Cure meu Coração é um livro narrado em primeira pessoa por Clem, que alterna sua narrativa entre o presente e alguns meses atrás, quando sua vida virou de cabeça para baixo. Clementina é uma garota de 16 anos e está saindo de férias com sua família, a bordo de “Tudo é Possível“, sua única companhia serão seus pais, sua irmã mais nova e é claro, sua própria solidão.
Basicamente seria mais um verão monótono, mas dessa vez, ela traz junto o problema que separou ela de sua melhor amiga Amanda e de todos seus outros amigos. Completamente na pior, Clem embarca nessa viagem, com o coração partido e sem esperanças para a cura.
Os capítulos narrados no passado, carregam trechos de uma carta de desculpas para Amanda, e são neles que Clem vai narrado o que a levou a tudo isso. Nos capítulos narrados no presente somos apresentados a suas tentativas, na maioria das vezes falhas, de se recuperar e procurar entender tudo que aconteceu. Ela sabia que este verão era sua oportunidade de se descobrir, saber quem realmente são seus amigos e tentar consertar as coisas do último ano.  Dessa maneira, aos poucos, ela vai guiando o leitor para que possamos entender o porquê ela se encontra em crise consigo mesma, se culpando por tudo e por que seu coração anda tão machucado.
Em meio esta viagem, vamos também não só nos aprofundando na personagem e a entendendo, mas também conhecemos a fundo sua doce irmã Olive, que recebe toda a atenção quando aparece e que a todo momento tenta alegra-la, e seus pais que respeitam seu momento e que se mostram pais amigos, acima de tudo. Durante as paradas, de marina a outra, Clem também conhece um casal de namorados e velhinhos, Ruth e George e sua gata Sra. Bigodes e também Bill e James, o garoto ruivo, que está sempre feliz e seu pai. Estes personagens tem um papel fundamental no descobrimento de Clem e sem querer, ajudam ela a superar e encarar seus problemas da melhor maneira possível. A relação desses personagens foi bem natural, de forma que acabou sendo super gostosa a leitura quando eles apareciam.

– Para você se lembrar do que é real.

Cure meu Coração não está na minha lista de melhores leituras, mas a verdade é que ele nem precisa ser, seu trabalho é passar uma história com uma bela mensagem, e isso que a Melissa Walker faz. A escrita da autora é fluída e sem muita enrolação, mas confesso que desde que o livro chegou acabei criando muitas expectativas para a leitura e isso pode ter atrapalhado um pouco. Eu tenho pelo menos 10 anos a mais do que Clementina e isso também pode ter contribuído para que eu não me identificasse com ela, que por vezes, me irritou com todas suas inseguranças. No final, eu entendi o lado da personagem e também consegui ver a evolução da mesma, mas foi um processo.
De qualquer maneira, não consegui reprimir totalmente Clem pelo problema que ela passa com sua melhor amiga Amanda, está, consegue ser mais irritante e imatura que Clem e isso me deixou totalmente irritada com toda a situação, talvez Amanda só perca para Ethan que não soube se posicionar e assumir também sua parcela de culpa. Aqui, estamos falando de um livro, mas os acontecimentos presentes são totalmente reais, ainda mais nesta idade da vida. E o pior, nem sempre as pessoas colocam a amizade em primeiro lugar e acaba acontecendo exatamente como no livro. Então sem dúvidas, serve de aprendizado, principalmente para os jovens que andam nesta fase de descobrimento e primeiros amores.
Antes de concluir, preciso falar no trabalho da editora que está demais. A capa está simplesmente linda e cheia de detalhes, é impossível não se apaixonar e apreciar o capricho que esta edição foi feita, ainda mais linda que a original. A diagramação está perfeita também, em cada separação tem um lindo barquinho e as cartas destinadas a Amanda têm uma fonte diferente imitando a caligrafia de Clem. Lombada, capa e páginas, tudo encanta como um bom livro faz com o leitor!
Concluindo, Cure meu Coração é um romance juvenil, que passa uma mensagem muito bonita de auto-descobrimento, perdão e maturidade. Nos lembra de que sempre existe pessoas com problemas maiores que os nossos e que as vezes, lidam de formas totalmente diferentes. O livro passa que o real e o verdadeiro pode estar ao nosso lado, enquanto não percebemos pois estamos amarrados ao passado e em nossa auto piedade. É um livro fofo e gostoso de ler, e que deve encher seu coração de amor de todas as formas.

  • Unbreak my Heart
  • Autor: Melissa Walker
  • Tradução: Flávia Côrtes
  • Ano: 2015
  • Editora: Farol Literário
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos