Oi gente! Feliz 2015! Vamos a primeira resenha do ano? No dia 25 de novembro de 2013 chegava nas livrarias do Brasil o livro Staying Strong da cantora e atriz Demi Lovato. Eu confesso que não sou tão fã dela assim – OK eu tenho CD dela inteiro no meu celular – mas resolvi comprar o livro. Foi uma surpresa quando descobri que não se tratava de um livro apenas, de uma autobiografia, ou algo assim, bem…até é, se você quiser entender desse jeito.
O livro carrega 365 insights, frases escolhidas pela autora com um comentário dela baseado em suas experiências de vida. Dentre estas citações se encontram figuras icônicas internacionais e até nacionais também, como os autores Paulo Coelho, Shakespeare, Tolkien, J. K. Rowling, Sparks e muitos outros. Bandas e cantores também ganharam um espaço especial no livro, como minha banda preferida, Paramore, Beyonce, Eminem, Tupac e Lady Gaga. É claro que a grande maioria dessas citações carregam os nomes de gênios como Einstein, Frida, Van Gogh, Buda, Steve Jobs, Dalai Lama…e se eu ficasse falando todos aqui ia até amanhã, todas figuras que compartilharam muito conhecimento com o mundo.
Agora que sabia que seria uma leitura lenta, seguindo a proposta do livro, resolvi começa-lo a ler exatamente no primeiro dia de 2014 respeitando uma página por dia e agora depois de um ano veio dizer para vocês o que achei.
Literalmente, o livro foi escrito para os fãs de Demi, muito cuidadosamente, ela coloca nas páginas todos os sentimentos e suas dificuldades e da onde ela tirou forças para continuar tocando sua vida. Como alguns devem saber, Demetria Lovato sofreu uma série de problemas como bullying na sua infância e mais tarde em sua adolescência e já como uma estrela em ascensão teve problemas emocionais e físicos, ela sofria com vícios, distúrbios alimentares, automutilação e bipolaridade.

Em busca de ajuda, ela internou-se voluntariamente em uma clínica de reabilitação especializada em adolescentes e jovens. Já recuperada e para sempre lembrar das dificuldades que passou e de como as superou, ela tatuou em seus pulsos, lugar onde mais sofreu com sua automutilação as palavras “Stay” e “Strong” que significa Permaneça Forte, que mais tarde viraria o nome do seu livro. O livro tem como objetivo ajudar todos os jovens que sofrem ou passam por algo parecido com o que ela passou. A ideia principal surgiu através dos seus tweets, onde ela compartilhava com seus fãs sua trajetória, fossem nos momentos difíceis e fáceis. No livro segue as citações que a inspiraram, reflexões pessoais e também seus planos para o futuro, e o que aquela frase em especial tinha como objetivo, seria uma espécie de “Minutos de Sabedoria” para jovens.
Eu adorei e seguindo uma outra linha de raciocínio eu não classifico o livro como uma autoajuda pelo contrário, a essência dele é justamente inspiração, com certeza eu vou continuar abrindo este livro em busca dela sempre que puder, justamente por ter me identificado tanto com a composição do livro. Especialmente, agora no finalzinho de 2014 num momento que mais precisei, foi nele que busquei ajuda, e sabem o que foi melhor? o livro soube me dizer exatamente o que eu precisava ler!
A diagramação é linda, os pássaros que estão tatuados no braço de Demi estão espalhados pelas páginas, dando um toque bem pessoal e íntimo da autora com os leitores. Como é um livro de muita manipulação as páginas amareladas ajudam nesse quesito. Concluindo, o livro é para se ler aos poucos, para que se tenha tempo de absorver e aproveitar cada página. Eu admiro a atitude de Demi de tornar público seus problemas e usá-los para orientar pessoas que um dia sofreram e sofrem com problemas assim como ela, guiá-los para a busca de ajuda é o principal e permanecer forte também.
O que vocês acharam? Se sentiram inspirados também? Teriam este livro na estante? Quero saber tudo nos comentários!

  • Staying Strong
  • Autor: Demi Lovato
  • Tradução: Joana Faro
  • Ano: 2013
  • Editora: BestSeller
  • Páginas: 416
  • Amazon

rela
ciona
dos