Resenha: Escola Noturna - O Legado

Título Original: Night School Legacy
Autora: C. J. Daugherty
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Páginas: 296
Compre aqui

- postada originalmente por mim no Livros e Chocolate Quente.

Por se tratar da resenha do segundo volume da série, fica totalmente inviável faze-la sem que eu largue alguns spoilers sobre os acontecimentos do primeiro livro, Escola Noturna (resenha aqui). Por isso, leiam por suas contas em risco tudo bem?!

Depois dos acontecimentos do último verão em Cimmeria, os alunos voltaram para suas casas e famílias nas férias. Ao voltar, Allie tenta se reaproximar de seus pais, mas o convívio continua difícil e frio, ainda mais considerando todas as descobertas que ela faz sobre a sua família. Na noite em que Allie resolve dar uma saída e encontrar alguns amigos, ao voltar para casa, Allie percebe que está sendo seguida.

Allie consegue se esconder e antes que fosse pega ela é socorrida por Raj Patel, pai de Rachel sua amiga em Cimmeria, e ex-aluno da Escola Noturna. A partir dessa noite fica obvio para Raj e Allie, que o grupo que a perseguiu tem um interesse especial por ela e que a pessoa por trás dessa perseguição é Nathaniel, líder do grupo que quer tomar e destruir Cimmeria e tudo aquilo que ela representa. Sob a segurança do lar do Sr. Patel e com a companhia de sua amiga mais próxima, Allie se sente enfim segura, mas logo as aulas retomariam e elas teriam que voltar às aulas.

Ao chegarem, Allie se depara com a nova realidade da escola. O incêndio que quase matou ela e seus amigos fez muitos estragos e abalou consideravelmente a bela estrutura de Cimmeria. Também, o simples fato de andar por aqueles corredores a faziam lembrar daquela noite trágica e dos terríveis acontecimentos que a assombram todos os dias. É difícil lidar com a falta de alguns colegas que desistiram, é difícil lidar com a sanidade de sua amiga Jo e é difícil aceitar a traição de Gabe.


Mesmo sob a proteção da Escola Noturna e do treinamento de Raj, os alunos continuam em perigo e envolvidos pelos mistérios que rondam Cimmeria. Allie continua recebendo o apoio de Carter, porém Sylvain resolve se redimir dos erros que cometeu no último verão e tudo o que quer é uma segunda chance. Para surpresa se muitos, Allie teve permissão de ingressar na Escola Noturna, isso ao invés de aproxima-la de algumas pessoas também a afasta de outras. Sem respostas, sem poder confiar em quase ninguém, Allie conta cada vez menos com a ajuda de seus amigos e para piorar ela está diretamente ligada com a maioria das coisas que vem acontecendo. O seu irmão desaparecido parece apoiar Nathaniel e sua poderosa avó Lucinda parece saber de muita coisa.

Depois da leitura do primeiro livro fiquei meio que frustrada, pouco me foi explicado mas relevei por se tratar do livro introdutório da série. Ao ler O Legado, lamento em dizer que li apenas mais do mesmo. Mesmo que eu tenha conseguido analisar melhor o que é a Escola Noturna, o que ela representa e até tenha sacado uma pequena crítica social aí, tudo fica em aberto. Nenhuma afirmação é conclusiva, é como se tudo no livro ficasse a deriva, dependendo apenas da interpretação do leitor.

Nós recebemos uma pequena dica, de qual seriam as motivações de Nathaniel, mas sinceramente, eu acredito que não seja só isso não, todo este conflito e todo este derramamento de sangue não seria apenas pelo motivo ínfimo que autora me deu nesse segundo livro. Espero sinceramente, que isso seja bem mais explorado. Afinal, o que Nathaniel prega? O que as pessoas que o seguem procuram? São os mesmos propósitos? Pelo que li, pareceu que não.


Sobre a protagonista, a narrativa continua sendo através dos olhos de Allie o que nos permite fazer uma análise muito maior sobre ela, e com certeza eu prefiro a Allie do primeiro livro. Aqui ela é muito mais submissa e manipulável e principalmente, continua imatura, se envolvendo em confusões que começam com um copo d'água e terminam como tempestades. Agora mais do que nunca Allie está envolvida em um triangulo amoroso e eu sou totalmente #teamcarter. Okay, ele me irritou um pouco neste livro, mas eu não consigo perdoar Sylvain. Pelo que percebi, em O Legado os papeis parecem ter se invertido entre estes dois personagens.

Os laços repentinos que se formam e se quebram que comentei na resenha passada continuam e ainda mais repentinos ainda, do nada brotou uma nova personagem chamada Zoe.  "Okay² Joice, estamos em uma escola enorme e isso é totalmente normal", então tudo bem, aceitei e para falar a verdade eu realmente gostei da Zoe, acho (tomara) que ela vai agregar muito à história e espero que ela seja bem mais explorada. Mas gente, depressão após termino de namoro aqui não existe viu?! Então preparem-se!

Sei lá, pensei em não concluir a série, mas pensando bem, agora que cheguei até aqui quero saber tudo, quero desvendar todos os mistérios que envolvem a Escola Noturna, Nathaniel, Lucinda...entre tantos outros. Afinal quem está falando a verdade para Allie? Em quem ela deve confiar? Isabelle ou Christopher, Carter ou Sylvain? Enfim, muitas e muitas perguntas. O jeito é esperar pelo próximo volume, pois se cheguei até aqui eu vou até o final. Por favor Daugherty, me surpreenda, você tem o queijo e faca na mão!

Confira a série Escola Noturna
1. Escola Noturna
2. Escola Noturna: O Legado

46 comentários

  1. Oi Joi!
    Já vi esses livros e achei a estória interessante. Ultimamente esses livros que envolvem algum mistério. saber quem está falando a verdade, tem me interessado muito.
    Você entra num frenesi com a leitura, porque quer chegar logo no fim da estória e descobrir todos os segredos do livro!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rai não curti, pra mim deixa muito a desejar =/

      Excluir
  2. Oi, Joi! Tudo bem?
    Eu já li a resenha do primeiro livro (acho que foi aqui mesmo). Tinha adorado a capa e o mesmo aconteceu com esse livro. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas mesmo com alguns pontos negativos que eu li sobre os livros, tenho vontade de ver o que essa autora tem a oferecer.

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi espero que tenha mais sorte com a leitura do que eu =/

      Excluir
  3. Oi Joi, adorei a resenha e o blog, vocês são demais, estou seguindo-as.
    Beijos,
    https://literarioetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas logo que bati o olho no nome + a capa, já me interessei! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada sobre essa série, mas gosto das suas resenhas, vejo que sua nota não é tão boa, mas estou curiosa em ler, a capa é muito linda, obrigada pela dica, beijos...

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi, tudo bem? Pulei a parte introdutória da resenha com o resumo do livro para não pegar possíveis spoilers, pois é uma série que pretendo ler, nem sei quando, mas tenho vontade de ler... mas meio que fiquei desanimada. Aí, é péssimo quando um primeiro livro já não explica as coisas, e no segundo, continua assim!? Sei lá, acho que eu me irritaria muito e não saberia se continuaria. Espero que a nova personagem agregue mais valor a história, pois a protagonista parece ser um pouco chatinha.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Rafa se vc ficou desanimada imagina eu?! =/

      Excluir
  7. Oiii

    Eu amo essa série. Aqui onde moro já lançaram até o livro 3 Persecución, mas acabei lendo só até o Legado mesmo porque acabei cansando um pouco de esperar lançarem todos os livros e como serão 5 prefiro esperar ter todos lançados porque sou curiosa demais pra aguentar as esperas....rsrs

    Beijokas

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Alice, espero ter forças para continuar lendo, por que do jeito que está...

      Excluir
  8. Olha, acabei lendo mesmo com os spoiler, kkk (só pra constar, não sou dessas, geralmente...) a capa do livro me interessou bastante e, por isso, fico muito triste que você não tenha gostado :(( na verdade, acho que vou confiar em você e nem colocar a coleção na minha listinha de próximas leituras (odeio personagens submissos e manipuláveis)... De qualquer forma, brigada pelo aviso, hehehe...
    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler essa série, que pena que você não curtiu muito o livro, é muito ruim quando estamos lendo uma série e nos questionamos se devemos ou não terminar, por não ter curtido os livros anteriores, mas como você eu sempre tento terminar, pois vai que a série surpreenda haha.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Já tinha ouvido falarem sobre esse livro mas infelizmente ele não me chama nem um pouco a atenção no momento.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Joi, sempre tive curiosidade em ler esse livros, acho muito interessante a premissa e chama bastante minha atenção. Espero um dia desses ter um tempinho para conferir. Parabéns pela sua resenha que está incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te desejo boa sorte Kétrin ♥ Comigo está difícil!

      Excluir
  12. Que lindo, amei a capa. Não conhecia o livro, mas adorei, gostei muito da premissa dele, já quero ler <3


    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. gente eu to doida para ler esse livro! eu li o primeiro quando tinha a lançado na capa antiga ainda! adorei tua resenha :) me fez vontade de ler mais ainda o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, mesmo com minha resenha negativa te inspirar a ler! ^^

      Excluir
  14. Oie,
    nossa estou doida para ler esta série, mas confesso que ainda não consegui adquirir nenhum dos livros huahauha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Joi! Tudo bem? Poxa, é uma pena que o segundo volume dessa série tenha sido tão mais ou menos rs Eu tenho muita vontade de ler "Escola Noturna" então fiquei meio desanimado em saber disso! :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falei verdade Lucas hahaha, mas gosto é gosto, quem sabe você não gosta não é mesmo?!

      Excluir
  16. estou muito muito muito curioso para ler esse livro, lendo algumas resenha atualmente vejo que tem muitos que gosta ou não mais nada melhor do que eu pegar para ler kkk beijinhos
    http://hlanjens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não adianta! Tem que ler para saber o que realmente vai achar! No meu caso não foi legal!

      Excluir
  17. Olá!!!
    Ainda não li o primeiro livro por isso li meio por cima sua resenha!!!
    Mas livros de mistérios estão me interessando demais esses tempos!!!
    Fora essa capa que é linda!!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Joi, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do meu blog! ♥ Espero te ver lá sempre!

    Eu já li algumas resenhas meio controversas do primeiro livro e te confesso que não me interessei muito pela história! E você mesma disse que é mais do mesmo...acho que não rola pra mim.
    Não achei a história muito inovadora, e como estou sem tempo pra ler, antes de começar uma série eu pesquiso bastante pra ver se vale a pena "me prender"! hahahahah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem tu faz Tami, leia quando tiver tempo sobrando!

      Excluir
  19. Só a capa já me fez me apaixonar pelo livro <3
    E lendo sua resenha fiquei super empolgada. Parece ser uma história muito legal :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHhaha fico feliz em ter te influenciado na leitura, mesmo que minha resenha não tenha sido positiva!

      Excluir
  20. Oi Joi! Esse livro é lindo, sou apaixonada pela capa dele. Li apenas a resenha do primeiro livro (cuja capa não é tão bonita quanto essa, devo confessar) e ainda não decidi se quero ou não ler, haha. Suas resenhas são ótimas! ♥ Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Natália, eles relançaram a capa do primeiro, está tão bonito quanto este agora.

      Excluir
  21. Oi Joi! Tudo bem?
    Ainda não li o primeiro livro e, por isso, não li a resenha direito para não pegar spoilers. Mas percebi que você não curtiu, certo? Espero que o próximo te agrade e que a leitura seja melhor :)
    Minhas expectativas estão bem altas para o primeiro livro e espero gostar! :)
    Beijos e obrigada pela visita lá no blog!! Eu já passei por aqui outras vezes e gosto do seu cantinho ^^
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Não li o primeiro e nem conhecia, na verdade. Curti conhecê-los.

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Queria mtoooo ler essq série, mas ja to vendo q vou ficar mto frustrada! Affff... Pelo jeito o livro não desenvolve e ainda nos sentimos enroladas com a trama q nao anda e pouco é explicada.
    Eu sei como é querer desistir, mas se ja leu até tudo ne? Melhor ver se no terceiro supera essa falta de respostas.
    Eu vou aguardar antes de iniciar essa série.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah assim espero Suzzy! Vamos ver! (isso SE a editora lançar)

      Excluir
  24. Já tinha visto essa serie, e sempre tive curiosidade de saber mais sobre ela. Percebi o quanto te desapontou, mas mesmo assim, sua curiosidade de saber como termina a história, como todo o mistério é solucionado é maior do que isso, né? Te entendo perfeitamente =/
    Depois de saber que a personagem é super imatura, me desanimei totalmente em ler. Mas quem sabe um dia, eu resolva ler e por fim gostar?
    Adorei a resenha e a sinceridade dela.
    Bjs Joi!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um "defeito" Alessandra, eu não consigo deixar de terminar uma série, por isso sei que vou ler.

      Excluir
  25. Oi, Joi!
    Já tinha ouvido falar dessa série, mas nunca me interessei em adquirir. As capas são muito bonitas. Apesar de ter uma personagem imatura, espero ter a oportunidade de ler.
    Um beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
  26. Que capa mais linda!
    Então, eu nunca ouvi falar da série, portanto, já tirei minhas próprias conclusões de acordo com a sua resenha e percebi que minhas expectativas ao longo do livro irão por água à baixo, infelizmente. A história não me parece original e é algo maçante para mim, certamente, não entrará minha lista de leituras :

    ResponderExcluir
  27. Eu acho linda essa capa. Já tenho o primeiro livro, mas ainda não li quero ter este antes de começar a ler, acho que irei gostar desse livro

    ResponderExcluir
  28. Oie Joi!!
    Duas estrelas? Se eu já não tinha a mínima vontade de ler o livro agora é que não vou ler mesmo! Eu já tinha visto por cima algo sobre essa serie, mas não gostei da capa e nem procurei saber mais sobre ela, ainda bem que não perdi meu tempo!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir