Depois de quase três anos no meio literário, depois de criar um ritmo bom de postagens aqui no blog, e depois de, finalmente, iniciar o nosso canal (já se inscreveu?) Agora, como uma (quase) veterana, posso ver melhor o outro lado. 

Antes eu era a novata, e quando cheguei fui abraçada por muitos blogueiros, muitos que ainda mantenho uma forte amizade. Atualmente eu consigo ver muitos blogueiros começando, outros dando um tempo, diminuindo o ritmo, e outros, até parando. Eu acredito que isso faça parte, como qualquer atividade, e isso age como um ponto positivo para a renovação de opiniões na literatura.
O problema de “alguns” desses novos blogueiros (e isso eu foi enfatizar bem, pois muita gente faltou na aula de interpretação de texto), é que estes novos blogueiros já começam errado. Começam pelas motivações erradas e é isso que causa a irritação de quem já está, há anos, fazendo isso. O querer para ontem, resultados que, às vezes, demoram para se conseguir (e eu não falo apenas de parcerias com editoras).


Blogueiros que têm poucos meses de idade e não lidam bem com uma recusa de parceria. Blogueiros que aceitam (ou na maioria das vezes, solicitam) toda e qualquer parceria com autores independentes, para depois, não conseguirem honrar, desrespeitando totalmente o trabalho desses autores. Blogueiros que só querem números, e por fim, blogueiros que simplesmente não conseguem transmitir uma opinião simples, coesa e argumentativa para uma leitura.

E eu não vi isso acontecer apenas uma vez. Vi e vejo acontecer diversas e diversas vezes no meio literário. 
Uma dica para estes novos blogueiros, ou para as pessoas que ainda pensam em criar um veículo literário, seja ele o formato que for. Faça isso por amor, por paixão, por gostar de trocar ideias, por gostar de conhecer pessoas e principalmente, de interagir com elas. Por gostar de compartilhar gostos e provar outros. 
Para quem não sabe, os blogueiros literários são os mais desvalorizados da blogosfera. Nós não ganhamos nada para isso (a grande maioria não, mas pouco a pouco alguns vêm ganhando oportunidades e isso é fantástico!), a não ser livros. Porém, como sabemos, livros não pagam contas, portanto, muito provavelmente, muitos blogueiros literários que talvez vocês conheçam, trabalham com outra coisa paralelamente.


Aceite que um blog que já está online há anos, vai sim, ter mais oportunidades. Será visto e reconhecido pelas maiores editoras muito antes do que aquele blog com apenas meses de idade. Não me entendam mal, a hora de cada um vai chegar e espaço para todos há, eu conquistei o meu, no meio de tantas feras que hoje são meus amigos. Hoje estou aqui, fazendo o possível para passar o melhor da literatura para nossos leitores.

Claro que existem novos blogs que, nossa! Como são maravilhosos, que fazem um ótimo trabalho, com um baita diferencial. E eu sou apaixonada por vários deles ♥ Isso só prova que lugar para todos há, então, faça o seu cantinho ser especial.

Então, se você está fazendo um bom trabalho…go on, faça o seu melhor que os frutos vão chegar, seja o diferencial, CRIE o diferencial, pois se os seus objetivos forem rasos e só deseja ganhar livros por um trabalho meia boca, você será apenas mais um, no meio de tantos e bons e vai acabar sendo esquecido.

rela
ciona
dos