Resenha: O Segredo de Ella & Micha

Título Original: The Secret of Ella and Micha
Autora: Jessica Sorensen
Ano: 2013
Editora: Geração Editorial
Páginas: 264
Compre aqui

Ella e Micha, são amigos de infância, vizinho, criaram um forte laço em suas vidas. Mesmo sem terem nunca confessado um ao outro, é notável o sentimento que nutrem, porém, já quase no fim de suas adolescências, quando o sentimento parece finalmente transcender, uma tragédia acontece.

A mãe de Ella uma espécie de dupla personalidade e os remédios, já não fazem tanto efeito. Em uma noite, Ella sai com Micha para uma festa, quando deveria estar cuidando de sua mãe, que não deve, de jeito nenhum ficar sozinha. Então, o pior acontece. Ao chegar em casa Ella encontra sua mãe sem pulso. Aquilo foi um choque para Ella, a partir daquele momento sua vida dificilmente seria a mesma.

Dias após a perda, Ella continua abalada e ainda não consegue aceitar tudo o que aconteceu. Seu irmão a culpa pelo ocorrido e seu pai, encontra conforto apenas na bebida. Sem enxergar esperanças para ela e sua família, Ella decide deixar tudo para trás, em busca de um refúgio, em busca de mudanças. É em uma terrível noite nebulosa, sob o efeito álcool e muita tristeza, que Ella se despede de Micha na ponte de sua cidade, eles se beijam pela primeira vez, mas para Ella seria a última.

Este é o plot inicial da história do livro, uma garota atormentada por uma tragédia que resolve fugir de seus problemas, deixando tudo para trás, inclusive, a pessoa que ela mais adorava, Micha. Sem contar por onde esteve, Ella embarca na faculdade e 8 meses depois, já adota outros e novos hábitos, outra postura e também uma nova amiga, Lila. Uma amiga que a "velha Ella" jamais sonharia em ter.


Chega as férias de verão, e finalmente, o dia de voltar para casa e encarar tudo que ela deixou. Foi de proposito que Ella não mandou notícias de seu paradeiro, e evitou todo e qualquer contato, mesmo assim, Ella sabia que Micha andava procurando-a, mas não imaginou que ele gastasse todos os dias em sua procura. A notícia ao mesmo tempo que a conforta, a preocupa, pois, estar perto de Micha desperta em Ella, a velha garota que perdeu a mãe, atormentada por um passado que ela prefere esquecer.

A situação com sua família, mesmo depois de 8 meses, também não melhorou. Seu irmão saiu de casa, mas continua a tratando com indiferença. Seu pai que já bebia antes, claramente, passa a ter problemas mais sérios com a bebida e aparenta viver num luto constante. Com esta realidade que Ella tentará de tudo para conseguir manter a sanidade durante as férias.

É claro que há um sentimento bastante intenso entre o casal e eles me convenceram o tempo todo. A dedicação que Micha tem por Ella é simplesmente incrível e lindo, a forma que ele mudou e a forma como a vida dele também foi interrompida pela partida de Ella é muito bem explicada pela autora Além disso, Jessica Sorensen também se importou em introduzir personagens importantes na trama, como Lila e o melhor amigo de Micha, Ethan.

A autora não deixou de tocar nas feridas dos personagens principais, apesar de Micha também ter seus problemas pessoais, o drama de Ella acaba sendo o foco maior, como a tragédia de sua família e a maneira que eles tentam se sustentar mesmo totalmente desestruturados, porém, preciso dizer que eu esperava mais. Com certeza, este é o único sentimento que senti ao terminar de ler O Segredo de Ella & Micha.

Li o livro de maneira muito rápida, o mesmo é narrado por Ella e Micha, em capítulos curtos e intercalados e isso é um ponto positivo. A narrativa da autora é rápida e sem enrolação, com certeza isso facilitou ainda mais para que eu concluísse a leitura. A diagramação do livro e a fonte escolhida, também ajudam, tornando O Segredo de Ella e Micha um livro gostoso de ser lido, sem que percebamos, acaba.

Ao mesmo tempo que isso é bom, também é ruim de certa forma, pois como disse, eu mal percebi que o livro tinha acabado, ou seja, a história foi bastante rasa em alguns pontos. Algumas questões debatidas no livro não foram aprofundadas, quando ao meu ver, deveriam. Porém, sei que a trilogia contará com um segundo livro protagonizado pelo casal e eu espero, sinceramente, que algumas de minhas frustrações em relação sejam sanadas.

De qualquer maneira eu não estou dizendo que o livro seja ruim, pelo contrário, eu sugiro que leiam sim, O Segredo de Ella & Micha, e debatam comigo o que vocês acharam, se foi apenas eu que criei expectativas demais ou não. Por eu ter uma bagagem grande de New Adults, talvez eu realmente tenha colocado as minhas expectativas lá em cima, quando não deveria, visto que o livro é de 2012, talvez um dos pioneiros no gênero.

Por fim, eu não poderia concluir esta resenha sem mencionar a playlist incrível desse livro, que já está inclusa na minha. A autora teve muito bom gosto nas escolhas e eu até sugiro que os leitores façam a leitura escutando estas músicas. Vou deixar a playlist aqui para vocês escutarem ;) com exceção de uma música que não encontrei.

Eu recomendo o livro para quem está iniciando neste gênero, ou até para quem procura um romance gostoso de ser lido e fofo. É um romance sem nada muito intenso e um livro introdutório para a história desses personagens, mas que ao mesmo tempo, passa uma mensagem bastante bonita para os leitores. Ella e Micha são perfeitos juntos, espero que o livro também seja para vocês.

Confira a série O Segredo:
1. O Segredo de Ella & Micha
2. O Para Sempre de Ella & Micha
3. A Tentação de Lila & Ethan

13 comentários

  1. Oie...
    Simplesmente estou fascinada com o livro! Preciso o ler pra ontem rsrs...
    Adorei a premissa, achei os personagens bacanas e com certeza irei ler :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba sempre me identifico com os livros que você lê e recomenda pra gente principalmente quando são new adults, por coincidência comecei hoje a ler esse livro e quando venho no seu blog tem um nova resenha logo sobre ele. Sua resenha só me animou mais pra continuar a leitura, espero gostar também. :)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Joi! Tudo bem?
    Eu ainda não li muita coisa do gênero YA e confesso que as minhas experiências até agora não foram tudo aquilo que eu imaginava, é por isso que tenho até receio de pegar um livro assim que já não agradou tanto. Eu lembro de quando "O Segredo de Ella & Micha" foi lançado, li poucas resenhas e acabei não me interessando muito pela trama. Imagino que o livro seja dramático demais pra mim e não consigo ter muita empatia pela história dos personagens... Não descarto completamente a leitura, mas imagino que não irei curtir tanto. Bjs
    Jéssica S. - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai, que história triste :(
    Até fiquei curiosa com a história mas ao mesmo tempo com um pouco de pé atrás, já que você achou que algumas partes poderia ser mais aprofundadas. Mas sendo uma trilogia, ainda tem altas chances disso acontecer, né? Vou escutar a lista (fiquei aqui pensando que a NC deveria ter feito uma lista dessa no Spotfy para o A Playlist de Hayden - mas vai que eles fizeram e eu que to por fora hahaha)

    beijos, Joi!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi, deve ter, já viu no blog deles? Sim a série é longa mas aqui no Brasil só foi lançado 3, sendo dois do casal Ella e Micha, o terceiro do casal de amigos deles. Acho que a história será aprofundada sim. Este é só introdutório mesmo. Beijos

      Excluir
  5. Um blog fala que é bom, o outro fala que nem tanto agora já não sei mais nada ldkjslsfk

    www.idealizandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do estilo New Adults, achei bem interessante de Ella e Micha, ele é fofo demais, gostei dos temas abordados, apesar que parece que a autora não se aprofundou muito, mas vai para a minha lista de leitura.Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Nossa, este parece ser um livro maravilhoso, daqueles que mexem com a gente, tocam lá no fundo. Fiquei morrendo de vontade de ler, pois amo livros assim!
    Vou procurar saber mais sobre ele, parabéns pela resenha!!
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
  8. Pra ser bem sincera, nunca tive vontade de ler esse livro, acho que não é muito a minha praia....
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu estava lendo outra resenha no seu blog e me deparei com esse. Gosto de histórias assim e com certeza quero esse livro na minha estante!

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu estava lendo outra resenha no seu blog e me deparei com esse. Gosto de histórias assim e com certeza quero esse livro na minha estante!

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Joi, tudo bom?
    Nossa, eu nao diria que é um livro new adult pela capa e bem, o gênero ainda sou um "outsider", não conheço muito. Se a história é profunda ótimo, cansei dos livros "só sexo" que estou vendo esses dias

    Beijos

    http://shadabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma bagagem grandinha com esse gênero, por isso me interessei bastante pelo livro. Sou apaixonada por um bom drama e, pelo visto, isso é o que não falta na história. Saber que a obra tem continuação só me deixa mais interessada porque eu, como muitos também, não gosto de me despedir de livros bons muito rapidamente hahaha
    ótima resenha =)

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir