O Destino de Júpiter - Crítica

Jupiter Ascending

Lançamento: 05 de Fevereiro de 2015
Com: Channing Tatum, Mila Kunis, Sean Bean, Eddie Redmayne.
Gênero: Ficção Científica, Aventura, Fantasia.

Há algum tempo eu tive a oportunidade de conferir o mais novo filme dos irmãos Wachowski (reconhecidos mundialmente pela trilogia Matrix, e filmes como Speed Racer e Cloud Atlas). Sempre fui muito interessada em filmes de ficção cientifica, me encanto com filmes que são capazes de brincar com as diversas possibilidades que o tema “espaço” pode oferecer, fico filosofando com os filmes mais sérios que conseguem abordar diversas teorias e nos transportar para ambientes inusitados, além de ser uma fã fiel da série Star Wars! Por esses e tantos outros motivos estava com grandes expectativas com relação ao filme que conseguiu me encantar e decepcionar ao mesmo tempo, e hoje venho aqui contar minhas sinceras opiniões sobre os erros e acertos de Andy e Lana Wachowski.

O Destino de Júpiter nos apresenta a história, como vocês já devem ter imaginado e percebido, de Júpiter (Mila Kunis). Júpiter é filha de imigrantes, seus pais se conheceram em São Petersburgo, onde seu pai Maximilian Jones era astrônomo e sua mãe Aleksa era uma professora de matemática aplicada, os dois se apaixonaram e se casaram. Quando Aleksa ainda estava grávida, dois assaltantes invadem o apartamento do casal e, em meio a tentativa de salvar seu telescópio, Maximilian leva um tiro e dá seu último suspiro. Devido as circunstâncias trágicas da morte de seu marido, a mãe de Júpiter se dirige para os Estados Unidos, onde passa a trabalhar como faxineira e aos poucos insere a filha em sua humilde profissão.


Júpiter acorda cedo todos os dias, sua rotina é simples e regrada, logo de manhã ela prepara o café para sua mãe e tia, em seguida as três se dirigem para diversas casas e apartamentos da cidade de Chicago. Em meio as mobílias, roupas e sujeira de pessoas mais ricas que elas, Júpiter mal pode imaginar que uma incrível coincidência genética poderia mudar toda a sua vida. O milagre demonstrado pela história se baseia no fato de que Júpiter possuí todos os seus genes distribuídos da mesma forma que uma grande rainha intergaláctica, morta muitos séculos atrás, esse fato a transforma em uma espécie de reencarnação da antiga rainha. Pertencente a casa de Abrasax, a falecida rainha deixou diversas posses que foram distribuídas por seus três descendentes diretos, Balem (Eddie Redmayne), Kalique (Tuppence Middleton) e Titus (Douglas Booth). Os três irmãos possuem motivos diversos para almejar a Terra e desejar a morte de Júpiter, e é assim que nossa história começa.


Em meio às tentativas de assassinato e buscas por Júpiter, surge Cane (Channing Tatum), ex legionário; híbrido de lobo com humano; albino e adepto dos patins voadores, além de lembrar um pouco o personagem Duende do Homem Aranha. Cane foi contratado para encontrar Júpiter, protege-la e levá-la com vida até Titus. Porém sua participação na história e nos acontecimentos do filme cresce à medida em que ele passa mais tempo com Júpiter e descobre que ela é muito mais do que uma simples humana. Conforme os dois descobrem segredos e tramas escondidas por cada um dos descendentes da casa Abrasax, o personagem cria um sentimento de proteção para com a rainha/faxineira, o que faz com que ele se torne o príncipe encantado da história, o guerreiro que desafia o mundo para salvar sua donzela, o cão sem dono que finalmente encontrou um mestre.


Enquanto assistia ao filme, algumas coisas me incomodaram muitíssimo. A primeira delas foi a interpretação de Mila Kunis, talvez seja implicância minha, mas não senti uma ligação da atriz com a personagem. Era como se Mila não tivesse se jogado de cabeça no universo de Júpiter, como se ela não tivesse se encantado com a história e por vezes estivesse meio perdida ou entediada (ou talvez sejam apenas as feições dela que dão essa impressão). Outra coisa que me incomodou muito mais do que a atuação, foram as cenas de fuga e luta em que Mila aparecia. Mais uma vez destaco, talvez eu seja o problema e tenha me transformado numa chata de galocha, mas toda vez que Mila estava presente nas cenas de luta e fuga, eu sentia que seus movimentos eram extremamente ensaiados, não eram naturais, não davam a impressão de que tudo aquilo estava realmente acontecendo. 

Outro elemento que me desapontou muito foi o fato de que, nossa personagem principal, em todo o filme (com exceção de algumas cenas finais), é a donzela indefesa, aquela que precisa ser salva e resgatada. Ela é facilmente manipulável, durante diversos momentos do filme, onde outros personagens mentem, inventam histórias ou simplesmente a levam de uma nave a outra, a mesma não se dá ao trabalho de refletir, de pensar em qual caminho seguir, de ter a decência de imaginar as consequências de seus atos. Isso bate de frente com uma característica da própria personagem, que no início do filme comenta que sempre espera o pior das pessoas. 


Mas nem tudo é errado, nem tudo é ruim. Existem SIM, coisas que me encantaram muito neste filme. A primeira delas está ligada a todos os incríveis profissionais do ramo da computação gráfica. O que esses profissionais criaram para o filme é pura arte. Planetas inteiros foram concebidos, castelos, construções monumentais, espaçonaves belíssimas, tudo foi criado com o maior cuidado, e no final eu estava mais fascinada com as paisagens e elementos criados do que com a história do filme! Além disso, não pude deixar de comparar, em vários pontos do filme, o quanto se buscou inspiração em sagas consagradas como Star Wars e Senhor dos Anéis. Sei que os olhos mais atentos irão perceber a presença dessas sagas no filme, de forma singela, ou de forma mais berrante, mas acreditem quando digo que elas estão ali.

Por fim, devo dizer que adorei ver o vilão criado por Eddie Redmayne (vencedor do Oscar de melhor ator no ano de 2015). De tantos nomes presentes no elenco, acredito que ele foi o ator que melhor interpretou seu personagem, um vilão palpável, decidido e até certo ponto humano. Apesar dos prós e dos contras eu não digo que o filme é ruim, ele é interessante em seus erros e acertos e vale a pena ser assistido. 

27 comentários

  1. Eu gosto muito dos irmãos Wachowski. Nunca entendi, por exemplo, porque algumas pessoas criticaram Cloud Atlas, filme que eu gostei muito e não consegui dormir antes de ver as três horas de duração. Mas desde que li a sinopse de Jupiter Ascending, não acreditei muito nesse filme. Ainda não o vi, mas já estou até baixando ele. Mas já digo também que acho uma pena que a protagonista seja tão indefesa; uma das melhores coisas do cinema atual é o surgimento de mulheres fortes, e é muito ruim quando mesmo diretores brilhantes fazem um retrocesso disso.
    Sua resenha ficou incrível!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, tudo bem contigo ???
      Eu confesso que não sei bem se gosto dos irmãos Wachowski ou não ... Eu não nego que gostei muito da trilogia Matrix e de Cloud Atlas, mas com relação a Speed Racer e O Destino de Júpiter eu não gostei nem um pouco, achei que eles acabaram se perdendo, não sei explicar, mas os filmes não me agradaram muito.
      Espero que consiga assistir o filme, gostaria de saber o que achou das escolhas dos dois. Eu concordo inteiramente com o que você disse, o fato de que a personagem principal do filme é tão indefesa é um retrocesso, nós finalmente entramos em uma fase onde as personagens femininas são fortes e decididas e os dois me vem com uma personagem que foge a tudo isso. Fiquei bem decepcionada com esse ponto. :/

      Beijinhos

      Excluir
  2. Olá!
    Adoro filmes de ficção científica, mas não estou com tantas expectativas para esse. Talvez seja até algo bom, assim fico menos crítica quando tiver assistindo... E confesso, estou louca pra ver só por causa do Eddie que está diva das galáxias! Além dos cenários e figurinos belíssimos. Também tenho uma implicância com a Mila que não sei explicar... É a mesma que tenho com a Kristen Stewart... Não consigo gostar das duas, rs. Só não vou assistir no cinema por falta de tempo/dinheiro. Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Eu estava com grandes expectativas para esse filme, acho que esse foi um dos principais motivos do porquê eu fiquei tão decepcionada com o filme. É complicado quando a gente espera muito do filme e no final ele não é aquilo tudo né, rsrsrs
      A eu achei o Eddie o melhor de todos os atores, rsrsr, achei que ele estava perfeito. Mas os outros atores não me agradaram tanto não.
      Hahaha, fiquei feliz de saber que eu não sou a única com uma implicância com a Mila, rsrsr, também não consigo gostar dele, acho que ela se dá bem com filmes de comédia romântica, mas nesse caso ela não me surpreendeu nem um pouco ...
      Espero que consiga assistir o filme !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Também não gostei da atuação da Mila, ficou tão indiferente, que nem parecia estar no filme. Eu estava muito afim mesmo de ver, mas depois de saber de todas as criticas negativas sobre ela, já sei que se eu assistir falarei mal dele até o fim kkkkk. Mas o cenário e fotografia do filme, os efeitos especiais, tudo isso me desperta, esta tudo lindo.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola, tudo bem ???
      Espero que consiga assistir o filme flor, nem que seja para falar mal da Mila, rsrsrs. Mas sério mesmo, iria adorar saber quais são as suas opiniões sobre o filme, é sempre bom conhecer a opinião de outras pessoas né ?! ^^
      Realmente, a fotografia e o cenário estão maravilhosos, eu não tenho do que reclamar. Ficaram muito bonitos, pelo menos nesse quesito eles acertaram em cheio !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá!
    Quero muito assistir este filme. Eu gosto muito da Mia, e fiquei curiosa para ver a interpretação dela o filme. Espero que me agrade! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem ???
      Espero que consiga assistir ao filme, apesar dos pontos fracos, ele é bem interessante, e os efeitos especiais, os cenários e o figurino salvam o filme !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi Guria, to louca pra ver este filme, mas depois do que li aqui, já não tenho tanta certeza hahahaha
    É por isso que eu adoro opiniões sinceras, me poupam o trabalho!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem ???
      Espero que assista o filme flor, mesmo com as críticas eu sempre digo para que tentem assistir e conhecer os filmes, ou livros, pois só assim a gente tira aquela dúvida e descobre se concordamos com as críticas ou não !!!
      Até porque, eu também adoro conhecer a opinião de vocês !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Não fiquei com muita muita vontade de ver esse filme, o que me chamou atenção foi o figurino e a fotografia que estão deslumbrantes, pelo menos pelo trailer. Também acho um retrocesso a protagonista ser tao dependente de ser salva pelo mocinho mas se o Eddie arrasou com o vilão vale uma conferida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, tudo bem ???
      A fotografia, o figurino e os cenários estão magníficos, na minha opinião são o ponto alto do filme. Eu fiquei maravilhada com o que eles criaram, adorei cada detalhezinho !!!
      Espero que consiga conferir o filme !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  7. Uma pena o filme não ser tudo aquilo que você esperava, é muito ruim quando a protagonista é fraca, a trama perde muitos pontos comigo quando não consigo admirar o personagem, afinal como torcer por alguém que não te inspira? Que é tão sem ação?

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, tudo bem ???
      Pois é, eu estava com grandes expectativas para o filme, mas no final das contas acabei não curtindo ele tanto assim. Acho que um pouco da minha decepção foi porque eu esperava demais do filme, isso sempre acontece, rsrsrs.
      Com relação a personagem principal ser tão indefesa eu acho um super retrocesso mesmo, não consigo entender porque os irmãos Wachowski criaram uma personagem tão fraca, até parece que eles queriam ir contra a corrente, o que me parece bem estranho ...

      Beijinhos

      Excluir
  8. Amiga ainda não tive a oportunidade de ver esse filme e pra falar a verdade nem sabia dele ainda até ver aqui em seu cantinho, mas espero assistir pelo menos pela internet, até porque fiquei curiosa, ainda mais eu que adoro um filme assim. Amei as imagens que você colocou. Seu ponto de vista e tudo mais. Amei mesmo. Acho que vou assistir, porque fiquei bastante curiosa.

    Enfim...Espero que esteja bem amiga.
    Gosto muito de ti viu? Sucesso sempre!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-como-viver-eternamente_15.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, tudo bem contigo ??? Aqui é a Ryokobel !!!
      Espero que consiga assistir ao filme, é sempre bom a gente conferir para tirar nossas próprias conclusões né ?! E eu também fico super ansiosa para conhecer as opiniões de vocês !!!
      Fico muito feliz de saber que curtiu a resenha !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Eu estou muito a fim de ver esse filme. Claro que todo filme tem algum probleminha, mas mesmo assim acho que na média ainda vai me valer a pena, até mesmo por que adoro filmes nesse estilo.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, tudo bem ???
      Espero que consiga assistir ao filme. Você disse tudo, todo filme tem seus problemas, seus defeitos, mas mesmo assim alguns valem a pena assistir. E só assistido pra saber né ?!
      Espero que goste do filme.

      Beijinhos

      Excluir
  10. Nunca assisti, mas devo confessar que não sou nada fã de ficção científica e essa definitivamente não seria minha escolha no cinema. Mas é sempre bom ler a opinião dos outros, vai que a sua acaba mudando :)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, tudo bem ???
      Que pena que não é fã de ficção cientifica, eu gosto bastante (apesar de não conhecer todos os filmes, rsrsrs).
      Mas é como você disse, é bom ler a opinião dos outros pois assim a gente acaba gostando de algo novo né !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Gosto da Mila Kunis mas ainda não assisti esse filme, os cenários parecem ser lindos mesmo, só pelas imagens que você colocou. Apesar dos problemas que você citou ainda quero ver o filme.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Espero que consiga ver o filme !!!
      E fico feliz de saber que gosta da Mila Kunis, eu não consigo gostar dela, mas fico feliz quando encontro alguém que gosta, acho que me sinto menos mal por não gostar dela, rsrsrs. Vai entender ... XD

      Beijinhos

      Excluir
  12. Eu assistiria esse filme só para ver o Eddie, mas depois que vi os comentários negativos, perdi muito o interesse :( Bjss

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tici, tudo bem contigo ???
      Tente assistir ao filme, apesar dos comentários negativos ele ainda vale a pena conferir. Os cenários e figurino do filme são ótimos, eu me encantei com todos eles !!!
      E o Eddie está muito bom no papel de vilão !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  13. Oi Ryoko!!
    Eu vi esse filme no cinema, e acabei dando a mesma nota que você em minha resenha do filme!! Assim como você achei todo o efeito gráfico maravilhoso e perfeito, também achei que a Jupiter foi mocinha em perigo demais, na verdade eu achei as viagens entre a Terra e o espaço excessivas e dava para e personagem ser mais forte sim. Não da para negar que o roteiro do filme é um lixo, expõe trinta milhões de questões e não responde nenhuma. Diferente de você não gostei nem um pouco de Balem, além de achar ele muito caricato, ele agia como se fosse uma criança mimada esperneando por um brinquedo confiscado!
    Mas assim como você achei que mesmo com suas falhas o filme é realmente bom o bastante para se ver!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson, tudo bem contigo ???
      Fico feliz de saber que você já assistiu ao filme, eu adoro conhecer as opiniões de vocês e saber o que vocês pensam de diferente de mim !!!
      Também acho que dava para a personagem ser bem mais forte, achei que eles pecara muito em tornar a Jupiter assim tão indefesa e fraca, foi uma das coisas que mais me irritou no filme. A você disse tudo, o roteiro abre espaço para um monte de perguntas e no final não responde nada, mas eu acredito que pelo final que eles fizeram, é provável que apareça uma sequencia. Só espero que se ela surgir, que seja muito melhor do que o primeiro filme.
      Que pena que não gostou do Balem, de todos os personagens ele foi o melhor na minha opinião. Gostei que ele lembra bem aqueles vilões mais antigos, malvados mesmo. Mas eu achei que acima de tudo ele tem um lado humano sabe, eu vi nele várias atitudes de seres humanos reais, além de que ele demonstra um problema real da humanidade de forma mais mascarada !!!
      Fico feliz de saber que concorda comigo, apesar de ter suas falhas e defeitos, ainda sim, vale a pena conferir o filme né ?! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  14. gostei do filme e espero poder assisti-lo o mais rápido possível. Tbm sou implicante com a interpretação de personagens e vou tentar reparar na interpretação da moça para ver se concordarei com vc. Obrigada pela indicação.

    abs

    ResponderExcluir