Resenha: Porta dos Fundos

Título Original: Porta dos Fundos
Editora: Sextante
Ano: 2013
Páginas: 240
Compre aqui

Acho que todo mundo já deve ter ouvido falar ou visto por aí algum vídeo do Porta dos Fundos certo? Para quem não conhece e curte uma boa comédia ele é uma ótima dica. O canal começou com a ideia de sair da convencional TV e migrar para uma mídia na qual se pode ser seu próprio editor, diretor e chefe e onde melhor fazer isso a não ser no YouTube?

Ideia atraente e promissora, mas que necessita muito trabalho. Nenhum vídeo é feito de um dia pra o outro e é neste livro que entendemos todo o trabalho e as horas de reuniões que um simples vídeo de sete minutos exige.

O canal recebe novas atualizações todas as segundas e quintas feiras as 11:00h. Em apenas 6 meses de existência o canal já ganhou milhares de visualizações, com seus vídeos engraçados e polêmicos. Existem também ramificações do canal principal, como Portaria, que conta com a presença de dois integrantes do elenco para comentar os vídeos, e interagir com os fãs através das redes sociais, e o Fundos da Porta contém todos os making of e erros de gravações dos vídeos, sinceramente, as vezes me divirto mais com este canal do que com o principal


Com mais de 9 milhões de inscritos, não demorou muito para surgir propostas de projetos como o livro, que aqui falamos e também o filme que será distribuído pela Universal. O time de idealizadores, atores, diretores e roteirista é grande, mas entre os principais nomes dos envolvidos estão Gregório Duvivier, Fábio Porchat, Clarice Falcão, Letícia Lima, Antônio Pedro Tabet, Rafael Infante, Júlia Rabello, Luis Lobianco, Marcos Veras, Marcus Majella, Gustavo Chagas e João Vicente de Castro.

Por conta de todo o sucesso do canal, no meio de 2014, o Porta dos Fundos assinou contrato com o canal FOX que toda terça feira as 23h transmite o programa Porta dos Fundos na TV apresentado por Gabriel "Totoro", lá é reprisado alguns dos vídeos mais visualizados.


O objetivo principal do livro é te fazer rir, neste livro reuniram 37 roteiros dos vídeos mais visualizados no canal, e na minha opinião os melhores até então! É verdade sim, que comparando a leitura e os vídeos em si, nem de perto chegam ao nível de divertimentos do canal mas eu gostei por que podemos ter contato com a ideia inicial da criação do roteiro, a escolha e comentários dos atores e fotos exclusivas.


O trabalho da Sextante está impecável, um livro bom e durável! No início de cada novo esquete existe a impressão de um QR Code que te leva diretamente para o vídeo no YouTube correspondente. Porta dos Fundos, assim como outros canais que surgiram junto ou depois, provam que o humor pode ser inteligente, gratuito e de fácil acesso.



21 comentários

  1. Ahhh, eu queria esse livro *---* adoro Porta dos Fundos ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi! Nem sabia que já tinha sido lançado. Esse grupo de amigos realmente soube fazer algo fora da TV, e mesmo que a gente canse de alguns vídeos, imagina quanto eles já não ganharam?
    No livro tem realmente como fazem? Meu namorado faz Cinema, acho que seria um bom presente rs
    Beijos

    Blog Coisas da Juu


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, sim os vídeos principais e mais conhecidos estão explicados detalhadamente no livro, com fotos, ideia inicial e tudo! Recomendo. Bjs

      Excluir
  3. Eu adoro o canal, mas acho que só compraria o livro se estivesse com dinheiro sobrando.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  4. Parece bem interessante, tanto para quem acompanha o canal quanto para quem pretende ter um também.

    Tem sorteio rolando no meu blog, de um kit de makes. Se quiser participar e/ou divulgar, está feito o convite! http://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2015/01/sorteando-super-kit-de-makes.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Joi, tudo joia?
    To louca por esse livro, acho eles incríveis hahaha, adorei as fotos *-*

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha amiga para ser sincera até hoje esse livro não me chamou muita atenção.
    Mas quem ficou interessado em ler foi meu namorado. Disse que é super engraçado o que eles fazem. Mas eu sinceramente não os conhecia. Só lendo o livro pra saber se irei gostar ou não. Mas gostei da sua resenha. Sem dúvida gostaria de ter a chance de conhecer. Meus parabéns pela sua resenha, porque para quem não conhece assim como eu, dá para se ter uma ideia do que se trata =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sil, mas te recomendo primeiro conhecer o canal, para depois ler o livro. Bjs

      Excluir
  7. Oi Joi,
    Já assisti alguns vídeos do Portas dos Fundos e não há duvidas que a equipe tem mto talento.
    Mas n me empolguei com o livro pois, como vc falou, os roteiros das esquetes não vão ficar no mesmo nível dos vídeos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que legal, nem sabia que existia o livro para explicar tudo isso. Eu acompanho os vídeos deles no youtube sempre e gosto, pois são bem engraçados.
    Gostei da indicação, beijinhos!

    www.carinapontesss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi!
    Gosto bastante do canal, apesar de achar uns vídeos bem sem graça. Na verdade, acho alguns dos atores bem forçados, mas amo o Porchat, o Gregório e vários outros.
    O livro é bem bonito, além de ser interessante conhecer a ideia por trás de tantos vídeos.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, tem vídeos e vídeos. Tbm não curto alguns, mas outros chego a ver várias vezes. Bjs

      Excluir
  10. Adoro os vídeos do Porta dos fundos. Me divirto muito. adoraria poder ler o livro e conhecer mais do trabalho deles atrás das câmeras. Não gostei muito do programa de TV, achei que perdeu meio o sentido, visto que eles foram pro YouTube em busca de fugir da TV.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lary, mas provavelmente que no momento a TV esteja dando muito mais dinheiro a eles, APENAS para ter os direitos de repassar os episódios que já tem na internet gratuitamente. Por que não pegar a o oportunidade. E sinceramente? EU adoro o Totoro ^^ Bjs

      Excluir
  11. Oi Joi <3
    Tudo bem? Eu amo esta edição também, a editora realmente caprichou. Eu prefiro Parafernalha do que Porta dos Fundos, masss... eu leria o livro sim. Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! como vai?
    Passando para ver e ler as novidades. :)
    Um abraço!
    Mari Silveira
    amendoasverde.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Joi, tudo bom?
    Lembro do lançamento desse livro e ainda tenho vontade de tê-lo na estante. Eu não acompanho o canal, mas já assisti aos vídeos mais famosos e polêmicos. O Porta dos Fundos é um fenômeno de audiência no YT graças ao humor irreverente e sem papas na língua. Gostei da proposta do livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo Aline, sem dúvidas o Porta dos Fundos ajudou a mudar um pouco o conteúdo do YT e eu adoro. Bjs

      Excluir
  14. Oi Joi, tudo joia?
    Tenho que concordar com você, essa edição está divina. O trabalho da editora foi impecável.
    Quanto ao canal, eu me divirto muito assistindo aos vídeos, mas mesmo assim acho alguns meio apelativos sabe? Tirando isso, gosto das jogadas de humor, os humoristas são realmente bons, entre outras coisas. E o modo que alguns vídeos tem de retratar o dia-a-dia é "genial", nos faz dar risadas de coisas tão bobas, mas nos fazem perceber como algumas delas são tão idiotas...
    Com um crescimento tão grande em tão pouco tempo, o Porta dos Fundos precisava mesmo se expandir, o YouTube simplesmente já não era suficiente, espero que o filme seja tão bom quanto o canal, o programa (assisto a ambos) e - pela sua resenha - o livro!
    Até mais,
    Nat
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
  15. O canal é um sucesso e duvido muito que o livro não seja. Ótima sacada reunir os roteiros dos melhores episódios do canal.

    cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir