Resenha: Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Título Original: The Girl With The Dragon Tattoo
Autor: Stieg Larsson
Ano: 2015
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 528
Compre aqui

Com o lançamento do quarto livro da trilogia Millennium e com uma forcinha da editora, achei que estava mais do que na hora de contar o que eu acho dessa história, que por sinal, é uma das minhas preferidas. Eu li a trilogia há um bom tempo, mas ela nunca me sai da memória em detalhes, e quando me perguntam o meu top 10 de livros, Millennium está ali, naquele lugarzinho especial, junto com outras obras que eu amo.

O primeiro livro da série se chama Os Homens que Não Amavam as Mulheres, que por sinal é muito revelador, mas Ok! Tudo começa com o aclamado jornalista Mikael Blomkvist sendo denunciado por calúnia, após publicar notícias sobre o financista Wennerström. Mikael acreditou em uma pista, que se provou calúnia. Após diversos ataques contra sua revista, Millennium, Mikael decide que é hora de sair de cena, antes que a revista fique sem credibilidade nenhuma, assim como ele.

Lisbeth Salander é uma investigadora informal. Trabalha para uma conceituada empresa de investigação, e chama a atenção por sua magreza, piercings, tatuagens e genialidade. Quando ninguém mais consegue fazer o serviço, é Lisbeth quem o faz. Apesar de já ser maior de idade, ainda precisa de um tutor que cuida de todo o seu dinheiro, já que desde de pequena é declarada “incapaz”.
Henrik Vanger é dono do império Vanger, empresas de sucesso há muitos anos na Suécia. Os Vanger são muitos, e moram todos em uma ilha particular. Em 1966, a Vanger preferida de Henrik, sua sobrinha Harriet, some misteriosamente da ilha. Todos da família estavam na ilha, e a ilha estava interditada, ou seja, não havia a menor possibilidade de ninguém entrar ou sair. Todo ano em seu aniversário, Henrik recebe uma flor rara em um quadro, presente dado por Harriet antes de ela sumir, e continuam até hoje, mais de 40 anos após o seu sumiço. 

"I am a sadistic pig, a pervert and a rapist."

Henrik conhece bem o tipo de familiares que tem, bem por isso acredita que um de seus familiares matou a jovem Harriet. Sabiam que quando Henrik morresse, deixaria tudo para Harriet, e por isso, à mataram o quanto antes. Isso tudo é o que ele acredita e vem pesquisando e investigando ao longo dos anos. Cansado e doente, Henrik percebe que não terá como descobrir sozinho este mistério. Após contratar uma importante empresa de investigação (adivinha quem era a investigadora do caso? Ahá!) Henrik decide contratar Mikael para escrever uma “biografia” da família Vanger. O detalhe apenas eles sabem, trata-se pura e exclusivamente da continuidade da investigação de Henrik, disfarçada, para que os familiares loucos instáveis, de Henrik não desconfiem.

Duas cabeças pensam melhor que uma, juntando duas cabeças geniais então! Assim, Mikael conta com a ajuda de Lisbeth, a pessoa que sabe tudo sobre a sua vida, para desvendar este mistério. Acreditem, eu falei tudo isso aqui, mas não falei nada! Larsson fez uma história tão intrincada, tão complexa e tão cheia de detalhes, que é simplesmente impossível fazer uma resenha no nível que este livro merece. Acho que foi por isso que demorei tanto para escrevê-la. E isso tudo é apenas o primeiro livro, os outros são tão incríveis quanto.

A trilogia já virou filme duas vezes! Uma versão sueca rodou, em 2009, todos os três filmes e é, simplesmente horrível, para não falar coisa pior. Eles mudam a história, mudam a essência tão marcada de cada personagem, que eu nem consegui assistir. Olhei apenas até a metade do segundo filme, e chorando!

“Nunca antes havia estado face a face com um de seus objetos de investigação. Ele sabe onde eu moro! Ele estava em sua cozinha. Impossível! Isso não podia estar acontecendo. Ele sabe quem eu sou!”

Graças a Deus, resolveram filmar novamente o primeiro filme, e em grande estilo. Em janeiro de 2012 tive o prazer de ir ao cinema ver o perfeito Daniel Craig se tornar Mikael, e Rooney Mara se tornar a diva Lisbeth e eu amei o resultado. Ficou mais do bom! Como é uma história muito complexa (como não me canso de falar), obviamente que o filme não passou tudo do livro, mas ficou bem fiel, com atuações incríveis, recomendo.

Voltando aos livros, Stieg Larsson escreveu esses três livros incríveis e nos deixou. É realmente uma pena quando perdemos pessoas (sempre é), mas estas tão talentosas, e que amamos tanto o trabalho, é como perder um familiar próximo praticamente. Agora vocês entendem a minha super surpresa, quando fico sabendo que um quarto livro, A Garota na Teia de Aranha, seria lançado! Como assim? Eu explico. O escritor David Lagercrantz foi escolhido pelo pai e pelo filho de Larsson para continuar esta empreitada, e ele aceitou! Aproveitando o ensejo a editora Companhia das Letras repaginou toda a série em versões incríveis!

Agora é aguardar, ler essa nova obra, e conferir se David foi fiel ao estilo de Larsson, mantendo a personalidade e questões fundamentais que fizeram tantos de nós, amarem estes livros. Em breve resenho o livro dois A Menina que Brincava com Fogo e três  A Rainha do Castelo de Ar.  Já leu a série? Deixe a sua opinião!
XO,
Enjoy!

25 comentários

  1. Hello Lili!
    Uma amiga falou da série semana passada e acredita que nunca ouvi falar!!!
    E ela falou isso mesmo, que a historia é mto complexa, mas que é maravilhosa e que eu deveria ler...ou seja, falou e nao explicou nada, hehee.
    Depois da resenha vejo que a serie é mto boa mesmo, ainda mais que virou filme duas vezes.
    Animei de ler a serie e depois ver o filme, ainda mais que ja foi lançado e nao tenho pressa.
    As capas da serie é um show a parte, mto lindas!
    E amei demais a dica, vou ter q ler para ver se vai se tornar a minha favorita tb.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnn preciso ler isso, a Lili e a Bel são só elogios!

      Excluir
  2. Oi Lili!!
    Tenho essa série aqui em casa, mas ainda não li. Não assisti o filme também e não sabia até agora do que se tratava a estória.
    Mas, nossa! Amei o jeito como você escreveu a resenha e fiquei mais curiosa ainda para ler.
    Vou terminar rapidinho os livros que estão na frente para ler esses!

    Beijos!
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bom?
    Ai essa série é uma das MELHORES leituras que já fiz, todo mundo tem que começar pelo começo paradão dela sacas? Ai continue logo, meu quarto volume já está chegando aqui em casa kk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lili. Nunca havia visto alguém comentar sobre esta série, Millenium. Mesmo assim, me interessei pela estória proposta por ele. Uma relação entre o dono de um império e uma investigadora?! Parece perfeito. Não sabia também dos filmes, ou pelo menos, não lembrava-me. Fiquei curioso com o título citado no fim, A Menina que Brincava com Fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série antiga Icaro que agora foi relançada com outras capas!

      Excluir
  5. Quero muito começar essa série, amo livros meio distópicos, com suspense e muita ação. Nossa, não sabia que o autor tinha morrido! Que pena, deixou um grande legado, que eu quero poder apreciar. :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ouvido falar dessa série, ma gostei da história envolvendo suspense, vingança, até morte. Gostei demais da Lisbeth Salander, uma mulher enigmatica, apesar de parecer sensível, ainda não assisti ao filme, valeu a dica, beijos...

    ResponderExcluir
  7. Estou passando em todos os blogs parceiros para avisar que algumas imagens do DSA não estão funcionando, e isso inclui alguns dos meus banners. Por motivos de segurança, peço que você substitua o banner anterior por algum dos que estão atualmente na aba "Link-me" do DSA, ou a aba "Quero ser um parceiro" do blog dos parceiros.

    Desde já agradeço, desejo sucesso e um bom feriadão!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  8. Oiee Lili ^^
    Li esse livro recentemente e também gostei bastante, mas achei ele um pouco enrolado e confuso no início *-* Ainda não vi o filme, mas depois de conhecer a Lisbeth, com certeza vou dar uma conferida.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie, Lili
    não conhecia esse livro, mas confesso que esta sua resenha me deixou muito curiosa sobre a história. A capa é muuito linda e interessante.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  10. Essa série é realmente incrível, me encanto com as capas e com os enredos das histórias que já vi por aí, porém estou em uma fase que não tô podendo comprar livros, mas sempre que entro nas lojas online coloco esse livro no carrinho e retiro por não poder comprá-lo agora, mas já está na minha listinha de desejados, parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andou rolando umas promoções deles por ai, conseguiu comprar algo?!

      Excluir
  11. Esses livros são realmente incriveis! Super recomendo, eles são ótimos ♥

    Panda,
    igcoisasdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Lili, Lili, Lili !!! Eu não consegui me conter, tive que vir aqui e deixar meu comentário nessa sua resenha maravilhosa !!!
    Já tinha te dito que a resenha ficou ótima, mas senti a necessidade de vir aqui e registrar isso direito, sua resenha ficou ótima !!!
    Sabe quando você ama tanto um livro ou uma série e fica todo bobo quando alguém fala dele ?! Eu sou esse tipo de pessoa só que pior quando o assunto é a série Millennium !!! Me emociono quando alguém fala da minha série preferida, amo tanto que ela quase ganha da Harry Potter (mas quase, só quase, rsrsrs). Sou apaixonada pela Lizzie, pelo Mikael, pelo Titio Steig que nos deixou cedo demais e vai deixar sempre um buraquinho no meu coração.
    Essa série é genial, complexa demais, repleta de reviravoltas, é tão difícil falar dela, que as vezes tudo o que podemos dizer é: Leia, você vai gostar !!!
    Fiquei muito feliz por ver a sua resenha aqui, mal posso esperar para ler as resenhas dos outros livros e dar minha opinião sobre algum dos livros !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  13. Oi Lili! Nunca tinha ouvido falar da série antes e confesso que a história do livro não me chamou muito a atenção -além de o enredo me parecer um pouco complicado, não sou fã de gêneros como esse, quero dizer, sempre quis dar uma chance para livros com muito suspense, ação, mas acho que não é bem comigo, não fazem o meu tipo mesmo. Então me desculpe! :(
    Mas, sabe, não é só porque eu não gosto de livros assim que com filmes seriam a mesma coisa, e fiquei bastante entusiasmada ao saber que ele já teria sido adaptado para as telonas! E eu adoraria procurar saber mais sobre ele!
    Sei que isso foi um pouco contraditório, mas tudo bem :)
    Enfim, o trabalho que a Companhia da Letras fez com as capas da série ficou realmente maravilhoso, isso não posso discordar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o filme Deborah. Se curtir se arrisca nos livros :)

      Excluir
  14. Acredita que minha mãe já leu esse livro e o segundo? Ela já tinha me falo que o livro é muito bom e eu nem liguei para ler. Mas agora já estou mais animada para , porque pela resenha já fiquei apaixonada rsrs! Amei
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Oie Lili, tudo bem?

    Bom, quem não conhece a trilogia (agora quadrilogia) de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"? São livros bem conhecidos e com uma reputação impecável! Eu ainda não li, não tive a oportunidade de comprar, nem de pegar emprestado e tudo o mais. Quando fiquei sabendo da reedição + lançamento do quarto livro, resolvi esperar mesmo. Também vi o filme, então tenho uma noção da história mas acredito que o livro ainda seja muito melhor, claro!

    Adorei sua resenha, a história parece muito envolvente e intrigante, mesmo sendo um tanto pesada, aparentemente! Se vou ler? Cooooooom certeza! Acredito ser uma leitura que valha muito a pena!

    Beijo! Ótima dica para muitos leitores que ainda não conheciam os livros e o autor.

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma opinião que vc Cami, espero ler em breve, ainda mais nas edições lindas que chegaram. Bjs Joi

      Excluir
  16. Já tinha visto algumas pessoas falarem desse livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha. Para mim, era um livro de auto-ajuda KKKKK

    ResponderExcluir
  17. Eu vi esse filme que lançou em 2012,mas eu não gostei não,achei muito chato.Mas não sabia que tinha sido originado de uma série de livros não,esse livro é grande em mais de 500 páginas,mas fico feliz que saiu outro livro da série espero que os fãs dessa série gostem (:

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante da resenha. Já me falaram sobre esse livro, mas nunca dei atenção necessária para o mesmo. Enfim, ele me parece ser muito bom. Creio que darei uma chance para ele *-*

    ResponderExcluir