Na época do colégio, história nunca foi minha matéria preferida, e hoje vejo o quanto perdi não dando atenção a algo tão enriquecedor. Dentre a vasta quantidade de povos, culturas e afins, aquele s que sempre me deixaram entusiasmada em conhecer é a Mitologia Antiga. E é sobre isso que falaremos hoje.
Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia foi lançado pela Editora Gente no segundo semestre de 2015. Encontraremos nele fatos e mitos que encantam estudiosos até hoje. Na realidade, esta é a real intenção do livro, separar as invenções da verdade, desmistificar Deuses, Monstros, Astros e Humanos. Uma dica? Falaremos sobre a “A Caixa de Pandora” que na realidade jamais foi uma caixa!
Tendo como foco a mitologia grega e romana (as mais fascinantes), iniciaremos esta aventura do início, a origem dos cosmos. Posso adiantar que nada é muito detalhado, vamos apenas passear pelos acontecimentos mais marcantes, das guerras, dos feitos e até dos romances (que são muitos). Quem já ouviu falar em Zeus, em Hera, em Hércules? Todos, não é mesmo?! Mas quem realmente eles foram? O que eles fizeram? Aqui você terá uma boa noção sobre cada um, e inclusive, saber o envolvimento, parentesco e impacto que cada um teve na história.

Como o nome diz, iremos desvendar o conjunto de mitos, e também apontar para quais foram os principais contadores de histórias de cada povo, dentre eles Homero, o maior poeta do mundo antigo. É interessante também desvendar durante a leitura não só o mundo criado em cima da história, é legal ver os conflitos políticos que existiram, a guerra que se criava, a traição e a inveja imperar até entres os seres mais nobres, os Deuses.

Para dar um ar contemporâneo na obra, a autora Kathleen Sears inclui algumas anotações e um apanhado de como a Mitologia Antiga influenciou e influencia na literatura. Não só na literatura, mas também nos filmes, séries, jogos, arte, etc. Eu adorei esta parte do livro e pretendo, com certeza, ir atrás de algumas dicas citadas.

A Editora Gente traz um livro bem estruturado, com um sumário separado pelos assuntos, ilustrações, uma breve comparação e diferenciação entre as mitologias e por fim ambas árvores genealógicas dos deuses, que podem parecer um tanto quanto confusas, pois aparentam claramente a ativa vida sexual desses deuses, com poucos limites e bem pouca vergonha.

Concluindo, é um livro de grande valor cultural. Aquele livro digno de consulta sempre que aparecer uma dúvida. Com certeza, o meu exemplar tem um lugar cativo na minha estante. Como um todo, Tudo que você precisa saber sobre Mitologia faz um bom apanhado sobre este universo me agradou e me divertiu bastante. Recomendo a leitura, é um resumido guia, interessante, esclarecedor e até um pouco perturbador. Para quem gosta do assunto e para quem também não tem nenhum conhecimento sobre, é uma ótima oportunidade.

Se você é que nem eu e gosta de ouvir alguns podcast durante outras atividades, deixarei dois para vocês, onde falarão de todos os mitos e a forma que elas se entrelaçam 🙂

  • Mitologia
  • Autor: Kathleen Sears
  • Tradução: Leonardo Abramowicz
  • Ano: 2015
  • Editora: Gente
  • Páginas: 256
  • Amazon

rela
ciona
dos