Este livro de nome curioso, foi lançado no mês passado pela editora parceira Belas-Letras. Sensacionalista isento de verdade é um compilado das melhores e mais visitadas notícias do site de humor sensacionalista.com.br. A intenção do site é relativamente simples, sensacionalizar toda e qualquer notícia atual, e é claro, fantasiar e criar em cima delas acima de tudo. Vale tudo pelo humor.
Criado originalmente por Nelito Fernandes, logo o site cheio de notícias fictícias ganharia um novo colaborador e amigo, o jornalista Marcelo Zorzanelli. Não demorou muito para Leonardo Lanna e Martha Mendonça fazerem parte do time. São apenas os quatro responsáveis pelas mais de 300 mil visualizações diárias que o jornal recebe. Esta informação é revelada logo no começo do livro, onde temos uma apresentação onde os autores contam um pouco sobre o Sensacionalista e o quanto a página no Facebook é tão importante na divulgação das notícias.

Pagar por um livro que está na internet é sinal de genialidade, dizem especialistas.

Outra parte interessante que os autores comentam é sobre a parte de criativa das notícias. Para quem acompanha o site a resposta é muito simples, eles falam basicamente sobre tudo da atualidade, tudo que nos cerca, situações cotidianas, comportamento social, política e até coisas mais banais, como por exemplo, o penteado da nova subcelebridade, a caminhada matinal do Caetano Veloso e por aí vai. Os assuntos são muitos, mas todos encarados com divertimento.

O livro é separado por tópicos, que são: digital, entretenimento, comportamento, Brasil e mundo. Cada um desses tópicos me rendeu algum tipo de reação em particular, umas mais engraçadas, outras nem tanto, mas o que mais me identifiquei foi com as notícias sobre o cotidiano digital, que é uma ferramenta onde a maioria das pessoas estão conectadas. Também não existem apenas notícias no livro, também podemos conferir a cada final de tópico um relato “real” e constrangedor de alguém. O livro também proporciona algumas páginas de interação, como listas para serem completadas, opções para serem assinaladas e outras como notícias totalmente irrelevantes reais já publicadas (e isso é realmente verdade).

A edição do livro está lindíssima, bem trabalhada e com um trabalho gráfico invejável. A Editora Belas-Letras está de parabéns pelo trabalho que foi feito em Sensacionalista isento de verdade. O livro é todo em vermelho e preto. A leitura é rápida e totalmente despretensiosa. Eu recomendo o livro, para quem procura um pouco de humor, ainda mais na situação atual em que vivemos no Brasil. Para os que não conhecem o site, é uma boa oportunidade para conhecerem e aqueles que já conhecem, é a chance de terem na estante uma partezinha do site. Como a própria capa do livro diz, é o melhor do maior site de humor do Brasil.

  • Sensacionalista, Isento de Verdade
  • Autor: Nelito, Marcelo, Leonardo, Martha
  • Tradução: -
  • Ano: 2016
  • Editora: Belas-Letras
  • Páginas: 192
  • Amazon

rela
ciona
dos