Resenha Línguas de Fogo

Título Original: Línguas de Fogo - Crônicas de Myríade
Autora: Karen Soarele
Ano: 2012
Editora: Cubo Mágico
Páginas: 216
Compre aqui

Oi pessoal tudo bem? Hoje teremos a presença da minha querida Francine do blog My Queen Side por aqui! A Fran atendeu meu pedido desesperado, e vai dar sua contribuição aqui no Estante. Ela que vai assinar na resenha de hoje deixando todas suas impressões sobre o livro Línguas de Fogo da autora Karen Soarele. A resenha postada originalmente no blog My Queen Side, vamos conferir?

Narrado em terceira pessoa, neste livro conhecemos Aisling, uma garota inocente e leal aos que ama. Ela é habitante de Vulcannus, onde as pessoas dominam o poder do fogo e qualquer outra forma de magia é condenável. Eu gostei muito do contexto criado pela autora, pois envolveu não apenas os elementos de uma excelente fantasia, mas ousou apresentar um problema político muito além do que a protagonista poderia controlar. A verdade é que Vulcannus estava em guerra, mas a morte nunca chegou tão perto do povoado de Aisling quanto no fatídico dia em que foram atacados por uma terrível salamandra! Nesta ocasião, Dharon, o melhor amigo de Aisling, recebeu um golpe mortal e seu corpo foi envenenado. Para salvá-lo, Aisling terá que levá-lo até Hynneldor, o território inimigo onde controlam o poder do ar. Lá, se sua informação estiver correta, encontrarão o antídoto.

"– Seja apenas livre como um homem. Como todo homem deve ser! Livre não só para ir e vir, mas também para agir e pensar por si só. Livre para decidir qual é o caminho certo."

Esta é uma verdadeira corrida contra o tempo, mas a narrativa da autora garante que o leitor acompanhe cada mínima aventura de Aisling e Dharon. Nada passa despercebido, quer sejam as belas paisagens, quer sejam os atos covardes dos soldados de Vulcannus que amedrontam – e algumas vezes até matam – seu próprio povo a quem deviam proteger. Entre estes soldados há Kendra, uma pistiro que controla o fogo com tanta destreza quanto é cruel. Não sendo humana, Kendra nada sente além de nojo dos menos favorecidos e não hesita em usar do seu poder para obter vantagens. Infelizmente, para salvar seu amigo, o destino de Aisling confronta-se com o de Kendra, e a nossa corajosa protagonista acaba ganhando a pior inimiga que poderia ter.




Línguas de Fogo é adorável! Sendo um livro de gênero fantasia, a tranquilidade da autora durante a construção da história surpreende. Geralmente, os autores enchem cada página com seres mágicos, concentrando-se em criar cenários encantadores, mas inverossímeis. Karen Soarele não fez isso... Não há seres mágicos em excesso e por vários momentos ela usou do que existe na nossa realidade, tornando o reino de Myríade mais próximo do leitor. O contexto é medieval e as batalhas foram bem descritas, assim como as paisagens e os sentimentos dos personagens. Em resumo, a narrativa da autora detém um harmonioso equilíbrio que rende uma leitura muito agradável! Preciso dizer, também, que o livro traz alguns temas importantes de serem refletidos, tais como: o valor da amizade e da lealdade às pessoas que ama, e as desastrosas consequências de um governo corrupto. Gostei bastante disso!

"...ela enfrentou o medo de frente. Se era pelo bem de seu amigo, ela venceria seus medos."

Como aspecto frágil destaco que, ao se concentrar em manter o ritmo da narrativa paralelo ao ritmo da história, há momentos nos quais parece que "nada acontece". Obviamente, sair de uma vila remota de Vulcannus para a capital e, principalmente, para o território inimigo em período de guerra, é uma aventura e tanto! Mas o ritmo da história é lento, justamente porque toda a viagem é longa, e me senti cansada assim como Aisling em alguns momentos. De qualquer modo, é um livro super-recomendado! A capa é ainda mais bela pessoalmente e a diagramação está excelente.

Ao longo das pesquisas que realizei para a montagem deste post, fiquei admirada com o cuidado que autora teve com a criação do universo que envolve estes personagens, que vai muito além de Myríade em si, mas da origem de cada um. Diante disso a autora disponibilizou em seu site um Myríade Wiki em seu site, lá você encontra tudo sobre as crônicas, curiosidades e origem dos povos, para conferir clique aqui, mas cuidado, pode conter pequenos spoilers.

Línguas de Fogo é o primeiro volume da série que já conta com a continuação chamada Tempestade de Areia. Além disso, a saga também conta com dois spin-offs, A Rainha da Primavera e A Canção das Estrelas


Conheça a autora:
Karen Soarele é escritora e ilustradora. Nasceu em Assaí/PR e atualmente mora com seu marido em Campo Grande/MS. Graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Comunicação: Linguagens, construção textual e literatura, acredita no poder que a leitura tem de enriquecer a cultura, o senso crítico e até os princípios individuais das pessoas e que, com coragem e determinação, é possível realizar até os sonhos mais difíceis.
Para saber mais acesse: Site | Fanpage

19 comentários

  1. As capas são lindas mesmo, e quem não gosta de um livro de fantasia né?! eu acho muito legal!
    Já vi outras resenhas desse livro e foram bem positivas, eu fiquei curiosa pra conhecer a história!
    Participando e torcendo pra ganhar.
    Seguidora: Maria de Fátima Fernandes Oliveira
    nome formulário: Maria Fernandes
    E-mail: fatinhafo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro fantasias e tô louca para ler o livro da Karen, que eu me lembre só li um livro nacional de fantasia, e pretendo conhecer mais autores nacionais. O livro parece ser muito bom.
    Participando!
    viviluuc@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,
    Tudo bom sou sua seguidora e também blogueira do Leitura Kriativa. Hoje queria fazer um convite para você. Lancei meu primeiro livro ano passado chamado Vingança Mortal, uma história suspense policial ambientada no interior do RS. Então queria te convidar a conhecer um pouquinho mais da história na minha página e se puder curtir minha página no face: https://www.facebook.com/escritoraraquelmachado
    Além disso estou com parcerias com blogs abertas se você tiver interesse me manda um e-mail que eu te explico direitinho como estou fazendo: raquel.machado2014@yahoo.com.br
    Obrigada desde já pela atenção e desculpe pelo incomodo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoro livros de fantasia, estou lendo muitos ultimamente! E esse me agradou muito, a capa é linda e esse mapa?! Perfeitoo!
    Vou colocar na minha lista de leitura hehe!

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Como adoro livros de fantasia, é claro que esse me deixou super curiosa!
    Achei a capa muito bonita *-*

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  6. Gente, que mapa mais bem bolado! E essas capas então, dá vontade de comprar já só de encará-las, é hipnotizante hahaha adoreei a resenha, já tinha ouvido falar bastante desse livro e fiquei com mais vontade ainda de ler! A premissa não tem nada a ver, mas a capa me lembrou um pouco Atlas Esmeralda, sabe?

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag do skoob no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    O livro não faz meu gênero, acho que a combinação medieval e magia já não funcionam comigo. Mas a resenha é bem escrita e consegue passar para o leitor exatamente o que se trata o livro.
    Ameii a quote e a resenha e por esse motivo estuo participando do sorteio e se eu ganhar vou dar uma chance para o livro e se eu gostar comemorem kkkkkk
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  8. Olá, achei o livro bem interessante, gosto bastante desse tipo de ficção que envolve magia! A resenha ficou muito bem escrita e achei que você focou em todos os pontos certos!
    Já estou participando: gabrielavidaal@gmail.com
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto de fantasias, desse toque medieval. Acho que a autora acertou em cheio na escrita e você em destacar os melhores pontos do livro. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  10. Oiiii!
    Estou com esse livro aqui, sou parceira da autora. Estou com esse, o segundo e o terceiro.
    Ainda não consegui ler por estar ocupada com os estudos, mas estou bastante curiosa. Não estou muito nessa "vibe" de fantasia, mas espero gostar. Muito lindo as ilustração, né? Eu amei, a autora é muito criativa com esses reinos e ainda mais com os mapas e ilustrações que há no livro.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  11. Fran!
    Livros de fantasia são fabulosos e no caso aqui com uma balanço equilibrado entre 'os normais' e as criaturas fantásticas, melhor.
    Já estou encantada com esse primeiro exemplar e com vontade imensa de acompanhar as aventuras de Aisling e Dharon. Conhecer Vulcannus e Myríde.
    Já empolada para ler esse bom livro.
    “A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos.”(Thomas Hardy)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Joi e Fran!
    Já conhecia o livro, mas essa é a primeira resenha que leio dele e fiquei bem curiosa. Gosto bastante de fantasias e Línguas de fogo parece ter uma história ótima, além de ser muito bem escrito. Sobre a história ser um pouco lenta, imagino que isso pode ter acontecido por ser o primeiro livro...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu sou doido pra ler essa série, ja vi muitas resenhas positivas, parece ser uma historia envolvente e muito gostosa, cheia de magias, adoro historias assim, e as capas são lindas mesmo *-*
    Participando!
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Depois que li um conto da autora envolvendo esse universo que ela mesma criou, fiquei totalmente fascinada e encantada com seu modo de escrever!
    Automaticamente, seus livros assaram a ocupar um lugar especial na minha listinha de desejados e com cada resenha fico mais curiosa ♥
    E as capas são tão lindas ♥ Impossível não desejar ter na estante!

    Participando!!!
    Ana Carolina - ana_carolinazzz@hotmail.com

    Beeeeeijos!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. quero muito , gosto de livros de histórias de fantasia

    ResponderExcluir
  16. Cada capa mais linda que a outra né ?! Amei cada uma de um modo particular.. Gosto muito de livros assim e com certeza o leria .. Amei o quote "– Seja apenas livre como um homem. Como todo homem deve ser! Livre não só para ir e vir, mas também para agir e pensar por si só. Livre para decidir qual é o caminho certo." As histórias parecem ser muito boas e quero ter oportunidade de ler todas..

    ResponderExcluir
  17. Participando!!!!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Participando \o/
    biashow_pbi@hotmail.com
    https://www.facebook.com/biah.dovalle

    ResponderExcluir
  19. Uma capa mais linda que a outra, parece de desenho animado. E eu ainda não tinha ouvido falar da escritora nem dos livros, mas agora quero muito ler e olha que fantasia não é meu gênero preferido.

    ResponderExcluir