Anna Vestida de Sangue é um yong adult sobrenatural que terá como seu protagonista Cas Lowood, um “caçador de fantasmas” que herdou a vocação e um punhal poderoso de seu pai, que fora assassinado por um sanguinário espirito jamais capturado. Alguns espíritos ficam presos no mundo por algum motivo, seja ele por algum trauma em sua morte ou algum tipo de carma, e Cas é o responsável de caçar e matar estes fantasmas que estão aqui apenas para assustar, e em alguns casos, matar os vivos.

Cas é bastante comprometido com sua responsabilidade e legado, assim viaja pelo mundo a caça dos piores fantasmas. Este estilo de vida afasta corriqueiras distrações em sua vida, como amigos, escola e até garotas. Seus únicos companheiros são sua mãe, uma bruxa do bem e seu gato, um farejador natural de espíritos. Em uma de suas buscas, Cas se depara com a lenda de Anna Korlov. A Anna Vestida de Sangue, aquela que ainda usa o mesmo vestido banhado em sangue, o mesmo que usava quando foi assassinada em 1958, aquela que mata todos aqueles que pisam em sua casa abandonada.
Nosso protagonista já escutou histórias piores, fantasmas invencíveis e violentos. Seu plano para executar Anna é bastante simples, se aproximar da garota mais popular e dos valentões da escola. É desta maneira que em uma noite, Cas acaba dentro da casa de Anna, porém algo nela a torna especial. Neste desastroso encontro, Anna mostra sua pior face, uma amaldiçoada, incontrolável e raivosa alma. Sem misericórdia alguma, Anna mata Mike Andover, um dos valentões, tudo por um descuido de Cas, porém, algo inédito acontece. Ele é deixado vivo. Por algum motivo, Anna polpa a vida de Cas que estava incapacitado de enfrenta-la.

Depois do evento, Cas decide procurar respostas pelo que acabou de acontecer e entender mais sobre esta tal fantasma que ele nunca vira antes. Com a ajuda de Carmel, Chase, Kevin e Thomas, Cas vai atrás de informações sobre a vida de Anna, da causa de sua morte e de que maneira acabou se tornando este espirito tão poderoso, uma força que impede que Cas execute a tarefa que lhe foi herdada, de matá-la.
Anna Vestida de Sangue é da autora Kendare Blake e a obra será adaptada para os cinemas sob a direção de nada mais do que Stephenie Meyer. Preciso confessar que o enredo funciona para uma adaptação, contém todos os elementos para um bom filme, mistério, humor, adolescentes e horror, porém, logo que finalizei a leitura, percebi uma leve decepção. Talvez isso tenha sido ocasionado pelas altas expectativas que criei em cima do livro, seja por conta, do lançamento, dos inúmeros comentários positivos e também pela adaptação.

De qualquer maneira, a temática e a trama que Kendare apresenta para o leitor, é de veras envolvente. A escrita da autora é bastante fluida e prende o leitor. Em alguns momentos consegue ser bem-humorada, o que conclui a receita para uma ótima leitura. A narrativa equilibra elementos leves, assustadores, surpreendentes e, também, por um breve momento, românticos, como um bom young adult, mas para mim, todo o desenvolvimento da história, demorou um pouco mais para evoluir tornando a leitura um pouco arrastada.

Obvio que isso não estragou a conclusão da leitura, eu pude finaliza-la com um sorrisinho no rosto, pois vi que tinha concluído uma obra com bastante potencial, tanto para os cinemas, quanto para suas futuras continuações, sem muitas complicações no entendimento da trama e com personagens bastante marcantes e de personalidade.

Falando nisso, todos os personagens, com exceção do vilão, conseguem passar uma presença marcante em cena, nenhum ficou esquecido pela autora. Mas, claro, dou um enfoque maior para a mãe de Cas que não deixa de lado toda sua preocupação de materna, mas que mesmo assim, está sempre o apoiando, uma verdadeira parceira. Porém o destaque mesmo vai para Cas. O protagonista cativa o leitor logo nas primeiras páginas, ele é encantador, sarcástico e valente, somado a Anna, os dois completam uma química interessante, dois personagens que torcemos para ver em cena juntos.

Concluo dizendo que Anna Vestida de Sangue é um livro que vai te impressionar. Kendare conseguiu construir uma boa história, irreverente e fofa, mas também nada surpreendente e original, é verdade. O livro cumpre o objetivo em entreter. Fãs de Lost Boys e A Mediadora com certeza vão se identificar com a obra e adorar. Se você procura um livro para diversão, dinâmico, que consegue impressionar por seu teor e dar alguns sustinhos em algumas cenas (para os mais sensíveis), este é o livro para você.

  • Anna Dressed in Blood
  • Autor: Kendare Blake
  • Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
  • Ano: 2016
  • Editora: Verus
  • Páginas: 252
  • Amazon

rela
ciona
dos