Oi pessoal tudo bem? Hoje teremos a presença da minha querida Francine do blog My Queen Side por aqui! A Fran atendeu meu pedido desesperado, e vai dar sua contribuição aqui no Estante. Ela que vai assinar na resenha de hoje deixando todas suas impressões sobre o livro Línguas de Fogo da autora Karen Soarele. A resenha postada originalmente no blog My Queen Side, vamos conferir?
Narrado em terceira pessoa, neste livro conhecemos Aisling, uma garota inocente e leal aos que ama. Ela é habitante de Vulcannus, onde as pessoas dominam o poder do fogo e qualquer outra forma de magia é condenável. Eu gostei muito do contexto criado pela autora, pois envolveu não apenas os elementos de uma excelente fantasia, mas ousou apresentar um problema político muito além do que a protagonista poderia controlar. A verdade é que Vulcannus estava em guerra, mas a morte nunca chegou tão perto do povoado de Aisling quanto no fatídico dia em que foram atacados por uma terrível salamandra! Nesta ocasião, Dharon, o melhor amigo de Aisling, recebeu um golpe mortal e seu corpo foi envenenado. Para salvá-lo, Aisling terá que levá-lo até Hynneldor, o território inimigo onde controlam o poder do ar. Lá, se sua informação estiver correta, encontrarão o antídoto.

– Seja apenas livre como um homem. Como todo homem deve ser! Livre não só para ir e vir, mas também para agir e pensar por si só. Livre para decidir qual é o caminho certo.

Esta é uma verdadeira corrida contra o tempo, mas a narrativa da autora garante que o leitor acompanhe cada mínima aventura de Aisling e Dharon. Nada passa despercebido, quer sejam as belas paisagens, quer sejam os atos covardes dos soldados de Vulcannus que amedrontam – e algumas vezes até matam – seu próprio povo a quem deviam proteger. Entre estes soldados há Kendra, uma pistiro que controla o fogo com tanta destreza quanto é cruel. Não sendo humana, Kendra nada sente além de nojo dos menos favorecidos e não hesita em usar do seu poder para obter vantagens. Infelizmente, para salvar seu amigo, o destino de Aisling confronta-se com o de Kendra, e a nossa corajosa protagonista acaba ganhando a pior inimiga que poderia ter.

Línguas de Fogo é adorável! Sendo um livro de gênero fantasia, a tranquilidade da autora durante a construção da história surpreende. Geralmente, os autores enchem cada página com seres mágicos, concentrando-se em criar cenários encantadores, mas inverossímeis. Karen Soarele não fez isso… Não há seres mágicos em excesso e por vários momentos ela usou do que existe na nossa realidade, tornando o reino de Myríade mais próximo do leitor. O contexto é medieval e as batalhas foram bem descritas, assim como as paisagens e os sentimentos dos personagens. Em resumo, a narrativa da autora detém um harmonioso equilíbrio que rende uma leitura muito agradável! Preciso dizer, também, que o livro traz alguns temas importantes de serem refletidos, tais como: o valor da amizade e da lealdade às pessoas que ama, e as desastrosas consequências de um governo corrupto. Gostei bastante disso!

…ela enfrentou o medo de frente. Se era pelo bem de seu amigo, ela venceria seus medos.

Como aspecto frágil destaco que, ao se concentrar em manter o ritmo da narrativa paralelo ao ritmo da história, há momentos nos quais parece que “nada acontece”. Obviamente, sair de uma vila remota de Vulcannus para a capital e, principalmente, para o território inimigo em período de guerra, é uma aventura e tanto! Mas o ritmo da história é lento, justamente porque toda a viagem é longa, e me senti cansada assim como Aisling em alguns momentos. De qualquer modo, é um livro super-recomendado! A capa é ainda mais bela pessoalmente e a diagramação está excelente.
Ao longo das pesquisas que realizei para a montagem deste post, fiquei admirada com o cuidado que autora teve com a criação do universo que envolve estes personagens, que vai muito além de Myríade em si, mas da origem de cada um. Diante disso a autora disponibilizou em seu site um Myríade Wiki em seu site, lá você encontra tudo sobre as crônicas, curiosidades e origem dos povos, para conferir clique aqui, mas cuidado, pode conter pequenos spoilers.
Línguas de Fogo é o primeiro volume da série que já conta com a continuação chamada Tempestade de Areia. Além disso, a saga também conta com dois spin-offs, A Rainha da Primavera e A Canção das Estrelas

  • Línguas de Fogo – Crônicas de Myríade
  • Autor: Karen Soarele
  • Tradução: -
  • Ano: 2012
  • Editora: Cubo Mágico
  • Páginas: 216
  • Amazon

rela
ciona
dos