Oi pessoal! O Folheando da vez vai falar sobre uma plataforma gratuita e digital de leitura! Muita gente, já ouviu falar, mas não conhece como funciona realmente o Wattpad. O Wattpad nada mais é do que uma comunidade em que seus usuários, sejam eles escritores, leitores e afins podem publicar suas degustações, histórias, fanfics e poemas para a leitura online. Atualmente, com mais de 60 milhões de livros cadastrado, o usuário pode ler tanto através de seu computador ou também através de um aplicativo de celular/tablet (Android ou iOS). Mas como uma ferramenta desta pode trazer retorno para o autor, sendo ele gratuito?
Por este motivo que pedi para minha querida Thati Machado, autora que já publicou suas obras de diversas formas, tanto em e-book na Amazon com Com Outros Olhos, físico através da Laço Editorial, e agora pelo Wattpad com Poder Extra G! Nada melhor do que saber a opinião do próprio autor, não é mesmo? Vamos ver o que ela acha?

“Sou uma escritora proveniente da web. Comecei no Orkut e quando ele caiu em desuso, fiquei órfã. Eu estava publicando o meu primeiro livro físico, é verdade, mas eu havia perdido algo que sempre amei: a interação direta com o leitor. E então, há alguns meses, conheci o Wattpad. Comecei meio reticente, é verdade, mas não é que a plataforma me ganhou? Enquanto escritora, digo que não há nada mais incrível do que ter o leitor participando de forma ativa enquanto você cria a sua história. A interação deles pode mudar o rumo de algumas coisas e eles podem te ajudar a melhorar suas ideias. Enquanto escritor você escreve para alguém, certo? Quando esse alguém pode fazer parte do curso da história… A coisa não tem como ficar melhor. Enquanto leitora, afirmo com convicção que o Wattpad é um universo mágico com as mais incríveis histórias e o melhor? Totalmente de graça. Tudo bem ali, ao seu alcance. Tenho me realizado cada dia mais na plataforma. Jamais imaginei que a história da Nina fosse ganhar tanta repercussão. Uma história cheia de personagens atípicos… É algo arriscado, mas perceber que os leitores os estão recebendo bem e estão gostando deles, bom, isso é tudo que eu podia querer. Se você ainda não tem uma conta no Wattpad, bom, você acaba de descobrir o que está perdendo. E não é pouco, não!”

Se você se interessou em começar a conhecer este universo e deseja iniciar pelo livro da Thati, Poder Extra G clique no link e boa leitura! Conheçam também seus outros trabalhos aqui.
Sabemos que é cada vez mais complicado lançar um livro, tudo tem um custo muito alto e necessita de um investimento super alto do autor. É através do Wattpad que muitos autores encontram uma maneira de divulgar suas obras sem o capital inicial. O autor pode liberar seu livro aos poucos, tendo assim, um retorno dos leitores que podem comentar e interagir totalmente com o autor e tudo que você precisa é fazer um cadastro no site, assim como a Thati comentou. Não é apenas os leitores e autores que visitam o Wattpad, as grandes editoras também ficam de olho, e aqueles livros que recebem mais visualizações, curtidas e comentários recebem mais notoriedade permitindo assim que os autores possam ter oportunidade de lançarem suas obras fisicamente, ou seja é só vantagens!
É importante salientar a questão do plágio também! Para o autor que tiver receio em publicar sua obra na ferramenta pode ficar tranquilo! O Wattpad não permite que os usuários copiem os textos, sem contar que hoje em dia já existe outras ferramentas para os autores se precaverem deste tipo de ação. Falado tudo isso, e vocês? O que acham? Já conheciam o Wattpad?


rela
ciona
dos