Resenha: A Extraordinária Garota Chamada Estrela

Título Original: Stargirl
Autor: Jerry Spinelli
Ano: 2014
Editora: Gutenberg
Páginas: 192
Compre aqui

Hoje vou falar sobre um livro diferente, em todos os aspectos. Não só pela maneira que esta história é contada - se é que se pode ser chamada de história, deste relato quem sabe? - mas também pela forma que ela toca o leitor A Extraordinária Garota Chamada Estrela do autor Jerry Spinelli foi um livro que me fez refletir sobre seu final, demorei um pouco para compreender e agora vou tentar falar um pouquinho sobre ele.

A protagonista desta história sem dúvidas é Estrela, uma garota um tanto quanto peculiar. Mas não é ela quem narra a história, nem mesmo temos um narrador. Quem narra é Leo, um garoto do ensino médio da escola de Mica, Arizona. Estrela é nova na cidade e sempre estudou em casa, é através de Leo que vamos acompanhar a chegada dela na escola. Apenas o fato de ser nova, ela já é antes mesmo que alguém conhece-la os centros das atenções, mas outras características tornam algo a mais. Estrela é gentil ao extremo e não sabe ser de outra maneira, ela é ingênua e não ver maldade em nada. Ela presenteia seus colegas, manda cartões, deixa flores e biscoitos em suas classes, canta canções para eles em seus aniversários. Em vez de se abrigar da chuva ela corre para abraça-la, além de ser vestir de forma incomum.

Com seu modo excêntrico, Estrela vira popular assim, da noite para o dia, apenas sendo ela. Seu jeito espontâneo desperta a atenção de todos, inclusive de Leo que fica fascinado com a garota. Mas Estrela é demais e este excesso de bondade ao mesmo que atraia as pessoas, também as repeliam, incomodando as pessoas. Seus colegas começaram a se perguntar, por que ela é assim? Ela quer toda a atenção para ela? Por que toda esta urgência de ser tão boa? E a sua popularidade assim como chegou foi embora tornando-se irritação, tornando-se inveja?

Apesar de tudo, Leo se torna um grande amigo de Estrela, a admira e quer ficar perto dela, mas sua aproximação repelia seus amigos, o grupo qual ele pertencia. E este é o grande drama do personagem, ele queria os dois, estar com ela e com seu grupo, ao mesmo tempo que a desejava, ele a temia. Ele tenta muda-la, o que me despertou uma certa raiva, pois ele estava sendo covarde e não queria aceitar a maneira que Estrela enfrentava sua vida e isso foi uma decepção, mas ao mesmo tempo, analisando isso aos olhos de um adolescente eu o entendi.

Por momentos, eu também achei que Estrela não era real, que era uma personagem da cabeça de Leo, ninguém está acostumado com alguém tão bom assim, nem mesmo no enredo de Jerry nem em nossas vidas na vida real, mas depois que finalizei a leitura, que refleti e entendi o livro, percebi que Estrela não podia ser rotula, ela tem um espirito livre, é profunda, pura, é complexa.

"Ninguém tem horas. O tempo não pode ser possuído. O tempo é livre para todos."

O autor da poucas respostas ao leitor, principalmente em relação a Estrela, e achei que isso foi proposital, como se ela fosse o grande mistério do livro. Quanto mais lemos, mais queremos conhece-la, mas é apenas as respostas sobre Leo que temos. O livro nos remete a refletir, e muito sobre nossas atitudes, sobre nossa construção como pessoas, sobre nossa vida. Jerry nos confronta com a dificuldade de lidar com o diferente e com a necessidade que as pessoas têm de se encaixar em um grupo.

Para muitos, a leitura pode ser complicada, confusa, mas para quem ler num momento propicio, vai tirar boas lições do livro. Acho que Jerry soube guiar muito bem o leitor e passar sua mensagem através de uma história simples, mas profunda. Todo mundo deveria ter uma Estrela em sua vida e que de maneira alguma devemos mudar, apenas para agradar os outros, que não devemos regular nossas atitudes com medo da crítica.
Estrela era demais propositalmente para que cada pessoa pegasse um pouco de cada particularidade dela para si, para ser alguém melhor. Com certeza teríamos um mundo melhor, onde a felicidade dos outros não traria desconforto nenhum. Indiretamente, mesmo que no final a grande maioria daqueles jovens tenham hostilizado nossa protagonista, foi este o legado que ela deixou para cada um.

22 comentários

  1. Já vi muitas vezes esse livro na livraria, mas nunca soube ao certo do que se tratava. Pela sua resenha da pra perceber que é uma história muito bonita, fiquei muito curiosa para ler. Além de amar a capa e o titulo.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiie,
    Já li muita coisa boa sobre esse livro, mas ele não me interessou muito... Talvez quando tiver um folguinha eu dê um chance para ele.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu comprei esse livro uns tempos atrás e estou querendo muito ler por conta realmente da continuação, até porque o livro deve ser lindo. Eu adoro livros que nos passa alguma lição ou reflexão e adoraria conhecer a história desse livro. Mas com o tempo apertado com as leituras agendadas fica um pouco dificil, mas espero em breve ler, principalmente quando sair logo o segundo, porque dai leio tudo de uma vez só =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-spirit-animals-cacada.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga Silvana, é bem gostosinho de ler!

      Excluir
  4. Já havia reparado no livro, mas não dei muito valor e vejo que errei. Sua perspectiva do livro foi maravilhosa, a Estrela é o tipo de pessoa que devemos ter um pouco dentro de nós. A inveja cria raízes e fofocas e foi o que percebi ai. E o que é legal é que mesmo com isso ela continua sendo a mesma.

    http://minhasprimeirasimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Mary! É bem esta a crítica que o livro mostra!

      Excluir
  5. Ai Joi, que lindo. Sabe oque fiquei imaginando? Que talvez o autor não tenha utilizado muito a questão de explicar sobre a personagem para nos fazer pensar em o porque que não podemos aceitar pessoas boas ou sermos assim totalmente mesmo, né? Muito bom!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Greice, também questionei este lado!

      Excluir
  6. Ai esses livros sentimentais, eu preciso estar no clima para pelo menos entender eles , porque olha kkk

    Adorei a resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Joi <3
    Ai, acho a capa desse livro um amorzinho e a premissa me chama bastante atenção, gosto muito de histórias singelas do tipo. É realmente interessante refletir porque desconfiamos tanto da bondade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Nossa que livro legal, quero conhecer ele melhor com certeza.
    Espero que apareça a coleção completa aqui na livraria da cidade.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  9. Oie Joi!!
    Já vi uma duas ou três resenhas desse livro e em todas o livro era bem falado, mas ainda assim não tive a vontade de ler :s é a mesma sensação que tenho por O Extraordinário todo mundo fala maravilhas mas não tenho vontade de ler!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li O Extraordinário, mas aqui os contextos são bem diferentes.

      Excluir
  10. Olá!
    Eu estou verdadeiramente em dúvida sobre esse livro. Achei interessante, diferente, mas ao mesmo tempo não me despertou curiosidade. Não sei se iria gostar ou não. Se aparecer uma oportunidade, talvez eu até leia, mas não vai para a minha lista ainda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Sou louca para ler esse livro pela premissa que ele trás, parece ser um livro lindo e que faz refletir. Gosto de livros assim. Nem sabia que tem continuação, que legal.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri sobre a continuação no meio da leitura, e já pulei de alegria, ao final do livro ficamos com muitas perguntas e espero sinceramente, que neste segundo o autor responda ^^

      Excluir
  12. Aiiiiiii, adorei! AMO histórias diferentes e essa história me encantou. Lembro de já ter lido uma resenha sobre esse livro. To apaixonada!

    ResponderExcluir
  13. Nossa a resenha ficou ótima!!! Ainda não li, mas ouvi muitos elogios em relação a esse livro. Já está na minha lista de 'Livros que preciso ler urgentemente'.

    365 Dias Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim viu! O livro passa uma mensagem linda ^^

      Excluir
  14. Resenha muito boa e criativa. Oiço muito falar desse livro mas ainda não pude ler. Tenho somente o segundo volume da série no formato PDF, mas queria começar por ler o primeiro. Se tiver em formato digital peço que me envie, por favor. apolojossias@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir