, gostaram da coluna? ela deve continuar? O que vocês acham sobre versões econômicas? Valem ou não valem a pena? Isso é bem pessoal e vai de cada um, por isso quero saber a opinião de vocês! Beijos

rela
ciona
dos