Resenha: O Vilarejo

Título Original: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Páginas: 96
Compre aqui

- postada originalmente por mim no Livros e Chocolate Quente.

Quando aceitei resenhar O Vilarejo eu não sabia o que esperar, ainda não tinha lido nada do Raphael Montes, mas depois da ótima recomendação da Aline sabia que teria em mãos uma obra incrível.

O Vilarejo então vai contar a história de sete personagens, um em cada capitulo, sendo cada um deles envoltos de um dos pecados capitais. Os mesmos podem ser lidos separadamente, porém é importante que deixe o posfácio para o final, é nele que todos os contos de entrelaçam, causando o clímax e o grande espanto do leitor.

Além dos contos, com certeza o que tempera o livro é a atmosfera que o autor criou para eles, logo de início Raphael conta que estes contos foram encontrados por acaso em um sebo do Rio de Janeiro. Estes cadernos ilustrados teriam pertencido a Elfrida Pimminstoffer que havia falecido a pouco tempo, neles continham estas histórias, escritas a mão e em uma língua estrangeira que só depois de muita procura ele conseguiu traduzir.


Este equilíbrio entre a ficção e o real torna O Vilarejo ainda mais perturbador, faz com que o leitor reflita e pense sobre aquelas histórias de uma forma que o conflite sobre a verdadeira integridade humana. Bem... se esta parte é real ou não, depende da imaginação do leitor, mas se a intenção do autor era justamente esta, de amedrontar os leitores, com certeza ele conseguiu. Sem que ao menos iniciemos os contos em si, já estamos totalmente fisgados no prefácio. Para mim isso fez toda a diferença. 

Ao mesmo tempo, é incrível ver a inteligência de Raphael na construção do livro, ele conduz leitor com maestria, vai tecendo pouco a pouco com a precisão necessária para surpreender o leitor, a cada página somos chocados e confrontados com algo atormentador, cruel e naquele mundo, real. Raphael vai além, ele leva os personagens até as últimas consequências, onde o mal tenta influenciar o bem e o bem tenta sobreviver ao mal.


Ler os contos contidos aqui é tarefa fácil quando estamos tão envolvidos com o livro, e ainda mais quando a narrativa do autor é de fácil compreensão. A Suma de Letras acertou em cheio na edição e presenteou o autor com uma obra digna de seu trabalho. A diagramação está linda, toda caprichada e até somos agraciados com alguns respingos de sangue pelas páginas. As ilustrações também complementam e são impressionantes, parabéns ao ilustrador Marcelo Damm que conseguiu dar vida (ou morte rs.) para muitas cenas.

Para quem assim como eu, não sai muito da sua zona de conforto e pouco lê terror e suspense, eu indico a leitura de O Vilarejo é um convite para o gênero.


Não posso negar os contos tem sim muita violência, sangue e membros espalhados, então se você se impressiona muito facilmente peço que vá com calma, o livro é de terror então saiba o que lhe aguarda. Mas se você procura por terror, da melhor qualidade e ainda por cima nacional, você chegou ao lugar certo. Comece a ler Raphael Montes, conheça O Vilarejo e o principal, não tema.

35 comentários

  1. Eu livro, preciso desse livro! Só pela capa já dá vontade de ler!

    Adorei a resenha, beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Necessito dele! Scrr ! Não sou muito de ler contos mas... mds já fiquei apaixonada kkk <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São contos mas dá para interpretar como uma história só com vários pontos de vista. Recomendo, trabalho excepcional de Raphael!

      Excluir
  3. Não sou muito fã de contos mas esse livro me ganhou no "tem muito sangue e violência". Tem um tempo que não leio nada do tipo...
    Amei essa diagramação, gente! Quero pra ontem
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de conhecer esta belíssima obra!

      Excluir
  4. Adorei sua resenha!!
    Não sou fã de contos, mas quem sabe essa leitura pode ser uma boa escolha.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como falei na resenha Larissa, são contos mas é como se fosse uma história com várias pontos de vista.

      Excluir
  5. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade de ler. Não sou muito de ler contos, mas essa ideia de todos estarem interligados é muito interessante.
    Gostei muito da resenha.

    Bejos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto de terror, nem livro, nem filme nem nada kkk, mas os desenhos que estão no livro e as páginas parecem ter sido bem feitos e eu acho que deve ser bom para quem gosta de terror.

    ResponderExcluir
  7. Cara, que linda a edição! Amei as ilustrações!!
    Não conheço a escrita do autor, mas os livros dele sempre me chamaram a atenção.
    Ainda não deu pra ler esse, mas vontade é o que não falta!

    Beijos Joi!
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rai agora quero ler os outros do autor, gostei bastante!

      Excluir
  8. Morro de medo de coisas de terror, e já me falaram que esse é bem pesado. SOS. kk

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi! Eu nunca li um livro te terror na minha vida :@
    Eu já tinha ouvido falar de algumas outras obras do Raphael, mas nunca parei para ler nenhuma resenha. E confesso que me surpreendi. Sempre fui apaixonadas por contos, e ainda saber que eles tem uma pitada de realidade é ainda melhor e assustador rs. Esse sim é um terror que eu leria com orgulho, ainda mais com esse trabalho maravilhoso que a editora fez com ele. Amei esses respingos de sangue nas páginas!
    E você está certa as vezes a gente precisa sair desse nosso mundinho e ter novas experiências.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Deborah, saia da sua zona de conforto e se joga nesse livro, recomendo!

      Excluir
  10. Que enredo incrível, que ideia genial!!! E essa diagramação? Fiquei muito curiosa para ler. Lembro que na minha infância li "É proibido comer a grama", também nacional, que tinha uma temática bastante semelhante.
    Beijos,
    http://www.moleca20.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii, ainda não li nada com tema de terror, mas estou lendo comentários muito positivos sobre O Vilarejo, a capa está muito bonita e a diagramação é demais, parece ser um ótimo enredo, estou com muita vontade ler, beijos...

    ResponderExcluir
  12. Preciso urgente desse livro, eu não o conhecia, mas já me deixou curiosa haha;

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Sabe que tenho muita curiosidade em ler algo do autor, então la na Bienal estávamos esperando e esse livro lá estava dando sopa e peguei e li o primeiro capítulo e disse meu deus...realmente é uma obra para quem tem estomago, infelizmente acabei não comprando meu exemplar, mas ainda quero adquirir porque realmente vale a pena.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim Raquel, se tu já degustou a obra sabe que é bem envolvente.

      Excluir
  14. Oi Joi!!
    Eu estou louca por esse livro!!! Amei sua resenha, amei o fato de vc ter colocado fotos de algumas partes do livro, só me fez concluir que preciso dele urgentemente!!!
    Beeijos
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que elas tenham te instigado um pouco mais Bia! ♥

      Excluir
  15. oooi
    Tudo bem?
    Eu adoro contos e já ouvi falar bastante desse autor e desse livro! Tenho vontade de ler ele. ^^


    BIO-LIVROS e PÁGINA

    ResponderExcluir
  16. Não sei se vou gostar das histórias, mas a capa e a dição por dentro está muito bonita e isso já serve pra atrair o leitor.
    Eu ainda não li nada do autor, e quero muito pegar algo em breve, mas acho que vou começar por Dias perfeitos ou Suicidas.

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa, essa edição está linda mesmo! Quando uma editora capricha assim é porque acredita na história.
    Tenho gostado de ler uns livros de terror, vou colocar na lista :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, a edição faz jus a história, ótimo trabalho!

      Excluir
  18. Porra, que resenhista sério escreve intenSão no sentindo de intentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui, perdão pelo erro mestre! Me sinto envergonhada por tal gafe! Espero ainda assim conseguir entrar para academia brasileira de letras!

      Excluir
  19. Oie Joi!

    Estou bem curiosa em relação a este livro. Ainda não li nada do autor, mas quero muito e um livro de contos macabros é uma ótima pedida para os fãs de suspense/terror <3
    Acredito que vou gostar muito do livro, pelo que li na resenha. Que edição maravilhosa, super curti e desejo!
    As fotos ficaram lindas!!

    Beijo
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amo contos de terror, por isso tenho O vilarejo na minha estante. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas essa edição é linda!!!! Amei sua resenha. Como mal abri o livro, não sabia que os contos tinham sido encontrados assim. Muito sinistro, despertou minha curiosidade.
    Beijos!!!
    Quer Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha despertado sua curiosidade ♥

      Excluir