Resenha: Mentirosos

Título Original: We Were Liars
Autora: E. Lockhart
Ano: 2014
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Compre aqui

Talvez, seja cedo demais. Sim, é cedo demais, já que estamos em janeiro mas eu preciso dizer. Mentirosos é minha melhor leitura de 2015. Para vocês terem uma ideia eu enrolei esta resenha o quanto pude para conseguir colocar em ordem minhas ideias, este livro é perturbador e intenso e ao mesmo tempo sútil e sensível.

Quando você pensa que sabe algo, é outra coisa totalmente diferente. Vou tentar explicar aqui, para que vocês possam sentir um pouquinho do que senti com esta leitura, mas é claro, sem mencionar qualquer detalhe do segredo desta obra, porque é justamente ele que a engrandece. Também não farei nenhuma comparação a outro livro ou filme, porque isso também estragaria tudo.

Cadence é uma garota de quase dezoito anos e ela faz parte da família Sinclair. Os Sinclair são um tanto peculiares ou não, misteriosos e gostam de manter as aparências. Harris Sinclair é o patriarca da família e depois da morte da sua esposa, suas três filhas disputam a atenção e herança do velho, que sabe usar muito bem disso para seu poder, ele controla todas as atitudes e decisões de suas filhas diretamente. Cady é filha de Penny, prima de Mirren e Johnny que tem um melhor amigo chamado Gat, juntos eles são chamados de Mentirosos. Os quatro cresceram em Beechwood, a ilha particular dos Sinclair. Lá, em todos os verões desde os oito anos de idade, eles se encontram e vivem seus melhores momentos juntos.

"Johnny é estalo, iniciativa e sarcasmo. Mirren é açúcar, curiosidade e chuva. Gat é contemplação e entusiasmo, ambição e café forte."

Mas a história começa há 2 anos. Com 15 anos, Cadence tentava se recuperar da separação dos seus pais quando juntamente com seus amigos, que antes não enxergavam além das aparências de sua família, começam a perceber todos os problemas que os Sinclair carregam. Inclusive é através de Gat que conseguimos enxergar o lado obscuro da família, ele que alerta Cady e nós, leitores. De um lado, temos a forte amizade entre estes quatro amigos e do outro temos as imperfeições dessa família, que por baixo dos panos só disputam entre si. Tudo é uma grande fachada, a família "perfeita" está em ruínas, definhando financeiramente e psicologicamente, deturpados pela mentira e pela ganância.


Com todas estas descobertas, a história dos Sinclair é lapidada no meio desse turbilhão de sentimentos. Até que certa noite, Candence, nossa protagonista e narradora, é encontrada na praia, sozinha, desacordada, sem parte de suas roupas e sem se lembrar de nada. Seu problema foi nominado como traumatismo craniano encefálico. E agora longe da ilha, ela tenta controlar suas fortes dores de cabeça e amnésia com remédios.

Depois de dois anos ela resolve que para se lembrar do seu acidente e dos motivos que levou a isso, ela precisa voltar para ilha e reencontrar seus melhores amigos. Conforme Cadence vai se lembrando, o leitor vai se ambientando na história, e é inevitável que não fiquemos angustiados e curiosos para saber o que realmente aconteceu com ela, e impossível não criar teorias e soluções, mas de todos os meus palpites, nenhum chegou perto do verdadeiro segredo da personagem.

"Seja um pouco mais gentil do que precisa ser. Sempre faça aquilo que teme. Não aceite um mal que você possa mudar."

Peço encarecidamente, se vocês querem ser surpreendidos com uma história sensacional como está, não procurem spoilers, tomem cuidado com algumas resenhas por aí e apenas leiam o livro. Ele supera qualquer romance, qualquer drama, ele vai além disso e grande parte, se não 100% disso é pela narrativa sem igual da autora E. Lockhart. Com capítulos curtinhos, somos jogados de um lado ao outro no meio de nossas suposições, recheados de duplos sentidos e metáforas, poucos autores conseguem fazer isso sem que o leitor se perca.

As peças estavam todas ali, escondida em cada frase de Mentirosos, em cada ação de Cadence gritando para mim, a cada página que eu virava melhor o livro ficava e ao final posso garantir a todos, vão morrer de vontade de ler o livro novamente. Eu quis, para saber: "O que eu perdi?" Tudo faz sentido, tudo foi muito bem contextualizado e é tudo carregado de sentimentos, você sentirá tudo ao mesmo tempo e vai refletir e muito sobre isso.


Mentirosos fala sobre traumas, recomeço, uma amizade verdadeira e um amor grandioso. É uma história fictícia, é verdade mas que mostram problemas reais, que fazem com que no final da leitura eu tenha ficado totalmente abalada, eu não quis aceitar mas depois me rendi e me conformei. Concluo que nem tudo é o que parece ser... isso se encaixa em vários cantos desse livro, no seu título, nesta família, nesta ilha, nesta história, nesses personagens. Não julguem e apenas leiam, eu juro que vai valer cada página.

46 comentários

  1. Eu sou apaixonada por esse livro. Nos primeiros capítulos eu achei que não ia chegar a lugar algum, e que a história ficaria naquela mesma coisa durante todo o enredo. Mas ai ela surpreendeu de uma forma que, meu Deus! Como não amar?!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Joi minha linda!!! Que resenha mais apaixonada e como já é o melhor do ano?
    Todo o seu entusiasmo me deixou bem mexida! Vou logo ler ele e conhecer toda essa lição, espero me identificar como vc! Resenha PERFEITA!
    Bjus
    Resenha: Perfume De Hotel - Chile - Quem resiste ao poder do perfume? - PERFUME DE HOTEL #2 - Carla Pachêco
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/01/resenha-perfume-de-hotel-chile-quem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é surpreendente Paula, se não for minha melhor leitura com certeza estará entre o TOP5 ^^ Bjs

      Excluir
  3. Depois de ler sua resenha fiquei ainda mais necessitada de ler esse livro! Adorei!!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu deus, gente!!! Todo mundo fala tãaao bem desse livro, deve ter alguma magia por aí UHAUH E já começa com a ilustração, esse mapa lindo que sempre dá um astral mais forte pra história, a gente se sente na expectativa de ter algum lugar pra procurar nele e se localizar né hahah Adoreei a sua resenha, preciso muito mesmo ler esse livro, apesar de que a capa não instigar nem um pouco D;
    E é um bom sinal a leitura já ter te surpreendido tanto. 2015 promete! hahaha
    Ah, você tinha pedido o link do nosso desafio de gênero, tá aqui: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/12/feliz-ano-novo-desafios.html :DD

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem tag nova de Cachorros Literários no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, já viu a capa americana, bem bonita e depois que tu ler o livro tu vai ver a capa com outros olhos ^^ Bjs

      Excluir
  5. Minha resenha desse livro ficou uma bosta pelo motivo de eu não conseguir escrever.
    Ai joi, temos o mesmo sentimento!

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi, tudo joia?
    Primeiro, achei fantástica a proposta do livro para nós, estou maravilhada e preciso muito ler, sua resenha ficou sensacional

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Joi, eu estou louca por esse livro! Nunca vi ninguém falar que não gostou dele, o que me deixa com mais vontade ainda de conferir a história. Adoro leituras tensas com esse clima mais pesado, espero ler o livro em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi!
    Nunca li uma resenha falando mal do livro,no sentido de não gostar.
    E isso me deixa mais curiosa com relação a leitura.
    Adorei a sua resenha,me deixou com muita vontade de ler o livro.
    Beijos
    http://bomlivropravc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. "...este livro é perturbador e intenso e ao mesmo tempo sútil e sensível." Resumiu! Minha resenha está para sair, mas tem dois livros na frente, e espero conseguir fazer uma resenha tão boa quanto a sua! Não é uma obra fácil de ser lida, mas todos deviam dar uma chance a ela, sem procurar spoilers! Bjs :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Tici, quando sair a sua vou correr para ler <3 Bjs

      Excluir
  10. Amiga tenho visto pessoas falando maravilhas sobre esse livro.
    Não resisti e comprei no começo do mês. Espero ler e gostar bastante da narrativa e principalmente da história, porque me pareceu ser bem curioso sabe. Achei que a história tem uns mistérios. E adorei a sua resenha me deixando ainda mais curiosa. Fico feliz de passar aqui e ver essas resenhas lindas que vc posta. Adoro a maneira que vc escreve, porque vc se expressa de uma maneira muito boa e isso acaba me convencendo a ler o livro. Meus parabéns amiga. Te desejo mto sucesso cada dia mais. Amo seu blog. Saiba disso =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sil, ler suas palavras me deixam emocionada ^^ Obrigada pelo carinho! Bjs

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu, simplesmente, AMEI esse livro. De longe, ele se tornou a MELHOR leitura de 2014 <3 Mas, diferente de outras pessoas, eu gostei do livro desde o início. Algo me prendia a ele, não sei explicar. A narrativa então... Perfeito!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rô eu também! Eu gostei dele desde a primeira página e até meia confusa, mas a autora soube me pegar ^^ Bjs

      Excluir
  12. Oiii, tudo bem??? Eu queria tanto, tanto ler esse livro que quando li.... Não é que eu não tenha curtido. Não é isso. A escrita é fantástica. Maravilhosa, linda, sofrida, poética. Mas a resolução do caso... Não sei sabe, não me convenceu. Como se houvessem pontas soltas. E eu tenho quase certeza de que não há. Mas sei lá... não sei bem explicar. Mas eu estava cheia de teorias da conspiração, kkk e não acertei dessa vez :3
    Aliás, amei sua resenha e deu vontade de ler novamente para quem sabe mudar a opinião, hahahha
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih entendo seu sentimento, a autora te desarmou, assim como desarma qualquer leitor, daí vem de você odiar a autora ou ovaciona-la ^^

      Excluir
  13. Olá,
    Esse livro está sendo muito bem comentado, quero muito ler e confesso que não vejo a hora de fazê-lo, estou curiosa demais pela história.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu amei esse livro a cada página e, quando acabou, chorei de soluçar. Choque é pouco para descrever o que senti. A Emily é simplesmente genial.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  15. Oii Joi, tudo bem?
    Não vejo na hora de ler esse livro meu deus!!! Cada resenha que leio aumenta minha vontade haha, adoro capítulos curtinhos! Não sabia que no livro tinha ilustrações, a história parece ser legal para nos deixar sem palavras no final. Adoreei a resenha linda!
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, o livro não tem ilustrações não, com ele tem muitas referencias de lugares, dentro da ilha eles preferiram fazer um mapinha para o leitor se achar, da mesma forma que resolveu deixar a arvore da família disponível ^^ Bjs

      Excluir
  16. Oi Joi,
    Esse livro tem feito tanto sucesso, entrou em tanta lista de "melhores do ano", que vou ter que dar um jeito de ler ainda em 2015.
    Estou mto curioso para saber q final tao surpreendente é esse...
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre leia, tenho certeza que entra para sua lista de melhores tbm!

      Excluir
  17. Oiee

    Eu também gostei muito do livro me surpreendeu mas por um lado me senti um pouco enganada então por esse motivo não entrou para minha lista de preferidos rsrs e como você falou que falarmos que parece com algum filme já era todos vão saber o final e não podemos revelar a graça é ler o final e se sentir feliz ou enganado como eu rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ai meu coração ... Joi como você consegue ?! Sério menina, como você consegue ?! rsrsrs
    O que foi essa resenha ? Se era pra me deixar morrendo de vontade de ler o livro você conseguiu, você falou tanto, mas ao mesmo tempo pouco, você conseguiu deixar o maior suspense no ar e agora eu tô me remoendo aqui para saber o que acontece nessa história, qual é o grande segredo ...
    Acho que vou ter que comprar esse livro e passar ele pra frente de todos os que estão esperando, só para acabar com o suspense, rsrsrs
    Resenha nota dez !!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Eu adorei a sua resenha e estou mega ansiosa, curiosa para ler esse livro, só vejo resenhas positivas, fiquei mais curiosa ainda porque você falou que provavelmente é sua melhor leitura do Ano, quero descobrir os segredos que envolvem esse livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho tomado muito cuidado com as resenhas que leio desse livro justamente pra não perder as surpresas dele que todo mundo sempre comenta!
    Eu to com ele aqui e com certeza vou adiantar a leitura. Sua resenha me deixou mais curiosa do que eu estava. To doida pra descobrir o que realmente aconteceu com a Cadence, e descobrir os segredos dessa família. Parece uma leitura realmente incrível!

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Joilinda! Tudo bom?
    Tenho MUITA vontade de ler esse livro, pena que não encontrei ele quando acabei saindo para comprar livros, mas acho que de tanta curiosidade vou acabar indo em uma livraria mesmo e comprar novinho. Acho que está no tempo perfeito de dizer que essa foi a melhor leitura de 2015, a minha estou achando que é Intenso Demais, não comecei a resenha ainda e nem sei como começar, dilemas! O mistério que ronda esse livro me acompanha desde a primeira resenha que li. Sei como é esse sentimento de resenhar um livro que contém um segredo, mas você precisa fazer de tudo para não desvendar. Estou indo lá na livraria ler e saber o que acontece, porque acho que essa noite não vou dormir!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Joi, sua linda, tudo bem?
    Nossa!!!!!! Sem fôlego com sua resenha!!!!! Amei cada palavra, fiquei mega curiosa para descobrir o que aconteceu. Esse livro já está no topo da minha lista de desejos junto com Por Lugares incríveis. São os dois livros mais comentados do momento!!!!
    Leitura sensacional, sem igual, que supera todas em 100%???
    Eu quero ser enganada por essa autora!!!!!!!
    Eu preciso descobrir quem está mentindo!!!!!
    Amei sua resenha!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Hey Joy,
    Já vi muitas pessoas falando muito bem desse livro,mas não achei que era tão bom assim o.o,estou mega curiosa para saber mais,conhecer,ler,devorar,este livro.
    Amei demais sua resenha,e achei as fotos lindas *--*
    Beijos da Brubs.

    Cantinho da Bruna
    @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
  24. HAHAHAHA, 2015 mal começou e vc já teve a melhor leitura! :O
    É muito bom quando um livro nos faz sentir assim, me empolguei muito com a sua resenha, espero ter a oportunidade de ler Mentirosos um dia e descobrir esse grande segredo, parece ser ótimo!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Joi!
    Quero muuuuito ler esse livro, li várias resenhas super positivas.
    Fiquei bem curiosa para saber o que houve com a personagem, já quero esse livro para ontem.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Joi, tudo bem?
    Esse livro me desmontou. No fim fiquei sem ação, completamente sem palavras. De fato, é um livro que é bom iniciar sem saber nada. Porque o melhor é a narrativa incrível da E. Lockhart.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  27. Oi, Joi!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mais pelos comentários do que pelo enredo mesmo. O enredo não me chama atenção (na verdade procurei saber o mínimo possível a respeito), mas me parece um livro muito sensível.

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Oi Joi, tudo bem?
    Mentirosos está na minha wishlist desde o seu lançamento e a cada resenha que leio fico com mais vontade de ler esse livro, o que eu espero que ocorra muito em breve, estou curiosa para saber mais sobre os personagens e sobre o grande mistério do livro.
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  29. Ganhei o livro em um sorteio do livros e fuxicos e até hoje não li mesmo estando mega curiosa em ler ainda não consegui tempo, e sua resenha só ajudou a me deixar mais curiosa kkkk.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Posso dizer que ele também foi a minha melhor leitura do ano? Fiquei completamente encantado e destruído com esse livro, a autora escreveu de forma grandiosa e surpreendente. Adorei sua resenha, principalmente porque assim como eu você adorou o livro e sua resenha não tem nenhum spoiler!!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só pode como deve! #mentirosomelhorleituradoano =D

      Excluir
  31. Oi Joi!!! Tudo bem?

    Olha, fico feliz em ver as pessoas amando o livro, porque eu também ameeei! Foi um dos melhores que li em 2014!
    Livro muito bom, li ele em uma madrugada e não consegui largar. São esses livros que marcam a gente e entram pro hall dos melhores né? Incrível, e o final sofrido =/
    Ótima resenha, disse tudo e me identifiquei com tudo o que sentiu ao ler! Saudades do livro já! Hahaha

    Beijo Joi!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Joi,

    Essa é a terceira resenha que leio desse livro e a cada uma que leio fico mais curioso, ótima resenha....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Esse livro é surpreendente, intenso e emocionante. Simplesmente me prendeu do início ao fim, a história absorve o leitor. Recomendo essa leitura, vale a pena!
    Sem dúvidas é a minha melhor leitura de 2015 também!

    ResponderExcluir