Resenha: Amores da Casa Velha

Título Original: Amores da Casa Velha
Autora: Ananita Rebouças
Ano: 2015
Editora: Quártica Premium
Páginas: 112
Compre aqui

Oi pessoal, tudo bem? A alguns meses atrás recebi a proposta de parceria com a autora Ananita Rebouças, só hoje consegui trazer a resenha desse compilado de poemas para vocês e confesso que está espera valeu a pena viu? Sou da opinião que livros como este, que expressam sentimentos, devem ser lidos sem pressa, na hora certa. Só assim conseguimos embarcar na cabeça da poetisa e sentir na pele muito do que ela escreve e entender todas as analogias que ela propõe.

Amores da Casa Velha conta com 112 poemas, e durante a leitura eu consegui distinguir e sentir todas as diversas formas de amor, as experiências e as dores sofridas. Todos mesclados à uma intensidade única. É incrível como a autora conduz o leitor por este mar de sentimentos, e como nos sentimos motivados e tocados por muitos deles.

Não há como separar a poesia do seu poeta, tanto é que ao ler Amores da Casa Velha consegui ver a autora contando cada um muito claramente, e principalmente se abrindo de uma maneira tão segura com os leitores. Com certeza, nessas páginas existe muito da autora, uma parte dela que se eterniza em palavras e que tem como objetivo inspirar as pessoas, trazer a reflexão à tona e abrir portas para os sonhos. Se este era o plano de Ananita, comigo ela conseguiu muito bem!


Sem querer durante a leitura, consegui visualizar, e não sei se foi intenção da autora ou não, uma série de etapas da vida da autora, passando uma a uma. A "personagem/autora" evolui com todos os obstáculos, cresce e inspira. Eu convido todos a conhecerem Amores da Casa Velha, se rendam a leitura e conheçam os sentimentos mais íntimos de uma autora que resolveu começar da melhor maneira possível, espelhando seus sentimentos.

Quase que todos os poemas falam sobre o amor, mas não só o amor entre pessoas, mas também amor por si próprio, pela vida, por fazer o que se gosta, amor pelo o que passou, enfim... simplesmente ele. Eu me identifiquei com muitos deles, mas em especial alguns como, Anjo da Guarda, Ansiedade, Ferro Frio, Mania de Perseguição, O Melhor de Mim e Verdade, mas em especial, dois que brigaram para aparecerem na resenha, Decisão e Medo de Viver

MEDO DE VIVER
Ninguém é dono de ninguém,
mas somos donos e responsáveis pelas nossas escolhas.
As escolhas pressupõem perdas e ganhos,
pressupõem dores e amores.
pressupõem o não saber o que será do dia seguinte,
mas também pressupõem saber o que será o dia de hoje,
que na verdade não existe.
Por que quando chega, já foi.
Já passou,
E, por medo, receio ou temor se deixou de viver
o amor, o horror, o pavor, a beleza do dia
e a bela tristeza da chuva
o raiar do sol e a luz fria da noite
que agasalha os anseios
que estimula os devaneios
que afugenta o não buscar o caminho do meio,
único e verdadeiro elo entre o querer e não fazer
e o fazer e se arrepender

Concluindo, saiam das suas zonas de conforto, leiam poemas, leiam Amores da Casa Velha. Percebam que é muito mais do que um livro sobre a vida e sentimentos de outra pessoa, mas sim um livro que reflete diretamente a nós mesmos. Se envolvam e se permitam sentir. Desejo todo o sucesso a autora e que seu livro de estreia ganhe muitas prateleiras e corações.


Conheça a autora:
Analista judiciária do TJ/RJ, formada em Letras e pós-graduada em Leitura e Produção de Textos pela UFF. Ananita participou das antologias O Perfume da Palavra Vol II e IV sob o selo da Editora Muiraquitã e Um Brinde à Poesia 15 Anos. E teve seu poema O Sangue premiado pela Revista Musaios.
Para saber mais, acesse: Blog | Skoob | Facebook

25 comentários

  1. Concordo com você, livros que envolvem sentimentos dessa forma realmente devem ser lidos com intensidade para poder entrar de vez na história.
    Fiquei curiosa para conhecer esses poemas.
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi! Existem livros que precisam mesmo ser lidos aos poucos, neste caso, por serem poemas, acredito que a pausa entre um outro ajude o leitor a refletir.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Cida ^^ o livro é fininho mas em matéria de intensidade ele é bem "grande"

      Excluir
  3. Oi Joi, tudo bem?

    Eu não sou muito de ler livros de poemas. Não por não gostar, mas por preferir outros tipos de livros, mas se eu já amei "Medo de Viver" fico imaginando o que mais vou encontrar neste livro. Espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade Ana, é bom sair da zona de conforte as vezes!

      Excluir
  4. Oi Joi!
    Que coisa mais linda esse poema que você escreveu aqui?
    Ele é tão verdade, quase que tão palpável hoje que fica até difícil de imaginar direito se é realmente só um poema. Estamos tão alienados que, quando se vê, o dia já passou, as coisas que eram pra serem feitas já foram também. Uma verdade.
    Abraços! | Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
  5. Considero os poemas a forma mais difícil de escrita, deve ser porque eu não consigo escrever um... haha
    Mas acho muito bonito, a dinâmica deles, o jeito como captam um sentimento sem precisar de muito sentindo ou muitas palavras...
    Gostei do livro!

    Beijos Joi! :)
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rai, tu sabe que entre escrever uma história e escrever um poema fico com o segundo, pelo menso pra mim parecer mais fácil colocar os sentimentos no papel, como eles são em mim.

      Excluir
  6. oii, poemas são bem legais e esse livro despertou ainda mais interesse por poemas. Gostei.

    www.geracaoselfie.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da indicação, faz muito tempo que não leio poema, gostei muito desse medo de viver, a capa é muito bonita, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Ah que legal. eu nunca tinha ouvido falar do livro e parece que você mergulhou fundo na obra hein?! Eu fiquei bem curiosa pela leitura. Afinal, tenho meus momentos em que só quero ler poemas/poesias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima dica então Liih, se tu curte é de fácil leitura e rapidinho!

      Excluir
  9. Olá!

    Não curto poemas por serem melosos demais, mas que bom que você gostou da obra, pra ler poemas tem que estar com a mente aberta e pronta para receber uma torrente de emoções.

    resenheoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poema é sentimento, consequentemente meloso, mas todos verdadeiros ^^

      Excluir
  10. Olá!

    Eu não gosto tanto assim de poemas, mas gosto de interpreta-los nas aulas da faculdade. Mas ler apenas por diversão não me agrada.

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Maria, existem obras que rende horas de discussões!

      Excluir
  11. A resenha ficou otima e tenho certeza que muitos iram gostar, mas infelizmente o livro não é do meu genero e sei que eu não iria gostar, mesmo assim obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Brenda, mas quem sabe um dia heim?!

      Excluir
  12. Oi Joi, tudo bem?
    Você tem toda razão em dizer que livros assim precisam do momento certo e do tempo certo, para que possamos aproveitar melhor a leitura.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que pelo titulo não compraria, mas gostei da premissa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julgando o livro pela capa Sra. Vanessa ^^ hahaha mas quem nunca não?!

      Excluir
  14. Olá Joi, obrigado pela visita e pelo comentário lá no blog sobre o livro O Bispo, você perguntou se seria a mesma temática de O Código Da Vinci, não. Este aborda a doutrina espírita mesmo, através de uma trama que envolve a religião católica ele passa os ensinamentos de Allan Kardec e o espiritismo. Beijos e volte sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi Andy, me interessa, vou dar uma olhada e indicar para minha mãe tbm! Ela adora! Bjs

      Excluir