Enfim chegamos ao fim de mais uma trilogia incrível. Ela não é apenas é incrível por si só, ela é também, por ser de uma autora nacional querida por tantos leitores. Já tem um tempo que a Liliane resenhou, ainda em e-book, o terceiro volume Não Fuja!, aqui no estante (resenha), então em minha resenha, apenas vou complementar tudo que ela já disse.

Primeiramente, falarei como um todo nesta parte, preciso parabenizar o trabalho da Valentina. A diagramação além de linda já nos transporta diretamente para o mundo de Zyrk. As capas das três edições estão perfeitas, apesar de eu sentir falta de Richard em pelo menos alguma delas.
Pepper mais uma vez, narra sem tirar o botão do turbo. Não Fuja! nos deixa literalmente sem ar e por vezes, até demais. Os acontecimentos não param de acontecer e logo inicia-se um uma corrida contra o tempo. Uma corrida pela vida de Richard, uma corrida pela vida de Nina, uma corrida pelo povo de Zyrk, por Zyrk. Assim como em Não Olhe! em Não Fuja! seremos ainda mais inseridos no mundo criado pela autora, desvendaremos as velhas lendas, conheceremos o conselho, que está acima de todos os cinco reinos da dimensão, e por fim, personagens serão reconstruídos e outros serão revelados.
Não Fuja! vai enfim revelar, o passado apagado de Nina. Descobriremos a verdade que está por trás do seu nascimento, do envolvimento da sua mãe com seu verdadeiro pai e de que maneira isso foi possível, já que nunca isso tinha acontecido antes e agora a história se repete. Para que isso aconteça veremos alguns capítulos narrados por outros personagens, com outras perspectivas que facilitará no entendimento da história, personagens que ganharão uma certa relevância e se mostrarão fundamentais na conclusão da saga de Nina e de Richard.

Como um apanhado geral, a história que a Pepper criou falará sobre sacríficos, sobre a descoberta do amor. Onde o improvável acontece, não só uma, mas diversas vezes e esta é a mensagem maior de seus livros. Amor, renuncia, sacrifício, morte, vida, confiança, altruísmo, são muitas as lições que aprendemos aqui. Esta história tem todos os ingredientes para prender o leitor na narrativa, fazendo que esta trilogia seja tão viciante e tão encantadora.

Entretanto, como nem tudo são flores, infelizmente, preciso apontar as coisas que continuaram martelando na minha cabeça assim que finalizei a leitura. Eu fiquei com muitas dúvidas, pois muitas coisas não foram explicadas, ou se foram, foi de uma maneira bem amena. O problema é que como leitora, como leitora dessa história incrível que a Pepper criou, eu aprendi a ser exigente. Eu queria e ainda quero sanar estas dúvidas. Porém como não quero dar spoilers vou ficar por aqui.

A autora poderia se aprofundar mais na mitologia do mundo, e principalmente, nas lendas que envolvem Nina, o milagre chamado híbrida e Richard, o prometido.  Outros personagens relacionados aos nossos protagonistas, que antes tinham laços firmes, ao final ficaram totalmente ao acaso, como se fossem meros coadjuvantes, o que para mim não eram. Não poderiam ser.

A teimosia de Nina continuou me irritando neste terceiro volume, porém entendi que faz parte da personalidade dela, faz parte da maneira que ela foi criada. E confesso, parte dessa teimosia a salvou algumas vezes. Por outro lado, temos Rick, o personagem mais ambíguo da minha existência humana. Mas tudo bem, afinal estamos falando da morte em pessoa né? O que posso dizer é que, mesmo para alguém com os deveres e o fardo que ele carrega nas costas, ele não deixa nada a desejar. Ele honra seu legado, e com certeza será eternizado no meu coração.

Se você ainda não leu a trilogia Não Pare! vocês estão perdendo tempo. Esta trilogia te proporciona uma experiência incrível, e não posso pedir outra coisa a não ser que você leia e sinta exatamente tudo o que senti. Um misto de sentimentos, as vezes raiva, as vezes alívio, as vezes tristeza. Se vocês gostam de fantasia, de um mundo totalmente original, diferente de tudo que já viu, este é o livro para você. Se vocês gostam do típico amadurecimento dos personagens, que mesmo ao contrário de tudo e de todos, conseguem se superar, que mesmo quebrados conseguem se levantar. Este é o livro para você. Esta é a autora para você.

Esta é mais uma história que vai deixar saudade, mas eu juro que por tudo que li, posso sentir um uma esperança de mais ao finalizar a leitura, bem, não custa sonhar né? Pontas ainda têm para serem amarradas e um gancho foi deixado. Quanto ao potencial não preciso nem dizer e quanto a autora, nós sabemos que ela gosta de surpreender.

  • Não Fuja!
  • Autor: FML Pepper
  • Tradução: -
  • Ano: 2016
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 384
  • Amazon

rela
ciona
dos