Já sabemos que Lisa Kleypas não decepciona, e é claro que eu já estava com as expectativas lá no alto com o lançamento da sua nova série. Não me surpreendi nem um pouco quando me deparei com o melhor livro da autora até então. Os Hathaways que me perdoem! Segredos de uma Noite de Verão é o primeiro livro de uma série de quatro livros. A série vai abordar a história de quatro amigas que se conheceram no final de uma temporada londrina.
Annabelle Peyton, Evangeline Jenner e as irmãs americanas Lilian e Daisy Bowman, resolveram se unir depois de serem deixadas, em mais uma temporada, sentadas em um canto. O objetivo delas era simples, dispostas a mudar seus destinos, as quatro arrumariam um bom casamento para cada uma delas. Annabelle é a primeira, a mais velha e a que se encontra em situação mais difícil, já é considerada uma solteirona com seus 25 anos e apesar de ser muito bela ela não chama a atenção necessária por não ter mais seu dote.
Seu pai faleceu, deixando ela, sua mãe Philippa e seu irmão mais novo Jeremy com poucos recursos, o que levou a família a utilizar o dote de Annabelle. Naquela época os dotes eram muito importantes para uma jovem, era basicamente sua única garantia de se casar um nobre. Mas Annabelle e suas amigas não perderiam as esperanças, ela usaria seus encantos e sua inteligência para fisgar um marido e tirar sua família da miséria. Quanto ao amor? Isso não era importante em sua situação.

A época era cruel com famílias que se encontravam na mesma situação de Annabelle, quando os recursos realmente acabavam, a única opção delas era virar amantes de nobres, garantindo assim seu sustento. O que sem dúvidas era muito triste, mas era a realidade, nua e crua. Pontos para a autora que trabalhou muito bem o preconceito que existia na época. Inclusive, Lisa Kleypas deixou claro a intenção de muitos homens sobre estas jovens, apesar de demonstrarem interesse, alguns preferiam esperar a jovem chegar ao desespero para enfim propor conforto à ela, mas não vindo de um matrimonio.

Annabelle era uma bela mulher, chamava atenção, mas sem dinheiro nada lhe era garantido, foi sua beleza que chamou a atenção de Simon Hunt, um rapaz que vinha de família humilde, mas que conseguiu sua fortuna no mundo dos investimentos, atividade que até então era pouco quista na sociedade. Hunt não era um nobre, não tinha nenhum título e tinha hábitos incomuns para época, o que afastava dele qualquer donzela que procurava um bom casamento.
Simon ficou bastante interessado em Annabelle, e claramente ele tinha tudo que ela precisava, financeiramente falando. Ele não entendia por que a jovem insistia em recusar suas propostas. Apesar do seu “desespero” Annabelle resistia o quanto pode as propostas indecentes e descabidas de Hunt, mesmo sendo rico ele continuava sendo um plebeu, mas a verdade é que mesmo não querendo, ela também se viu envolvida por Hunt.

O que antes era um simples desejo de uma donzela inocente poderia virar uma possibilidade. Anabelle achava que o amor, era algo impossível para ela na situação que se encontrava não tinha como ter o luxo de se apaixonar, ela precisava tirar sua família da lama e isso não dava espaço para o amor, apenas para a conveniência. Entre tanto, com a aproximação de Simon os julgamentos precipitados de ambos acabam ficando de lado, dando espaço à verdade.

A edição da Arqueiro, mais uma vez está linda assim como sua diagramação simples. Através de sua narrativa em terceira pessoa, porém de perspectivas diferentes, a autora nos permite conhecer o íntimo dos personagens. Além disso, gostei que a história se passa a uns 30 anos à frente das habituais, com isso, Lisa nos permite acompanhar o crescimento do comércio e a importância dos investimentos na época através de Simon. Pegamos de maneira muito sutil o início da expansão industrial. Adorei ver citações como estradas de ferro, navios a hélices e a mecânica em si conquistando a Inglaterra e o mundo, bem exploradas pela autora.
Por fim, a série começa encantadora, com protagonistas com personalidade e envolventes. A amizade que nasce dessas quatro amigas promete bons momentos. Em cada cena de Segredos de uma Noite de Verão em que elas aparecem nos rende ótimas risadas, ainda mais quando as irmãs Bonwam estão envolvidas. Já consegui perceber qual será o próximo casal em Era Uma Vez no Outono e juro, já estou louca para conferir Lilian e um certo Conde se bicando por aí! Mais do que recomendo a leitura, o livro vai além do romance e vai ser muito reflexivo para qualquer leitor. Até o próximo livro!

  • Secrets of a Summer Night
  • Autor: Lisa Kleypas
  • Tradução: Janaína Senna
  • Ano: 2015
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 288
  • Amazon

rela
ciona
dos