Um Novo Mundo é o primeiro livro da youtuber e gamer Bianco Tatto, mais conhecida como Bibi. Influenciada por Rezende Evil, um dos maiores influenciadores de Minecraft no Brasil, Bibi Tatto conquistou seus inscritos, com uma forcinha do seu ídolo. Ao criar duas músicas para Rezende, a youtuber começou a crescer neste mundo digital e pixelado e hoje é dona de um dos canais mais importantes sobre Minecraft e considerada a garota gamer mais assistida entre os youtubers.
Em seu livro, Bibi apresenta-se para os leitores, conta quando percebeu sua vontade de se tornar uma youtuber e a maneira repentina que tudo isso aconteceu. Para começar a contar esta história, a autora usa uma ferramente bastante interessante, ela inicia um novo mundo no jogo e conforme a aventura começa ela mescla uma narrativa do jogo com acontecimentos da sua vida real.
É dessa maneira que descobrimos detalhes de sua vida, do seu envolvimento com a música, elemento fundamental para o estouro do seu canal, conta alguns dos seus medos, histórias de sua infância, adolescência e fatos atuais. A aventura e os relatos ganham um elemento a mais quando somos apresentados a uma peculiar mensagem. Gagui joined the game. Seu irmão, invade seu mundo virtual e propõe um desafio para Bibi, ela teria que acha-lo em três dias e aquele que conseguisse, garantiria uma boa recompensa (na vida real, claro!).
Como disse, Bibi alterna a aventura de Minecraft com vários momentos divertidos de sua vida. Os momentos da aventura dentro do jogo, para quem joga é algo de fácil visualização e envolvimento. Pois nos deparamos com as dificuldade da primeira noite, os princípios básicos para a sobrevivência e as ameaças que só a noite traz no jogo de Minecraft. Para quem é fã do jogo é um momento de diversão.

Porém, achei esta parte da leitura um pouco rasa. A gamer poderia explorar melhor este mundo que é tão vasto e criativo. Acho que faltou justamente isso, criatividade para tornar o livro mais cativante e menos monótomo. O livro poderia ter um diferencial, algo não só para presentear seus fãs, mas para conquistar e entreter quem não a conhece e quem não é familiarizado com o mundo de Minecraft.

Um dos pontos altos do livro é a maneira que ela aborda um baita problema no mundo gamer e isso é algo extremamente gratificante de se encontrar num livro focado para o público jovem. A realidade e a relação de meninas num mundo onde em sua maioria, é dominada por usuários masculinos. Quem é garota e joga, seja qualquer tipo de jogo ou plataforma, sabe as dificuldades e o preconceito que enfrentamos, mas Bibi está aí provando o contrário e conquistando seu espaço.
Um Novo Mundo é uma pequena biografia, um livro para quem já conhece a autora e se interessa por mais detalhes de sua vida. A edição conta com depoimentos dos pais da autora, o que me agradou muito ao finalizar a leitura. Ver nossos queridos pais se rasgando de orgulho é sempre uma conquista para qualquer filho.
A edição está bastante caprichada, a diagramação está de fácil leitura, com ilustrações do jogo e fotos antigas e atuais de Bibi. Para quem é fã apenas do jogo, a leitura não te surpreenderá, mas é uma leitura despretensiosa e rápida de ser concluída. Fãs e o público mais jovem com certeza vão adorar.

  • Um Novo Mundo
  • Autor: Bibi Tatto
  • Tradução: -
  • Ano: 2016
  • Editora: Novo Conceito
  • Páginas: 144
  • Amazon

rela
ciona
dos