Resenha: True - A Verdade

Título Original: True
Autoras: Hilary Duff e Elise Allen
Ano: 2013
Editora: iD
Páginas: 262
Compre aqui

Atenção! A resenha poderá conter spoilers de Elixir e Devoção.

Depois de dois livros interessantes, de fácil leitura, com uma escrita direta, história intrigante e personagens novos e velhos, finalmente chegamos ao final desta trilogia. Nossa história começou com Elixir, com resenha aqui, onde conhecemos a personagem principal, seus medos e angústias, uma maldição e sua alma gêmea. 

Com o final do primeiro livro nós seguidos para a continuação, o livro Devoção, com resenha aqui. Neste livro, no ponto alto da trilogia (na minha humilde opinião), conhecemos a história do Elixir, detalhes sobre todas as pessoas afetadas pelo líquido e a maldição que se estendia por gerações e gerações. Por fim chegamos a True, o final tão esperado desta trilogia e para mim, o ponto baixo da série.

Acompanhamos os acontecimentos e consequências da destruição do Elixir da Vida, nos deparamos com uma situação inusitada, onde a alma de Sage, por sorte ou talvez por força do destino, não é destruída junto ao Elixir, ela foi capaz de se relocar em outro corpo. Nos outros dois livros nós recebemos a informação de que quando o Elixir fosse destruído, a alma de Sage teria uma segunda chance. Caso ele encontrasse um corpo sem alma, morto e vazio, sua alma poderia viver neste novo receptáculo, e é isso o que acontece, mas ninguém esperava que Sage se “mudasse” para o corpo de Nico, namorado de Raina, a melhor amiga de Clea.


A mudança de corpos, onde uma alma deixa seu antigo corpo e se instala em outro pode ser traumatizante, o novo corpo pode rejeitar a nova alma, da mesma forma que rejeita um novo membro ou órgão. Sage se encontra nesse estado, o corpo de Nico não o aceita, ele passa por momentos de grande luta interna em que tenta controlar a si mesmo. Sua adaptação não é fácil, o que o torna perigoso e agressivo. E este novo livro se baseia neste ponto, na adaptação e transformação de Sage, em como a mudança de corpos não deu certo e na busca por respostas, por maneiras de permitir que o corpo de Nico aceite a alma de Sage.

Durante minha resenha de Dezessete Luas, eu comentei que sempre achei, e hoje tenho quase certeza, que os livros mais difíceis de escrever são o segundo livro de uma série e o último. Acredito que o último livro de uma série deve ser capaz de responder todas, ou pelo menos a maioria das perguntas. Os detalhes, personagens, e histórias paralelas não podem simplesmente desaparecer num passe de mágica, eles estavam lá durante a história, fizeram parte e tiveram importância, por isso acredito que o leitor merece respostas, mesmo que estas respostas não sejam agradáveis ou cobertas por purpurina. Esse não foi o caso de True, onde as autoras simplesmente ignoraram diversos aspectos, acontecimentos e personagens dos outros livros e não nos trouxeram qualquer informação. Se esse fosse o único aspecto que me deixou decepcionada com o livro, eu teria sem problema algum, dado uma nota três, da mesma forma que fiz com os outros dois. 

A todo momento me perguntava o que havia acontecido com a menina Amélia, o que aconteceu com os grupos Vingança Maldita e Redentores da Vida Eterna, o que aconteceu com todas aquelas pessoas que foram também amaldiçoadas pelo Elixir. Me perguntava, se esse era realmente o rumo que a história deveria tomar, se toda aquela guinada, aquelas surpresas do final de Devoção, as histórias de todos aqueles personagens mereciam um final tão simples e previsível, que por sinal não possui nada de fascinante, pelo menos para essa pessoa que escreve essa resenha.


Nesta continuação nós observamos os acontecimentos sobre os olhos de Clea e de Raina, com capítulos intercalados para que possamos entender um pouco do que se passa na mente dessas duas amigas. Eu não tenho nada contra essa estratégia, acho bem interessante poder observar a história pelos olhos de outros personagens, conhecer seus sentimentos e seus medos, mas no caso desse livro, me pareceu apenas uma forma de tentar diversificar, tentar trazer mais recheio para a história. Tem motivo para a utilização desta estratégia? Sim, um motivo importante por sinal. Mas para mim ficou meio forçado, até porque faltaram algumas informações, as descrições continuam muito breves e isso atrapalhou um pouco a minha leitura.

No final das contas a história é boa? Sim, ela é uma história boa, com pontos altos e outros muito baixos, não é uma história totalmente nova, que te deixa de queixo caído, mas é válida para aqueles momentos em que não queremos ler nada muito complexo, diferente ou audacioso, uma história para nos fazer passar o tempo. Os dois primeiros livros criaram diversas histórias e detalhes, eles proporcionaram uma montanha de oportunidades que não foram escolhidas, e pior, eu tive a leve sensação de que elas foram simplesmente descartadas. O simples fato de que o último livro se volta para a adaptação e o que deu errado na troca de corpos já me provou isso.

Sei que algumas pessoas (eu dei uma olhadinha nas resenhas do Skoob) gostaram do final, e deste último livro. Mas eu, como leitora crítica, chata e rabugenta, hahaha, esperava por mais, e por todos os motivos citados, dou apenas um "Okay", nada mais do que uma nota dois para o livro.

“Porque as coisas mais importantes da vida... são eternas.”

Confira a série Elixir:
1. Elixir
2. Devoção
3. True - A Verdade

29 comentários

  1. Que pena que esse último volume não te agradou :( é péssimo quando a série toda nos encanta, e o final não consegue ser o que esperávamos. Isso aconteceu quando li Divergente, acho que até mesmo os autores se sentem sob pressão de fazer algo pra fechar com chave de ouro e acabam se perdendo. Pelo menos a capa não deixa a desejar né haha super linda!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem contigo ???
      Pois é Carol, infelizmente esse livro me decepcionou bastante. Mas é como eu falei durante a resenha, foram tantas coisinhas que foram se somando durante a leitura, que no final eu não me sentiria bem comigo mesma dando uma nota três apenas por consideração entende ???
      Mas você tem razão, a capa ficou muito bonita !!! Eu acho as capas dessa trilogia bem bonitas, mas a minha preferida ainda é a do primeiro volume !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  2. Ryoko 2 estrelas?
    Li as duas primeiras resenhas do livros e fiquei simplesmente maravilhado louco para ler, tanto que pus a trilogia inteira nos desejados do Skoob ai você vem e diz que o último livro é boring, puts broxei hahaha acho que vou ler em ebook e se eu gostar dos livros eu compro depois! Adorei sua resenha uma pena que o livro não tenha te agradado o quanto você esperava.

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, tudo bem contigo ???
      Pois é, nesse caso tive que dar duas estrelas, mas isso não significa que outras pessoas não vão gostar da leitura. Mas eu, quando pesei todas as coisas que li e tudo o que comentei na resenha, acabei optando por reduzir um ponto, não estaria sendo sincera se desse uma nota igual aos outros livros sabe ?!
      Mas eu acho que você deve ler sim, as vezes sua opinião sobre a trilogia será diferente né !!! Eu sempre aconselho as pessoas a tentarem ler, assim tiram a dúvida !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  3. Ainda não li as duas primeiras obras, mas, pelo que li nessa resenha, acho que a série não irá me agradar. Achei a premissa meio esquisita.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ???
      Realmente a premissa do terceiro livro é meio confusa, mas ela fica mais clara quando a gente acompanha a história do primeiro e segundo livro. Tente dar uma olhadinha nas resenhas dos dois primeiros volumes, quem sabe você se identifique mais, ou já tira a dúvida e sabe se o livro te agradará ou não !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá, acredita que não sabia que a Hilary Duff era escritora?
    Um pena que os primeiros livros tem te agradado e o ultimo não ser o que esperava.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius, tudo bem contigo ???
      Fico muito feliz de saber que curtiu a resenha, o feedback de vocês é muito importante para mim !!!
      Pois é, a Hilary ataca para todos os lados, rsrsrs. Ela já teve uma linha de roupas, tem um perfume, é cantora, atriz e escritora, é multifuncional !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi.
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa trilogia -acredita?!- e, sinceramente, não me deixou com vontade de ler. Não gostei muito do enredo e, só por essa resenha, acho que seria uma leitura arrastada. Realmente não deve ser fácil escrever séries... Eu já li várias trilogias em que o primeiro é de rachar a cuca de tão bom, o segundo é cansativo e o terceiro é chato e incompleto. Bem, acho que sou uma leitora chata e rabugenta também, kkk.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Hahaha, fico feliz de encontrar mais uma do time das leitoras chatas e rabugentas, rsrsrs ... XD
      Então com relação a trilogia, eu considero a leitura de todos os livros bem fácil e direta, não tem muita enrolação sabe ... Mas infelizmente o final me decepcionou muito, fiquei traumatizada, hahaha.
      O que eu aconselho a praticamente todo mundo é tentar dar uma chance, pra tirar a dúvida se você gosta do livro ou não, tente dar uma lida nas resenhas dos primeiros volumes, assim já dá pra ter uma ideia de como são os livros !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Desde que lançou o primeiro eu não senti a menor vontade de ler... os livros não chamaram minha atenção.. e ao saber que o final é meio que ruim.. eles vão ficar ainda mais afastados da minha lista..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem contigo ???
      Que pena que não se interessou pela leitura. Quando os livros foram lançados eu fiquei super ansiosa, e confesso que gostei do primeiro e do segundo livro, mas infelizmente esse final não me agradou.
      Mas é assim mesmo né !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Menina, eu amei tua resenha, é bem instigante e muito bem escrita que faz qualquer um ler de início ao fim.
    Não li nenhum, mas eu gosto de um spoiler de vez em quando XD
    Realmente, acho que o segundo e último livro são mais difícil, dar seguimento a algo e ainda deixar para o próximo livro que deve ser terminado muito bem e pelo menos, fazer grande parte dos leitores agradarem, e difícil.

    Uma linda semana e um grande beijo!
    PS: Feliz dia internacional das mulheres o/
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, tudo ótimo e contigo ???
      Fico muito feliz de saber que gostou da resenha flor, o feedback de vocês é muito importante para mim !!!
      A cada nova série que leio eu tenho mais certeza de que o segundo e o último livro de uma série são os mais difíceis de serem escritos, até porque se o leitor gostou mesmo da história ele vai estar ansioso pelo final e se esse não corresponde então a série inteira pode sofrer ... :/

      Beijinhos

      Excluir
  8. Caramba, que história é essa?! :O Eu não tinha conhecimento da trilogia. Uma pena que você não gostou muito. Espero que, se eu chegar a ler, possa gostar. Mas, se faltou tanta coisa pelo q você resenhou, acho difícil gostar do último livro.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Então flor, no geral a história é bem legal, eu recomendo a leitura, até porque só lendo para ter nossa própria opinião né. Mas o que eu estou aconselhando é dar uma lida nas resenhas dos outros livros, assim você tira a dúvida se quer ler ou não !!! ^^
      Espero que consiga fazer a leitura dos livros !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Oiee!

    Não conhecia estes livros, parecem ser legais, a premissa me interessou até, parecem bons mas de um modo geral foi uma pena que não foram livros que surpreenderam ou inovaram, isso é um imenso ponto negativo pra mim tambem!

    Concordo contigo que o segundo e o ultimo livro são os mais difíceis de escrever, o autor/autora tem que saber conduzir a história para o leitor não perder o interesse e fechar a saga ou trilogia de uma forma pelo menos satisfatória! Uma pena que estes livros não foram tuuuuudo isso.

    Gostei muito da sua resenha, está ótima, mas por enquanto eu passaria estes livros! Quem sabe um dia eu não pegue pra ler, mas por hora não foi o suficiente haha

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caah, tudo bem contigo ???
      Fico muito feliz de saber que gostou da resenha, eu tentei ser bem sincera e dar a minha opinião sobre os elementos que mais me incomodaram nesse livro, assim também explicava o porquê da minha nota 2 !!!
      Espero que algum dia consiga ler a trilogia. Ela é interessante, eu recomendo a leitura, até porque assim a gente tira a dúvida né ?! Pena que, pelo menos para mim, o final não foi dos melhores, rsrsrs

      Beijinhos

      Excluir
  10. Nossa 2 estrelas?
    Ta, a premissa é legal e tudo mas é um pouco estranho ele cair assim, um dia quem sabe eu leio

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telemaco, tudo bem contigo ???
      Então, por todos os motivos que eu comentei na resenha, e o que mais me incomodou foi o fato de que o livro deixa muitas pontas soltas, eu tirei um ponto desse livro ... Simplesmente não estaria sendo sincera se tivesse dado três pontos sabe ?!
      Mesmo assim eu recomendo a trilogia, tem uma história legal e é bom para passar o tempo, além do que a gente cai numa das coisas que eu mais falo, só lendo para tirar a dúvida não é mesmo ?! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  11. Pelo que ouvi falar me pareceu interpresante, mas depois de ler as resenhas bateu a duvida se ia gostar mesmo ou não...Acho que vou ter que por a prova.
    E realmente também acredito que os livros "miolos", como o segundo livro nesse caso, precisam ser os mais interpresantes para manter o leitor seguindo a trilogia/saga, por isso a dificuldade em escreve-los. Ja o ultimo, se não tiver pelo menos boa parte das dúvidas tiras, a historia pode ficar com pontas soltas e isso não é agradável pra ninguém que ler e se envolve com os personagens e tudo mais. Já cansei de ler livro assim e esse sentimento nunca é bem vindo!

    Kiss Kiss

    http://livros-e-tantos-vicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Eu sou super a favor de você por à prova a trilogia. Tente ler o primeiro livro, ver o que acha dele, as vezes você pode acabar gostando !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  12. Ainda não li nenhum dos livros dela. Acho a Hilay Duff ok, nada demais como cantora ou como atriz, mas ainda não me "bateu" a curiosidade em relação a seus livros!
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Que pena que não se interessou pela trilogia. Espero que a minha nota para o último livro não tenha influenciado, rsrsr.
      Brincadeiras à parte ...
      Espero que um dia você tente dar uma chance para os livros da Hilary, vai que você gosta !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  13. Olá!
    Eu nem sabia que a Hillary escrevia! rs Achei legal a história da trilogia, e é uma pena logo o último não te agradado tanto. Vou pesquisar mais sobre eles, para ver se irie ler ou não.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria, tudo bem contigo ???
      Pois é flor, a Hilary ataca de tudo, rsrsrs. Ela já lançou uma linha de roupas, já lançou perfume, é atriz, cantora e escritora, rsrsrs
      Espero que consiga ler os livros e dar uma chance para eles, quem sabe eles te surpreendem !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  14. Quando decidi ler Beautiful Creatures peguei um trauma de livros escritos por mais de uma pessoa, tive que abandonar sem acreditar que duas pessoas pudessem se unir para criar uma historia tao chata.
    Confesso que nunca li nenhuma resenha dessa trilogia e nem sabia do que se tratava, uma serie de livros ter um final mais ou menos esta tao comum que parece que alguns autores nem se preocupam em fechar todas as pontas e dar um fim decente a alguns personagens.
    Mas gosto de fantasia e se tiver oportunidade leio pelo menos o primeiro livro, não costumo dispensar esse tipo de livro só se achar a leitura chata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, tudo bem ???
      Nossa sério que você não curtiu Beautiful Creatures ?! Eu ainda não li o último livro, mas gostei bastante dos três primeiros e não achei chato não, rsrsrs. Mas acho isso uma das melhores coisas com relação aos livros, todo mundo pode gostar como não gostar né, vai meio que de pessoa para pessoa !!! :D
      Espero que você consiga ler pelo menos o primeiro livro Rafa, assim você já tira a dúvida se gosta da história ou não !!!

      Beijinhos

      Excluir
  15. Acabei a série agora, e confesso que fiquei mega decepcionada com o final, acho que os últimos fatos passaram correndo, não foi muito bem explicado, e no topo da lista das decepções tem a pergunta, o que realmente aconteceu com o pai da Clea? Gente, passei 3 livros esperando ele aparecer e nada! Fiquei tristíssima com isso, fora que a Amélia sumiu no último livro, como se não existisse. Foi um final nem um pouco digno dos dois primeiros livros.

    ResponderExcluir