Há um tempo, a Chiado Editora entrou em contato comigo perguntando se eu gostaria de resenhar um livro deles de poesia, como sou pouco familiarizada com o gênero, vi uma boa oportunidade de conhecer ainda mais e optei por aceitar a cortesia.

Simplesmente Poesia foi escrito pelo português Luís Sequeira Lopes e durante sua obra encontraremos diversos aspectos do sentimentalismo humano e com certeza muito do íntimo do autor. Pelas páginas, encontrei palavras confusas e inquietas, mas também consegui enxergar palavras doces e até meigas. Gostei que autor conseguiu transmitir através de sua poesia sentimentos bastante distintos, do amor ao ódio, passando por manifestos sobre a vida, o tempo, o cotidiano.
O tom do livro, como um todo, é bastante melancólico, portanto, recomendo que o livro seja degustado e não lido de uma só vez. Percebi que estes livros de poesia remetem uma percepção diferente para cada leitor, isso vária mediante vários fatores, mas principalmente pelo momento que você acaba lendo. O que eu posso interpretar de uma maneira hoje, daqui um tempo posso ver de uma forma totalmente diferente. E isso que é a beleza das poesias, trazer em tão poucas palavras, tanto sentimento.

Confesso que eu não consegui captar algumas das mensagens nas poesias, durante algumas eu me perdia, me distraia, e isso reflete muito no momento da minha vida. Então sim, eu pretendo reler algumas delas para conseguir absorver plenamente tais, ou não, acredito que só o autor deve saber sobre o que realmente se trata cada uma das poesias. Destaco três em especial para quem tiver a oportunidade, dar uma olhada. São elas: Mágoa, Tristeza e a Melodia do Tempo.

A edição da Chiado está bastante simples, mas muito bem distribuída. Podemos encontrar os poemas separadamente através do índice. A diagramação está muito boa para um livro de poesias, ainda mais, por ela trazer uma novidade para mim. Ao longo da leitura somos presenteados por lindas ilustrações feitas por Helena Loução. Cada uma delas casa muito com as poesias, o legal delas é que é além de termos as próprias poesias para refletir, temos também as ilustrações que acabam trazendo uma nova visão das palavras.

Sem dúvidas eu recomendo a leitura, rendam-se ao gênero, saiam da zona de conforto só um pouquinho que com certeza vai valer a pena, não só pela experiência, mas pelas palavras que vão te invadir a alma e o coração. Agradeço a editora pela oportunidade da leitura e desejo sucesso para ao autor.

  • Simplesmente Poesia
  • Autor: Luís Sequeira Lopes
  • Tradução: -
  • Ano: 2015
  • Editora: Chiado
  • Páginas: 136
  • Amazon

rela
ciona
dos