Insurgente - Crítica


Insurgent

Lançamento: 19 de março de 2015
Com: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Naomi Watts
Gênero: Ficção Científica - Ação - Romance

Na última semana fui ao cinema assistir ao filme Insurgente, da Saga Divergente, com resenha do filme aqui e do livro aqui. Confesso que estava um pouco ansiosa, e até com um pouco de receio de ir. Receio, pois sempre que eu gosto muito de um livro, tenho uma aflição de como as coisas serão retratadas nas telonas. Fiquei muito chateada com uma produção de um livro que eu amo, que é Academia de Vampiros, o filme foi extremamente ruim, com atores ruins. Enfim, me deixou muito com um pé atrás para todas as adaptações.

Infelizmente, após assistir a Insurgente, me decepcionei novamente. Uma decepção, sim, mas nada comparado ao que passei com Academia de Vampiros. Na verdade sai do cinema com uma sensação de vazio, de frustração. Acho que todos que leram o livro, e gostam da série como eu, saíram com esse mesmo estranho sentimento. Não me entendam mal, é um filme muito bom. É um ótimo filme de ação e ficção científica. Porém, eu achei que foi apenas isso.


Toda a parte humana dos personagens, o amor, o ódio, os detalhes, os segredos... a maioria de tudo isso ficou para trás. O diretor, se importou tanto com as cenas de ação, que sim, as realizou com maestria não vou negar, que acabou não sobrando tempo para mais nada. Ficamos sedentos por alguns detalhes. Por sinal, quem nunca leu os livros, pode ter ficado um pouco perdido com relação a alguns personagens coadjuvantes. Por exemplo, não sabemos os motivos que levaram Caleb (Ansel Elgort) a abandonar Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James). E mais, permitiu e ainda ajudou Jeanine (Kate Winslet) a fazer todos os testes em Tris. Mas por que isso? O que levou Caleb a agir dessa maneira? Nós, meros telespectadores, não sabemos. E Peter (Miles Teller)? Sempre fez de tudo para prejudicar Tris, sempre tentou toda a glória para si, não medindo esforços para isso, e do nada muda completamente. Algo simplesmente se ligou em sua mente?

Isso apenas comentando desses dois personagens, e tantos outros detalhes que se perderam no meio da ação, a paixão entre Tobias e Tris se perde, o pai de Quatro mal aparece, toda a investigação e sofrimento de Tris não é retratada. Por falar em Tris e Tobias, eles mal aparecem juntos. Rolou um beijinho aqui, um abraçinho sem calor ali... e foi isso. Marcus (Ray Stevenson) e Johanna (Octavia Spencer) mal contribuíram no filme, muitos detalhes sobre ambos são deixados de lado, como que sem importância.


Com relação as atuações, achei todas muito boas. Mas não poderíamos esperar nada diferente, pois temos muitos bons atores, como Kate Winslet, Shailene Woodley, Naomi Watts. As personagens de Kate (Jeanine) e Naomi (Evelyn) são muito parecidas. Ambas contidas, lutando por seus ideais. Nenhuma é histérica, de ficar indo atrás da mocinha ou mocinho. Talvez por esse motivo muitos tenham considerado suas atuações fracas, ou pouco exploradas. Mas eu particularmente as achei muito boas. Elas não tinham muito o que mudar, tinham que entrar na personalidade de suas personagens, e foi o que fizeram.

Assisti a este filme em 3D, e sim, as cenas ficaram muito boas. As cenas em que Tris é colocada a prova nas simulações ficaram muito bem feitas e trabalhadas. Woodley mostrou que pode ser uma super-heroína perfeita, com desenvoltura e vontade. Na verdade, adorei o fato de uma mulher ser tudo isso. Toda atenção foi para ela, ela era a importante, me refiro a Tris, como personagem, mas a própria Shailene também está incrível. A cada filme que vejo dela, fico mais apaixonada por seu talento e emoção que consegue transmitir (vide cenas de choro, medo, em que fala consigo mesmo, e de ação).

Após todas estas colocações, posso dizer seguinte. É um ótimo filme. Tem muito mais cenas de ação do que seria necessário, ignora diversas partes importantes do livro, mais ainda sim é um bom filme. Foram feitas diversas adaptações, que espero que não sejam feitas em Convergente, e espero que as questões mais humanas e reflexivas sejam bem trabalhadas no próximo filme, para compensar!

XO, 
Enjoy!

21 comentários

  1. eu ja li o livro e assisti o filme, acho um otimo filme, muito bom mesmo, mas como adaptacao nao foi.. so que eu ja tava ligada que nao ia ser por causa dos trailers, se vc ver o trailer ja sabe na hora que o filme nao ia ser igual ao livro, entao fui com isso na cabeca e nao me decepcionei
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lud, mas mesmo assim sempre tem gente que fica com aquela esperança né?! hahhaa

      Excluir
  2. Oi Joi!
    Eu já fui ver Insurgente, mas não consegui ler o livro antes, então nem tenho como comparar, rs
    Mas muita gnt pensa como vc sobre a adaptação. Eu gostei do filme (principalmente do final) e as cenas de ação realmente arrasaram! Concordo em relação ao pai do Quatro e o Caleb, ficou mal explicado =/
    Beijos!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nossa, é horrível você ir no cinema ver um filme de algum livro que você leu e ver algo totalmente diferente na tela. Eu fiquei bem triste com isso pois já estava triste com Percy Jackson que deu errado e eu não queria que desse errado com Insurgente, mas parece que "querer não é poder".
    Infelizmente teremos duas partes de Convergente, o que também é ruim, mas se for para ter duas partes que eles então deixem fiel!!

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que você disse, sem tirar nem pôr. Foi uma grande decepção. A adaptação ficou ótima nas partes de ação, apesar de que pra que tanto efeito, e... é só isso. Não tem sentimentos, não tem uma relação mais aprofundada da Tris com os outros personagens, nada. E gente... eu acho que podiam ter tirado bem mais o tanto de ação pra elaborarem melhor essa outra parte. Só não souberam balancear esses dois detalhes, infelizmente

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Só tenho olhos para você", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Ai Lili, nem me fala porque eu não fui ver. Fiquei esperando e esperando e acabei trocando por Velozes e Furiosos.Aí resolvi que vou ver quando sair na locadora. E ninguém me falou que foi espetacular sabe? Então acho que não perdi muita coisa mesmo!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme bom Greice, mas como fã, acho que todos esperavam mais.

      Excluir
  6. Oi oi.
    Concordo com tudo isso que você falou. Foi uma decepção e tanto hein. :( Que pena, né?
    Eu também escrevi um texto no meu blog, se puder, dá uma passadinha por lá. :)
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2015/03/paginas-vs-frames-insurgente.html

    Abraços,
    Petra

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou louca para assistir esse filme, quero muito ver em breve, porque não consigo ter vontade de ler esses livros, não sei porque!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Que pena que não gostou, eu li o livro, vi o filme e amei. Acho que o segredo é já não ir esperando tanto. Apesar de não ter sido fiel ao livro em muitas partes, por si só, foi um filme muito bom e gostei bastante ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, mesmo com as mudanças não deixa de ser um filme bom!

      Excluir
  9. Eu vi Divergente e me agradou, mesmo percebendo que os elementos do filme ganharam um visual mais futurístico que eu tinha pensado. Me parece que eles fizeram isso pelos fins comerciais, para atrair também quem não leu a trilogia.
    http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Jonatan, por mais que seja difícil um blogueiro literário saber disso, mas a grande maioria nunca lê, então a adaptação tem que deixar a desejar =/ uma pena.

      Excluir
  10. Aaaaaaaaaaaaaaa Pirando aqui.
    Eu li e assisti Divergente. Mas só vou assisti Insurgente quando ler o livro.
    Adorei o post. Espero que eu goste do filme mais que você né? kkkkk
    Amei
    Beijos
    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  11. Eu também não curti esse filme e olha que nem li o livro, mas achei meio fraco em relação ao conteúdo dos personagens, temos simplesmente algumas cenas caprichadas de ação e feitos especiais mas para mim isso não é o suficiente para elaborar um bom filme.


    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Diego, mas pelo menos você viu o primeiro filme? Por que também peguei gente vendo esse sem ter visto o primeiro e ficou boiando 100%

      Excluir
  12. O filme focou muito mais na ação e nos efeitos e esqueceu do roteiro e das falas, pulou muita parte importante e adaptou outras que ficaram boas. Argh, esperava tanto do filme, talvez por isso minha decepção foi maior.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  13. Ah nem, pois eu gostei de academia de vampiros kkk ah não foi la grande coisa, mas da pra passar o tempo. Quanto a insurgente acabei de ler a resenha do livro aqui e assim como ela esta resenha também me desanimou. Acho que vou ter que pensar duas vezes agora antes de ler/assistir :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liih eu sempre falo, leia e tire suas conclusões, gostos são gostos não adianta =/

      Excluir