Vikings - 1º Temporada | Crítica

Criado por: Michael Hirst
Com: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Clive Standen
Gênero: Aventura, Drama, Histórico
Duração: 45 minutos - 10 episódios
Lançamento: 2013

Você que curte mitologia nórdica e lendas que descendem dos antigos deuses, entre eles Odin, Thor, Loki e Freyja, Vikings é a sua série ideal. E qual o melhor canal para apresentar todos eles elementos baseados em história real? a History. Vikings não só apresentará toda a cultura deste povo da antiga Escandinávia mas como também apresentará de que maneiras os vikings se tornaram os primeiros exploradores da terra, fato que poucos sabem. Na verdade, o nome "viking" veio depois, para identificar os piratas nórdicos que viraram exploradores e comerciantes. Este povo invadiu, colonizou e explorou grande parte da Europa e sem dúvidas a "era viking" foi uma parte importante da história medieval da região.


Isso é perfeitamente retratado na série de TV criada por Michael Hisrt (The Tudors), que tem como protagonista um dos mais conhecidos exploradores e heróis nórdicos Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) e sua família, composta por sua esposa, a skjaldmö (mulher escudeira que costumava lutar como um guerreiro) Lagertha (Katheryn Winnick), seu irmão Rollo (Clive Standen) e seus dois filhos pequenos, Bjorn (Nathan O'Toole) e Gyda (Ruby O'Leary). 

Ragnar é um fazendeiro que vive limitado pelo governante local, o earl (conde) Haraldson (Gabriel Byrne), é ele quem autoriza e financia os saques vikings e para que local cada um de seus barcos devem seguir. Com a região já escassa e com cada vez menos riquezas, Ragnar com o auxílio de uma nova ferramenta de navegação, constrói clandestinamente um outro tipo de drácares (návio viking) com a ajuda de seu amigo Floki (Gustaf Skarsgård).

Com o poder de um navio e com um grupo de companheiros guerreiros, Ragnar parte para terras nunca exploradas e acaba virando o responsável por idealizar as incursões pioneiras à Inglaterra, ele é bem sucedido em seus primeiros saques no reino inglês de Nortúmbria, mas isso não só acaba gerando a inimizade de um dos reis da região como também desencadeia a inveja e o ódio de outros vikings.



A fotografia da série assim como qualquer outra de época, para mim é incrível, a maioria das cenas são gravadas na Irlanda e em território escandinavo como a Noruega, construindo assim, o cenário épico que a série exige. Maquiagem, cabelo, figurino e acessórios também estão igualmente perfeitos e só agregam. É notório a evolução dos personagens e das cenas, comparando os primeiros episódios e os últimos.

Outra coisa que me chamou atenção na série foi a língua padrão imposta ao longo da série, em sua maioria, vemos o inglês falado de maneira diferente, com um sotaque mais rústico, imitando os dialetos escandinavos da época, que podiam ser tanto dinamarqueses ou suecos. Estes também são inseridos para separar a diferenças de culturas nas cenas em que se tem ingleses e vikings conversando. Acho que para quem viu a série, eu não preciso dizer que me apaixonei pela maneira que o Travis fala né, o ator que é australiano. 


Desde sua estreia a série só cresceu, atingindo milhões de espectadores. A série se encontra em sua terceira temporada e eu juro que só não assisti ainda a segunda, por que tinha que escrever esta resenha primeiro. A série começa devagar, mas ela vai tomando ritmo ao longo dos capítulos, chegando ao ponto que fique impossível não dar play nos próximos. A classificação indicativa é de 16 anos então a série terá cenas de luta, se preparem para um pouco de violência e sangue, também existem algumas cenas de sexo mas não achei nada exagerado.

Eu indico a série para quem procura várias referências e características em uma série, uma delas é obviamente, a inserção de toda esta cultura nórdica que eu adoro, e outra com certeza é a precisão histórica. Lógico que a série não é totalmente real e fiel a o que realmente aconteceu, e eu sinceramente espero que não, pois quero alguns desses personagens eternizados para mim e com uma conclusão digna, mas só o fato de saber que a maioria desses personagens realmente existiram e fizeram um marco na história, deve intrigar qualquer um.
 

24 comentários

  1. Oie Joi,
    Eu assisto essa série e AMO! Amo mitologia nórdica,e essa série e a melhor série que retrata sobre isso <3 Ainda não passei da 1º temporada,mas já amo a Lagertha,essa mulher e muito diva ^^
    Enfim,espero que não fique ruim nas próximas temporadas,por que de decepção de séries eu já to cheia :p
    Beijos ^^
    Cantinho da Bruna || Participe do Top Comentarista de Abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, aina não vi a segunda também apesar de que logo que terminei, estava louca! Pelo que vi, só melhora ^^

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Joi,
    Nunca ouvi falar dessa serie, parece ser muito boa. Vou ver se tenho um tempo e irei assisti (muito obrigado por indicar ela heh)
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das Cinco│Venha nós visitar

    ResponderExcluir
  3. Desde que conheci a série tenho um grande interesse, especialmente pelo tema retratado, mas ainda não vi por estar acompanhando muitas séries e atrasado em todas elas. x.x Achei interessante alguns detalhes citados por você, como a questão dos dialetos e principalmente a fotografia, um elemento essencial para criar o clima que o tempo exige. Acredito que será muito interessante. ;)

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ricado, tudo que tem uma pitadinha de real me atrai mais ^^

      Excluir
  4. Oi.
    A série e totalmente tudo ao contraio do que eu gosto kkkkkkkkkkkkkk
    Mas tenho certeza que meu marido vai amar. É a cara dele, meus amigos também vão pirar. Vou passar o link do post para eles.
    Adoreiii a ideia de apresentar séries para os leitores. Mesmo não fazendo meu estilo, eu gostei da "resenha" sobre a série, top o lance deles falarem com sotaque da época.
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  5. Oiee , adorei o post e uma coisa: nunca li/assisti nada sobre Vikings, porém quero saber mais a respeito! Eu soube que o R.Riordan iria escrever uma série nova com essa temática, então pode ser um bom ponto de partida haha
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Confesso que não curto mto o Rick, mas me parece interessante ^^ Mas a série é bem diferente do que o autor vem criando, comparando com a mitologia grega!

      Excluir
  6. Olá Joi, sou viciada em séries mas não suporto essa, meu namorado AMA esse seriado e já tentei ver com ele mas não consegui, mesmo sendo parecida com outras que assistimos juntos, eu não gostei dessa, não sei nem porque!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  7. eu to indo para a segunda temporada desse seriado e apesar de não achar super incrível eu gostei um pouco.
    espero que a segunda seja melhor, pq apesar de curtir o lance dos vikings eu achei que esse seriado poderia ser melhorzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que vi a segunda melhora mais ainda Alice, se for assim me ganha 100% já que a primeira temporada foi uns 80 =D

      Excluir
  8. Todo mundo que conheço fala bom dessa série e ela esta sem dúvida na minha listinha. Louca pra ter um tempinho pra ver...Talvez fazer uma maratona viking!

    Bjs
    http://livros-e-tantos-vicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Tinha ficado curiosa quanto a série, mas como já estou cheia de seriados na grade, pensei que talvez era melhor nem dar uma chance...
    Sua opinião sobre Vikings mudou minha visão sobre a série, e agora preciso urgente assistir! :O
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha resenha tenha te influenciado positivamente Dessa! Se assistir, volta aqui e me conta o que achou!

      Excluir
  10. Essa série parece ser muito boa! Mas já estou cheia de séries para assistir, colocar mais uma na minha lista seria loucura hahaha
    Acho que vou aproveitar o recesso das séries que eu acompanho para conhecer novas, Vikings parece uma boa ideia.

    ResponderExcluir
  11. Ahh, quero ver! Adoro mitologia e já vi vários comentários positivos dessa série, só me falta tempo mesmo! :( Beijos, Joi! <3

    ResponderExcluir
  12. Poxa, eu assisti a tempos atrás os primeiros 3 ou 4 episódios. Mas aí apareceu tanta coisa legal para ver que acabei deixando de lado. Algum dia ainda vou retornar a essa série, pois é muito legal mesmo :D

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  13. Não gosto mais de você sabia? Eu sem tempo e você me fazendo ficar encantado com mais uma série U_U

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha! Isso é um elogio =D Eu estou sempre fuçando em séries novas =D

      Excluir
  14. Oi querida,
    Adoro essa série por sua mitologia, fotografia e história. Estamos ainda na primeira temporada, mas com certeza essa é uma das séries que quero acompanhar e espero que ainda renovem muito.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi minhas amigas comentando dessa serie, e parece ser muito boa. Gosto muito desse tipo de série, mas ainda não tive tempo pra começar a ver.. Farei logo que puder..

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem que a imagem condiz com o enredo né?! porque já assisti alguns filmes em que o que estragou foi as cenas. Eu ainda não tinha ouvido falar desta série, mas curti muito conhecê-la um pouquinho. Já quero assistir.

    ResponderExcluir