Resenha: Dezoito Luas

Título Original: Beautiful Chaos
Autoras: Kami Garcia e Margaret Stohl
Ano: 2013
Editora: Galera Record
Páginas: 403
Compre aqui

Atenção! Esta resenha pode conter spoilers de Dezesseis Luas e Dezessete Luas.

“Dezoito Luas, dezoito esferas,
Do mundo além dos anos,
Um Não Escolhido, morte ou nascimento,
Um dia Partido aguarda a Terra...”

É interessante observar que nem mesmo os livros, nem mesmo as histórias contadas por suas infinitas páginas, estão salvos dos caprichos do tempo e das mudanças, ou então, para ser mais específica, estão salvos dos caprichos de autores que possuem total consciência de onde querem chegar com suas histórias. Assim como na vida, os livros mudam e sofrem com o passar dos anos, e como a arte imita a vida, ou a vida imita a arte, os personagens das histórias presas por entre as páginas de livros, também sofrem mudanças, lidam com a passagem do tempo, também devem enfrentar as consequências de suas escolhas, ou das escolhas de pessoas queridas, que os acompanharam durante toda a vida e sempre esperam o melhor e fazem de tudo para protege-los.

Após o ótimo final de Dezessete Luas (com resenha aqui), descobrimos algumas coisinhas sobre diversos personagens, além de descobrir um pouco mais sobre o mundo Conjurador e Mortal. Como todo bom final, nós também fomos deixados com diversas perguntas, alguns mistérios a serem resolvidos e é claro, recebemos algumas respostas em troca. Após sua Décima Sétima Lua, e a enorme confusão causada na Grande Barreira, Lena volta ao normal, ela está salva, mas sua salvação, sua escolha, teve um preço enorme para todo o mundo Conjurador e Mortal. 

Durante os eventos finais do segundo livro da série, Lena escolheu seu caminho, seu destino, escolheu as duas partes de si. Lena fez o impensável, ela escolheu permanecer tanto na Luz quanto nas Trevas (como prova disso ela mantém um olho verde e um olho amarelo/dourado, Luz e Trevas), pois todo mundo possui tanto Trevas quanto Luz em seu coração. Tudo parecia bem, parecia simples, parecia que finalmente todos estariam livres de maldições e parentes raivosos das Trevas, porém a escolha de Lena foi capaz de romper a Ordem, agora todo o mundo Conjurador e Mortal correm perigo. 


“Dezoito Luas, dezoito Espectros,
Se alimentando dos seus mais profundos medos,
Atormentados para encontrar antes das Trevas,
Olhos secretos e ouvidos escondidos...”

Como na vida, as vezes quando uma coisa resolve dar errado, várias outras começam a desmoronar e sucumbir, e para se somar ao rompimento da Ordem, temos o desaparecimento de John Breed. Durante a loucura que se instalou na Grande Barreira ele simplesmente desapareceu sem deixar vestígios. Ridley também sofreu com suas escolhas, a famosa Sirena perdeu seus poderes, e assim como um passe de mágica, se viu Mortal. Agora Ridley deve ir para a escola, deve conviver com as pessoas normais, mas algo não a deixa desistir, ela ainda sonha com a volta de seus poderes, almeja por uma maneira de recupera-los. Para fechar com chave de ouro (e veja bem, eu nem contei todos os problemas que são apresentados nesse livro), temos os problemas de nosso querido personagem principal, porque o livro não teria graça se em meio a todo o caos, Ethan Wate não tivesse nem mesmo um probleminha para resolver, não é mesmo?!

Após tudo o que Ethan passou ele ainda se vê assombrado por pesadelos e sonhos que, de início o assustam e fazem pensar, mas com o tempo ele percebe que esses novos sonhos devem significar algo, devem possuir algum sentido, ele só não encontrou a resposta ainda. O maior problema é que agora os sonhos estão cada vez mais reais, cada vez mais nítidos e mais e mais sombrios. Assim como ele passou por diversas mudanças e situações, seus sonhos também se transformaram. Antes Ethan sonhava com uma garota desconhecida, antes ele sonhava com Lena e com o fato de que ele não conseguia salva-la, agora ele sonha com morte, com quedas, com uma outra versão de si mesmo lutando com o que parece ser ele mesmo (confuso não!). Talvez seja coisa demais para um adolescente suportar, talvez seja informação demais para um único livro, mas a verdade é que não é. E é por isso que eu me calo, quanto mais eu falo, mais tenho vontade de falar, e assim chego a conclusão de que já liberei informação demais para vocês, rsrsrs.


“Dezoito luas, dezoito medos,
Os gritos de Mortais desaparecem, aparecem,
Os desconhecidos e os que não são vistos,
Esmagados nas mãos da Rainha Demônio...”

Dezoito Luas é bem diferente de Dezessete Luas, em diversos aspectos. A primeira diferença é que nesse volume nós já sabemos quem é o inimigo, quais são seus aliados e aos poucos, conforme viramos páginas e finalizamos capítulos, descobrimos alguns de seus segredos, um pouco de suas vidas e é claro, seus objetivos. O terceiro livro da série aposta em uma história repleta de acontecimentos, aqui nós observamos coisas acontecendo com todos os personagens da série. O caos se instalou e não deixou ninguém sem um problema, sem uma escolha ou consequência, mesmo os personagens mais simples, aqueles que você nunca prestou muita atenção, sofrem com atitudes tomadas por outros personagens, com suas próprias escolhas ou ainda, com ataques de seres das trevas. O fato de existir tanta coisa acontecendo é um detalhe importante na história, pois ajuda a prender o leitor, faz com que este queira saber o que vem a seguir, como aquele ou esse problema será resolvido. Apesar de haver muita coisa acontecendo de uma só vez, eu não achei a história difícil de entender, tudo está muito bem ligado e o leitor compreende facilmente tudo o que se passa.

Outro elemento que é muito diferente entre os livros, é que neste livro as autoras reduziram bastante os momentos de exploração, elas diminuíram as descrições de espaços e ambientes em que os personagens estão localizados e também reduziram consideravelmente as descobertas com relação ao mundo Conjurador, suas criaturas e seus segredos. Este livro está mais focado na história de cada personagem, em seus segredos, medos, detalhes e problemas, desta forma toda a história fica, de certa maneira, mais parada, mais reflexiva e cheia de momentos em que os personagens se perguntam sobre qual cominho seguir, quais escolhas devem fazer. Mais uma vez digo que em momento algum eu achei essas escolhas, os novos rumos que as autoras escolheram para a série, ruins, muito pelo contrário. Através desse livro nós compreendemos melhor como funciona a mente de alguns personagens, como eles lidam com suas escolhas, com seus poderes, com seus segredos. Também nos apegamos (pelo menos no meu caso foi assim) ainda mais ao personagem principal, e torcemos por ele, apesar de que muitas vezes precisamos relevar algumas atitudes e escolhas do personagem.

Neste livro a Lena não me irritou, através dos detalhes apresentados, das situações em que os personagens se encontram e de tudo o que eles já passaram, eu passei a gostar mais da personagem. Não que hoje eu a ame e ache ela perfeita, mas meus sentimentos com relação a ela mudaram e eu fico feliz em dizer que comecei a ver Lena com outros olhos. Mas meus personagens preferidos, tirando o Ethan, ainda são Amma; Link e Macon Ravenwood.


“Dezoito luas, dezoito mortos
Dezoito virados de cabeça para baixo,
A Terra acima, o céu abaixo
O Fim dos Dias, a Fila do Ceifeiro...”

De maneira geral eu achei esse livro tão bom quanto os dois primeiros. Ele segue novos rumos, mas não se perde na história, muito pelo contrário, ele se aproveita de toda a história já contada para dar continuidade e seguimento a todas as tramas e segredos de cada personagem. Esse livro nos dá várias respostas mas apesar disso, nos instiga e preenche nossa mente com novas perguntas. Juntando tudo isso temos o final ... Aquele final ... O que eu sei é que não faço a menor ideia do que pode nos esperar no último livro da saga. Tudo o que sei é que a curiosidade existe, e essa série valeu muito a pena até agora!

Confira a série Beautiful Creatures:
1. Dezesseis Luas
2. Dezessete Luas
3. Dezoito Luas
4. Dezenove Luas

44 comentários

  1. Eu queria, mesmo, que acabasse nesse livro. O final foi tão fechado.
    Quero ver sua reação com o último kkkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telemaco, tudo bem ???
      Sabe que eu já terminei de ler o último livro e até já fiz a resenha ?! Mas não vou te contar o que eu achei para criar um suspense, rsrsrs.
      Fique de olho aqui no Estante para ver o que eu achei do Dezenove Luas quando a resenha sair !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Gente, não li nem o primeiro ainda,acredita? hahaha
    Adoro histórias com bruxas e tal, mas ainda não tive oportunidade mesmo. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, tudo bem ???
      Espero que consiga ler o primeiro livro flor, eu sei que sou suspeita para falar, mas eu adorei a história, e os livros só vão melhorando !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi Ryoko, tudo bem?
    Eu tenho os dois primeiros livros desta série, mas ainda não me animei a começar. Ganhei o primeiro em um sorteio e como a série estava no auge, com muita gente comentando, me animei e comprei logo o segundo. Mas, depois de um tempo desanimei de comprar os outros, pois algumas meninas que leram começaram a falar mal, dizer que a série é chata, cansativa, e quando assisti ao filme não gostei, achei muito parado, sem ação, enfim... Desanimei de comprar os que faltam e de começar a ler. Mas, eis que surge sua resenha e me fez ficar curiosa sobre a série novamente. Vou colocá-la na lista de leitura e lerei o primeiro, se gostar compro o restante. Ótima resenha. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, tudo ótimo e contigo ???
      Então flor, essa questão das críticas é bem complicada ... Eu admito que a série é bem dividida, existem pessoas que gostaram e existem aquelas que não gostaram, como você comentou. Quando as coisas são assim é até um pouco difícil de comentar né, rsrsrs, mas eu te garanto que gostei muito, não achei chata e sem ação não, rsrsrs. Acho que vai muito do gosto de cada um sabe !!! ^^
      Espero que consiga ler a série, e espero que goste dela tanto quanto eu gostei !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oi!!!
    Esses livros estão na minha lista de desejados há tanto tempo, mas eu nem sei se vou conseguir comprar.. Pelo menos não agora..
    Mas ainda quero ler sim, acho que vou gostar bastante!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, tudo bem ???
      Espero que consiga ler os livros flor !!!
      Eles são muito bons, é claro que tem alguns probleminhas aqui e ali, mas muitos livros ótimos também tem né ?! Mesmo assim eu recomendo a série, vale muito a pena !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  5. Quando lançou dezesseis luas eu tinha me interessado muito por ele. Mas depois que fui lendo as resenhas mudei de ideia. Só vi resenhas negativas, então perdi a vontade de ler. mas que bom que para você a serie está valendo a pena.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tudo bem contigo ???
      Então flor, essa série deixa as pessoas bem divididas, existem aquelas que amam a série (como eu, hehehe) e aquelas que não gostaram dos livros. Mas nesses casos eu sempre recomendo que se leia para tirar a dúvida, só assim a gente sabe realmente se gosta ou não né ?! A não ser que seja com uma temática que não lhe agrade, rsrsrs, dai é mais difícil de gostar mesmo. :D

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oláá!

    Eu tenho todos os livros incluindo os contos, maaaas parei no 17 mesmo por falta de tempo mesmo. Eu gostei muito do que li até agora e tô bem curiosa com o final dessa série. Peço desculpas por não ler toda resenha é porque estou fugindo de spoiler hahaha.
    Fico feliz que a autora tenha ter conquistado e que tenha sido uma boa leitura mesmo mudando um pouco o foco. Que continue assim.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo bem ???
      Eu ainda não tenho os contos, e nem o Sirena, mas tô morrendo de vontade de comprar para saber um pouco mais sobre as histórias paralelas !!!
      Fiquei feliz de saber que você já leu o Dezessete Luas *-*
      Espero que consiga ler os outros livros, te garanto que eles valem a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oie,
    Eu li apenas o primeiro livro acredita? Mas não foi por não gostar, é falta de oportunidade mesmo, preciso comprar os outros logo! hahah

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh, tudo bem ???
      Fiquei feliz de saber que você já leu o primeiro livro e gostou !!! *-*
      Espero que tenha uma oportunidade para ler os outros livros, se você gostou do primeiro eu tenho certeza de que irá curtir os outros !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oi, Joi!
    Eu já ouvi falar taaaaaaaaaaaaaaaaaaanto desses livros e nunca parei pra ler. Não por falta de vontade, mas por ter outras prioridades literárias.
    Fiquei com medo de ler o texto por causa de spoilers, mas vou tentar dar uma chance aos livros logo. ^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniella, aqui é a Ryoko !!! Espero que não se importe que eu te responda. ;D
      Eu sei bem como é isso flor, eu tenho alguns livros na minha listinha (que está mais para uma listona, kkkk) que até hoje não consegui ler, mas uma hora a oportunidade aparece né !!!
      Espero que consiga ler os livros um dia desses !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Ainda não comecei a ler essa série, mas tenho sérias dúvidas sobre se devo ou não. Parece ser boa, vejo bastante gente elogiar, mas as resenhas negativas pesam bem mais...haha' então ainda estou com um pé atrás *-* Vi o filme 16 Luas e não gostei muito :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh, tudo bem ???
      Então flor, uma coisa que eu já comentei em outros comentários aqui da resenha é que essa série é bem complicada, rsrsrs. Existem pessoas que gostaram bastante e existem aqueles que não curtiram, por isso nós encontramos várias resenhas negativas e positivas por ai ... Mas quando isso acontece, normalmente eu falo para a pessoa tentar ler o primeiro livro pelo menos, assim você tem uma ideia se gosta ou não !!! ^^
      A o que você falou do livro é verdade ... Ele é bem fraquinho comparado ao livro. Eu gostei dele, mas prefiro muito mais o livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oi, Ryokobel!
    Logo quando essa série foi lançada lembro que fiquei muito curiosa e doida para ler até ler alguns comentários negativos que me desestimularam. No momento estou com tantas séries para concluir que só vou investir em outras mais para frente.
    Mesmo assim, adorei a resenha e a dica está anotada! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaelle, tudo bem ???
      Fico feliz de saber que gostou da resenha, a opinião de vocês é muito importante para mim. Eu eu também adoro trocar uma ideia com vocês obre os livros que resenho !!! :D
      Espero que consiga dar uma chance para a série. Sei que os comentários negativos existem, mas acredito que só lendo para ter certeza né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Eu tenho a série completa, mas nunca li. Assisti ao primeiro filme e gostei bastante.
    Adorei a resenha, muito bem escrita, me fez repensar em ler.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que você gostou da resenha !!!
      Espero que consiga ler a série, eu sei que sou suspeita para falar, mas eu gostei muito e acho que vale a pena !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  12. Não li nenhum livro da sequência (muito menos filme hahaha), mas tenho uma enorme curiosidade em ler, já que vejo muita gente comentando sobre eles. Gostei bastante da sua resenha, ficou muito bem escrita.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, tudo bem contigo ???
      Espero que consiga ter a oportunidade de ler os livros da série flor, eles são muito bons, me agradaram muito !!!
      Fico feliz de saber que gostou da resenha !!!

      Beijinhos

      Excluir
  13. Que livro fantástico gente, estou sem palavras, apenas amando muito.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola, tudo bem ???
      Flor eu não te entendi, rsrsrs, você já leu o livro ???

      Beijinhos

      Excluir
  14. Oi Ryokobel, tudo bem?
    Eu sou suspeita, fico até sem saber o que falar, porque essa é uma das minhas séries preferidas, está na minha lista de leitura dos melhores da vida. Esse livro em específico, foi especial para mim, eu chorava, chorava, chorava, ele acabou comigo, me destruiu. E o pior, eu li os três seguidos, mas na época, ainda não tinham lançado o último livro. Então fiquei sem saber o desfecho. Já comprei o 19 luas e tenho até medo de abrir, risos...Preciso contar os contos também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, tudo ótimo e contigo ???
      *-*
      Fiquei tão feliz de saber que você também já leu os três livros da série !!! E confesso que fiquei mais feliz ainda por saber que gostou !!!
      Admito que essa não é a minha série preferida, mas está entre as melhores série que eu já li, principalmente por causa do último livro. Espero que consiga ler o Dezenove Luas flor !!!

      Beijinhos

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Estou participando do top comentárista, mas confesso que não li a resenha, pois quero ler a série e só li 16 luas e não quero pegar spoilers kkkkk
    Mas li que em 18 luas saberemos quem é o inimigo e seus aliados. GRAÇAS A DEUS Lena não irá nos irritar tanto nesse livro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E que assombrações são essas que Ethan vê ? Aaaaaaaa curiosa, Acabou que eu quase li a resenha toda.
    Adoreiiiiii
    E agora mais que nunca tenho que terminar de ler a série.
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Rsrsrs, não tem problema flor, se você ainda não leu o Dezessete Luas, é até legal pular algumas partes para não acabar descobrindo o que acontece né !!! ^^
      Espero que consiga ler os outros livros da série, se você curtiu o primeiro tenho certeza de que irá gostar dos próximos !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. A verdade é que eu larguei essa série na metade do primeiro livro, simplesmente porque os personagens me deram tanto nos nervos que eu não consegui continuar a leitura. Achei a ideia da série em si bem legal, mas o romance é muito forçado pra mim, acabei não gostando de como o enredo vai se desenvolvendo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, tudo bem contigo ???
      Que pena que não gostou do primeiro livro flor. Realmente o romance não é o forte da série, mas o que eu mais gostei é que mesmo ele sendo o foco do primeiro livro, nos outros livros ele vai se misturando com outras histórias, o que torna o romance menos evidente !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  17. Olá,
    Eu até tinha vontade de iniciar essa série, mas o tempo foi passando e eu desisti, tanto pela quantidade de livros, tanto por começar a achar a premissa clichê. Mas gostei da resenha ^.^
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, tudo bem contigo ???
      Que pena que você foi perdendo o interesse pela série flor, apesar de ter uma história de amor um pouco clichê, eu realmente gostei da história, principalmente dos outros livros !!!

      Beijinhos

      Excluir
  18. Oi!
    Não li a resenha completa para não pegar spoiler.
    Até agora só li o primeiro livro da série. Não fiquei muito empolgada com a continuação, então até hoje ainda não li o segundo. Mas vou ver se retomo a leitura da série.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, tudo bem contigo ???
      Sem problemas flor, as vezes eu também tento evitar algumas resenhas que possam conter algum spoiler. Mas quando é uma história que eu quero ler, e não me importo muito em descobrir as coisas antes de ler o livro, eu pego os spoilers mesmo, hahahaha. XD
      Espero que consiga retomar a leitura da série, garanto que os próximos livros são bem melhores do que o primeiro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  19. Olá, não terminei a resenha porque começou a falar de coisas que eu não sabia, achei melhor parar para não pegar spoiler, vou tentar comprar o primeiro livro para ver o que acho e quem sabe ler o segundo e o terceiro!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, tudo bem ???
      Espero que consiga ler os primeiros livros flor, garanto que eles não vão te decepcionar !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  20. Olá,

    Já li um pouco sobre essa série e todos os comentários são positivos, a sua resenha me deixou curioso quem sabe eu leia futuramente....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, tudo bem ???
      Fico feliz de saber que está curioso com relação a história dessa série, espero que tenha oportunidade de ler os livros !!!

      Beijinhos

      Excluir
  21. Ainda não li nenhum livro da série e muito menos vi o filme, porém sempre tive vontade de ler. O Liss no blog fez a resenha do primeiro livro, achei legal, acho que um dia darei alguma chance para esses livros.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Fiquei feliz por saber que têm vontade de ler a série, espero que consiga dar uma chance para os livros !!!

      Beijinhos

      Excluir
  22. Como assim a Lena te irritava? Acho ela perfeita e eu simplesmente amo a série, a maior parte por causa dela. Aina não este nem o 17, mas vou ler o quanto antes e valeu o spoiler de que ela escolhe os dois lados ha, ha. Não lembro de isso ter acontecido no primeiro, ou então eu que me perdi na história. As vezes acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih, tudo bem contigo ???
      Hahaha, pois é flor, no segundo livro a Lena me irritou muiiito, mas no terceiro eu meio que fiz as pazes com ela. Mas isso é uma coisa minha sabe, tipo um probleminha, eu tenho uma tendencia a implicar com certas personagens femininas, rsrsrsr.
      Espero que consiga ler os outros livros flor, se você gostou do primeiro tenho certeza de que irá adorar os próximos !!!

      Beijinhos

      Excluir