Confissões de uma garota excluída, mal amada e (um pouco) dramática é um lançamento de 2016 e primeiro livro da autora Thalita Rebouças pela Editora Arqueiro. 

Tetê não tem a vida que pediu a Deus. Ela é constantemente zoada na escola, seus pais brigam demais e ela é infeliz com a própria aparência. Uma situação mais comum do que pensamos existir em nossa sociedade. Ainda assim, ela tenta ser otimista e aproveitar as coisas boas da vida, como quando o pai perde o emprego e ela precisa se mudar para a casa dos avós em Copacabana. Já que Tetê não tem nenhum amigo e odiava sua escola antiga, ela vê essa mudança como uma oportunidade para recomeçar sua vida como adolescente.
Conheci o livro da Thalita quando fui no encontro de livreiros da Arqueiro e ela estava presente falando sobre seu lançamento. A autora é super engraçada e extrovertida e isso reflete também em sua escrita. Acho que eu poderia reconhecer o texto dela antes mesmo de saber que é de sua autoria. Este é o primeiro título que a autora publica através da Arqueiro e eles já começaram dando um show na edição. A capa e a parte interna do livro estão muito bem trabalhados, com ilustrações lindas, fonte que não cansa a leitura e sem erros (que eu tenha reparado) de revisão.

Todo mundo tem seus dramas. Mas a gente não está na pele do outro pra sentir.

Este livro é voltado para adolescentes, mas acredito que qualquer um possa se identificar com a mensagem geral que a autora propõe. É a clássica história da adolescente que não se encaixa nos padrões e luta para ser aceita em seu meio social. Além disso, a grande sacada da Thalita é não ter feito um grande makeover na personagem e não a deixou toda “emperiquitada” para ser aceita, e sim, mostrou que o melhor é aceitar como somos e procurar pessoas que nos respeitem para estar ao nosso lado.

Pode ser que esse tema já tenha sido abordado por outros autores, mas nesse mundo onde as aparências contam mais do que quem realmente somos, nunca é demais debater e refletir novamente sobre como esse nosso modo de vida é prejudicial.
Acredito que a única coisa no livro que me incomodou em alguns momentos foi o jeito como a personagem se expressa. Ela é toda cheia de frases de efeito e memes de internet que, às vezes, cansam um pouco. Porém de modo geral, o livro é jovial e pode ajudar muitos pré-adolescentes e jovens a passar por cima do modelo que a sociedade exige que sigamos e dar-lhes a coragem de ser quem eles realmente desejam ser. Acredito que essa mensagem será sempre bem-vinda, principalmente, neste mundo onde se paga tão caro por não sermos magros, bonitos, comportados, contidos, bem-sucedidos, super inteligentes e o que quer mais que exijam de nós.

  • Confissões de uma garota
  • Autor: Thalita Rebouças
  • Tradução: -
  • Ano: 2016
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos