Desde suas primeiras linhas a autora Loretta Chase me fisgou. Com O Príncipe dos Canalhas me conquistou, e no seu segundo livro não poderia ser diferente, aliás, foi ainda melhor. Em O Último dos Canalhas iremos conhecer Vere Mallory, duque de Ainswood, um título que recebeu da forma mais dolorida possível e que o marcaria para sempre.

Vivendo longe de todas as etiquetas que seu título exige, Vere leva uma vida devassa. Esbanja gastos, e passa noites com mulheres diferentes, regado a muita bebida. Sua rotina de libertino muda drasticamente quando ele conhece Lydia Greenville, uma solteirona, que vejam só, tem um emprego e reside sozinha, com alguns criados e sua fiel escudeira, a cadela Mastif Susan.
Uma discussão é gerada próxima a uma taverna em que Vere bebia, quando o mesmo vai conferir o que está acontecendo, se surpreende com Lydia que tentava proteger uma jovem desamparada que estava prestes a ser levada por uma das maiores e mais perigosas prostitutas de Londres. Vere confronta Lydia para protege-la e o pior, afim de calar sua boca malcriada, acaba sendo humilhado e nocauteado por ela no meio da rua. Não bastou muito para Vere virar piada entre a sociedade, afinal, teria sido nocauteado por uma mulher.

Vere vai buscar vingança e está disposto a manchar a reputação de Lydia em Londres, porém, concluir seu plano será um trabalho difícil, já que Lydia prova ser uma mulher inteligente, determinada e sagaz, logo ela não cairá na lábia deste canalha. A prova disso é ela usar do seu próprio emprego para aumentar ainda mais as chacotas que Vere sofre.

Lydia é jornalista, ou como diziam na época, também é escrevinhadora. Em seus artigos ela não tem papas na língua, ataca a sociedade e principalmente os nobres mais ricos de Londres, incluindo nesta lista, Vere Mallory. Obviamente que Lydia escreve tudo isso sob um pseudônimo, pois seria um ultraje uma mulher com tal atrevimento para a época.

Neste jogo de gato e rato, ou melhor, de gato e gato já que Lydia sempre responde a altura, nós iremos nos envolver num romance divertido, inteligente e também cheio de reviravoltas. A autora não deixa de lado realidades históricas na história, como por exemplo, a triste realidade das jovens mulheres que eram sequestradas e forçadas a se prostituirem logo que chegavam em Londres e também outros temas sociais da época.

Bom, se Lydia Greenville achava que podia provocar Vere Mallory num frenisi de empolgação com um truque tão fraco e batido assim… estava certa. Maldição.

O Último dos Canalhas traz uma leitura bem dinâmica, eu adorei este livro de uma forma bem especial, pois despertou um sentimento especial de orgulho meu em relação a Lydia, que mesmo diante de todas as dificuldades que a época lhe causava, sempre lutou pelos seus direitos, de seus protegidos e mesmo que de sua maneira, das mulheres.
Para os fãs do primeiro livro, preparem-se, pois, vocês poderão matar a saudade de vários personagens de O Príncipe dos Canalhas, inclusive eles têm um papel todo especial no andamento dessa história, afinal Lorde Belzebu é um dos melhores amigos de Vere e ele irá lhe apoiar em vários momentos.

A editora como sempre acerta nas capas, mas está em especial precisa de um elogio a mais, está imagem esta redondinha para a história, foi ótimo fazer a leitura imaginando Mallory exatamente desta maneira. Com certeza esta é umas das capas mais lindas que a Arqueiro disponibilizou em seu acervo de romances de época.

Eu recomendo a leitura para todos, que assim como eu, adoram um romance de época, que adoram se divertir com a leitura e se encantar com uma bela história de amor. Em O Último dos Canalhas, vamos acompanhar pouco a pouco o amadurecimento desse casal que muito aprendem um com o outro. Com uma narrativa fluida, personagens fascinantes, diálogos inteligentes e sagazes e um canalha nem tão canalha assim, este livro vai te conquistar, pois a receita é infalível.

  • The Last Hellion
  • Autor: Loretta Chase
  • Tradução: Alves Calado
  • Ano: 2015
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 304
  • Amazon

rela
ciona
dos