Resenha: Piscina Já!

Título Original: Piscina Já!
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Ano: 2014
Editora: Biruta
Páginas: 104
Compre aqui

Piscina Já!, chegou para mim através do booktour organizado pela Aline do Livros y Viagens, e posso dizer que foi uma grata surpresa. Esperava algo e acabei me deparando com algo bem diferente, principalmente tocante para um livro direcionada para o público infantil.

O livro é ambientado na década de 70 em plena ditadura militar. Sutilmente vamos conhecendo os terrores dessa época através de Lara, uma garotinha de apenas 11 anos. No verão, Lara e sua família vão veranear em um condomínio fechado, mas este ano seria diferente. Ela não sabe o porquê, mas os militares levaram seu Tio Zeca.

Como se não bastasse a ausência do seu querido Tio, Lara e seus amigos se deparam com uma nova perda. A piscina abastecida pela nascente do morro, que antes era garantia a diversão da criançada, foi drenada pela piscina nova do General Pimenta, ele resolveu construir sua própria piscina, desviando o córrego diretamente para a sua piscina, secando a do condomínio.


Mesmo se tratando de um General, as crianças não queriam, não imaginavam o que aquela patente significada naquela época. Juntos eles iriam lutar pelo direito de sua piscina, iam lutar pelo direito de se divertirem no seu verão.

Através da história de Laura, podemos acompanhar o que acontecia paralelamente. Mesmo nos olhos de uma criança podemos ver a angustia de uma mãe que tem seu filho em posse dos militares, a tristeza de uma família que é reprimida pela ditadura. Através dessa menininha, mesmo em um livro direcionado para crianças, percebemos a crueldade da época, as injustiças, as dificuldades e principalmente, a luta dessa sociedade, tudo bem retratada durante a leitura.


Com uma história tão singela, Luiz Antonio Aguiar e o ilustrador Tiago Lacerda, apresentam ao leitor parte de nossa história que não deve ser esquecida. Parte de um Brasil que lutou por nossa liberdade. Piscina Já! é um livro que deveria ser lido por qualquer leitor, com qualquer idade, um livro que conta a triste realidade do qual passamos, de que muitos Tio's Zeca's e Laura's passaram.

28 comentários

  1. Gostei muito do título, a capa está muito linda super colorida, gostei do tema sobre ditadura, todo o sofrimento que várias pessoas e famílias passaram e pessoas desaparecidas até hoje...
    Fiquei bem interessada...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Pela capa e título parece algo bem infantil, é uma surpresa ao leitor a história na verdade não ser bem assim. Achei bem fundamentada a forma com que construíram e ligaram todo o ambiente, pela sua resenha parece ser um livro ótimo mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Cura Mortal", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo Carol, um livro juvenil com uma mensagem super importante! Bjs

      Excluir
  3. Oi, Joi! Tudo bem?

    Eu adoro Book Tours :) Se fosse pra julgar o livro pela capa e título, eu não o leria. Mas sua resenha me deixou bem animada! Adorei a ambientação da trama. E é muito bom quando um livro nos surpreende, né?!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ju, e isso é ótimo de ler em um comentário, acho que fiz meu trabalho direitinho então ^^ Bjs

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?
    Não curti muito esse livro não, achei meio estranho. Hahaha.
    Pela capa confesso que também não iria querer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa que pena, o conteúdo do livro tem tanto a te agregar.

      Excluir
  5. Hey Joi!
    Olhando a capa ele parece ser bem infantil, foi uma surpresa saber que ele aborda um assunto mais sério. Me interessei pela história do livro, vou colocá-lo na minha lista <3
    Bjss!

    ResponderExcluir
  6. "O livro é ambientado na década de 70 em plena ditadura militar." Isso já me puxou pelo pescoço! *_* Quero mt ler. Não conhecia e adorei a dica!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Espero que tenha a oportunidade de conhecer este livro curtinho mas tão intenso.

      Excluir
  7. Amei a resenha e gosto muito de livros assim com um tema serio na visão da menina de apenas 11 anos, parece ser muito comovente e as crianças de hoje em dia tem ler um livro assim.
    Parabéns pela resenha
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o publico que eles querem atingir. Acho que conseguiram com certeza e não só os jovens!

      Excluir
  8. Oi!!! Gosto muito de livros juvenis por trazerem histórias de forma simples e adaptadas para qualquer público. Não conhecia o livro, mas vou procurá-lo. Com certeza é um livro para todos lerem como você disse. Acho muito legal quando autores trazem temas de conflito vistos pelos olhos de crianças. Muito bom!!
    Beijos!!
    Quer Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, e fiquei surpresa ao ler sua resenha do que se trata, fiquei querendo conhecer mais da história, livros assim nos faz refletir muito sobre o país em que vivemos hoje!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Dani, foi um grata surpresa!

      Excluir
  10. Achei uma graça esse livro, a proposta dele é incrível, nos fazendo pensar!!

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie! Que capa mais fofa!! Deve ser muito divertido ler esse livro!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/11/lobo-mau.html

    ResponderExcluir
  12. Já quero <3 Adoro livros com essa pegada mais infantil-juvenil. E se fala sobre um assunto tão sério, melhor ainda. E acho que é isso mesmo. É assim que a gente muda o mundo. Ensinando para as crianças. Mostrando o quanto as coisas eram erradas. E ainda são, mas a gente vai tentar melhorar. Com toda a certeza foi para a minha lista <3
    Obrigada por nos apresentar esse livro =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Gih, fico feliz que tenha gostado e se interessado por Piscina Já!

      Excluir
  13. Oi, Joy.
    A história realmente parece carregada de emoção.
    Tenho vontade de ler e conhecer o livro.

    Participe do Top Comentarista e escolha o livro que você deseja ganhar.
    Revelando Sentimentos

    ResponderExcluir
  14. Oi Joy,
    Poxa, que legal o livro ser de um book tour. Acho que a única coisa ruim é o fato de ter que devolver depois, né? :/ Tenho certeza de que é um livro com muito significado e apesar de não parecer (pela capa eu não diria) deve ser uma grande história. Conseguir transmitir uma mensagem dessas num livro infanto-juvenil não é para qualquer um.

    Beijos, sua linda!
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mari, dá uma dor mas pretendo quem sabe adquirir ele depois! Bjs

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Fiquei perplexa em como o autor conseguiu fazer uma história infantil com temas tão delicados e para um público tão jovem. Deve ser muito tocante a leitura.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. De cara, livro e título, me passou uma impressão de livro infanto juvenil, tipo "Fala sério, mãe". Depois que li a resenha, mudei totalmente de percepção. Agora o título faz todo o sentido (diretas já) e achei a proposta muito interessante. Gostei também das ilustrações!
    Ótima resenha, deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te influenciado positivamente Giovana! Bjs

      Excluir
  17. Oi Joi :) Já tinha visto esse livro e de primeira achei que era um livro infantil, mas não! Mesmo assim a história do livro não me chamou a atenção :(

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi, tudo bom?
    Fico muito feliz que você tenha participado do Booktour. Esse livro realmente é para todos os públicos, mesmo sendo uma história infantil. As ilustrações são maravilhosas e a narrativa consegue trazer leveza para um assunto tão sério. Sou apaixonada pela proposta dele e foi por isso que eu aceitei fazer o BT. Obrigada mais uma vez!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Aline, com certeza foi um booktour que acrescentou e muito para todos nós! Bjs

      Excluir