Logo que vi a escolha da capa nacional para E se for você?, fiquei bastante interessada na leitura. A editora acertou em cheio, conseguiu passar todo o mistério que vai envolver um dos personagens através do olhar da modelo e também todo o clima jovem adulto que a história promete.
E se for você? inicia quando Cal Logan, um calouro na faculdade, encontra uma garota misteriosa que ele afirma já ter conhecido em uma festa. A menina em questão é Nyelle que se parece muito com sua amiga de infância Nicole. O problema é que Cal e Nicole já não são mais próximos. Cal perdeu o contato com a garota assim que uma amiga em comum, Richelle, acabou se mudando, repentinamente, para outra cidade. Era Richelle quem fortalecia os laços.
A história vai se desenvolver a partir da dúvida de Cal, em descobrir quem é a garota dona dos mesmos olhos da sua ex amiga. Nyelle é, fisicamente, igual a Nicole, mas se mostra de uma personalidade totalmente diferente. Nicole era fechada, regrada, e da noite para o dia resolveu se afastar dos seus amigos, preferia andar com todas as patricinhas e boyzinhos do colégio, exatamente da maneira que seus pais desejavam. Enquanto isso, Nyelle é livre, enigmática, uma garota simples que vive tudo, nada a prende, ela se doa para todas as oportunidades que a vida lhe dá e isso é o que mais encanta Cal.

E se você tivesse uma segunda chance de conhecer alguém pela primeira vez?

Ao mesmo tempo que vamos desvendando a história pelos dias atuais, durante a narrativa nos deparamos com alguns flashbacks da infância de Cal. São neles que descobriremos a origem da amizade de Cal, Nicole e Richelle, até, aproximadamente, o último ano do colégio, quando eles acabam se distanciando. Eu gostei bastante desta ferramenta que a autora utilizou, me fez sentir mais imersa ao enredo e se mostrou essencial para o entendimento da história.
Eu gostei bastante da maneira que a autora leva o leitor até a conclusão, e de todo o mistério que envolve os personagens, mas confesso também, que logo cedo eu desvendei toda a dúvida e as motivações dos personagens para tais atitudes, mas isso não foi um ponto negativo, achei que foi um processo que me levou a um final aceitável e emocionante.
O que mais me cativou durante a leitura foi a construção dos personagens, tanto dos protagonistas quanto os secundários, que nem são tão secundários assim. Como no caso de Richelle, que desde pequena se mostra uma amiga fiel e com um coração enorme. O crescimento de Nicole e o amadurecimento dela, assim como os conflitos que seguiram em sua vida também são explorados de uma maneira comovente. Cal é um doce de menino, que da infância até o começo da sua vida adulta manteve sua lealdade a suas antigas amizades, mesmo quando desacreditado. Menções honrosas para Maura e Rae, mas um destaque maior para Nyelle que consegue colocar em prática todos os desejos que sonhamos em fazer um dia.
E se for você? é um livro ótimo, mas longo, é verdade. Ele poderia ter sido mais enxugado em algumas páginas. Algumas cenas no envolvimento de Cal e Nyelle me pareceram repetidas, sendo que a mensagem já tinha sido passada para mim como leitora. Isso pode ter me cansado um pouco, mas como contraponto, a narrativa é boa, é rápida e prende literalmente. O livro cumpre seu papel em entreter o leitor e fisga-lo pela curiosidade, e sem dúvidas a principal mensagem consegue ser passada de uma forma encantadora.
O livro tem como alvo principal, o público jovem adulto e aqueles que estão passando pela primeira vez por uma série de descobertas e pela pressão que sofrem nesta fase. Vai falar sobre perdas nesta idade, vai abordar os sentimentos que envolvem e crescem nestes jovens e as consequências que tudo isso pode causar, mas principalmente, vai falar sobre amizade, da forma mais singela e profunda possível.
Rebecca Donovan aborda questionamentos importantes em nossas vidas e que fazem toda a diferença. Ela questiona o rumo que tomamos, as escolhas que fazemos, as escolhas que já fizemos, se são nossos desejos, ou se são os desejos que as pessoas esperam que sigamos. Questionamentos sobre felicidade, sobre se encontrar e saber quem realmente somos.  A autora vai abordar segundas chances de uma forma emocionante que vai tocar a sua alma, que nunca é tarde para recomeçar e nunca é tarde para se dar conta quando é necessário um recomeço. São estes os momentos fundamentais para nossas vidas. O livro é cheio de mensagens sensíveis que vão encher seu coração. Com certeza é um livro que conquistou um cantinho todo especial na minha estante. Recomendo!

  • What If
  • Autor: Rececca Donovan
  • Tradução: Fal Azevedo
  • Ano: 2016
  • Editora: Globo Alt
  • Páginas: 416
  • Amazon

rela
ciona
dos